Título: Amor Plus Size;
Autor(a): Larissa Siriani;
Editora: Verus;
Número de Páginas: 280;
Ano de Lançamento: 2016.
Livro no Skoob

 Foto:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida?
Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz.
Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Minha Opinião:

17 anos, linda e amiga. Uma pena que esses não sejam os principais adjetivos a serem pensados sobre Maitê Passos. Por mais boa filha, amiga e estudante que seja, são os seus mais de cem quilos que a costumam definir na maior parte do tempo - e de forma negativa, ainda mais. Sua mãe é a primeira a vir com mil ideias de dietas diferentes, sempre obcecada por ver a filha emagrecer, até chegar em Maria Eduarda, colega de turma também conhecida como sua rival do colégio, sempre desfilando com seu corpo de modelo e não poupando Maitê dos deboches diários. Ter um crush em especial por um dos garotos mais populares e gatos do colégio, que sequer parece notá-la, também não ajuda nossa protagonista, mas ao menos ela tem o doce, sonhador e aspirante à fotógrafo Isaac, melhor amigo definitivamente para todas as horas. Mas as coisas ainda não estão tão boas assim em geral, e os julgamentos sobre seu peso, sempre tão constantes, seja em casa ou na escola, são capazes de abalá-la por completo, até, porém, ela descobrir que esse pode ser apenas um pontapé inicial para o giro de 360 graus pela qual sua vida está prestes a passar - enfim, para melhor.

Eu já havia conferido um outro livro da Larissa em 2015, Toda Garota Quer, e se eu já tinha me apaixonado pelo romance leve e clichê de verão contido nele, foi com alegria e orgulho que me vi apaixonando-me ainda mais por seu mais recente lançamento, Amor Plus Size. Então lançado pela Verus, Larissa Siriani dá vida à história de Maitê, uma adolescente que vive sobre o dilema e desafios diários por pesar mais de cem quilos e viver sob o julgamento da mãe, toda obcecada por novas dietas. Num cenário bem young adult, a autora nos presenteia com uma narrativa leve e fluida em primeira pessoa pela própria Maitê, que ao longo de suas 280 páginas vive alguns altos e baixos provenientes do seu peso, mas dando um show de atitude positiva, autoconhecimento, aceitação e aquele toque de emponderamento com quem você, seja gorda ou magra, vai conseguir se identificar, além de abordar mais alguns temas particularmente mais densos, ainda que de forma leve, mas ainda séria, e ir além de um simples romance adolescente.

Maitê vive sob o complexo do seu peso depois de todas as críticas da mãe, mas por mais que ela até queira emagrecer, a verdade é que ela não consegue, e os julgamentos alheios só colaboram ainda mais para esse insucesso. Ela é de longe uma garota carismática e de conversa fácil, ainda que visivelmente fechada em alguns momentos, mas possuindo uma personalidade ainda um pouco tímida e insegura com quem muito me identifiquei em várias ocasiões da leitura. Ao mesmo tempo, porém, Isaac, por entre seus costumeiros encontros à tarde para bater-papo, tenta de todas as formas animar a amiga e fazê-la enxergar, de algum modo, o quão especial é do seu próprio jeito, e por si só ele já seria classificado imediatamente como o melhor amigo que toda garota - incluindo eu mesma - queria ter, por seu jeito espontâneo, divertido e alto-astral que influencia bastante nos bons momentos da personagem, por não deixá-la se abater de qualquer forma, ainda que também não hesite em dizer-lhe algumas verdades quando necessário. É durante uma tarde casual com fotos aleatórias e descontraídas administradas por ele, porém, que, após ter as fotografias reveladas, Maitê começará a se ver de forma diferente, ainda que simplesmente como ela é de verdade, bonita de uma forma que ela não acreditava ser possível antes e, em seguida, vendo-se com uma chance inesperada de tornar-se modelo plus size e acabar servindo de exemplo e inspiração para diversas outras jovens que, acima do peso, subestimam à si próprias também.

“[...] o que ela e todas as outras pessoas precisavam entender era que eu não estava daquele jeito por escolha. Ninguém acorda um dia e pensa: hum, acho que a partir de hoje vou ficar obeso. Não se trata de uma decisão prática, uma escolha que a gente toma e a da qual pode se orgulhar, porque todos os dias pessoas vão rir de você e dizer como você é imperfeito. Pessoas como a Maria Eduarda. Pessoas como a minha mãe.”

