Tag nova na área, galera, e dessa vez criada e inspirada inteiramente em um dos meus blogs/canais literários preferidos, o Minha Vida Literária, da Aione Simões. Desenvolvida pela própria blogueira, o nome da tag, em homenagem ao próprio blog, já diz tudo e traz oito perguntinhas rápidas mas ainda um tanto inéditas e curiosas sobre nossa vida literária em relação, no meu caso, aqui ao blog. Prontos para saber um pouco dos meus momentos marcantes como blogueira e leitora com o SammySacional? ;)

1.Qual foi sua primeira resenha (escrita e/ou em vídeo)?
💎 Essa certamente é uma das questões mais polêmicas e constrangedoras da tag porque, bem, quando a gente começa, não tem muita noção de como fazer do jeito certo, e a primeira resenha que eu postei aqui no blog reflete bem o quão eu definitivamente não sabia escrever uma resenha logo que me propus a fazê-la. Datada de 21 de Junho de 2012, a primeira resenha oficial do blog foi do livro Meu Planeta, Minha Casa, da Shirley Souza, que eu havia lido, inclusive, para o colégio, mas que acabei gostando muito na época. Vou nem linká-la totalmente agora porque, nossa, não escrevi quase nada muito firme nela, mas, bem, está aí, rs.

2.Qual foi seu primeiro livro de parceria com editora?
💎 Comecei investindo primeiro na parceria com autores, então só mais tarde fui conseguir parcerias com editoras propriamente ditas, e, se não me engano, ainda que não tenha sido a primeira com quem o blog firmou parceria, certamente foi Sabores Mortais, da Bianca Carvalho, direto da EraEclipse Editora, em 2015.

3.Conte um momento inesquecível que você viveu como leitor.
💎 Acho que mesmo momentos em que você se identifica ou se surpreende muito com uma determinada leitura são especiais, mas um ainda mais específico e particularmente inesquecível certamente foram os eventos que pude prestigiar, tanto entre leitores como, claro, com autores diretamente em seus lançamentos, como foi o caso de O Livro das Princesas, em 2013, Fazendo Meu Filme em Quadrinhos, em 2014, e de Sonhei que Amava Você, também em 2014, além de alguns outros variados também. É muito especial conhecer e conversar com aquele autor que você admira e do qual tanto gosta das histórias!

4.Quantos livros lê em média por mês? 
💎 No início, o meu ritmo de leitura costumava render uma média de 3 à 5 livros por mês, com algumas variações para mais de sete ou oito quando as leituras fluiam mais, e isso foi mais especificamente em 2013 e 2014. Em 2015 esse ritmo pareceu dar uma guinada de tal forma que, em vários meses, li cerca de 5 à 9 livros, até que nesse ano de 2016 ele decaiu um pouco, principalmente por conta de problemas de saúde que me fizeram, inclusive, passar uns quatro meses alternados sem ler praticamente nada, resultando em uma média mensal de mais ou menos 2 à 4 livros atualmente, mas pretendo aumentá-la de novo a partir de agora, aos poucos.

5.Como as parcerias influenciam suas leituras?
💎 Por mais que eu tenha sentido certa pressão em leituras de parceria esse ano, devido aos atrasos eventuais ocasionados pelos imprevistos de saúde, mas eu sou tranquila com relação à elas. Desde o início do ano, ao propor ou aceitar parcerias, já deixo ciente a leitura como a ser feita de forma mais tranquila, sem prazo exato, porque meu ritmo de leitura costuma variar de história para história, além de que só costumo firmar parcerias com autores e editoras cujos trabalhos eu sei que são do meu interesse, então não são uma total obrigação, tenho prazer nessas leituras também porque tenho certeza de que as quero fazer, sim.

6.Um livro que você só leu por causa do blog/canal e se surpreendeu.
💎 Talvez eu vá soar clichê com essa resposta, principalmente para quem já acompanha o blog há algum tempo, mas não tem jeito, A Vilashi e os Dragões, primeiro volume da série fantástica da Lhaisa Andria, Almakia, foi uma leitura que chegou de mansinho através de uma promoção na Amazon, e que apesar de ter começado a ler sem grandes pretensões ou expectativas, muito me surpreendeu, envolve e conquistou! Os personagens são tão bem caracterizados e com personalidades tão fortes, mais um desenvolvimento tão bem feito e crível, que, sem dúvida alguma, virou a minha série preferida de fantasia!

7.Um livro que você só leu por causa do blog/canal e se arrependeu.
💎 Não é que eu tenha me arrependido de verdade porque cada leitura contribui de alguma forma, mas eu fiquei realmente decepcionada com O Livro do Amanhã. Não foi nenhuma leitura de parceria, mas os comentários, principalmente positivos, feitos sobre a autora, Cecelia Ahern, eram tantos que decidi que precisava conhecer suas histórias. Uma pena que essa estreia tenha sido tão negativa, além de custosa a terminar, porque não estava fluindo mesmo, principalmente nos capítulos finais. 

8.Tem algum gênero que você passou a ler nos últimos tempos, que antes não lia (ou não lia com frequência)? Tem algum gênero que você deixou de ler?
💎 Ainda que eu só tenha ganhado impulso com as fantasias a partir do blog em 2012, um gênero que considero como ainda mais significativamente proporcionado pelo SammySacional foi o romance policial, quando dei uma chance aos livros da Bianca Carvalho, mais precisamente o Horas Noturnas, para me inscrever na parceria com a editora em 2015 e muito me surpreendi e me envolvi com a leitura, e após já ter lido mais outros dois livros dela, espero continuar lendo o gênero com novos autores ao longo dos próximos anos. E, bem, não tem nenhum gênero em especial que eu tenha parado de ler, até porque sempre fui mais adepta dos romances e esses eu não pretendo deixar de ler mesmo, rs.

