Título: Sorriso de Vampiro;
Trilogia: A Caçadora, vol. 1;
Autor(a): Vivianne Fair;
Editora: Draco;
Número de Páginas: 196;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quem nunca se apaixonou por um vampiro, que atire a primeira estaca.
Jéssica levava uma vida simples até descobrir que seus pacatos pais – um dentista e uma professora – eram na verdade caçadores de vampiros. Pressionada para seguir a tradição da família, parte em uma viagem para provar de uma vez por todas que vampiros não existem e que seus pais precisam de terapia. Ao frequentar a universidade onde um suposto vampiro atua, faz amigos estranhos, uns tais otakus, e é perseguida por líderes de torcida e outros tipos populares. E antes que perceba, acaba se interessando por um rapaz que só pode ser vampiro – pálido, lindo, só sai à noite e tem cara de que usa muito delineador. Com o tempo Jéssica perceberá que a verdade vai bem além dos livros e acabará pondo em risco muito mais que o pescoço: o seu próprio coração.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Já fazia um bom tempo que eu queria ler essa trilogia da Vivianne Fair e não tinha a oportunidade, até que, ao sair o e-book pela Editora Draco, não perdi a chance de, finalmente, lê-lo. E não que eu tenha uma relação muito boa com livros de vampiro, na verdade, os que li até antes deste não conseguiram me cativar tanto como eu esperava, mas a história de Jéssica e Zack é simplesmente imperdível, não apenas para os admiradores de histórias vampirescas, como, principalmente, todos aqueles que gostem de uma boa comédia.

Em Sorriso de Vampiro, primeiro volume da trilogia A Caçadora, Vivianne Fair nos apresenta Jéssica, ou Jessi, uma mulher de quase trinta anos que, porém, é surpreendida pelos pais como sendo descendente de uma família de caça-vampiros. Assumindo, então, a profissão incomum da família, ainda sem acreditar na existência dos vampiros, ela é designada para sua primeira missão, onde terá de se passar por uma jovem adulta em uma faculdade. Mas antes que ela possa provar aos pais que eles estavam vivendo uma fantasia, Zack aparece em seu caminho e ela se vê obrigada a não apenas acreditar no vampiro que está a sua frente, como, também, a ter que matá-lo, muito embora, porém, ele entenda de caça mais do que ela.

“Certo, eu admito, ele venceu mais uma vez, sem nenhum esforço. Era muito mais esperto do que eu pensava.
Ou então acho que sou pior do que eu pensava.
Lá se foi minha autoestima.”

Quando peguei esse livro para ler, já tinha consciência de que, como a própria autora já deixou claro, é uma história que preza mais o humor do que a extensão e desenvoltura planejada e detalhada. No entanto, nem por isso Sorriso de Vampiro deixa de ser uma história bem construída, que apesar de algumas cenas bem abruptas, cativa o leitor pelo humor constante. Os personagens, também, cumprem seus papéis na narrativa. Jessi, com sua postura atrapalhada e vez ou outra cheia de neuras com a própria idade, é uma protagonista bem desenvolvida que, apesar de algumas atitudes bem repentinas, consegue convencer e envolver o leitor pelo seu humor sempre presente e, claro, por todos os momentos em que deixa claro o quão incompetente só ela consegue ser como caça-vampiro, arrancando risos diversos por entre suas tentativas desengonçadas de cumprir sua missão.

“[...] — Homens são todos iguais. Se o cara é bonito, é gay. Se é sensível, é gay. Se é romântico, é gay. Se bate num time inteiro de basquete com facilidade, é vampiro.” 

Zack, por sua vez, é o vampiro galanteador com o qual todas as garotas da universidade sonham em namorar, muito embora ele passe mais tempo às escondidas, aparecendo apenas quando bem quer, do nada, muitas vezes quando e onde não é chamado. Uma vez que se depara com Jessi, porém, se sente visivelmente diferente diante da mulher, mas uma vez que esta prova-se determinada a matá-lo e falhando miseravelmente a cada tentativa e ideia, ele não hesita em tirar sarro de suas ideias mal-sucedidas. Ele não tem medo dela, no entanto, teme as tentativas de morte de outros vampiros que já se encontram na sua cola há um bom tempo, e, sendo assim, também tem de proteger a única mulher que conseguiu envolvê-lo de alguma forma, por mais que entre suas atrapalhadas.

“[...] como comediante já consegui fazer o quê? Três piadas? E como caçadora? Apaixonei-me pelo vampiro que tento matar, é isso aí.”

