Título: Princess Vs. Witch;
Autor(as): Lhaisa Andria e Paula Vendramini;
Editora: Lumus (Selo da MODO Editora);
Número de Páginas: 273;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Toda maldição pode se tornar um destino, se o pedido for sincero.
Na Floresta dos Sem-Voltas, a felicidade da bruxa Majori em finalmente ter se graduado como aprendiz é desfeita ao receber a notícia do noivado da princesa Yuria. O compromisso assumido traria para o Reino da Chuva o seu inimigo mais temido: o sol. Em uma medida extrema para impedir os acontecimentos, Majori e Yuria trocam de aparência, e com isso desencadeiam uma série de episódios que acordarão o passado congelado, e mergulhará os Reinos novamente em escuridão.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Quem já acompanha o blog há algum tempo certamente deve ter percebido que são poucos os livros do gênero sobrenatural apresentados por aqui, envolvendo vampiros, lobisomens, bruxas e afins. O livro que estarei apresentando hoje, porém, foge um pouco à essa regra uma vez que se caracteriza não como simplesmente sobrenatural, mas principalmente como uma fantasia pra lá de inusitada e divertida protagonizada por duas personagens que não poderiam ser mais distintas entre si, uma bruxa e uma princesa, através de uma alternância entre pontos de vista durante a narração, escrito a quatro mãos pelas autoras Lhaisa Andria e Paula Vendramini, permitindo ao leitor conhecer a fundo seus personagens e envolver-se com eles aos poucos no decorrer da leitura.

Dividido em duas partes, começamos na primeira com a narração de Majori, uma jovem aprendiz de bruxa cujo treinamento foi concluído, por mais que ela realmente não tenha muito sucesso com poções e feitiços em geral. Acostumada com a tranquilidade com que leva sua vida na floresta dos Sem-Volta, de repente vê essa calmaria sendo ameaçada pela chegada do príncipe do Reino do Sol, sob o pretexto de casar-se com Yuria, princesa do Reino da Chuva. Na tentativa de evitar que isso aconteça, ela planeja, através da única poção com a qual ela tivera sucesso na vida, trocar de lugar com a princesa e acabar com as chances do casamento ocorrer. Yuria, por sua vez, aceita prontamente participar do plano da jovem bruxa e enquanto ela se passa por ela no castelo real, a princesa tem a chance de viver uma vida de liberdade por entre os Sem-Volta, como sempre quis.

Mas esse plano acaba indo, aos poucos, por água abaixo à medida que Majori, no papel de Yuria, é forçada a aproximar-se do príncipe Leonidas e vai descobrindo, aos poucos, que ele não é quem ela imaginava ser de tão estraga-prazeres. Ao mesmo tempo, Yuria se vê apegando-se mais do que o esperado à vida na floresta, e quando o prazo da poção chega ao fim, o encontro inesperado entre esse trio de personagens acabará por gerar terríveis consequências com as quais todos do reino, dentro e fora dele, contavam já estar a salvos, e dos quais os próprios jovens desconheciam.

“Lembrava-me muito bem de como tinha sido a sensação de alívio dezesseis anos atrás, quando pensei que tudo chegara a um fim. Se eu soubesse que era apenas um respiro antes de uma tempestade maior... teria feito a mesma escolha?”

O livro que estreia a parceria de escrita entre duas das minhas escritoras favoritas, já por suas series célebres como Almakia e Devoy, é uma pedida mais do que recomendada para um bom leitor de fantasia e sobrenatural, com um tom mais divertido e infanto-juvenil que os demais, mas não menos bem construído e com personagens cujas personalidades são bem definidas e possuem harmonia entre si mesmo com tantas distinções. Desde Majori, com seu jeito meio irritadiço e ranzinza, toda certinha e organizada quanto às suas coisas e planos, até Yuria com seu jeito estabanado e tempestuoso de ser depois de tantos anos reclusa em um castelo, são duas protagonistas que, cada uma a seu modo, conquistam o leitor de uma forma única, mesmo por entre os momentos em que queremos, sim, gritar com elas por alguma atitude equivocada. Leonidas da mesma forma, com sua personalidade meiga e gentil, um tanto quanto típica de um príncipe, mas ainda com alguns bons acessos de coragem e ousadia que me fizeram gostar ainda mais dele.

