Título: Do Seu Lado;
Autor(a): Fernanda Saads;
Editora: Novo Conceito;
Número de Páginas: 317;
Ano de Publicação: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, sue melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Sabe aquele momento em que você super procura por algo, fica louca à sua procura, só falta revirar tudo dentro de casa e em todo os lugares possíveis para tentar achar? E, pior, quando, depois disso tudo, você ainda não encontra? Cômico, dependendo do contexto. Mas, sabe quando você desiste completamente de continuar sua busca e, incrivelmente, acaba encontrando o que procurava, assim, de repente? Daí você olha melhor em seguida e percebe que, durante todo aquele tempo, ele esteve bem debaixo do seu nariz e você não notou...

"Um dia a minha avó me disse que quando a gente ama, só quer fazer o outro se sentir bem. Por isso, ela não implicava com a estranha mania de vovô de deixar gavetas abertas. Ela simplesmente as fechava."
- Página 189 -

Digamos que essa seria uma situação cotidiana que descreve bem o momento social e pessoal em que Sarah se encontra. Viveu intensamente com seu namorado, Bruno, por um bom tempo, até, porém, descobrir que o rapaz a traía escondido, e, arrasada, acabou terminando o relacionamento, sobrando apenas as fagulhas do sonho que aquela relação um dia havia sido. Agora, depois de quatro anos tentando se reerguer emocionalmente novamente, ela está mais centrada e procurando focar no que realmente importa. Tipo sua forte amizade com Igor, aquele tipo de melhor amigo todo gentil e fofo com mania de certinho que toda garota gostaria de ter em sua vida. Juntos, eles trabalham numa empresa de arquitetura, e, em um determinado dia, recebem a comunicação de um novo trabalho. Sarah só não sabia que seu ex-namorado a havia contratado, e, mais ainda, que ele se sente arrependido por ter feito o que fez. O que Sarah realmente não queria era estar sendo, aos poucos, atraída novamente pelo rapaz que lhe magoara tanto, mas dessa vez ela pretende revidar com uma vingancinha básica; mas as coisas começam a ficar um tanto quanto fora de controle. De um lado, ela se vê cedendo, aos poucos, a relação com Bruno, e, do outro, vê seu melhor amigo distanciar-se dela e, em seguida... aparecendo uma com namorada.

"- Esse seu amigo é bonitão. Por que você não se casa com ele?
- Vovó! Pelo amor de Deus! - digo e sinto meu rosto queimar. - Ele é meu amigo!
- Mas, querida, você pensa em se casar com um inimigo? - ela diz e eu não contenho uma gargalhada."
- Página 63 -

Escrito por Fernanda Saads, Do Seu Lado é aquela típica história clichê de romance entre melhores amigos a qual todos já devem estar acostumados - e que eu, particularmente, adoro -, juntamente com a narrativa leve e fluída da autora que, em pouco tempo, fará você se dar conta de que ultrapassara a página 200 e então, tristemente, irá se despedir do livro ao chegar na página 317. Preciso dizer que eu odeio essas despedidas? Bom, mas elas são necessárias, e a história vale mais do que a pena. Simplesmente porque, num embalo romântico e realista, ainda temos ótimas reflexões sobre o amor e as diferentes relações existentes deste sentimento, sem falar no foco que ele dá quanto ao modo como agimos por impulso certas vezes - o que os personagens acabam por cometer vez ou outra no livro -, e que, principalmente, às vezes focamos tanto em procurar por algo, que esquecemos de ver o que sempre esteve diante de nossos olhos.

"- Ai, vovó... - digo entregando os pontos. - às vezes a vida é tão complicada - suspiro. - Mas... não se pode ter tudo, não é?
- Não... Geralmente não - ela me encara. - Mas a gente pode escolher a melhor opção, não é?"
- Página 284 -

Uma das coisas que mais gostei na história, depois do romance em si, foi a formação e desenvolvimento dos personagens da trama. Como sempre, fico feliz de encontrar personagens reais com os quais é possível uma rápida identificação, seja ele quem for, e fico mais ainda contente em ver que a autora conseguiu equilibrar isso com o lado divertido e reflexivo deles, em determinados momentos, sonhadores, românticos, com pé no chão, mas ao mesmo tempo ligados na realidade. Gostei, principalmente, da avó da protagonista; uma gracinha de pessoa que costumava dar um toque sonhador e romântico à trama, dando alguns conselhos amorosos à neta, que aos poucos entrava numa verdadeira crise sobre o seu verdadeiro amor e o quão distintos e surpreendentes estavam seus sentimentos. Assim como ela, também tivemos a presença de Fátima, uma das clientes de Sarah, mulher da alta sociedade, digamos, mas que ainda mantém o pé no chão. Divertida e sempre alto astral, transformando a arquiteta em sua melhor amiga, Fátima foi, sem dúvidas, outra personagem que influenciou bastante na história, e eu também não pude deixar de torcer pela sua própria história; ela merecia conquistar seus sonhos, assim como Sarah.

"Eu descobri o amor. E isso foi maravilhoso, apesar de tudo. Não tem jeito. Um dia ele vai bater à sua porta e, por mais que você não abra ou queira fugir, quando menos esperar, ele vai alcançar você."
- Página 257 -

Por fim, mas não menos importante, temos ainda a relação existente entre Igor e Sarah. É algo tão fofo e sincero que me peguei querendo algo desse tipo para minha vida, em vários momentos durante a narrativa. Sarah passara cerca de quatro anos sofrendo por um idiota como o Bruno, que no fim das contas, realmente não valia nada, quando, porém, ela tinha alguém que se importava suficientemente com ela, não importasse as circunstâncias. E pensar que, em todo esse tempo, ela poderia ter se dado conta do que estava visível ao coração, se não tivesse se preocupado tanto com o que ficara no passado. E, bem, ela chegou um tanto tarde para reivindicar os sentimentos que havia ignorado, mas... acredito que certas coisas tem seu tempo ideal para acontecerem. Não é como se, em todos os momentos, nossas atitudes não pudessem ser consertadas, pois enquanto há vida, há esperança, mas... a gente bem que pode procurar fazer a nossa parte, não é? ;) Enfim, totalmente recomendado!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Um Comentário

  1. Esse livro parece ser perfeito! Como você sabe eu também adoro livros que tratem sobre romances entre melhores amigos, acho fofo ^^
    Então a Sarah resolve dar o troco no ex-namorado? Sinto cheiro de confusão no ar...
    Aquele quote da página 63 é demais! kk' Parece até meu pai falando quando eu digo que fulano é só meu amigo >.<
    E o quote da página 257 então... Perfeito!
    Ótima resenha Sâmmy, como sempre!
    Beijooos ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...