Título: Bem Mais Perto;
Autor(a): Susane Colasanti;
Editora: Novo Conceito;
Número de Páginas: 236;
Ano de Publicação: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quando Brooke descobre que o amor da sua vida, Scott Abrams, está se mudando do subúrbio de New Jersey para Nova York, ela decide segui-lo até lá. Viver com o pai ausente e se adaptar a uma escola totalmente nova são desafiantes para ela - e as coisas ficam ainda piores quando ela descobre que Scott já tem uma namorada. Mas como ela aprende a sobreviver na cidade grande, começa a descobrir todo um novo lado de si mesma e percebe que, às vezes, o amor pode te encontrar mesmo quando você não está olhando para ele.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Brooke está perdidamente apaixonada por Scott Abrams. Normal.
Brooke quer contar-lhe a verdade sobre seus sentimentos. Normal.
Brooke está quase conseguindo, quando, porém, descobre que ele vai se mudar para Nova York.
Então ela decide segui-lo até lá, crente de que ele é sua alma gêmea. Norm... Não, pera!

"April ainda achava que dizer para Scott como me sentia era uma má ideia. E que segui-lo até aqui era uma ideia pior ainda."
- Página 27 -

Em Bem Mais Perto, acompanhamos Brooke, uma adolescente normal de New Jersey, morando apenas com a mãe, desde que seus pais se separaram quando ela era mais nova. Apesar de ser uma espécie de gênio se tratando das matérias escolares - coisa que, para ela, é extremamente simples, não importa o assunto -, acaba por se manter invisível aos demais, meio que num ato de rebeldia; o tempo que gastaria estudando para alcançar notas melhores é gasto com milhões de pensamentos apaixonados direcionados à Scott Abrams, que, ao contrário, não costuma reparar nela. E então, no fim do penúltimo ano letivo, ela recebe uma notícia: ele vai se mudar para Nova York. Brooke entra em um misto de choque e desespero; Scott, afinal de contas, era sua alma gêmea, só tinha de declarar seus sentimentos que o romance, enfim, iria engatar. Mas isso não teve tempo de acontecer. Então ela decide, por fim, deixar a vida de New Jersey para trás e ir se aventurar numa mudança repentina para Nova York, para morar com o pai ausente, no único objetivo de estar junto de Scott e fazê-lo perceber que ambos são feitos um para o outro. Mas nem tudo pode ser tão calculado e avaliado quanto ela pensava. Novas pessoas, novos caminhos, novos pensamentos irão surgir na vida da protagonista, e ela enfim se dá conta de que precisa acordar para a realidade.

"Você nunca consegue conhecer alguém completamente, não importa o quanto ache que conheça. As pessoas sempre omitirão partes de suas vidas. Sempre haverá alguma verdade sobre elas que você nunca saberá."
- Página 47 -

Esse foi o primeiro livro da Susane Colasanti a ser lançado no Brasil pela Editora Novo Conceito, ainda em 2012. De acordo com as resenhas que eu via, esse parecia ser o livro mais fraco da autora, com uma protagonista que muitos ressaltavam ser insuportável, chata, irritante. Mas, veja bem, o livro não é de todo ruim. Ainda é mais do que possível tirar boas lições dele, se parar para prestar mais atenção a situação de alguns personagens, e, no geral, não acho que Brooke seja tão ruim assim. Claro, não nego, ela fica chata no início do livro, falando o tempo todo no Scott e em como espera que as coisas se resolvam em Nova York e blábláblá. Nesse ponto da história, às vezes a lentidão e o tédio aparecem, mas nada que a persistência e o surgimento de um novo personagem, John, não possam consertar. É fato que este livro, comparado ao livro anterior da autora, tem um romance mais... bem... fraco? Sem graça? Mas dá para prosseguir bem com a leitura.