E é com essa distinção de personalidades que, mesmo assim, os três conseguem se unir e, com um pouco mais de força, lutar contra a bruxa que libertaram por engano, reascendendo conflitos passados que todos pensavam terem sido resolvidos, mas com o único porém da inesperada união dos três que ninguém esperava que pudesse acontecer algum dia. É a partir daí que adentramos à segunda parte da narrativa, que se alterna tanto entre a narração da Majori e da Yuria, como de outros personagens com certo peso na história, como a bruxa que treinara Majori, a Buri, o próprio Leonidas, e eventuais intromissões de outros personagens mais diversos do enredo. Nesse ponto, talvez o único ponto negativo da história tenha sido apenas a lentidão com que a leitura transcorreu em alguns momentos justamente por mudar tanto os pontos de vistas e causar uma certa quebra no ritmo do que foi lido no capítulo anterior ao mudar para o seguinte, mas mesmo isso é compreensível e, na verdade, até necessário, pois realmente não vejo como existente qualquer possibilidade de o livro ser narrado em únicos dois pontos de vista e pronto, então mesmo com a vagareza com que seguiu boa parte da leitura, ainda assim foi muito boa.

Principalmente ao chegar aos últimos seis capítulos os quais eu devorei um atrás do outro sem conseguir pausar a leitura nem por um momento, de tão envolvida que estava e ansiosa para saber como seria o desfecho. Assim, foi quase como compensar a lentidão de outrora, ao assumir um tom ainda mais urgente de leitura, com uma fluidez tão boa que fiquei, por fim, visivelmente desolada ao chegar no último capítulo. O bônus do romance também está presente, ainda que sem tanto enfoque, começando de uma forma mais leve e visivelmente mais natural e coerente, de que muito gostei e com o qual muito me envolvi. Assim, a seu modo, Princess Vs. Witch é uma história que sabe ser autêntica, mas ainda preservar aquele toque gostoso e envolvente natural da fantasia, com uma pegada mais divertida e leve, ainda que por entre as tensões eventuais da trama, que promete mais livros por vir, e pelos quais já espero ansiosamente, portanto leitura mais do que recomendada!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

16 Comentários

  1. Adorei! me interessou bastante, vou ver se acho no submarino :)

    ResponderExcluir
  2. Achei bem complexo. Eu não sei se tenho paciência para tanta fantasia, mas veja bem, tô lendo Crônicas de Gelo e Fogo, claro que preciso ter paciência.
    Bem, eu curto bruxas. Curti muito e esse Me pareceu uma livro mais dinâmico e não tão bobo quanto os que andam aparecendo. Acho que vou pesquisar mais sobre ele sim. Vc me convenceu hehehee

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Olá Sâmella, tudo bem?

    Eu não consegui deixar de perceber certa semelhança com A Escola do Bem e do Mal, publicado pela Gutenberg. Na trilogia, também é abordada a história mágica através de uma bruxa e uma princesa. Mas percebemos nele que as aparências nunca retratam o verdadeiro "eu". Acho magnífico e, se ainda não leu, eu indico!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Realmente me surpreendeu essa resenha, não esperava também por causa da capa e até então isso só aumentou a minha vontade de ler o quanto antes. Gosto muito de leituras rápidas para devorar mesmo, pelo que falou foi o que fez ahahahahhahaa adorei.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Também não costumo ler livros de fantasia, apesar desse gênero ser bastante aclamado ele não funcionou pra mim... Prefiro leituras mais reais rsrsrs...
    Mas, enfim... falando do livro apresentado gostei de saber que gostou e que inclusive considerou a história autêntica, isso é meio raro de se encontrar hoje em dia :)
    Achei a premissa do livro legal, essas cenas de treinamentos de bruxos e principalmente o papel de Majori devem ser bem legais de se ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sâmella, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro bruxas e adoro princesas. Mas nunca li nenhum livro com esse enfoque. Gente, nunca imaginei uma bruxa trocando de lugar com uma princesa, com certeza vem muita confusão por aí e lições a serem aprendidas. Parece ser muito fofo esse livro!!! Não conhecia, fui pesquisar os outros livros que citou. Com certeza vou gostar deles também. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sâmella, tudo jóia?
    Achei sua resenha BEM completinha :)
    Já tem um tempo que quero ler esse livro e já é a segunda ou terceira resenha positiva que vejo dele! Isso me deixou ainda com mais vontade *_*
    Sem falar que, assim como você, sou fã de histórias com vampiros, lobisomens, bruxas e afins hahaha
    De todos os livros de trocas de corpos, um que aborda isso entre uma princesa e uma bruxa é o primeiro que vejo!
    Fiquei muito interessada no treinamento dos bruxos e o livro me lembrou um pouco A Escola do Bem e do Mal, você já leu?
    Beijos, Juliane.

