Título: A Vida na Porta da Geladeira;
Autor(a): Alice Kuipers;
Editora: Martins Fontes;
Número de Páginas: 226;
Ano de Publicação: 2009.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Claire, de 15 anos, e sua mãe têm uma rotina muito atribulada. Nos raros momentos em que sua mãe está em casa (ela é obstetra), a filha está na escola, com amigos ou com o namorado. Resultado: as duas quase não se veem e se comunicam deixando recados na porta da geladeira. Esses recados vão desde cobranças banais até revelações tocantes e contundentes por parte de mãe e filha durante o penoso tratamento de câncer de mama da mãe, num ano que se revelará decisivo para as duas. Em seu romance de estreia, Kuipers capta a ansiedade por trás da tragédia e revela a importância de viver a vida intensamente, lembrando ao leitor a necessidade de encontrarmos tempo para as pessoas que amamos mesmo em momentos de dificuldade e desafios. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião: 

Viver a vida intensamente, a mensagem principal do livro.

Pois bem. Esse é o primeiro livro lançado de Alice Kuipers, e posso dizer que a autora estreou com louvor. Dentro de uma reflexão sobre questões de "tempo", Alice conduz a história de mãe e filha que vivem se comunicando através de simples recados colados na porta da geladeira, já que ambas vivem se desencontrando ao longo do dia e semana. Se uma está em casa, a outra não está. E vice-versa. 

O livro me impressionou bastante. Comecei a lê-lo por bobeira, cuja leitura fluía rapidamente pela escrita do livro, que é todo contado em forma de bilhetes, de mãe para filha, de filha para mãe, mas logo acabei me vendo completamente envolvida na história, o que me levou a lê-lo em questão de, mais ou menos, umas duas horas. Duas horas estas que valeram muito a pena.

Claire é uma garota normal de 15 anos, que praticamente cuida sozinha da casa, faz compras, lava a louça e faz a faxina geral, já que a mãe, por sua vez, é uma obstetra e vive entocada no hospital. Elas praticamente não se veem, e quando isso acontece é uma raridade, e até mesmo muito rápido. Num segundo elas estão se vendo; dois segundos depois já estão em seus respectivos compromissos. E assim vai.

Qualquer um a pegar o livro, acho eu, deve pensar que o relacionamento de ambas é conturbado e que Claire pode ser rebelde e não gostar da mãe. Bem, eu achei isso, e, sim, a relação é conturbada, principalmente após a constatação do câncer de mama na mãe, mas em momento algum a Claire se passa por rebelde nem nada do tipo. E foi isso que eu gostei na história. Por mais que a "distância" entre as duas esteja frequente e contínua, o amor de mãe e filha não é rompido em nenhum momento, na verdade, ele só cresce cada vez mais, e a história toma um rumo bem distinto após o câncer. Mas o amor das duas prevalece, e, mesmo que por meio de recados na geladeira, elas ainda se comunicam "normalmente". E o "eu te amo" está bem presente na trama.

Por fim, A Vida na Porta da Geladeira me surpreendeu bastante. Mãe e filha passam por um ano complicado e conturbado, mas, sem deixar o amor de lado, elas enfrentam tudo quase que como guerreiras, e, quando necessário, sempre estão juntas. Entre rotinas, tarefas, discussões, perdões e conselhos de mãe, Alice Kuipers conduz a história de forma envolvente, e o final do livro, apesar de um pouco triste, ainda é bonito, sem tirar o brilho que a obra já tem.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

6 Comentários

  1. uau, vc leu um livro de 266 páginas em duas horas! eu demoraria uma semana. Mas quando o livro é bom né... Esse eu gostei da resenha. Parece ser bem criativo e comum ao mesmo tempo, afinal quem não escreve bilhetes pra colar na geladeira né. haha' Beijos, Giovana.
    http://girlsabout.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente parece ser muito lindo o livro! Adoro bastante livros que envolvem o tema 'viver intensamente', e esse tema vem me conquistando na leitura!
    Nunca ouvi falar desse livro, mas parece ser bem legal, pois a resenha foi bem interessante!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa parece ser ótimo mesmo! Amei a proposta do livro.

    www.mundogarota.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, esse livrão é otimo li ele de trás p frente! Miga temos o msm DOM ler livros em mais ou menos duas ou 4 horas rsrs' bjitos' >3<
    http://blogdescoladagospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem lindo o livro.
    Com uma leitura agradável :)
    Gostei bastante da sua "opinião" sobre o livro.

    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tô super com vontade de ler esse livro! Já havia lido sobre ele anteriormente e amei, tô super curiosa pra ver a história!
    Beijos
    Pandas vs Unicornios

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...