Título: Cilada;
Autor(a): Harlan Coben;
Editora: Arqueiro;
Número de Páginas: 272;
Ano de Lançamento: 2010.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.
O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida.
Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente.
Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios.
Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Em 2015, foi a partir da leitura de Horas Noturnas, da Bianca Carvalho, que comecei a me interessar por romances policiais. Até então, por mais que eu tenha gostado muito de ver filmes e séries investigativos desde pequena, ainda não havia adquirido gosto por ver o tema também na literatura, até que os livros da Bia mudaram esse meu panorama e passei a impor como meta anual procurar ler mais do gênero. Dentre os célebres autores da área, Harlan Coben era, de longe, um dos nomes que mais me intrigavam por tamanha legião de leitores que o autor conquistou com seus enredos, desde a série Myrion Bolitar, até os stand-alones. Cilada me foi recomendado por entre andanças diversas na internet para começar a ler o autor e, finalmente, após muito adiar essa leitura sem um motivo aparente, dei uma chance à sua leitura e fui realmente surpreendida por ela.

Em Cilada, temos, basicamente, três histórias desenrolando-se de forma paralela. A primeira delas, e então uma das responsáveis por desencadear o resto, é a de Haley McWaid, uma adolescente de 17 anos que segue desaparecida há meses, e cujas buscas não progridem muito. No outro extremo, temos Dan Mercer, assistente social que, acreditando estar indo ao encontro de uma adolescente após receber um estranho telefonema, acaba descobrindo-se numa suposta armadilha então exibida em rede nacional e o julgando como pedófilo. Por trás do então programa, a personagem central do enredo, Wendy Tynes, que reuniu diversas provas e enfim parece ter conseguido desmascarar um pedófilo local. A repórter que sempre agiu tão certa de seus planos e passos, no entanto, vê-se em uma teia ainda maior de crimes do que ela podia imaginar, principalmente quando as coisas fogem de seu controle e Dan acaba morto, assassinado por um suspeito conhecido, mas ainda não confirmado, e seu corpo desaparece, levando a um desenrolar de fatos que começam a gerar confusão na cabeça da repórter e fazê-la questionar se pode ou não ter causado a morte de um inocente

“— [...] Mas a minha teoria é a seguinte: ser gênio é uma maldição. É assim que vejo as coisas. Tem gente que acha que os gênios compreendem o mundo de um jeito que nós não somos capazes, que eles veem coisas exatamente como são... e que a realidade é tão horrível que eles acabam perdendo o juízo. É saber a verdade que os enlouquece.” 

Tratando-se de um enredo policial, permaneci atenta aos mínimos detalhes da leitura já nas primeiras páginas, sempre ansiosa por juntar as peças do quebra-cabeça e descobrir o quê estaria por trás de tudo, afinal, e por mais que a narrativa de Coben tenha se mostrado fluida e fácil desde o início, os primeiros capítulos de Cilada não são tão empolgantes em si. Na verdade, os quatro primeiros desenrolam-se muito bem, ambientando o leitor em todo o mistério a ser desvendado por entre dois casos tão distintos como o de Haley e o de Dan, mas logo em seguida engata numa certa monotonia por mais alguns capítulos do primeiro terço do livro que me fizeram avançar inicialmente vagarosa na leitura. Eram cenas importantes, ainda que partes do cotidiano dos personagens, com algumas leves pistas iniciais escapando aqui e ali, mas sem muita empolgação real. Foi nesse momento que percebi certo incômodo quanto aos personagens. A grande maioria não possui muito carisma e demorei muito a conseguir simpatizar minimamente com algum deles, mas isso não foi de todo ruim para essa leitura em específico, uma vez que, agindo cada um deles com erros e acertos em igual escala, o autor conseguiu ir um pouco além e, durante o enredo propriamente dito sobre desvendar os casos ocorridos na trama, há também um panorama muito bom sobre o que é confiar em alguém e o quanto, muitas vezes, podemos não conhecer alguém de verdade como imaginamos.

“— [...] Todos nós escondemos, não é? Ninguém conhece tudo sobre outra pessoa. Sei que é um grande clichê, mas a verdade é que nunca conhecemos o outro de verdade.”

À medida que novos personagens adentram ao enredo durante a leitura, percebemos nas entrelinhas de suas interações uma abordagem muito boa e interessante sobre as aparências e o quão podemos ser enganados por elas. De repente alguns personagens surgem de forma aparentemente despretensiosa e inocente para, no entanto, mostrar que estão ali não por acaso, mas escondendo coisas que podem fazer toda a diferença para a trama em geral, e é isso que instiga ainda mais, levando a leitura à, por volta da metade do livro, engatar de verdade quando o enredo engrossou um pouco mais e mil hipóteses começaram a pipocar em minha mente sobre o mistério a ser resolvido por Wendy.

