Título: Doce Sonho Letal;
Subtítulo: Doce Sonho Alado #3;
Autor(a): Sheila Lima Wing;
Editora: Clube de Autores;
Número de Páginas: 253;
Ano de Lançamento: 2016.
Livro no Skoob
Veja também: Doce Sonho Alado [Doce Sonho Alado #1]
                      Doce Sonho Efêmero [Doce Sonho Alado #2]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Neste terceiro volume da saga DSA, antes de começar o oitavo ano no Instituto, Evangeline Maria descobre um dos maiores segredos que assombram sua existência, mas longe de isso trazer alívio ou alegria, uma reviravolta total acontece. Entre perdas e tristezas, Evie procura se agarrar a todas as coisas que remetem ao passado, porém, as mudanças são implacáveis e até mesmo os seus amigos já não parecem os mesmos, pois todos estão começando a entrar na fase da adolescência.
Enquanto tenta se adaptar ao turbilhão de emoções, realidade e fantasia se misturam, chegando a colocar em dúvida a sua própria sanidade. Seu anjo imaginário passa a aparecer nas horas mais inconvenientes, em plena luz do dia. Infelizmente, ela já não tem tanta certeza de que poderá fugir para sempre da misteriosa mulher de moicano, e sente que ela está cada vez mais próxima, talvez usando como espiãs duas mulheres estranhas que passam a frequentar o Instituto A. W. Sigma durante os preparativos de um grande evento que acontecerá no fim do ano.
Será que um sonho pode ser capaz de consumir a mente de uma pessoa a ponto de se tornar letal? Ou são os sonhos não realizados que nos matam por dentro? Entre mistérios, dores e alegrias, nossos jovens aventureiros vão aprender duras lições e descobrir um mundo mágico que até então parecia irreal.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Depois de algum bom tempo distante do universo de Sheila Lima Wing, foi com grande empolgação que, enfim, li o terceiro volume, Doce Sonho Letal, em Abril desse ano de 2016, e mesmo agora, já em Setembro, ainda me vejo pensando e digerindo os diversos fatos decorridos e apresentados nessa sequência de saga que, após me conquistar de vez no segundo volume, só me envolveu ainda mais com este terceiro, onde iremos nos aprofundar ainda mais no Instituto A. W. Sigma e todos os segredos encobertos ao redor dele e de seus funcionários e alunos. Evie, principalmente, será colocada à prova ao tomar conhecimento de revelações inesperadas sobre seu passado que colocarão em cheque tudo aquilo em que ela acreditava sobre si mesma até ali.

Foi com maestria que conclui mais uma leitura dessa saga que só melhora a cada volume. É incrível como, mais uma vez, Sheila conseguiu não apenas aprimorar sua escrita, como, também, desenvolver e aprofundar seus personagens e o enredo de tal forma a me deixar sinceramente embasbacada com cada mínima reviravolta decorrida na história. Por mais que eu tivesse leves suspeitas sobre algumas revelações, eu ainda não estava preparada encarar tantas surpresas mais e cuja construção e ligação com os demais pontos da história era tão bem feita que por vezes parecia que eu estava assistindo a um seriado investigativo cujo suspense e tensão só aumentavam a cada capítulo e o qual eu não queria parar de acompanhar. 

“Ele teve a sensação de que o ar da noite agora estava mais leve. Ou será que aquilo se devia apenas a pequena parte da carga que já não estava mais nos seus ombros?”

Se no segundo volume tivemos um grande aprofundamento sobre os mais variados personagens, principalmente os amigos de Evie, neste terceiro temos um enfoque especial na nossa protagonista que, de repente, vê tudo o que ela conhecia e acreditava mudar de uma forma tão drástica. De repente, a garota determinada por encontrar as respostas às suas perguntas nunca se viu tão arrependida, de certa forma, por saber a verdade sobre algo que acabou por abalar tanto suas estruturas. Dessa forma, o início do livro se dá de forma visivelmente lenta, mas ainda assim com certa agilidade, enquanto acompanhamos a personagem se reerguendo aos poucos do baque sofrido e começando a encarar a situação a partir de outros ângulos que definitivamente farão toda a diferença no mistério que a cerca. Ela só não tinha muita noção do risco que estava correndo até se ver envolvida numa teia de aranha sem qualquer saída e cujo perigo só aumenta a cada passo seu.

“— O problema é que as pessoas pensam que os sonhos são sólidos, mas não: eles são líquidos como a água, se esvaem pelos dedos feito névoa, e tomam a forma que bem querem quando se concretizam.”

E, diferentemente do ocorrido no segundo livro, quanto ao fato do Último, até então descrito como suposto vilão da saga, se provar mais simplesmente humano, com erros e acertos como qualquer outro na história, porém, nesse terceiro volume já podemos encarar com ainda mais firmeza e intensidade a presença da então, ao meu ver até agora, verdadeira vilã da saga, uma mulher cujo rosto não é de conhecimento de ninguém além dos seus capangas e daqueles que tiveram o desprazer de deparar-se com ela da forma mais inconveniente possível - o que culminou, por fim, em suas mortes não muito tempo depois, reafirmando a índole cruel e perversa da personagem. Nesse ponto, a tensão só aumentou no decorrer da história, à medida que as pistas de Evie passavam a remeter à essa sombria e misteriosa mulher, levando-a direto a correr um perigo insano e, infelizmente, imprevisível das mais variadas formas.

