Título: Minha Vida Fora de Série 3;
Autor(a): Paula Pimenta;
Editora: Gutenberg;
Número de Páginas: 424;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob
Veja também: Minha Vida Fora de Série #1
                      Minha Vida Fora de Série #2



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dois anos se passaram desde a 2ª temporada de Minha vida fora de série. Priscila, agora com 19 anos, percebe que tem que deixar a adolescência para trás e começar a lidar com as responsabilidades da vida adulta: o namoro com Rodrigo, cada vez mais sério; o início da faculdade, que ela ainda tem dúvidas se escolheu a certa; as novidades na família, que mais uma vez transformam seu cotidiano. Mas, como nos seriados que tanto ama, ela também vai passar por muitas reviravoltas e confusões, e descobrir que alguns acontecimentos de episódios passados podem afetar os atuais. Não perca mais esta temporada imperdível da vida fora de série de Priscila.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Chegar aqui para resenhar a terceira temporada dessa série é difícil por envolver um misto tão grande, mas tão gostoso, de emoções. Foi com a Paula, mais principalmente com Minha Vida Fora de Série, que a minha jornada como leitora ganhou impulso, lá em 2012, com uma resenha super curtinha do primeiro livro - ainda estava aprendendo a fazer uma resenha, rs -, mas já tão apaixonada pela história e seus personagens. À seguir, foi em 2013 que o segundo livro de Minha Vida Fora de Série saiu e que eu rapidamente devorei, avançando por entre as páginas em um misto de emoções e tensões diversas, que culminaram em um desfecho intenso e ao mesmo tempo leve e ótimo. Dando continuidade à vida de Priscila, no entanto, diferentemente do quadro mais adolescente do anterior, ainda se passado no colégio, neste terceiro volume acompanhamos a personagem em uma nova fase de sua vida, em meio à responsabilidades cada vez maiores e com frequentes decisões a serem tomadas, que podem ou não interferir negativa ou positivamente no decorrer de sua vida.

Em plenos seus esperados dezenove anos, nossa protagonista apaixonada por animais tem de lidar com responsabilidades cada vez maiores e mais delicadas, desde a fase mais séria em que se encontra seu namoro, o resultado do vestibular e o início iminente da faculdade sobre o qual o curso escolhido ela ainda tem dúvidas, e mais uma série de pequenas surpresas no âmbito familiar. No novo ano de sua vida, enquanto se depara com oportunidades distintas e obstáculos inesperados, Priscila segue aprendendo a tomar as rédeas da própria vida em meio a situações que a pegam de surpresa e que definitivamente fazem de sua vida uma grande série cujas temporadas se renovam das formas mais intensas possíveis. Assim, após uma oportunidade inesperada de passar uma curta temporada com a Fani e seus amigos, na Califórnia, Priscila retorna ao Brasil em preparação para a faculdade, mas uma notícia repentina pega a todos de surpresa, unindo ainda mais a família, há muito distanciada, e levando todos para São Paulo. Dá-se início ao namoro à distância para Priscila e Rodrigo, que mesmo em meio aos compromissos diários, mais do que nunca, querem estar juntos de verdade, mas nada é tão simples como eles imaginam.

“‘Vocês tem o que todo mundo deseja... Esse amor recíproco, essa paixão que não se apaga com os anos, essa cumplicidade de quem conhece um ao outro melhor do que ninguém. Um anel não é importante, muito menos o status de relacionamento no Facebook... O que importa de verdade já é seu. E é melhor você cuidar muito bem disso...’”

O livro por si próprio já começa com a narrativa fluida e gostosa de Paula Pimenta, que não demorou a me envolver com a história e entrar de cabeça nela. Priscila, com seu jeito atrapalhado e naturalmente espontâneo de ser, já inicia com um prólogo que basicamente ambienta os leitores sobre algumas mudanças decorridas nos anos anteriores e logo seguimos com os últimos dias de sua aventura na Califórnia. Foi muito bom reencontrar essa personagem tão ativa que, mesmo por entre suas gafes eventuais, é uma das personagens com quem mais me identifiquei logo no início de minha jornada como leitora, e me encantei pelos livros da autora. Ao longo dos três livros já lançados de Minha Vida Fora de Série até agora, são visíveis as leves mudanças sofridas pela personagem no decorrer de cada volume e fase de sua adolescência, mas a verdade é que nossa protagonista ainda tem bons caminhos por percorrer até alcançar a verdadeira maturidade para encarar as consequências, boas ou más, de seus atos, mais firmemente.