Enfim, espero que tenham gostado da tag de hoje! Geralmente não costumo indicar outros blogueiros em tags, mas essa em especial eu gostaria de taggear a Sammy do Da Imaginação a Escrita, a Nath do Pobre Leitora, a Neyla do Coisas de Meninas, e a Nati do blog Ei, Nati, para responderem também e dividirem um pouco de suas histórias como leitoras! ;) Mas caso não tenha sido indicado e queira fazê-la também, fique à vontade e não deixe de me enviar o link do post ou vídeo depois para eu ver também! ^_^

Beijos,
Sâmmy

Categorias:

9 Comentários

  1. Oi Sâmmy!
    Muito obrigada por responder a TAG, adorei conhecer mais da sua vida literária!
    As nossas primeiras resenhas dão uma vergonha que só, né? Hahaha... o gostoso é perceber nossa própria evolução ❤
    Que pena que não gostou de O Livro do Amanhã, é um dos meus preferidos dela!
    Espero que esteja tudo bem com sua saúde e que você retome rapidinho o ritmo de leitura!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa TAG, realmente é uma oportunidade de fazer uma espécie de balanço da sua vida enquanto leitora.
    Não ou negar, haha, fui curiar sua primeira resenha e aí vai minha opinião: até que vc não começou tão mal. Já vi resenhas que costumam ser um verdadeiro banho de spoiler, e, pelo menos, você não fazia isso. Já dava sua opinião sobre as leituras e fazia algumas análises, o que é muito importante.
    Parabéns pelo blog e sucesso!
    Andressa Lima - Blog Primeira Página

    ResponderExcluir
  3. Oi Sâmmy.

    Adoro responder tags e gosto de ler também porque encontro diferentes opiniões e livros que não conheço.Essa tag que você responder achei bem interessante, mesmo não ter sido indicada, vou respondê-la. Lembrando da minha primeira resenha eu fiquei com tanto medo de deixar spoiler que não escrevi quase nada nela. Também tinha muito medo de outros leitores me xingarem, hoje em dia isso passou.

    Bjos
    Histórias Existem Para serem Contadas

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Você disse romance policial? Então vem cá pra gente conversar! Amo esse gênero também... E gostei muito das suas respostas, as minhas seriam um bem diferentes, mas a graça da tag é justamente essa, comparar nossas respostas!

    ResponderExcluir
  5. Oiii!!!

    Eu adorei essa tag! Tbm comecei com parcerias com autores... A primeira editora apostar no blog foi a Gutemberg...
    Acho que meu momento mais emocionante foi conhecer a Meg Cabot minha autora favorita.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sâmella, sua linda, tudo bem?
    Nossa, eu estou lembrando aqui das minhas primeiras resenhas, também não sabia bem como fazer. Não conhecia a blogosfera, não tinha nenhuma experiência. Momentos inesquecíveis??? Com certeza quando vi minha sogra literária, falei com ela e consegui meu antógrafo. Nossa, ela é um amor de pessoa, e uma simpatia só. É claro que estou falando da autora Jamie Mcguire, do livro Belo Desastre. Outro momento inesquecível, fiquei muito emocionada, foi estar perto e também conseguir autógrafo da autora de um livro que amei, Teodora Kostova, do livro Num Piscar de Olhos. Outro momento emocionante, foi ver Mauricio de Souza na Bienal, eu cresci lendo a Turma da Mõnica, nem acreditei ao vê-lo ali pertinho de mim. Também quando conheci minha diva literária A.C. Meyer, e todos os outros eventos literários que fui, autores que também conheci, A Carina Rissi é uma simpatia, a Gisele Souza também, a Lucy Vargas, Aline Sant'ana, a Bianca Carvalho do livro que resenhou. Gente a FML Pepper é muito engraçada, muito inteligente e uma doçura de pessoa, amei conhecê-la também. Eu fui a um evento só de autores nacionais, tinha a Mari Scotti, a Beatriz Cortês, Eleonor, Keila Gon. Foram momentos que com certeza irei guardar no coração. Não conhecia esse livro A Vilashi e os Dragões, mas como adoro dragões e depois do seu elogio, vou colocar ele na lista. Adorei essa tag!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a TAG! É muito bom conhecer melhor os blogueiros e essa TAG ajuda muito nisso, já q tem perguntas sobre o passado da leitora e não apenas sobre as leituras mais recentes. Acho que a maioria das "primeiras resenhas" não saiu do jeito que a gente gostaria, mas elas estão lá, fazem parte da nossa história hahha
    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu considero boa a média de 5 livros por mês, talvez no próximo ano, se você se esforçar, consiga voltar para ela. Eu também tive alguns atrasos nos livros de parceria esse ano, devido a diversos problemas. O bom das parcerias é que elas nos trazem um novo mundo de leitura, diversas oportunidades boas de aprender e conhecer. Espero que 2017 seja um ano ainda melhor de leituras pra vc. Adorei a tag.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sâmella!
    A tag é bem legal, principalmente pra gente parar e dar uma refletida um pouco. Primeiras resenhas são sempre dificeis rs pior que a primeira resenha que postei é de um livro que eu amo, queria que tivesse sido melhor!
    Vou responder a tag com muito prazer, obrigada por indicar!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...