É quando se chega ao desfecho, no entanto, quando tudo se conclui, que a ficha pareceu cair para mim e eu percebi a dimensão que as coisas estavam tomando e o quão complicada a situação estava para Evie e seus amigos. Não mais apenas ela, mas outros começam a se envolver na teia de perigos que envolve o passado dos Wing e das demais famílias afiliadas ao instituto, culminando em um final que só não foi mais impactante que o do livro anterior por ter sido um tanto abrupto. Essa quebra repentinamente ocorrida no final, porém, é muito proposital e não poderia ser uma conclusão melhor para o determinado momento que encerra a leitura, deixando não um gostinho, mas um desespero alucinado de quero mais por descobrir o que mais vem por aí nessa saga, e eu volto a reafirmar minha admiração pelo trabalho de Sheila Lima Wing e sua história, ainda mais ansiosa pelo quarto volume, apesar de igualmente receosa sobre os rumos que poderão ser tomados a partir de agora. Grandes surpresas aguardam o leitor, certamente, e por isso recomendo que comecem logo a ler essa saga antes que o mistério fique ainda maior, hehe. ;)

12 Comentários

  1. Nossa, Sammy, como você conseguiu falar do DSL sem passar spoiler? Para mim foi um tremendo sacrifício só para fazer a sinopse! Hehehe... Muito obrigada por todo o carinho, flor, realmente você conseguiu expressar os pontos principais desse volume, o começo mais lento e intenso justamente para salientar a grande carga emocional que a Evie precisou carregar, os personagens mais maduros e um destaque maior para a Aira, que até então era apenas um mistério a mais.
    Todo osucesso do mundo para o Sammysacional e muita saúde para você, se cuida!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Fiquei um pouco perdida na resenha, talvez por eu não ter lido ainda os livros anteriores. Da mesma forma, sua resenha está bem completa! Gosto de livros em que o protagonista tenta "desvendar" seu passado, digamos assim. Envolvendo passado e presente é bem legal e me deixa presa a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sammy, como vai?
    Confesso que eu fiquei bastante afim de realizar a leitura diante da sinopse, mas ao ler eu não li os livros das que são de início, apenas li as suas resenhas, mas mesmo assim me senti perdida diante que não sabia dos fatos que aconteceram e confesso que achei um mudança bastante forte em apenas trabalhar a personagem final, quem sabe isso seja um ponto positivo né? Achei essa capa linda e só imagino coo deve ser a edição ao físico. Parabéns pela resenha!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  4. Oiee Sammy ^^
    Eu só li o primeiro livro, e gostei. Mas, como já faz um tempinho, me esqueci de algumas coisas, então vou ter que lê-lo novamente se quiser continuar com a série...hehe' As capas são lindas, né? Fico feliz em saber que você gostou deste volume, saber que a autora se desenvolveu tanto como escritora, e aprofundou ainda mais a história me deixou curiosa. Espero poder lê-lo logo.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oii, Sammy!
    Como eu não conhecia essa série? Li a sinopse e adorei, mesmo sendo já do terceiro volume, e pela sua resenha realmente parece uma leitura cheia de reviravoltas e segredos revelados, algo que eu adoro em uma história. Fiquei bem empolgada para conferir a série, vou seguir sua dica e iniciar logo!
    Sua resenha ficou ótima! Muito bom não ter spoiler, só deixou com gostinho de quero mais mesmo. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sammy! Amei sua resenha, você escrever muito bem, descrevendo a estória de forma coerente e deixando as suas impressões pessoais. Porém eu não me interessei muito pela estória. A algum tempo tenho deixado de ler livros com temática adolescente, acredito que por parte seja porque eu já passei pela minha adolescência e não consigo mais me conectar tão bem com a estória como antigamente. Fico feliz que tenha gostado da leitura, espero que o próximo livro seja ainda melhor :D

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ooi!
    Confesso que me senti um pouco perdida pois não sei o que acontece nos livros anteriores, mas só por essa resenha parece ser uma série ótima. Já vou procurar aqui mais sobre o primeiro livro. Aah, mais séries para minha lista de leitura. haha

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem? Não conhecia o livro, nem a autora e foi uma bela surpresa saber que é série. Parece que ela foge um pouco do que habitualmente gosto de lê-la mas confesso que me surpreendi. Sua resenha me instigou e estou procurando sobre o primeiro livro, tem resenha dele aqui?
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e nem a autora, então ler a resenha do terceiro volume me deixou um pouquinho perdida. Mesmo assim, achei o enredo interessante e mais ainda, gostei de saber que aos poucos a série está te ganhando mais e mais. Pelo que entendi você está gostando mais e mais a cada livro e penso nisso como uma evolução na série - o que deixa tudo ainda mais interessante e me faz pensar que preciso colocar os livros na lista de leitura
    Espero ter a chance de ler e encontrar algumas boas surpresas pelo caminhar da leitura da série. E que o quarto livro te surpreenda positivamente!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Sammy
    ainda não conhecia a autora. Esse livro pareceu ter um istória interesante, mas o fato de estar indo para o quarto livro, momentaneamente me desanima.
    Obrigada pela indicação, mas esse eu passo a dica!
    super bju!

    ResponderExcluir
  11. Socorro, fiquei num impasse aqui entre "não quero ler a resenha porque quero me surpreender quando ler" e "preciso ler essa resenha pra saber se ta bom o negócio" UAHSHASU
    Eu fechei a parceria com a Sheila mas ainda não deu pra ler o primeiro livro mas to super empolgada! Suas resenhas foram o que me ajudaram a decidir na hora de aceitar a parceria e fico super animada em saber que esse 3° volume ta tão bom assim!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia a série e meio que fiquei perdida rs'
    Parece ser uma leitura muito boa e que prende o leitor, irei colocar na lista para dar uma conferida. Sua empolgação me deixou bem curiosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...