Título: Moonrise Kingdom;
Título Original: Moonrise Kingdom;
Direção por: Wes Anderson;
País de Origem: Estados Unidos;
Ano de Lançamento: 2012;
Gênero: Drama/Romance/Comédia;
Duração: 94 min.;
Classificação: 12 ANOS.

    (4 estrelas)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam e Suzy sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que os pais de Suzy, o capitão Sharp e o escoteiro-chefe Ward fizessem todo o possível para reencontrá-los.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião: 

Desde que criei minha conta no Filmow, vez por outra dou uma passada por lá para descobrir filmes novos, embora um tanto quanto despretensiosamente, e, num desses momentos, deparei-me com Moonrise Kingdom. Meu primeiro passo foi ler a sinopse, e achei tratar-se de mais uma história sobre o primeiro amor, meio infantilizada, digamos. Em seguida, parti para conferir os comentários e muitos deles incentivavam a ver o filme, ressaltando sua beleza, o amor retratado de uma forma pura, e diferente de outras produções de mesma temática. Não muitos dias depois, lá estava eu sentada em frente à tela do pc, vendo os créditos de apresentação do filme, ansiosa para conferir a bela história que Moonrise Kingdom haveria de ter. E, bem... digamos que, nesse filme, eu encontrei e não encontrei o que esperava. Só conferindo a resenha para entender...

Image found here
Em resumo, realmente, é um filme que retrata o primeiro amor. Conhecemos Sam, cuja então família adotiva decide recusá-lo, logo no início do filme, e Susy, uma garota que se sente um verdadeiro peixe fora d'água em casa, passando quase despercebida pelos pais e irmãos, e acompanhamos o desenrolar de um sentimento que surgiu de repente e que cresce de forma sutil, no decorrer de uma fuga que os dois protagonistas tramam por meio de cartas. Enquanto eles prosseguem com a fuga, os habitantes da região começam uma desenfreada busca atrás deles, e surpresas esperam o espectador durante toda a história. Acredito que se eu falar mais sobre o desenrolar do enredo irei acabar contando algum spoiler e, como disse anteriormente, eu fui surpreendida durante a história, e acredito que seja um ponto positivo para o filme, por fugir um pouco do clichê - embora, em parte, ele não deixe de ser clichê, claro (acho que deu para entender, né? Se não, só relevem meus devaneios, rsrs).

Quem já me conhece há algum tempo, deve ter percebido que meu lado romântico não aflora nem existe de qualquer forma. O que quero dizer com isso? Bem, eu sou uma romântica incorrigível, mas antes disso tenho meus princípios e o meu próprio jeito de ser e acreditar, que bate de frente com meu romantismo, e geralmente isso acontece quando estou lendo algum livro. Mas, como raramente acontece, isso aconteceu com Moonrise Kingdom. Voltando novamente aos comentários do Filmow, sem especificação, mas observei várias pessoas apontarem palavras como "puro", "inocente", "ar infantil" e derivados ao filme, mas, não sei... Não acho que esses adjetivos façam-lhe tanto jus como achei que fariam. Não tem exageros na trama - a classificação é para 12, e se tivesse além, teria uma classificação maior e, nesse caso, eu não teria assistido, oras! - mas, com referência à palavras como "pureza" e "infantilidade", não é bem um filme que eu acredite que as defina com maestria; se fosse, teria um pouco mais a diminuir e um outro pouco a acrescentar. Mas, como eu disse mas vou repetir de novo, não tem exageros maiores. Só... atentem para a classificação e pronto.

Focando, agora, nos demais aspectos da história, esquecendo-se da estrela que faltou para o livro ganhar
Image found here
minha avaliação máxima, temos um filme incrivelmente bem construído e desenvolvido! Os personagens, cada qual com seu papel, desempenha-o com maestria, principalmente os atores principais - inclusive, parabéns à Kara Hayward por interpretar a Susy; sua expressão e atuação se manteve bem fiel a sua personagem um tanto arredia, muito centrada e precisa (eu diria até meio melancólica, talvez), e quanto ao Jared Gilman, pelo Sam, aplausos, ele sabe atrair a atenção do espectador com sua personalidade um tanto quanto peculiar, mas inteligente - e, no geral, todo o clima em que a história se desenrola se relacionou bem com os atores. Tudo tão equilibrado e harmonioso, mais a fotografia pra lá de caprichada que rende cenas bem feitas e destaque. Por fim, temos a trilha sonora, que a seu modo, um tanto peculiar, mas muito condizente à trama, fechou a história com chave de ouro. E, no fim das contas, temos aqui um filme que sabe trabalhar e unir todos os seus aspectos de produção e firmar uma boa história! Wes Anderson está de parabéns! E, olha só, posso acrescentar mais uma coisa? Adorei isso de manterem o título original! Deu um ar mais natural ao filme ;)

2 Comentários

  1. Não conhecia o filme! Nunca tinha ouvido falar nele, e simplesmente amei sua indicação! Vou procurar assistir!

    diamantesdeumagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Salve, salve, Sâm!

    Gostei muito da premissa, mesmo sabendo que ele não fui tudo o que você disse. Eu não sou muito exigente para filmes não, por isso vou procurar para ver o quanto antes, rs. Admiro muito quem consegue fazer resenhas de filmes, acho muito difícil falar tudo o que um filme passa, os efeitos especiais ou não, as cenas e peculiaridades dos personagens, parabéns.

    Um abraço | Um Leitor a mais

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...