Título: A Seleção;
Série: Instituição para Jovens Prodígios, vol. 1;
Autor(a): L. L. Alves;
Editora: Biblioteca 24 Horas;
Número de Páginas: 312;
Ano de Lançamento: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Do subúrbio carioca para uma Instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade aprenderá que para realizar seu sonho é preciso fazer sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista precisa encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que ela sente como se alguns alunos a conhecessem? Por que parece que já fizera inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores dessa poderosa instituição? Com uma nova melhor amiga ao seu lado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota? 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

Lara Müller nunca foi uma garota agraciada com típicos luxos adolescentes - seus pais, com o pouco que tinham do trabalho árduo que prestavam todos os dias, custavam para dar aos filhos acesso ao incentivo de uma vida melhor, e Lara, a filha mais velha, reconhece isso e sempre foi motivo de orgulho para os pais, sempre se sobressaindo no colégio com notas altas. Então, quando um grupo de milionários anuncia a abertura da que viria a ser a faculdade mais privilegiada do mundo, ao preço da prova de uma inteligência acima da média, seus pais não perderam tempo para inscrevê-la e incentivá-la ainda mais à participar. E, no fim das contas, ela é uma dos estudantes prodígios selecionados ao redor de todo o mundo, e, partindo para a Inglaterra, ela espera atingir as expectativas dos seus pais e dar razão a todo o esforço que eles sempre prestaram por ela e os irmãos. No entanto, algumas coisas começam a se saírem estranhas logo em sua primeira semana na Instituição para Jovens Prodígios, e Lara passa a se deparar, aos poucos, com uma situação e um mundo o qual descobrirá, logo mais, ser rodeado por um verdadeiro mistério.

“Apesar de ter visto, por muitos anos, bandidos com armas na mão em plena luz do dia, sabia que aquilo era errado. Vira tantos jovens usando drogas, policiais atirando, e mesmo assim ficou longe daquele mundo obscuro. Sentia-se realizada por mostrar, não só para o Rio de Janeiro, mas para o mundo, que não é porque ela vivia em um lugar perigoso que se juntaria a eles.
Tudo isso graças aos seus pais. Seus heróis.”

Lembro de, no ano passado, ter acompanhado, embora que de longe e silenciosamente, a preparação e o lançamento do livro. Lembro da primeira capa usada nos primeiros exemplares e de uma grande euforia por parte de vários leitores com relação à história, mas, confesso, mesmo após conferir a sinopse, o livro não me atraía realmente. Ainda assim, o adquiri em uma das promoções da Amazon, no início de 2014, e com a #MaratonaDigital, decidi lê-lo de uma vez, sem nem lembrar direito da sinopse e sem conferir resenha alguma sobre a obra. Isso, de certa forma, foi um ponto positivo, porque acabou que eu me surpreendi muito com o livro. A narrativa da autora também foi outro feliz fator que impulsionou ainda mais a leitura, e na metade do livro, eu já sofria para largá-lo por um minuto sequer. E quando estava, enfim, aproximando-me do final, minha vontade era de prolongar a leitura e não fazê-la acabar até ter o segundo volume da série, A Traição, em mãos - ou no Kindle, rs. Definitivamente, mais uma feliz surpresa literária de 2014.

Não vou falar muito do enredo em si, pois acredito que a leitura feita sem maior conhecimento sobre a trama que não seja da sinopse possa ser mais interessante e, bem, surpreendente e incrível de se acompanhar, mas, basicamente, nos primeiros capítulos, conhecemos um pouco sobre o cotidiano de Lara, sua família, amigos, realidade escolar, até o conhecimento da instituição, avisada por sua mãe. A partir do momento em que ela decide ir adiante com a prova que mudará seu futuro, ela sabe que, caso seja aceita, terá que deixar os pais e os irmãos para trás durante longos três anos, mas tudo o que ela quer é poder se estabelecer profissionalmente e dar um apoio aos pais que sempre tentaram fazer de tudo por ela e os irmãos. Por si só, já notamos a maturidade da protagonista que, no auge dos seus dezessete anos, pensa muito mais em sua família, e não perde muito tempo com os 'mimimi's típicos de muitas personagens adolescentes, como, por exemplo, o amor. Sim, ela tem um romance de duração muitíssimo breve antes de embarcar para a Inglaterra, e um outro parece - ou não - querer desenrolar-se já na instituição, mas ela sempre procura se focar mais nas situações que realmente importam e, passados os surtos por todas as estranhezas decorrentes no novo lugar, ela procura manter-se o máximo na linha anteriormente planejada. Mas é claro que isso não perdura por muito tempo...