    ResponderExcluir
  8. Ooi! Achei bem legal a premissa desse livro, apesar de alguns pontos terem me lembrado vagamente A Escola do Bem e do Mal. Eu não faço o tipo de leitora de livros de princesas e bruxas, geralmente narrativa desses acabam me deixando irritada e também pela forma mais 'juvenil' deles, mesmo que contenha mensagens que sirvam para os mais adultos. Mas enfim, que bom que as autoras não te decepcionaram ao criar esta história. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Sâmella!

    Comprei esse e-book tem um tempinho, mas agora lendo a sua resenha, pensei que o enredo fosse diferente, mas assim mesmo ainda pretendo ler, afinal, gosto das autoras, e seus livros solos são meu xodó. Bem, o enredo traz um diferencial bem legal e mesmo não sendo o que eu esperava (pensei que fosse algo como uma luta entre elas, rs), não nego que a trama tem pontos ótimos pelo que podemos perceber. Mas acho que vou esperar um pouco para ler, já que minha fila de leituras está enorme, mas espero gostar! :D

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  10. Que bom que foi uma leitura proveitosa para você, mesmo que não costume ler livros com temática sobrenatural. O livro não chamou minha atenção por não ser meu estilo de leitura preferido, atualmente estou fugindo de fantasias.
    Porém parece ser um livro muito bom, especialmente por ser, como você citou, leve e divertido. Achei interessante o fato da troca de lugar entre a princesa e a bruxa, me lembrou algumas histórias juvenis...
    Acho que para quem gosta do estilo é uma boa dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Achei legal elas terem escrito esse livro juntas e dessa vez com um tom mais divertido e infanto-juvenil que os demais, é bom que ajuda a conquistar mais público. Li Almakia e amei, e tenho muita vontade de ler Devoy, mas ainda não sabia dessa obra. Pena que houve essa lentidão em alguns momentos, devido à quebra do ritmo por causa da mudança do ponto de vista, mas isso não me fez ter menos vontade de ler de jeito nenhum. Quero o meu. :)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Sâmella.
    Eu adoro fantasia, adoro mesmo, adoro demais. E mesmo com o tom mais juvenil (que normalmente não curto) eu daria total chance para a leitura desse livro. Adoro bruxas, adoro enredos cheio de coisas assim. To adorando demais né? hahaha Mas é que eu fiquei empolgada.
    TAlvez se a narrativa fosse em terceira pessoa pudesse ficar bom também, assim poderia focar em todo mundo sem ter uma quebra no ritmo tão forte assim.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?
    Que livro super fofo é esse? Adorei toda a proposta da obra, tô super curiosa para ler e tirar minhas próprias conclusões. Eu gosto bastante desse gênero, e esse livro parece muito leve e divertido ♥ Quero saber o que a princesa e a bruxa tiveram que fazer para consertar a troca de lugares, hehe. Acho que o lance da mudança de pontos de vista era proposital, pra tentar prender a atenção do leitor - pena que isso não funcionou muito bem com você :{ Mas, no geral, você gostou da obra e isso que importa xD

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Adorei o título do livro! Mas no momento estou dando uma pausa nas minhas leituras de fantasia e sobrenatural, acho que estou meio saturada, mas com certeza vou me lembrar desse título. E que legal que o livro foi escrito por duas escritoras que vc gosta, a leitura deve ter sido realmente incrível ^^
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Esse livro parece mesmo diferente. Uma fantasia que traz a amizade de uma bruxa e uma princesa, parece bem legal. Eu não costumo ler muitos livros de fantasia, por conta de um certo bloqueio que o gênero me causa com tantos nomes complicados. Mas esse parece ser uma leitura despretensiosa, e leve como você mesma citou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Sammy!

    Acho que de uns tempos cá, livros desse gênero tão aparecendo bem menos em qualquer lugar, né? Tô aqui só pensando como Majori conseguiu "formar" sem saber poções e feitiços direito HUAEHAUEHEA. Eu nunca entendo o porquê da maioria das princesas querer trocar de lugar com uma pessoa "normal". Eu sou sincera mesmo, acho que ia querer viver como realeza. q

    Tô até um pouco curiosa para saber como os três vão lidar com o problema proposto, mas infelizmente não tô tendo experiências muito bacanas com infantojuvenis. Que bom que você gostou viu... Esses livros que a gente não consegue largar porque quer descobrir o final sempre deixam alguma marca na gente.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...