“Mas não vale a pena ‘morrer de amor’. Use essa dor para as suas poesias e músicas, mas não deixe isso te consumir. A felicidade continua no mundo. O amor também. Eu continuo procurando... Espero um dia encontrar. E que você o encontre também.” 

Pois, de certa forma, a impressão que eu tive durante boa parte da leitura era de que, apesar do aumento da idade, a ficha real do amadurecimento demorou bastante a cair para Priscila. Mesmo por entre erros passados e situações delicadas com as quais ela teve de lidar, agora, em plenos dezenove anos, ela continua a cometer alguns deslizes que particularmente me irritaram e deixaram a vaga impressão de que ela continuava aquela adolescente de dezesseis anos da segunda temporada. O cenário era outro, a fase também, mas algumas atitudes ainda eram muito comuns às tidas anteriormente, e as quais ela sabia tão bem que haviam tido resultados dolorosos, mas ela insiste neles voltando a reafirmar o traço teimoso tão igualmente parte de sua personalidade e, mesmo por entre a irritação, compreendi-a de certa forma, até chegar um momento em que, claro, ela começou a forçar demais, quase na ingenuidade, e acabou deixando acontecer coisas que, com algum melhor tratamento ou conversa, poderiam ter sido melhor resolvidas. Mas o que seria da série de sua vida sem umas boas doses de tensão e adrenalina emocional, não é mesmo?

Assim como no volume anterior, temos, mais uma vez, a narração de Rodrigo em alguns novos capítulos que intercalam entre o que a Priscila vive para então focar no que ele também vivencia em meio a faculdade de Administração e o consequente relacionamento à distância com Priscila. Ainda mantendo todo o romantismo que me conquistara de imediato no primeiro livro, neste terceiro volume acompanhamos, porém, a versão tímida e tranquila do personagem dando lugar a uma postura mais intensa e determinada emocionalmente falando, todo disposto a lutar cada vez mais pelo seu namoro, mas chegando a cometer deslizes que, assim como a Priscila, muito me decepcionaram e irritaram. Para alguém que sempre se mostrara tão mais centrado nos livros anteriores, o Rodrigo de repente assume uma postura mais urgente e radical de ser e de agir, o que me surpreendeu positivamente em alguns momentos, mas que me deixou realmente duvidosa em muitos outros.

“‘Já tem muito tempo que eu prefiro me cercar apenas de pessoas que entendam o valor de uma amizade verdadeira e também os sacrifícios que às vezes precisamos fazer por quem gostamos’.” 

É nesse ponto do romance, então, que, à medida que a leitura avança, percebemos ambos os personagens abdicando de coisas antes tão importantes para suas vidas pela única vontade de reafirmar seu relacionamento. Não há dúvidas de que eles se amam e de que eles são ideias um para o outro, mas a visão que temos nesse ponto é de que o namoro deles talvez não esteja ocorrendo de forma muito positiva ou até saudável, e esteja exercendo uma pressão invisível em ambos de tal forma a fazê-los perder a razão em várias situações, e situações estas não apenas no que dizem respeito ao amor em si, mas mesmo aquelas que envolvem questões mais sérias como família, estudos e emprego.

“‘Tudo que aconteceu na minha vida fui eu que provoquei. Eu sabia as consequências dos meus atos, isso é uma coisa que todo mundo sabe, embora a gente sempre pense que vai sair imune.’” 

É dessa forma que a terceira temporada de Minha Vida Fora de Série acaba por ser o volume mais maduro da série até agora, não apenas pelos personagens em si, mas principalmente por englobar tantas questões tão importantes quanto o namoro que os rodeiam de diversas formas e requerem tanta atenção e cuidado quanto o amor. O sentimento entre eles continua sendo inegável, mas uma vez que a nova fase de suas vidas exige um certo amadurecimento e senso de responsabilidade ainda não alcançados com maestria, é nisso que eles tem de focar para não acabarem cometendo erros ou deslizes ainda mais graves que possam, inclusive, minar todo esse amor de alguma forma.