“Era estranho que, apesar de ter amigos como Irene, Patrick, Hugh e Akira, Lara ainda se sentia sozinha. Como se ninguém fosse capaz de compreendê-la por inteiro.”

Gostei de ver a o desenvolvimento da Lara conforme o enredo se seguia. Ela não foi a protagonista mais marcante ou mesmo a mais ativa que já vi nos livros, mas ela tem todo o potencial para evoluir para algo muito mais grandioso no decorrer da série. Os outros personagens também não deixaram a desejar. Irene, a única brasileira exceto por Lara na instituição, é uma garota de 18 anos muito enérgica, falante, com muita personalidade, e consequentemente cativante. Rapidamente faz amizade com Lara, sendo então sua colega de quarto. Patrick foi outra feliz presença no meio do enredo, aparecendo poucas vezes, sim, mas brilhando da sua forma. Alguns empecilhos passaram pelo caminho da garota também, claro, como Claire e Robert, que nos poucos momentos em cena já conseguiram incomodar e se fazerem irritantes sem precisar de esforços. Um outro personagem, porém, se sobressaiu de uma forma inusitada e muito mais intensa do que inicialmente parecia ser possível... Se eu achava que sabia o que era um personagem definitivamente misterioso, esse conceito ficou ainda mais amplo com a presença de Hugh Howard, que é o mistério em pessoa. O garoto que chega rapidamente reconhecido como o Número 1 na lista de aprovados para a instituição entra na vida de Lara aos poucos, com conversas passageiras e quase despretensiosas, mas logo mais se mostra conhecedor de uma pequena parte de todo o mistério que Lara começará a desvendar por trás da Instituição para Jovens Prodígios.

E, bem, acho que seria desnecessário dizer que o mistério não é único clima rondando Hugh e Lara. É perceptível que há algo mais por parte não apenas dela, bem como dele também - por mais que ele negue à princípio - mas, um ponto legal sobre isso é que, nesse caso, o romance não é imediato. Na verdade, nesse primeiro livro, vários detalhes foram apenas introduzidos não apenas à Lara, mas, claro, ao leitor, e acredito que nos próximos volumes tudo, não apenas à respeito do romance, será abordado de uma forma muito mais intensa e ampla que neste primeiro, que ainda assim conseguiu ser tão bom. É visível o talento da autora e mais ainda o quanto ela se dedicou a criar e desenvolver todo o enredo por trás da série e dos personagens, e a vontade de ler todos os livros de uma vez só é contínua. Estou apenas ansiosíssima pela sequência, já intitulada como A Traição, e então poder embarcar novamente nesse universo misterioso que é a Instituição para Jovens Prodígios e todos esses personagens que parecem esconder muito mais do que parecem ser capazes.

“Ficar sozinha guardando tudo para si mesma não era mais uma opção.”

E no fim das contas, uma leitura que começou sem maiores precedentes me cativou com força, com um enredo instigante e personagens igualmente atraentes e misteriosos, com uma narrativa fluida e ágil que não dá a mínima vontade de parar de ler. Em outras palavras, mais uma série que conheço e começo a acompanhar em 2014, e uma história mais do que recomendada para todos vocês!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

11 Comentários

  1. Oi, Sammy. Só agora vi essa resenha mais que especial! rs Menina, quanto detalhe, quanto esforço! Ameeei saber em detalhes como você se sentiu ao ler IJP - A Seleção e fiquei hiper, mega feliz e em êxtase ao ver que consegui passar o que desejava no livro. A Lara é realmente muito ligada à família e isso é o que a impulsiona a seguir lutando.

    Obrigada por essa resenha tão linda! Espero que a saga continue a surpreendê-la sempre! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Sâmella!

    Perguntinha, eles tem poderes ou algo do gênero? Sempre tive essa curiosidade quando vejo essa serie da Luene, rs. Bem, assim, como você acompanhei a divulgação e tal, bem antes de ser parceira da autora e fiquei curiosa, mas mesmo tendo os 3 livros no Kindle, ainda não li. A Ana do Livros de Elite, também elogiou bastante o livro e agora com sua resenha, estou ainda mais animada, li da Luene o Mudanças, que particularmente, eu amei, adoro YA e o dela foi tão gostoso de ler, e com a leitura de Mudanças, pude ver o grande potencial da autora. Ah, outro livro que pretendo ler dela, é o Sebo do Senhor Fernandes, leu esse? Além é claro de Jovens Prodígios, ainda mais agora depois da sua boa crítica, será que foi gostar? Adoro a ilustração das capas dessa série, acho bem bacanas e achei bem legal a do último livro!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sâmella
    Bom, devo dizer que não conhecia a obra, mas, lendo sua resenha, parece ser uma história interessante. À princípio, não senti nada de diferente de outros livros, mas o desenvolvimento faz toda diferença, né? Fiquei curioso para saber que mistério maior ronda essa tal instituição.
    Só um adendo: achei estranha essa capa. Eu estava pensando que 'Instituição para jovens prodígios' era infantojuvenil, mas os personagens já têm 17, 18 anos, então seria mais um YA ou algo assim, né? Acho que a capa passa a ideia errada, mas enfim kk

