Título: Confissões On-line #2;
Subtítulo: Entre o real e o virtual;
Autor(a): Iris Figueiredo;
Editora: Generale;
Número de Páginas: 216;
Ano de Lançamento: 2015.
Leia também: Confissões On-line #1

Foto:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Mariana Prudente realizou seu maior sonho: fazer intercâmbio. Depois de dois meses de muito aprendizado e diversão no Canadá, ela voltou para casa, mas, dessa vez, é Arthur quem parece distante. Para completar, além de não ter a menor ideia do que fazer com o próprio futuro, Nina, sua melhor amiga, está de malas prontas para fazer faculdade em outro estado. Mari, então, mais uma vez faz de seus vídeos o lugar ideal para extravasar e falar sobre seus anseios e a sua rotina diária. O canal Marinando ganha cada vez mais acessos e vira um fenômeno na internet. Com a sua vida virtual dominando a real, Mariana ainda precisará acertar as contas com o passado e enfrentar quem não está feliz com o sucesso dela. Mas, com a ajuda de uma nova amiga, Mari conseguirá enfrentar os momentos bons e ruins dos próximos meses e finalmente descobrir quem ela realmente é.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

No primeiro livro da duologia, Mariana Prudente aprendeu a contornar os boatos espalhados sobre ela em seu colégio, conheceu um novo amor e criou um canal no youtube que tornou-se a maior sensação do momento. Neste segundo livro ela está voltando do intercâmbio, sonho antigo então realizado por intermédio de seu canal, o Marinando, e tem de se readaptar à rotina em casa após dois meses fora, no Canadá. Com a partida iminente de Nina, sua melhor amiga, para a faculdade em São Paulo, o casamento da irmã, Melissa, e o reencontro com seus pais e Arthur, seu novo foco está na segunda prova para o vestibular, uma vez que não passara na primeira vez, e enquanto sua vida volta a entrar nos eixos, ao mesmo tempo em que seu sucesso na web só cresce, no entanto, Mariana se vê enfrentando não apenas as inimizades do mundo real como também, agora, na internet, dentre os quais estão os haters e um particular novo canal que segue conquistando fãs depressa, e que traz à tona o passado que Mariana, enfim, terá de enfrentar de uma vez por todas ou recuar e dizer adeus à todos os seus sonhos e conquistas até ali.

No segundo livro da duologia Confissões On-line, Iris Figueiredo reacende o universo de Mariana Prudente em meio aos clichês comuns da vida de qualquer adolescente e, principalmente, em meio à essa ferramenta poderosa, mas perigosa quando não bem utilizada, que é a internet. Fato é que desde o primeiro livro eu havia me identificado bastante com a Mariana, por entre seus dramas, inseguranças, preocupações e sonhos, e ainda que ela tenha tropeçado diversas vezes no primeiro volume até aprender a seguir seu próprio ritmo e caminho, é notável que, mesmo com seu crescimento ainda no primeiro volume, ela tenha continuado, neste segundo, a amadurecer e esteja visivelmente mais segura de si, dedicada e deveras apaixonada. Seu novo foco, além de continuar a dedicar-se cada vez mais ao canal, é passar no vestibular, ainda que esteja um pouco em dúvida sobre qual curso seguir ao certo.

“Por uma escola de idiomas passam pessoas dos mais diferentes lugares possíveis. Às vezes, você convive pouco tempo com elas, e é o bastante para que aprenda coisas novas. Todo mundo tem uma história para contar ou algo a ensinar, é só estar disposto a ouvir.”

Se eu já havia gostado do primeiro livro, este então conquistou um lugar entre os meus favoritos do ano, sem dúvida alguma! Como já disse, mais amadurecida, mas ainda com novas lições a aprender, Mariana segue lutando por conquistar e realizar novos sonhos, mas ao mesmo tempo em que essa felicidade é latente, também é ofuscada, em alguns momentos, pela preocupação constante para com Nina. Como a grande amiga que é, Mariana receia sobre a vida da melhor amiga, então mudando-se para outro estado e com medo de que, com isso, ela venha a descuidar-se ainda mais da própria saúde, da alimentação em especial. Se desde o primeiro livro o tema de bulimia e anorexia já havia ficado claro durante a leitura, nesse segundo a autora o aborda de forma ainda mais aprofundada e mostra ao leitor, através de Nina, um pouco da realidade sombria desses transtornos.

