Título: Minta Comigo;
Autor(as): Lhaisa Andria & Paula Vendramini;
Editora: Amazon (Publicação Independente);
Número de Páginas: 150;
Ano de Lançamento: 2016.
Livro no Skoob

 Foto:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Foram o quê?
Dez segundos?
Juro que tudo pareceu acontecer no período de uma vida inteira!
Vi o sorriso da Madu se abrir, formando aquelas covinhas perfeitas que marcavam suas bochechas, brilhando como se a vitória fosse certa. Isso fez um filme passar em minha mente, como todas as outras vezes em que já tinha presenciado aquela expressão dela e as consequências que isso me trouxe. Vi tudo o que eu era no momento desabar e se derramar pelo piso lustroso do salão, sendo pisoteado por aquela horda de crianças barulhentas. E… me dei conta de que continuava sendo uma completa inútil, não importava quanto tempo tinha se passado.
Então uma voz soou a minha volta, por baixo daquele zunido que era eu mesma sendo uma bomba prestes a explodir. Era estranhamente conhecida e, naquele instante, ela soava como anjos entoando um canto de salvação. Sob esse encantamento, eu disse a mentira que daria início a todas as outras que viriam dali por diante:
— Vou me casar com o Nick Pompeu.
E o sorriso da Madu se apagou, ofuscado pelo meu.
Mas o triunfo não durou por muito tempo.
— Prove – ela endossou minha sentença.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Lhasia Andria e Paula Vendramini são duas autoras que marcam presença dentre minha lista particular de autores a me cativar no gênero da fantasia. Representando muito bem o gênero no cenário nacional, elas decidiram, porém, fugir um pouco do gênero principal e se aventurar pelo chick-lit. A empreitada que fora um verdadeiro desafio para as duas fãs de temas fantásticos, acabou se concluindo numa leitura mega divertida, com um pezinho no romance, e muita, muita diversão e risadas garantidas com a confusão mais épica de que já se ouviu falar na literatura.

Em Minta Comigo, as autoras nos apresentam à Maria Julia, ou simplesmente Julia, que detesta o apelido de infância, Maju, e até então mora na cidade grande após passar boa parte da infância e adolescência no interior com a avó, a tia e o primo. Ainda que sua situação financeira não seja da mais glamorosas, sua vida segue estável e tranquila no apartamento de sua avó Judite enquanto trabalha em uma agência de viagens. Mas enquanto acompanhava a chefe como babá de seus filhos em um aniversário de classe média, o destino a faz cruzar inesperadamente com Maria Eduarda, ou Madu, então ex-melhor amiga da infância. Acontece que desde que essa máscara caíra ainda na adolescência, gerando uma rivalidade e competição entre as duas, fazendo Julia temer a reação desta ao saber sobre ela na cidade grande, levando-a desespero e ao ápice de soltar uma declaração inusitada: ela está para casar com Nick Pompeu, O NICK POMPEU, então famoso e querido apresentador de TV.

“[...] depois das besteiras que eu falei na entrevista, descobri que poderia existir algo muito pior do que enfurecer a Bárbara: fazer as coisas saírem do planejamento prévio do Enrique. E fazer isso apenas uma vez foi suficiente para eu aprender que não, as coisas não podem sair do controle, nunca.”

Madu acredita, mas pede provas, só que Julia definitivamente não o conhece a acaba por recorrer à mágica das montagens para tentar driblar unicamente a rival. Só que as fotos acabam indo parar na internet e de repente todas as pessoas do mundo ficam a saber da notícia, que não passa de uma grande mentira. Ela só não podia imaginar que, nesse meio tempo, o próprio Nick Pompeu estivesse passando por algumas turbulências na emissora onde trabalha e a grande mentira acaba envolvendo-o e ajudando-o mais do que ela poderia sequer cogitar ser possível, e após um contrato assinado, a mentira passa a ser oficial, ela torna-se a #noivadonick e dá-se início ao rebuliço que sua vida tomará a partir disso tudo.

