Título: Dois Lados de Um Coração;
Autor(a): Marcela de Luca;
Editora: Literata - Editora Arwen;
Número de Páginas: 328;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dor. Nunca uma palavra fez tanto sentido na vida de Elizabeth Campbell. Quando a felicidade parece finalmente estar caminhando junto a ela, esse outro sentimento vem e toma o seu lugar. A tentativa de ser feliz novamente poderia ser conquistada se não fosse o fantasma de suas antigas dores que volta atormentá-la. Elizabeth jamais imaginou que a vida seria capaz de lhe tirar sem permissão a pessoa que ela mais amava. Após perder seus pais de maneiras diferentes, ela passou a acreditar que nunca mais passaria por algo parecido. A vida, no entanto, preparava-lhe uma surpresa em silêncio... Quando Campbell se vê presa dentro de si mesma, mergulhada em uma tristeza sem fim e incapaz de seguir em frente, Thomas Hunter, um rapaz que nunca acreditou no amor, tenta tirá-la do chão, embora ele também precise que alguém o tire de lá. Juntos, eles descobrem que são capazes de superar as perdas e frustrações que a vida lhes deu.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Elizabeth Campbell teve uma infância e adolescência das mais inesquecíveis, ao lado dos pais. Tudo mudou, porém, com a morte da mãe aos dezoito anos, que culminou na mudança do pai para a África, incentivando desde então a independência de Eliz. No decorrer do tempo, no entanto, ela se viu aos poucos construindo relações novas e importantes, dentre as quais estava William Hunter, então namorado, a única pessoa que a entendia como ninguém. Numa noite que deveria ser de alegria para os Hunter, no entanto, o seu grande amor acaba por lhe ser dolorosamente tirado, restando dor no coração por uma perda tão prematura. Mas assim como ela, o jovem Thomas Hunter sente a perda do irmão gêmeo de outrora, e mais do que nunca eles se veem perdidos, mas ao unirem-se, descobrem a força em comum e que a superação é possível sim.

Antes mesmo do livro ter capa oficial, lembro-me de ter encontrado a fanpage da história no Facebook e de ter me interessado pelo enredo e seus personagens. Com o passar do tempo e a sequente publicação, então, não poderia estar mais agradecida pela oportunidade atual de leitura, e o que posso dizer é que, por mais que eu tivesse, sim, algumas expectativas para com o enredo, elas foram felizmente alcançadas. Damos início à leitura com uma narrativa ágil e fluida em terceira pessoa, que alterna entre as visões de Elizabeth e Thomas. O primeiro capítulo por si só já é de uma leitura muito gostosa, mas ao mesmo tempo doloroso e impactante, e assim seguimos com o desenrolar do enredo em meio ao recomeço dos personagens após tal ocorrência.

“Quando Elizabeth pensou em William, ela não se sentiu triste. Muito pelo contrário, aquela era a primeira vez que se lembrava dele com alegria. Realmente era como muitos viviam dizendo: não chore porque acabou, mas sorria por ter acontecido. E havia acontecido. Ela e Will aconteceram, e isso foi durante um tempo maravilhoso, um tempo que não estava escrito para durar para sempre.”

Já de início, reparamos na postura firme e forte de Elizabeth, uma mulher já de seus vinte e poucos anos que tem vivido momentos inesquecíveis e felizes ao lado do grande amor, até que o acidente os separa. À medida que acompanhamos sua recuperação, porém, nos aprofundamos aos poucos no passado da personagem e de seus traços de insegurança e fragilidade decorrentes das separações vividas anteriormente, desde os pais às amizades mais distantes, e acabamos por sensibilizar com ela e torcer cada vez mais por sua melhora. Não muito diferentemente dela, seguimos Thomas, em meio a constantes reflexões e questionamentos diversos sobre como ficará sua vida sem o irmão a quem era tão próximo, principalmente depois que este, em seus últimos momentos conscientes, pediu-lhe para que cuidasse da namorada, Eliz, que William sabia que sofreria bastante.

Mas esse pedido acaba por não ser tão simples assim e abrange cada vez mais confusão quando se levado em conta do relacionamento não muito amigável existente entre ele e Elizabeth até então, sempre movido à implicâncias diversas que, no entanto, escondem muito mais do que parece, e acompanhamos o recomeço dessa relação, em meio a constantes conflitos internos que dizem respeito a muito mais pessoas do que eles imaginam. De repente, a história passa a centralizar não apenas os dois protagonistas, mas a tratar de outras questões secundárias que acabam por complementar a trama e contribuir, cada uma a seu modo, para a reconstrução de Elizabeth e Thomas como um todo.

“Não é amor que nos machuca, Tom. São as pessoas. Quando você achar a pessoa certa, vai entender melhor do que ninguém que o amor não é capaz de ferir.”