Mais do que nunca Mariana deseja ajudar a amiga ao perceber os seus sinais o tempo todo, mas acaba hesitando em procurar ajuda por medo de Nina reagir mal. Nesses momentos eu particularmente quis entrar na trama e discutir cara a cara com a própria Nina, doesse ou não, mas também compreendi um pouco da hesitação de Mariana por, de alguma forma, lá no fundo, ter esperanças de que a amiga uma hora se tocasse e se abrisse mais a falar sobre o problema, o que acabou não acontecendo de verdade, e ressaltando, de certa forma, o quão difícil é para quem sofre do problema procurar ajuda e, antes disso, inclusive, reconhecer que precisa de ajuda. Com leveza, mas ainda com seriedade e firmeza, Iris foi certeira e objetiva ao tratar sobre esse tema ao mesmo tempo em que deixa claro que não é tão simples sair dele como muitos pensam, e, por isso, precisa ser constantemente debatido e combatido.

“Todo mundo tinha seus dramas e medos. Se eles não estão nos relacionamentos, pode ter certeza que estão na família, em amizades ou qualquer outro campo. Cada um concentrava seus problemas em uma área, ou em várias. No final do dia, todo mundo precisava lidar com suas inseguranças, mesmo que elas não fossem as mesmas.”

Como citei alguns parágrafos atrás, porém, ainda que o colégio tenha terminado, Mariana voltará a enfrentar o pesadelo que vivera nele a partir do momento em que uma nova youtuber surge trazendo à tona novamente todos os boatos de outrora que tanto perturbaram nossa protagonista. Então conhecida como LoloDreams, ela será apenas a ponta do iceberg que Mariana precisará enfrentar, em meio aos famosos haters, então seguidores da outra youtuber, que se voltam contra Mari quando ela menos espera. De repente ela é o ponto central de uma nova e grande polêmica no mundo das celebridades virtuais do momento e isso toma proporções tão assustadoras e inesperadas que Mariana se vê entre desistir de seu sonho ou lutar por ele mais uma vez, com o diferencial de que, se escolher a segunda opção, terá de enfrentar o passado que ela tanto almeja esquecer de uma vez por todas ou nada feito.

Nesse ponto, mais uma vez a minha vontade era de adentrar ao enredo e fazê-la agir de uma vez por todas, mas o pesadelo do passado continua a assolá-la de tal maneira que só agora ela se verá precisando de ajuda para enfrentá-lo - ajuda esta tanto dos amigos quanto profissional. E novamente voltamos à abordagens mais sérias, nesse caso, sobre o poder de um trauma na nossa vida que, pode aparentar ser a coisa mais simples para outra pessoa mas que, para quem o tem, é uma rocha densa e firme que precisa de ajuda para ser removida, e o quanto mais hesitarmos em removê-la, maior ela se tornará e mais ainda poderá nos prejudicar, e antes que a Mari jogue tudo para o alto de uma vez só, são pessoas como a Pilar que a mantém sã quando 'desistir' começa a tornar-se uma opção para a protagonista. A então nova amiga feita durante o intercâmbio é uma das personagens mais carismáticas do segundo livro, se não da duologia inteira, e é, por vezes, responsável por manter os demais pé no chão no enredo e dizer-lhes a verdade na cara ou puxar-lhes a orelha quando preciso. Bem resolvida como é, ela mesma, ok, precisa de uma ajuda de vez em quando, mas é uma amiga igualmente presente e fiel, tanto para Mariana quanto para, consequentemente, Nina.

“— Olhe para frente, meu amor. O mundo é grande demais para darmos ouvidos a mentes tão pequenas.”