Por mais que eu tenha formulado hipóteses e desconfiado de um ou outro personagem, porém, o desfecho em si me pegou de surpresa e mostrou que, muitas vezes, o culpado pode ser quem nós menos esperamos, e que nem sempre nossa intuição sobre alguém ser um mero inocente em algo pode estar correta. É preciso cautela para confiar nas pessoas, e conhecer o passado delas, muitas vezes, é apenas a ponta inicial do iceberg a ser realmente desvendado. Enfim, estreia com Harlan Coben iniciada de forma mais que positiva, ainda que com altos e baixos com relação à personalidade um tanto apática dos personagens, mas que ainda assim conseguem se mostrar bem desenvolvidos e enganar o leitor junto do autor e culminar em um desfecho surpreendente e, por vezes, até, particularmente emocionante.

9 Comentários

  1. Olá tudo bem?
    Comprei esse livro ano passado mas ainda não tive a oportunidade de ler. Confesso que sua resenha me deixou bem curiosa pela estória e sim, eu também li Horas Noturnas da Bianca Carvalho em 2015, logo após sair da Bienal do Livro que foi aqui no Rio. Bem, voltando a Cilada..
    Harlan Coben é o verdadeiro mestre da literatura policial, ele tem uma cabeça incrível que consegue montar uma cena de crime e o culpado é sempre quem menos esperamos, isso é a característico dele. Li Sem Deixar Rastros que é uma série independente do autor que me deixou sem reação no final. Fiquei bem curiosa pra saber como essas três histórias vão se encaixar no decorrer da trama apesar de saber que o autor consegue conduzir os fatos com maestria. Espero conseguir ler esse ano ainda.

    beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Como eu não sou fã do gênero, esse não é um livro que me chama a atenção, apesar de eu ter me arriscado a ler outros dois do autor (Jogada mortal e Confie em mim) e ter gostado, até. Fico feliz que você tenha gostado deste livro, e é incrível quando a gente faz mil suposições, não acerta nenhuma e ainda fica com cara de tacho, né? hahaha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros políciais e essa sinopse me despertou um interesse enorme. Já tentei ler dois livros do autor e não gostei nada, na verdade nem terminei o segundo, eram da série do Myron (é esse o nome?), por conta disso tenho pé atrás. O final era muito previsível... Tenho medo de arriscar de novo, mesmo você tendo dito que ficou surpresa :/



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso Top Comentarista valendo um livro Jantar Secreto, de Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nada do Harlan Coben, mas de uns tempos pra cá também tenho me interessado mais por policiais e tenho muita vontade de conhecer a escrita dele. Que bom que o desfecho te surpreendeu, mas acho que vou preferir ler outro livro do autor, porque tenho problemas sérios com personagens sem carisma, isso normalmente faz com que eu perca completamente o interesse na leitura.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu amo esse livro! Foi um dos primeiros que li do Harlan e me apaixonei pela escrita de cara! Apesar de não ter sido o melhor que ele escreveu, seus personagens são muito bem construídos e não se confundem entre si. Recomendo sempre que posso!

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Eu só li um livro do autor mas não foi esse. Não sabia que havia três histórias paralelas, então achei interessante.
    Eu gosto de romances policiais mas sofro com esses inícios lentos... Gostei bastante da resenha e de saber que gostou da escrita do autor
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro esse assunto, acho ele super importante e o chocante é que ele é real. Quantos casos de pessoas que foram destruídas pela mídia e eram inocentes??? E como assim ela reuniu provas e o condenou??? Que provas são essas??? Ele foi a julgamento??? É muito fácil acabar com alguém, não é verdade??? Isso é aterrorizante!!!!! O livro tinha tudo para ser incrível, mas essa monotonia e falta de carisma pelos personagens me desanimou um pouco. Uma pena.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Menina deixa eu te falar que eu amo esse gênero. Tive a oportunidade de ler tbm o Horas Noturnas e que livro hein?
    Infelizmente, diferente de você, ainda não tive a chance de ler nada do Harlan, mas pretendo fazer isso muito em breve!!!!!
    Por vc amar o gênero como eu, recomendo que vc leia Dan Brown... vai se apaixonar haha


    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros Coben, mas tenho muito interesse e já cheguei perto de adquirir Cilada por me sentir atraída pela proposta da mesma... Acabei não comprando por não ter conferido resenhas para formar uma ideia da história (não gosto de ler sinopse) e agora que conferi a sua me sinto confiante para ler esse livro do autor e como gosto muito do gênero sinto que irei gostar apesar de alguns contras!

    Beijos e até logo! ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...