O mais legal de Amor Plus Size, além de Maitê e Isaac, que se destacam tão incrivelmente bem durante todo o enredo, também, é a forma como a autora, por intermédio do tema de sobrepeso consegue ir tão além e fazer abordagens diversas e aprofundadas de forma que, ainda com um teor leve, conseguem ser firmes e sérias. Através de Maitê, a autora nos mostra que há muito mais por trás de um simples sobrepeso, de que pessoas gordas não necessariamente estão relaxadas com a própria saúde, mas que isso envolve, por vezes, uma tendência a engordar e, em alguns outros casos, questões bem mais pessoais que, no fim das contas, não cabe a quem está de fora julgar, por mais bem intencionado que seja em alguns momentos, mas nem tudo possui um padrão específico de ser e por isso é necessário enxergarmos que estar acima do peso não é sinônimo de falta de saúde, assim como, inclusive, ser magro não é o mesmo que ser saudável. Há muita relatividade envolvida, e é preciso dosar cada caso com cuidado, e, acima de tudo, respeitarmos uns aos outros, cada qual com suas diferenças.

Porque, da mesma forma que Larissa fala sobre o preconceito em torno do sobrepeso, ela também expõe um tema oposto de igual importância que, porém, ainda continua sendo ignorado por muitas pessoas, que são a anorexia e a bulimia. Da mesma forma que peso em demasia é prejudicial, seu oposto extremo também o é, porque magreza total e até mesmo abdicar de quaisquer formas de alimentação em busca de um corpo perfeito que não é nenhuma verdade absoluta também é uma doença séria e tão capaz de matar quanto a própria obesidade, mas muitos parecem esquecerem-se disso e, então, acaba que um dos principais trunfos de Amor Plus Size é, além do enredo adolescente, tratar sobre os dois extremos da situação, e, a seguir, levar a protagonista e consequentemente o leitor a novos debates, desta vez, sobre autoconhecimento e aceitação perante o que cada um é e que não há nada de errado nisso.

Enquanto que o foco maior do livro está justamente nessas abordagens, o romance em si acaba não recebendo muito foco, o que, no entanto, não significou ser um ponto negativo da leitura, muito pelo contrário. A autora o desenvolve na medida certa, por entre um triângulo amoroso por vezes clichê, mas que acontece de forma tão mais natural e sem maiores exageros ou pressa, que mesmo eu que não curto muito esse detalhe em muitos romances me vi acompanhando a leitura de boas sem me importar muito com isso. Cada personagem, Isaac e Alexandre, são apresentados e desenvolvidos de forma tão singular e singela que não é como se ambos fossem a personificação da perfeição, mas apenas rapazes. Isaac, como já citei, é um dos personagens mais legais que já tive o prazer de conhecer, apaixonante com seu jeito divertido de ser, mas não menos sério e sincero quando diz respeito à melhor amiga, que tanto admira e ama que chega a comover, mas ter demorado tanto para deixar claro seus sentimentos pela amiga me deixou um pouco irritada às vezes, ainda que eu o compreenda também nesse aspecto, porque a própria Maitê não cooperou muito em alguns momentos.

“— Você tem certeza absoluta do que quer fazer da vida?
— Não — o Alexandre respondeu sem pestanejar, e a simplicidade com que disse isso me fez sorrir, arrancando um sorriso dele também. — É verdade. Acho que não dá pra ter certeza de nada. — Seu rosto ficou mais sério, e ele desviou o olhar. — E às vezes a gente faz escolhas erradas. É sempre tentativa e erro.
— E o que a gente faz se não for a escolha certa? [...]
— Você volta atrás. Repara o erro. Começa do zero — disse. — É o que eu faria.”

Alexandre, por outro lado, então crush dela, foi um personagem de que gostei muito, mas não me cativou de nenhuma forma grandiosa como o Isaac fizera antes. Ele é um bom rapaz, divertido também e dedicado naquilo que faz, mas é alguém que consigo ver mais como um grande amigo do que de qualquer outra forma, mas admito que, nesse ponto, eu ficaria sinceramente curiosa e tentada a ler uma história exclusivamente dele se a autora um dia viesse a escrevê-la, de repente, não sei. Por fim, os demais personagens dentro de todo esse contexto também foram muito bem criados e desenvolvidos por Siriani.  As melhores amigas de Maitê no colégio, Josi e Valentina, por exemplo, dão um show de atenciosidade e igual carisma, sempre tentando animar a protagonista, ainda que, juntas, elas tenham personalidades tão distintas e por vezes um pouco opostas, mas sejam ótimas cada uma a seu modo.