Foi uma leitura que se seguiu a todo momento muito ágil e fluida, fazendo-me envolver com os personagens e seus dramas pessoais mais e mais a cada página, e de repente não foi tão previsível assim o passar de suas atitudes. Uma vez que tratam-se de personagens em torno de seus vinte e poucos anos, eles possuem um certo amadurecimento próprio para lidar com certas situações, e ao longo da história esse crescimento só aumenta, independente dos breves momentos de impulsividade. Eles também são muito bem desenvolvidos e explorados dentro da trama, com alguns flashbacks presentes entre trechos dos capítulos, nos dando a chance de conhecer personagens do passado dos protagonistas, ou mesmo vivenciar situações antigas que lhes foram marcantes de alguma forma. Assim, por mais que seu veredito tivesse sido dado ainda nos primeiros capítulos, apaixonei-me por William Hunter e envolvi-me com o personagem de uma forma muito real, por entre as lembranças de Elizabeth.

Mas como nada é perfeito, a minha única ressalva vai para o desfecho do livro. Não que não tenha sido satisfatória ou, mesmo, surpreendentemente positiva, mas acho que, de certa forma, tudo se resolveu de uma forma um pouco acelerada e quase abrupta no final, e senti falta de uma conclusão mais elaborada, que carregasse toda a emoção vivida pelos personagens anteriormente. Alguns acontecimentos específicos também se deram um pouco rápidos, fazendo-me questionar se, na vida real, seriam tão simples de serem resolvidos, o que me deixou não muito convencida. Ainda assim, foi um final satisfatório e que não apagou o brilho latente já observado na obra anteriormente. Dessa forma, Dois Lados de Um Coração acabou não apenas me surpreendendo como, também, conquistando um lugar especial entre os meus favoritos, depois de me envolver em sua história e personagens de uma forma tão real. Uma leitura muito recomendada para os apreciadores de um bom romance nacional que envolve e encanta o leitor na medida certa.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Mas, ei, o post não termina por aqui! Se depois de ler essa resenha você já ficou com vontade de conhecer a história mais de perto, que tal concorrer ao marcador especial do livro mais alguns outros mimos? ;-)


Serão dois kits especiais para dois ganhadores contendo um marcador oficial do livro e alguns outros marcadores sortidos e mimos literários, e para participar basta preencher corretamente as entradas obrigatórias do formulário do Rafflecopter abaixo; para aumentar as chances, outras entradas extras ficarão disponíveis em seguida. Antes disso, atentem-se às seguintes regras:

REGRAS:
- Residir em território nacional;
- Curtir a página do blog no Facebook;
- Curtir a página do livro no Facebook;
- Preencher uma das entradas do formulário com um endereço de e-mail válido para entrarmos em contato depois;
- Comentar na resenha do livro. ATENÇÃO: Serão validados apenas comentários com conteúdo real, mostrando que leu a resenha. Situações como "gostei", "legal", "quero ler", entre outros, serão desconsiderados;
- Em caso de não cumprir alguma das regras acima, o participante será desclassificado e será feito um novo sorteio.

SOBRE O SORTEIO:
- A duração será de hoje, 20 de Dezembro, até o dia 3 de Janeiro de 2016;
- O resultado sairá nesse mesmo post no dia 5 de Janeiro;
- Os ganhadores terão um prazo de 72h (três dias) para responder ao e-mail que lhes será enviado, com seus respectivos dados. Caso não responda no tempo limite, um novo sorteio será feito;
- O blog terá o prazo de 40 dias úteis para envio dos prêmios;
- O blog não se responsabiliza por eventuais extravios dos correios.

Boa sorte à todos!

a Rafflecopter giveaway

ATUALIZAÇÃO: DIA 05 DE JANEIRO DE 2016

O sorteio chegou ao fim e o resultado saiu: meus parabéns às ganhadoras Milena Soares e Francisca Elizabete! Um e-mail já foi enviado às ganhadoras e elas tem até o dia oito, 72h no total, para responderem com as informações para o envio do prêmio. Em caso de exceder esse prazo sem qualquer resposta, um novo sorteio será feito. 

Obrigada pela participação de todos! Quem não ganhou dessa vez, não desanime, que logo mais tem novos sorteios e resenhas premiadas acontecendo por aqui! ;)

Beijos,
Sâmmy

6 Comentários

  1. O livro nos mostra um pouco da vida real, que o amor não machuca quando é amor de verdade, e se está machucando, é melhor mudarmos nosso destino!

    ResponderExcluir
  2. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser mesmo ótima.

    ResponderExcluir
  3. Sâmella!
    A trama parece toda bem escrita, com sofrimento e dor de Elizabeth.
    Não conhecia ainda o livro e a autora, entretanto, fico bem orgulhosa em ver mais uma autora nacional com um livro tão intrigante e com trama desenvolvida a contento.
    Gostaria demais de ler.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Obrigada por sua dedicação, carinho e amizade durante o ano inteiro.
    “Feliz Ano Novo, que este ano seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que o ano seguinte seja em dobro, tenha um feliz e prospero ano novo.” (Chium)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!


    ResponderExcluir
  4. Oieee!!!
    Gostei muito da capa desse livro,mas no momento que estou vivendo hoje,precisoler romances ´água com açúcar'.
    Estou fugindo de dor e sofrimento.
    Gosto muito de livros nacionais e como você que foi uma leitura que fluiu bem e gostou bastante quem sabe dou uma chance rapidinho.
    Bj e Feliz 2016.

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha,ja conhecia o livro e me apaixonei pelo conteúdo assim como pela sinose....amei!! ;)bjoss

    ResponderExcluir
  6. Um romance muito lindo, com uma estória de superação!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...