Sim, o livro tem suas boas doses de descontração somadas a algumas boas risadas também, e é ótimo rever personagens já tão amados por nós, como a Samantha, o Arthur, os pais da Pri, ao passo que conhecemos outros novos também, como a Manu e a Anna Victória, que descontraíram ainda mais as cenas em que apareceram. Mas, no fim, o foco maior acaba se dando pela responsabilidade e amadurecimento a serem alcançados pelos protagonistas, culminando em um desfecho que, mesmo após tudo o que foi vivenciado nas páginas anteriores, deixou-me com um sorriso compreensivo mas não menos orgulhoso no rosto, admirando a postura final dos personagens e tão mais certa e tranquila do que esperar do quarto volume. Paula Pimenta encerrou mais um livro com tanta maestria, sensibilidade e delicadeza, que não importa aceitar plenamente ou não o rumo tomado, mas reparar nas inúmeras possibilidades que permeiam o futuro desse casal tão incrível e apaixonado. Sem dúvida alguma, continuo a recomendar seus livros, essa série em especial, minha então queridinha da autora, e cujo este terceiro livro veio a ganhar o final mais incrível já escrito por ela, que tanto reflete a realidade, mas que ainda, também, continua a resguardar o amor inerente às suas obras. E que venham o quarto livro e mais novas e intensas emoções na vida fora de série de Priscila!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

8 Comentários

  1. Oie...
    Tenho que lhe confessar que só li a resenha por alto pelo seu aviso de spoiler, mas, é por uma boa causa, pois, essa série está na minha meta desse ano rsrs...
    Da autora, já li "Princesa Adormecida" e gostei muito... Fiquei encabulada com a doçura com que Paula Pimenta escreve.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sâmella.

    Eu tenho muita vontade de começar a ler a série da Paula Pimenta, pois já li várias criticas positivas. A sua resenha só aumenta a vontade de adquirir os livros. Espero conseguir comprar logo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Fiquei com medo de ler a resenha e pegar spoiler porque tenho muita vontade de ler essa série da Paula Pimenta, mas que deu certo...
    Gostei de saber que é uma narrativa tão leve e engraçada.
    Minha vontade de ler só fez crescer.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sâmella,
    Primeiramente como leitora posso dá uma dica, se tiver realmente spoiler marca antes do paragrafo começar que ele tem spoiler, assim eu e outras leitoras não iremos ler com um pé através quando pode conter spoiler. Eu tenho vontade de ler os livros da Paula, mas até hoje nunca comprei. Talvez compre os ebooks, pois os comentários são sempre positivos. E pelo visto parece ser uma série amorzinho que ganhará um lugar na estante. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que resenha perfeita e completa, apesar de alguns spoilers hehe...
    A Paula Pimenta é uma autora que me surpreendeu e como terminei de FMF, quero começar a ler essa serie e espero começar ainda esse ano.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sâmella!
    Adorei a sua resenha! Conheço a Paula Pimenta de outros livros, mas essa série ainda não comecei a ler, apesar de ter os 2 primeiros volumes. Após ler sua resenha, fiquei com muita vontade de saber o que ocorre nessa história, ainda mais por você mencionar que o 3º volume é mais maduro que os 2 primeiros e que o final é o melhor dos livros dela que já leu.
    Adorei os quotes que você escolheu!
    Estou com água na boca.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu nunca li nenhum dos livros dessa série, mas confesso que pela premissa não é exatamente o tipo de leitura que eu pegaria assim. Mesmo se tratando do terceiro volume já peguei uma birra com a protagonista por agir da mesma forma que no livro anterior, mesmo com um pouco mais de idade. Eu não sei se levo isso como algo proposital ou porque a autora não escreve tão bem a ponto de desenvolver sua personagem (nesse caso só lendo para saber). Achei meio irônico ser o volume mais maduro da série mesmo que a protagonista ainda esteja com atitudes não tão maduras assim, mas como tem outros aspectos além dela parece ser bem interessante. A parte do romance parece ser bem fofinha, pelo que eu entendi eles estão juntos desde o primeiro livro (?). Isso que é amor. rs
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Eu não li esse livro ainda, mas na verdade eu comecei a ler Paula Pimenta há pouco tempo. Comecei com livros de crônicas, mas ainda assim tenho receio se esse livro é mais pro infantil ou não, sabe?
    Não pode ter esse preconceito para ler, então eu tenho que ir trabalhando isso antes de ler.
    Gostei de saber que há um amadurecimento durante a obra. A sua resenha está linda e muito bem escrita

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...