Eu já havia conferido o trabalho conjunto da Lhaisa e da Paula em Princess Vs. Witch no ano passado e, novamente, volto a reafirmar o talento das escritoras, não apenas em seus livros solos, mas, mais uma vez, por desenvolver uma escrita e narrativa em geral em Minta Comigo de forma tão envolvente, leve e divertida já de início. No outro livro, cada uma havia sido responsável por uma personagem protagonista, mas ainda que nesse elas trabalhem com a mesma personagem o tempo todo, não parece, em nenhum momento, que este tenha sido escrito por duas pessoas, de tão harmoniosa e fluida que a leitura segue, sem quaisquer mudanças de tom da narrativa então em primeira pessoa pela própria Julia, e rapidamente nos deixamos envolver e inserir-se dentro da história, conhecendo os personagens aos poucos. Apesar de ser um pouco dramática às vezes e um tanto impulsiva, identifiquei-me com a Julia, tanto pelo seu jeito estabanado de ser como por ser um tanto emotiva e bem chorona, rs. Por mais deslavada que tenha sido sua mentira e todas as atitudes desesperadas e duvidosas logo à princípio, é notável o desenvolvimento e consequente mudança da personagem no decorrer da confusão em que se mete, e ainda que ela possa não ser muito centrada de vez em quando, ela é carismática a seu modo e mesmo por entre os perrengues familiares, os ama muito e faz o que pode em prol deles, ainda que ela tenha que enfrentar os próprios receios e, principalmente, o passado que a fez ser tão insegura atualmente.

“Mas o vestido era de verdade, a maquiagem era de verdade, o buquê que eu segurava na minha mão era de verdade, o casamento que estava para acontecer dali alguns minutos era de verdade.
Eu era a única não verdadeira ali.”

Os demais personagens, por sua vez, também desempenham seus respectivos papéis muito bem. Enrique, então assessor de Nick e responsável por administrar sua carreira e principais bens, é o primeiro a fazer contato com nossa protagonista e fazer-lhe a proposta do contrato, ou, do contrário, ela seria processada. Com seu jeito sério e calculista, sua principal habilidade é manter tudo sob controle, desde a carreira de seu cliente e amigo, até a vida de Julia em meio ao show business, ainda que a nova cliente, por assim dizer, o tire do sério de vez em quando com seus equívocos e total despreparo para lidar com as câmeras. Nick Pompeu, por outro lado, ainda que mostrando-se um tanto mimado e não tão perfeito como em seu programa de tevê no começo, é um homem de convivência fácil quando se acostuma com os que estão ao seu redor e não demora para que ele acolha Julia em sua empreitada, uma vez que reconhece que a situação seja benéfica para ele mesmo, e logo ele vai cativando o leitor de alguma forma durante a leitura, ainda que não tanto quanto a protagonista ou mesmo, de repente, o próprio Enrique. Bárbara, por fim, completa o quarteto; então produtora e herdeira da emissora onde Nick trabalha, ela pode se mostrar um tanto arredia, teimosa e visivelmente raivosa no início, mas é engraçado como, assim como a própria Julia, me acostumei à seu jeito de ser e surpreendi-me, enfim, quando, mesmo que em alguns breves momentos, ela deu o braço a torcer e se mostrou uma boa pessoa, apesar da impressão inicial.

Assim, a mentira dita por Julia acaba tornando-se uma verdadeira aventura por entre o mundo dos famosos, possibilitando-a, no entanto, enfrentar alguns fantasmas passados que continuavam a pesar em seu coração e permitindo-a, enfim dar a volta por cima de alguma forma naquela que a magoou e traiu no passado. Mais do que um simples chick-lit, Minta Comigo é uma doce e divertida aventura de uma moça já quase nos trinta que, porém, precisou mentir para conseguir enxergar a verdade em sua vida, e perceber que os dramas de outrora são apenas isso, dramas, e que o presente é que importa e, portanto, só depende dela fazê-lo acontecer, seja tanto no âmbito profissional como no amoroso. Mais uma leitura muitíssimo recomendada dessa dupla de escritoras que só arrasa! 

