Título: Um Presente para Cléo;
Autor(a): Jariane Ribeiro;
Editora: Amazon (Publicação Independente);
Número de Páginas: 118;
Ano de Lançamento: 2017.

Foto:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cléo Nunes quer mudar de vida e o primeiro passo é parar de sentir medo de sua tia Dionísia e a aceitar o pavoroso nome que lhe deram, assim como calçar número quarenta e ser viciada em sapatos de liquidação.
A mudança começa em um emprego temporário que envolve uma chefe que gosta de axé e de empreendimentos exóticos, mas e se, de repente, no meio de tudo isso, a origem de alguns de seus muitos problemas surgisse, ainda com cara de cafajeste e disposto a esclarecer as interrogações do relacionamento que deu errado?
Um contrato é assinado e a cláusula principal diz que Cléo tem que aceitar colocar um ponto final no relacionamento com Theo.
Muita coisa pode acontecer, mágoas ressurgirem, paixão e a receita perfeita que resultará em confusão e em um presente pra lá de inesperado.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

E voltamos com mais uma resenha da fofíssima Jariane Ribeiro! Dessa vez, de um livro mais voltado ao chick-lit que tem como protagonista a confeiteira Cléo rumo a independência de sua carreira em meio a eventuais dilemas amorosos que perduram desde uma relação um tanto quanto inacabada da jovem com Theo, com quem já não se encontra há dois meses desde o término e que, agora, através de um trabalho extra de Natal como Papai e Mamãe Noel, eles precisarão encarar um ao outro e decidirem se dão uma nova chance ao romance ou colocam um ponto final de vez na relação.

A história por si só já começa com um clima levemente descontraído, ainda que por entre uma eventual discussão de Cléo com os pais e a tia ao recusar-se de ficar responsável pela comida durante a reunião da família no Natal. Disposta a não ceder mais às insistência dos familiares, Cleanira, ou como ela simplesmente prefere, Cléo, está decidida a passar o Natal sozinha ou ao menos com a melhor amiga, Bianca, na tentativa de começar a tomar as próprias decisões e fugir um pouco mais das rédeas dos pais, no auge dos seus vinte e cinco anos. De cara a narrativa em primeira pessoa por ela começa leve e divertida em meio aos seus comentários e pensamentos diversos sobre os mais variados tipos de doces, tão apaixonada por confeitaria, recebendo então o incentivo de Bianca para que venha a abrir seu próprio negócio, uma vez que suas habilidades na cozinha são inegáveis.

“Todo mundo se diverte nas noites de sábado, mas o estilo Cléo de sábado se constitui em fazer comida que não consigo comer sozinha e ver programas de culinária com chefs de cozinha malucos e mandões.”

A insegurança, porém, é um traço da jovem que a vem privando de realizar sonhos como esse, da mesma forma que, também, impediu-a de insistir no relacionamento com Theo, com quem terminara dois meses atrás, ainda que a teimosia também não a deixe procurá-lo para consertar as coisas como seu coração, lá no fundo, almeja, por mais que ela se negue. Acontece que, atenciosa e amiga como ela bem é, acaba conseguindo um novo emprego que, no entanto, a coloca como encarregada de interpretar a Mamãe Noel durante três dias de Natal no shopping onde trabalha, sabendo muito tarde, no entanto, que teria de dividir as atenções com o próprio Theo, que não vê desde o término, mas que não demora a reacender as borboletas em sua barriga e trazer à tona velhos sentimentos e dilemas antigos já na primeira conversa.

Cléo por si só é uma protagonista meiga e divertida, por mais teimosa que possa ser quando relacionado à seu passado com Theo, mas uma moça certamente dedicada e cujo talento na cozinha e, principalmente, com os doces, é latente, e não demorou até que eu me visse simpatizando facilmente com ela já nos primeiros capítulos do livro. Theo, da mesma forma, encanta logo na primeira cena em que aparece, com seu jeitão meio descontraído e relaxado, meio sarcástico e vez ou outra provocando Cléo na tentativa de amenizar o clima entre eles, ainda que o resultado acabe sendo contrário e irritando ainda mais a moça - ou assim é o que ela alega que acontece, pelo menos. Ainda que ele não seja o tipo de mocinho que mais gosto, foi inevitável simpatizar com ele também e acabar torcendo pelo casal que não demora muito a mostrar que tem uma química fortíssima mas insistentemente ignorada pela garota.