Como se até então o livro já não estivesse sendo incrível, eu, enfim, consegui me sentir envolvida pelo romance. No primeiro livro, por mais legal que tenha sido a leitura, o romance havia sido um ponto em particular que deixara a desejar um pouco para mim, uma vez que eu não havia conseguido me envolver realmente com ele e nem mesmo ser conquistada pelo Arthur, nosso mocinho, mas felizmente o segundo livro conseguiu contornar essa falha e não apenas me convencer do romance como, inclusive, me deixar aos suspiros com o personagem. Ok, ele ainda não é um total crush literário, mas se aproximou muito disso e por vezes me arrancou sorrisos durante a leitura, por seu jeito descontraído, mas sério e prudente de ser, ainda que não menos apaixonado e sem o menor problema para demonstrar isso para a Mari, muito pelo contrário! Além de que, também, ele muito a ajuda e é um dos responsáveis por incentivá-la em meio a tormenta que passa com o canal. Mais do que tudo, ele torce pelo sucesso dela e a deixa livre para correr atrás do que deseja, e fica feliz a cada conquista. Digam se ele não está incrível assim? Ok, retiro o que eu disse antes, ele se tornou um crush, sim, vai, rs.

No fim das contas, Confissões On-line 2 - Entre o real e o virtual, foi um desfecho particularmente incrível e marcante para uma duologia que começa de forma aparentemente despretensiosa, mas que surpreende por trazer abordagens sérias e cuja discussão são importantes, além de ter um elenco muito carismático de personagens que, cada um a seu modo e distinção, cativam o leitor e causam verdadeira identificação. Mais do que um simples infanto-juvenil ou jovem adulto, a história de Iris Figueiredo vai além pelo mundo dos sonhos, das amizades, da família, do amor e, principalmente, do autoconhecimento. Leitura da duologia mais do que recomendada!

5 Comentários

  1. Oi Sâmella.

    Pela sua resenha a história é bem aconchegante. Tem tudo para ser uma ótima leitura nos momentos que está procurando um livro leve abordando amizade e a família. Eu costumo ler livros com temas pesados e quando termino,eu gosto de ter livros como este que você resenhou para acalmar os ânimos. Vou adicionar os dois para minha lista de desejados. Ótima resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sam, não conhecia este livro e pela forma empolgada que vc nos presenteia com esta resenha, ele realmente cativou você. Deve ter sido uma leitura muito agradável que trata de temas tão atuais. Anotei a dica.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não sei se já ouvi falar sobre essa duologia, sou péssima com nomes, mas tenho a impressão que não.
    Esse não é muito meu estilo de leitura atualmente, mas concordo com você sobre os pontos positivos. Parece que a autora soube abordar os temas e, felizmente, trabalhar bem no romance, de forma que você pudesse se envolver também.
    Que bom que gostou :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy!
    Esse segundo livro parece ser ainda melhor que o primeiro, heim? Gosto dos temas abordados, essa parte mesmo dos haters é algo tão atual e faz parte do nosso dia-a-dia que acaba até rolando uma identificação com a Mariana.
    Gosto de histórias como essas, que são leves e divertidas. E o que pude notar é que nesse meio tempo a Mariana amadureceu bastante. E acho que isso é o mais legal, observar o crescimento do personagem ao longo do tempo.
    Vamos ver se lei esse ano. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sammy, sua linda, tudo bem?
    Você não vai acreditar, mas comprei o primeiro livro em uma mega promoção e comprei no escuro até que li uma resenha que elogiou muito. Agora chego aqui e e você favoritou o livro. Achei super importante a autora falar de bulimia e anorexia, assuntos reais e muito graves, muitas meninas morrem ou ficam muito mal à beira da morte. Gostei também que ela traga a internet à tona, hoje existe bullying virtual outro assunto muito sério capaz de destruir vidas. Achei muito baixo esse novo canal querer ganhar espaço prejudicando ela. Esse livro parece despertar vários sentimentos e traz muitas discussões, tenho certeza de que irei ficar cativada pro ele. Sua resenha ficou ótima!!! Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...