Só o casal protagonista, como podem ver, consegue convencer e envolver o leitor com o humor natural entre eles, mas os demais personagens também não passam despercebidos, em especial, as otakus e o Bobby. O trio de garotas com quem Jessi faz amizade em seu primeiro dia na universidade, como o próprio título já diz, é apaixonado por animes, acessórios kawaii e tudo o mais que se puder imaginar fazer parte da cultura japonesa, e Bobby é um verdadeiro mestre dos games e da informática, mas, juntamente com o jeito louco e agitado de ser do grupo, também são amigos presentes e dispostos a ajudarem Jessi e o suposto vampiro a se acertarem - embora, inicialmente, claro, eles não saibam exatamente que Zack é um vampiro.

Sendo propriamente uma história de humor, o romance não é o foco, mas está ali, nas entrelinhas. A relação conturbada e regada à piadas e encrencas de Zack e Jessi é difícil de se entender no início, mas logo conseguimos acompanhar o desenrolar de seu envolvimento e, até o final do livro, temos uma ideia de até onde isso vai dar, mas, pelo seu lado sobrenatural e tratando-se de uma trilogia, só lendo os outros dois livros para ter o desfecho definitivo. Mas, no geral, Sorriso de Vampiro é uma daquelas histórias super-indicadas para quando se quer rir e se divertir sem amarras nenhuma, que envolve o leitor com seus personagens divertidos e cheios de energia, mais uma gama de cenas inusitadas e hilariantes. Espero poder dar continuidade a trilogia ainda esse ano, pois, a seu modo, é uma história que diverte e entretém o leitor de uma forma muito positiva e que, no fim das contas, me conquistou totalmente por seu bom humor.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

10 Comentários

  1. Eu ultimamente tenho voltado a ler livros de vampiros, já fui bem viciada no gênero, hehe. Na adolescência sonhava com os lindos protagonistas do filme Entrevista com o Vampiro. Nunca li nada da Viviane, mas sei que ela possui uma vasta lista de fãs, adoraria poder ler seus livros... Ah, aaaamo obras que focam no humor.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sâmella, tudo bem?
    Eu tenho um pouco de problemas com livros de vampiros, mas essa história chama a minha atenção. Adoro histórias com bastante humor =D
    Mas sempre imaginei que a personagem fosse mais nova, achava que o livro era mais um YA hahaha. Ainda assim, é um livro que pretendo ler. E espero gostar tanto quanto você. Ler essas histórias leves é muito bom para distrair e sair de ressacas literárias hahahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sammy, como vai lindinha?
    Fiquei bastante curiosa em relação de como é se apaixonar por vampiro, já conhecia a obra e de certa maneira me apaixonei pela sinopse e sua resenha, parece ser aqueles livros fofinhos de ler, depois de um livro de pura ressaca e pesado, sua resenha despertou muito mais meu interesse e adorei a sua avaliação, isso demonstra o quanto tu gostou e o quanto a obra é legal. Dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy, tudo bem?
    Eu quero muito ler essa trilogia da Vivi, pois leio só comentários positivos sobre a história, além da protagonista ter meu nome..rsrs. Também adoro histórias com vampiros.
    Espero poder ler essa trilogia o quanto antes e gostar também. Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sammy.

    Eu gosto livros que contém histórias de vampiros, mas tem um tempo que não leio. Eu já tinha visto a capa deste livro da Vivi, mas ainda não tinha lido uma resenha tão boa sobre o livro. Gostei de saber que é um livro divertido e contém um humor envolvente. Fiquei com muita vontade de ler. Gostei demais da sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Sammy!
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas achei muito interessante a premissa.
    Não lembro de ter lido nenhum livro que misturasse sobrenatural com humor, é bem diferente dos livros que conheço. Fiquei bem interessada em ler essa história e conhecer um pouco mais sobre esses vampiros. Acredito que Zack e Jessi são personagens que vou gostar bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Faz um certo tempo que não leio uma história com vampiros, e o que mais me chamou a atenção é que a protagonista tem 30 anos... Pela capa eu achava que ela era adolescente...rs
    Fiquei curiosa com a premissa e me pareceu uma ótima dica para retomar as leituras no mundo sobrenatural!
    Anotei por aqui :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy!
    Quando vi a capa, jurei que era uma hq ou algo assim.
    Eu gosto de histórias de vampiros, acho que tenho uma quedinha por eles, gosto mais ainda quando parecem divertidas como essa parece ser.
    Dica anotada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Sammy, tudo bem?
    Olha não imaginava que esse livro era uma história de vampiros e caça vampiros e tudo mais. Pela capa parece ser um livro de amor e chick lits. Acho que vou ler essa trilogia pois me chamou muita atenção. Quero conhecer melhor Zack e Jessi.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sammy!

    Olha, acho que hoje em dia são poucas pessoas que não têm problema com livros de vampiro viu, de verdade. HUAEHAUEHEUHAEAE
    Mas imagina só que loucura cê chegar aos 30 e descobrir que é uma caçadora de vampiros, que máximo. Gostei principalmente do fato de o romance não ser o atrativo principal do livro e sim o humor. Ultimamente a gente num tá vendo muito livros tão divertidos assim.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...