"O objetivo dessa jornada não foi ficar com determinado garoto. Foi descobrir quem eu sou, perceber o que eu poderia ser. Mudar para Nova York foi mais importante que seguir Scott. Estar com ele foi muito importante, mas ele era um catalisador. Ele era uma maneira de manter meu sonho vivo. Eu o criei como alguém que seria a resposta a tudo que eu queria."
- Página 204

Susane continua com sua narrativa leve e descontraída e que flui muito bem, isso é inevitável. Já sou praticamente fã da autora, porque gosto bastante das histórias contemporâneas que ela escreve, com aquele clima natural do cotidiano de qualquer pessoa, e isso bem ocorreu em Esperando por Você. Neste, porém, a autora decepciona um pouco em vários detalhes e aspectos da história. Os personagens, por exemplo, às vezes agiam um tanto no impulso, e acabavam contrariando a si mesmos diversas vezes. Outra coisa de que não gostei no livro, foi a "amizade" de Brooke com April e Candice; não me levem a mal, mas elas eram umas falsas e metidinhas sutilmente egoístas. E sobre o romance, bem... gostaria que a autora tivesse pegado leve, ido com calma. Porque, tipo, num capítulo o romance estava nascendo, enfim, mas, menos de quatro capítulos depois, já estava terminando e foi tudo tão... sei lá... abrupto. O motivo do término era óbvio, claro, mas ficou vago demais, da forma como foi colocado pela protagonista. E ainda temos, de quebra, uma protagonista com QI de gênio que não se importa e não se valoriza por esse dom. Qual é, ela consegue entender várias matérias, difíceis para vários alunos, e não dá a mínima para isso? Se eu tivesse o QI que ela tem, certamente procuraria tirar nota máxima sempre que possível, até porque isso ajuda DEMAIS a ingressar numa faculdade e carreiras futuras. Mas quem disse que a Brooke pensa assim, não é?

"É muito cedo para quaisquer grandes mudanças acontecerem, se é que acontecerão algum dia, mas a possibilidade de mudança me deixa feliz. Me dá esperança novamente."
- Página 231 -

Admito que eu não esperava tanto desse livro, já pelas suas resenhas negativas, mas, no geral, foi uma boa leitura para entreter - apesar dos vários altos e baixos. Alguns personagens agradaram mais do que outros, algumas relações se mostraram mais sinceras do que outras. Acho que o que salvou mesmo a história foram as presenças assíduas de John e Sadie, que assumiram os respectivos papéis de melhores amigos da protagonista, já que as ocupantes desse cargo anteriormente não o mereciam. Mas, confesso, fiquei encantada com o jeito gracinha de John; no fim das contas, ele era um personagem muito bom, que a protagonista demorou um pouco a valorizar corretamente, mas até que terminou bem. E tudo isso se passa no cenário pra lá de charmoso de Nova York, o que, também, contribuiu para a "salvação" do livro. Por fim, Bem Mais Perto é um livro bem meio termo, que vai de acordo com cada um. Se você procura uma história apenas para entreter e descontrair, ok, pode seguir a leitura. Mas se quer algo mais romântico, profundo, com personagens mais sensatos... próximo! ;)

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

2 Comentários

  1. Oi Sammy! Olha, não negar: não gostei do livro. Não que eu já tenha o lido, pelo contrário, nunca nem ouvi falar mas...pelos seus comentários, não fiquei muito interessada. A não ser pelos quotes selecionados, que me fez pensar que ele chega a ser até...ótimo.
    Prefiro romance meeesmo, sem ser tão clichê. Certo, alguns clichês são bons, mas o desenrolar da história é completamente diferente do que imaginamos! Aí sim ;)

    Beijos ♡
    World Cutest | Twitter do blog | Twitter pessoal

    ResponderExcluir
  2. Eu não me lembro onde eu vi o nome da autora, mas assim que vi aqui fiquei bastante curiosa e intrigada.
    Parece ser, realmente, uma leitura agradável e que deve fluir muito bem. Ultimamente ando apreciando livros assim rsrs
    Parabéns pela resenha ^^

    Beijos,
    Passa lá no meu blog
    misturandoasmentes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...