11 Comentários

  1. Oi Sâmella.
    Fantasia e chick-lit são gêneros bem diferentes mesmo, mas que bom que as autoras se saíram bem nessa nova empreitada, ainda mais porque eu imagino que não deve ser fácil escrever um livro em dupla.
    Dá para ver que o livro passa uma mensagem bem bonita, a de viver o presente, independente passado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Ainda não li nada das autoras e meus olhos arregalaram por desconhecê-las no cenário das fantasias, afinal é meu gênero favorito e já estou correndo procurar as obras delas para ler após seus elogios!
    A premissa de Minta Comigo é bem interessante, mas pretendo primeiro ler outras obras delas.
    A capa é linda.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  3. É difícil encontrarmos autores que saim da sua zona de conforto e consiga se sair muito bem. Mas percebo que segundo você as autoras saíram da fantasia e foram para chick-lit e se deram bem. Eu não conhecia nenhuma das autoras e gostei de conhece-las, o livro parece ser muito bom mesmo, sem falar que a capa é linda e o nome instigante.
    Beijos.
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, sério que elas vieram da Fantasia para o Chick-lit? Poxa! Quanta diferença. Não sei se leria esse livro, mas, com toda a certeza, leria os livros fantasticos das autoras, pois são meus gêneros favoritos.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Quando vi a capa, logo imaginei ser um chick-lit, ao ler sua resenha, confirmei, é engraçado como a capa diz muito sobre o livro, né?
    Bom, sobre o enredo, parece interessante, mas não curto chick-lit, por isso, deixo a leitura passar.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já ouvi falar muito sobre as autoras, mas ainda não tive oportunidade de ler suas obras.
    Adorei a premissa de Minta Comigo. Como fã de chick-lits que sou, acredito que seja uma leitura que tem tudo para me agradar.
    Curiosa para saber como o rebuliço todo vai terminar.rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy!
    Se tivesse como postar a minha cara de surpresa ao ver que é um chick-lit o livro dessas duas lindas... Assim como vc, gosto demais das duas e dos livros delas (não sei dizer de qual gosto mais) e antes mesmo de ler sua resenha já tinha certeza que iria gostar desse livro também, afinal amo chick-lit.
    Pelo que li ele parece ser super divertido e fiquei aqui imaginando as loucuras que a Júlia fez pra provar à ex-amiga que está prestes a casar com o bofe. Hahahaha Só lendo a resenha já comecei a rir sozinha. Quero muito ler!
    Já falei que não posso vim aqui que a lista de livros para ler cresce, né? Vou ali dar uma espiadinha na Amazon pra ver o preço desse lindo e, se estiver legal, comprar ogo. Fiquei curiosa demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Apesar de curtir chick-lits, não me senti atraída por essa premissa, então dificilmente lerei essa obra, mas me surpreende ver que as autoras mudaram da água pro vinho! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Adoro um chick-lit e não tinha conhecimento sobre esse ainda. Resultado? Fiquei louca para lê-lo! Essa premissa de uma personagem que acaba por se descobrir através de uma mentira me lembrou muito Samantha Sweet: Executiva do lar, da autora Sophie Kinsella, que eu particularmente amo! Sendo assim, tenho certeza que vou gostar muito desse, ainda mais pela identificação com a personagem (que aconteceu com você e acho que vai acontecer comigo também rs). Enfim! Amei a resenha e espero poder conferir o livro em breve!!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Legal as autoras terem decidido apostar em um gênero diferente, mas confesso que nenhum deles me atrai haha.
    A história parece divertida mesmo, mas não me imagino lendo no momento, porque tenho procurado outros tipos de leitura. Lembrou um pouco plots de filmes da sessão da tarde né?!



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Gostei a sua resenha, ainda mais do fato das autoras terem escrito algo fora do seu gênero, parece uma história interessante e eu pretendo adicionar em minha lista de leituras. Beijos o/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...