Um destaque especial também para o melhor irmão caçula de todos, Lucca, que mesmo na inocência infantil e não totalmente inteirado do que a irmã sentia ou o que acontecia realmente com ela, estava sempre ali para confortá-la das formas mais simples mas igualmente emocionantes e significativas possíveis também. E, de repente, temos até um adendo sobre a própria Maria Eduarda, que mesmo no auge dos seus deboches para com a Maitê e todo seu ar de superioridade para com ela, ainda me cativou de alguma forma, não pela simpatia, mas por passar por algumas turbulências perante as quais não pude permanecer indiferente e que, assim, fizeram-me torcer por ela no final, apesar de tudo, bem como a própria Maitê foi capaz de fazer.

Enfim, Amor Plus Size conclui-se como uma das melhores leituras de 2017 já, com um enredo aparentemente clichê, mas cujo os personagens fogem do estereótipo padrão e envolvem o leitor em meio a uma série de abordagens sérias e importantes sobre aceitação e autoconhecimento, regadas de muitas doses de amizade e amor também. Leitura mais do que recomendada!

9 Comentários

  1. Oi! Gostei do fato da protagonista ser uma gordinha e fora dos padrões. É tão difícil achar livros nesse segmento. Fiquei curiosa com a história. Bjos

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto desse livro justamente por causa disso: anorexia e a bulimia. Muitas jovens na ânsia de terem o corpo ditado pela mídia, acabam ficando doentes físico e mentalmente. Essa é uma excelente indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Uau!!!
    Eu sou magrela ,sempre fui e ...não posso dizer que nunca deixarei de ser.
    Então a chatice da minha mãe acaba sendo o contrario da Maite.Ela quer que eu engorde , mas eu não consigo

    Ter mais de 100 kg é algo um pouco preocupante por causa da saude de uma garota de 17 anos , mas no padrões esteticos eu acho ridiculo esse padrão imposto e realmente em muitos casos não é desleixo.
    Existem as tendencias geneticas da pessoa e psicologicos
    Me identifiquei em muita coisa com a Maite , até o crush dela e o meu tem o mesmo nome kkkk.
    Sem duvida gostei da proposta do livro e ele parece ser otimo.

    Amei sua resenha
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sammy!
    Sempre acho os livros da Larissa no ponto certo! Ainda não tive tempo de ler Amor Plus Size, mas acho super importante saber que ela trata dos dois extremos, porque, de forma geral, a gente nacaba não falando sobre isso né? E é importante não só para os jovens, mas para todos nós sabermos do que se trata, e sermos saudáveis ao invés de padronizados. Amei a resenha! <3
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Também já li um livro da Larissa e gostei muito da narrativa dela.
    Acho que Amor Plus Size questiona exatamente o que passamos no dia-a-dia o estereótipo.
    Um livro lindo com mil questões a serem debatidas
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy!
    Menina, eu tenho uma curiosidade enorme em ler esse livro. Primeiro pq é chick-it, gênero que eu adoro! Segundo por conta da temática abordada, que é super atual. Quem não conhece uma ou várias Maitê's nessa vida? E o mais legal é que a história não gira somente em torno do preconceito com as gordinhas e foca também na bulimia e anorexia, que é relatado pouquíssimas vezes em livros (eu mesma só li um livro que abordava o assunto).
    Se eu já estava doida pra ler, agora estou mais ainda. É uma trama que parece ser divertida e cheia de pequenas lições e reflexões bem legais sobre aceitação. Foi pra lista de futuras compras. ;)
    Amei a resenha, como sempre vc arrasa, Sammy!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Confesso que costumo julgar triângulos amorosos, mas acho que devemos sempre dar mérito ao autor quando ele cria um romance sem pressas e exageros, daqueles que surgem do nada e somos obrigado a engolir. Achei ótimo a autora ainda ter se preocupado com questões tão importantes e conseguido falar sobre empoderamento no livro, muitos pontos para ela.
    A resenha ficou ótima, beijos!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sâmmy.
    Sou LOUCA pra ler esse livro da Larissa!! Só vejo maravilhas sobre ele, e agora com essa resenha maravilhosa, só fiquei com mais vontade.
    Concordo contigo, cada caso é um caso e respeito acima de tudo, é fundamental!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Vem cá e vamos conversar sobre essa lindeza! Eu li e amei, é mais que um livro, é uma ferramenta que todas nós devemos ter para que nos aceitemos como somos, é incrível como a Larissa tem o dom de escrever mensagens tão fortes de uma maneira tão simples!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...