“Ele tem gosto de saudade, felicidade e de algo tão bom quanto creme de leite fresco virando chantili.”

Antes do romance fofinho e doce propriamente dito, porém, o relacionamento de Cléo e Theo acaba servindo como pano de fundo para a autora abordar algumas questões importantes e, infelizmente, ainda tão presentes nos dias de hoje, que são o racismo e preconceitos diversos para com algumas pessoas. Cléo vem de uma família de classe média, diferentemente de Theo que, além de ser negro, vem de uma família mais humilde que mora em um subúrbio, sendo, aos olhos dos pais da moça, incompatível com ela desde os quesitos sociais até os de cor, levando as opiniões da família, após uma noite em particular conhecendo o rapaz, a acabarem por gerar conflito no relacionamento deles, principalmente quando a própria Cléo sente-se insegura e receosa de ver o namorado ser tratado de tal forma pelos seus pais e tem o ímpeto de terminar com ele, por mais que o ame, só para não vê-lo se submeter aos julgamentos de sua família.

“Por que o amor não é fácil como nos livros? Basta vencer o vilão e pronto, felizes para sempre. Por que as pessoas do filme da Cléo tem que serem preconceituosas e separar todos por classe social e cor? E o mais importante: por que eu não tenho a droga da coragem de jogar tudo para o alto e ser feliz?”

Esse foi um dos pontos que mais me chamou a atenção em Um Presente para Cléo, por incitar o debate de um tema tão importante que, infelizmente, continua presente na atualidade. Daí começam a partir reflexões diversas de que o amor não está limitado a qualquer diferença de cor, tomando o casal como base para mostrar que, por maiores que sejam as diferenças, mesmo no quesito social em geral, não são motivos para separar-se de alguém e, portanto, ser mais do que válido prosseguir no relacionamento com ou sem essas diferenças. Porque, no fim das contas, o social, a cor, a língua, nada disso importa quando o amor já se faz presente e é o que realmente move um casal, apesar dos eventuais obstáculos do dia-a-dia.

Juntamente com isso, porém, ainda, temos também um pouco sobre autoconhecimento, quando percebemos que, além dos dilemas envolvendo Theo, Cléo também hesita perante questões mais pessoais como a independência trabalhista com a qual ela tanto sonha mas que ainda não teve coragem de fazer sair do papel. O sonho de montar sua própria confeitaria é antigo, mas só após alguns novos incentivos da melhor amiga que ela se verá precisando encarar de verdade esse sonho para fazê-lo realizar-se, enfim, ainda que com a eventual insegurança de essa jornada não dar certo e acabar indo por água abaixo antes mesmo de começar. É nesse meio tempo que a autora também trata sobre a necessidade de precisarmos encarar nossos próprios medos e inseguranças em prol da realização de um objetivo antes de nos entregarmos por completo à alguém, pois se não enfrentamos a nós mesmos e buscamos aquilo que sonhamos, como poderemos nos entregar e amar plenamente outra pessoa? É um dilema do qual Cléo precisará parar de fugir se quiser dar uma chance ao seu amor também.

“Quanto ao amor, bem, eu o joguei pela janela junto com cupcakes e uma carta. Primeiro tenho que aprender a ser forte e depois achar alguém para ser forte e realizar sonhos ao meu lado, mas jamais em meu lugar.”

Os demais personagens presentes no enredo também marcam presenças muito boas, tomando como destaque Bianca, melhor amiga da Cléo e responsável por dar-lhe alguns puxões de orelha e acordá-la para vida quando a vê prestes a deixar uma boa oportunidade de algo passar, bem como Norminha, então chefe da loja onde Cléo passa a trabalhar, responsável indiretamente por reunir Cléo e Theo durante algumas noites antes do Natal como Papai e Mamãe Noel dentro do shopping onde fica sua loja. Até mesmo a Dionísia, tia da Cléo, consegue se destacar, ainda que não possa dizer exatamente porque, além de, inicialmente, eventuais irritações provocadas por ela no início.