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?!
    Eu não conhecia esse livro mas fiquei super curiosa para lê-lo por conta da sua resenha. Foram tantos detalhes que você deu, mas ao mesmo tempo manteve segredo sobre tantas outras coisas, que eu não sei o que esperar desse livro (na verdade, tô torcendo para ler e gostar). É muito gostoso quando uma leitura nos surpreende e deu pra perceber que ela superou todas as suas expectativas. Sem falar que os personagens e o próprio enredo em si fogem do 'mais do mesmo', né não? Esse lance de o primeiro livro ser só uma "introdução" para os demais foi super bacana, porque ai fica aquela sensação de 'quero mais', tanto em relação à história, como em relação aos personagens. Também queria registrar que achei bem legal você citar que acompanhou boa parte da publicação e divulgação do livro :)

    PS: Te adicionei no Skoob ;)

    Mil beijos e um maravilhoso fim de semana :*
    procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Olha...esse não seria muito livro que eu leria. Até porque antes de conhecer eu acho que julgaria ele pela capa. Mas depois que li a sua resenha eu vi que ele é muito mais que isso. Fico feliz em ver que a leitura é envolvente com personagens surpreendentes, misteriosos e cativantes. Acho que vou adicionar na lista de desejados. Espero que a continuação seja tão boa quanto esse foi né?!
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy, tudo bem?
    Li a sinopse e interessante a premissa do livro. Sei que não tem nada a ver, mas ao ler Instituição para Jovens Prodígios me lembro dos X-Men, que amo e sou. Sim, quando damos chance a um livro sem ler a sinopse e resenhas as vezes acaba sendo mais proveitoso. Mas me deixa um pouco triste ser série, tenho tentando não começar séries sem ela está concluída. Fiquei curiosa em relação a instituição e ao mistério, do que nos personagens em si. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu já havia lido algumas resenhas dessa obra, e desde então tenho estado muito interessada na obra. Sua resenha me cativou mais ainda, você escreve muito bem!, e todos os pontos que você citou só me deixaram ainda mais empolgada pela história. Eu estou muito curiosa para descobrir o que essa instituição tem de tão misteriosa, e também gostei de saber que o romance não é imediato e nem o foco, ainda bem!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nossa que resenha mais cheia de emoção, gostei muito de saber tudo o que você sentiu a ler do livro.
    Ele não faz muito o gênero que eu vá ler, mas só a sua resenha me faz acreditar que o livro é muito bom.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Amei seu modo de resenhar, você é uma resenhista muito expressiva e isso me agradou bastante. Consegui captar todas as nuances da história através das suas palavras, isso é muito bom quando se lê uma resenha pois passa a real sensação que a leitura do livro em si irá passar.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Sempre vejo a autora publicando sobre essa série dela, e vejo que muitos leitores gostam, mas ainda não tive a oportunidade de ler :(
    Já li Mudanças, da autora, e gostei muito do seu jeito de escrita, principalmente por nessa série o romance não ser algo de imediato, e ter bastante mistério envolvido.
    Gostei muito da sua resenha, e percebi que preciso parar de adiar e comprar esse livro logo, espero que a autora consiga publica-lo com alguma editora ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sâmella! Gostei muito da sua resenha, mas tem duas coisas que me incomodaram demais nesse livro: A ilustração da capa, que é bem pobrinha, e como as informações de título foram dispostas nela. Seguindo a lógica, me parece que o título do livro é "Instituição para Jovens Prodígios", e que o nome da série é "A Seleção" - o que convenhamos não seria uma escolha muito inteligente, já que existe uma série com o mesmo nome muito famosa.
    Mas você disse o contrário na sua resenha... E eu fiquei confusa. É o contrário mesmo? Se for está provada a falta que faz um bom designer! Hahaha

    Beijo grande,
    Mona

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...