Enfim, tido como o primeiro lançamento de Jariane Ribeiro nesse ano de 2017, Um Presente para Cléo é um chick-lit curtinho e leve com uma narrativa e personagens que rapidamente envolvem o leitor por entre o romance a ser resolvido entre os protagonistas, em meio a discussões válidas sobre o que importa de verdade em um relacionamento e que diferenças raciais ou sociais são apenas desculpas para quem não ousa arriscar-se, enfim, nessa aventura intensa e cheia de surpresas que é o amor. Recomendo demais a leitura!

14 Comentários

  1. Que resenha linda ♥ A primeira da Cléo. Fiquei tão feliz ^^ Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não leio muitos chick-lits, mas sempre que leio, acabo gostando. Eles tem um ritmo super leve e gostoso de ler, quando você vai ver... o livro acabou!
    Parabéns pela resenha super bem feita e completa <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Um presente para Cleo me lembrou um filme que assisti onde a personagem virou tutora dos sobrinhos.
    Claro que Cleo tem uma vida diferente.
    Tratar alguns preconceitos poucos discutidos na sociedade deixa a história do livro bem rica e interessante, não basta ser apenas um chick-lit tem que ter conteúdo!
    Bianca, amiga da protagonista, é um tipo de personagem que iria me apegar facilmente.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Ai que delicia de resenha menina, eu que lá não sou muito chegada em livros assim me senti bem atraída e sei que seria uma pedida para mim, ultimamente estou a ler só livros de assassinatos e quero ler, achei a protagonista bem fofinha também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Eu fiquei fascinada com essa história porque adoro Chick-lits e Um Presente Para Cleo parece ter uma leitura bem levinha e que envolve o leitor mesmo sendo um pouco clichê. E eu adoro livros clichês, porque eles são ótimos para curar uma ressaca não é? Enfim adorei a dica e já anotei para procurar depois!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Tirando o fato da insegurança, algo totalmente normal, mas que me irrita em alguns livros, acredito que seja uma leitura extremamente agradável. Infelizmente o racismo é algo que existe ainda hoje, mas é bom ver autores retratando assuntos que merecem está em pauta para por um fim em atitudes preconceituosas. Adorei a dica, vou anotá-la.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu leio poucos chick-lit, pois acabo me interessando por poucos. Este não chegou a me conquistar, mas para quem gosta do gênero é uma boa pedida.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei dessa história. Ela tem todos os elementos de um bom livro do gênero e tem essa coisa familiar, com personagens mais reais que a gente se identifica. Gostaria de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Sâmella!
    Ebaaaa!! Adoro quando tem resenha de publicação independente!!
    Não estava me interessando muito pelo livro, mas quando vi que a Cléo é confeiteira, já me interessei um pouco mais!!
    É um livro bem curtinho, acho que vale a pena ler, mesmo. Parece um a história bem leve pra gente sair daquela ressaca literária. Já tô mega simpatizada com a Cléo só por sua resenha, acho que vou querer ela como amiga quando puder ler o livro hahahah
    Melhor ainda que, além de leve, o livro trás o debate do racismo. Se eu puder, vou ler sim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já comecei a ler esse livro, mas aí acabei parando de ler para ler outro e esqueci de completar a leitura. Mas lendo seu post, fiquei bem curiosa, com certeza vou procurar saber mais.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nunca tinha ouvido falar do livro...
    Confesso que não sou muito de chick-lit, mas os leio de vez em quando e gostei muito desse por tratar de racismo.
    Vou anotar a sugestão.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não conheço essa autora, mas infelizmente não gosto muito de livros chick-lit, então não tenho interesse nesse gênero. Gostei da sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conheço esse livro e nem a autora, gostei da premissa do livro, aprece ser uma história leve e gostosa de ser lida. Eu adoro livros assim, estilo chick-lits, espero poder conferir!

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bom?
    Li poucos chick-lit ao longo de minha vida leitora, contudo é um gênero literário que me agrada muito, para ser sincera descobrir suas graças agora kkk, é ótima para sarar aquela ressaca literária. Adorei esse e já anoitei.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...