Título: Renascer de Um Outono;
Autor(a): Samanta Holtz;
Editora: Novo Século;
Número de Páginas: 328;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A vida aos dezoito anos está muito diferente do que Anna Hills havia sonhado. Sozinha em uma cidade estranha, reprovada no vestibular e demitida do emprego, ela enfrenta a difícil batalha para superar o desânimo e ir em busca de um lugar no mundo que possa chamar de seu.
Determinada a deixar os fracassos para trás, Anna descobre nos classificados a vaga para baby sitter de uma garotinha que vive com o tio. No entanto, ela não imagina que aquele pequeno anúncio de jornal se tornará o passaporte para as maiores emoções da sua vida, colocando-a face a face com mudanças, escolhas e com John, o rapaz que amava em segredo desde a infância, em um encontro que os levará a desvendar o verdadeiro sentido do amor, da vida e da importância de fazer cada instante vivido valer a pena.
Em uma tortuosa e apaixonante jornada, Anna descobrirá a força de uma grande amizade, a dificuldade de se conquistar o coração de uma criança e, acima de tudo, o poder transformador do amor, naquele que será o melhor e o pior outono da sua vida.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

A vida não tem sido fácil ou generosa com Anna Hills. Recém-dispensada de seu emprego e lidando com a reprovação no vestibular, ela ainda está aprendendo a lidar com a morte da mãe enquanto segue na construção de seu próprio caminho, tudo isso em uma cidade estranha e distante do pai e dos irmãos de quem tanto sente falta. Antes que a desistência de sua jornada na cidade grande se dê por completo e ela retorne para casa, porém, uma oportunidade inesperada de emprego lhe surge - como babá de uma garotinha que vive com o tio. Mas essa certamente não será uma missão fácil, uma vez que a garota, traumatizada pela perda dos pais, isola-se de todos e se mostra tão arredia. Apesar disso, Anna não pretende desistir tão fácil e fará de tudo para quebrar os muros da pequena Lauren, ao mesmo tempo em que quebrará, sem perceber, os próprios muros de insegurança que tanto a impediram, no passado, de correr atrás do que queria de verdade.

Quem já acompanha o blog há um tempo deve saber bem o quanto sou apaixonada pelos livros da Samanta Holtz - o início da resenha de O Pássaro, aliás, deixa isso claro até demais, rs -, então nem preciso dizer que, com essa premissa clichê mas ao mesmo tempo intrigante, logo quis embarcar em mais essa leitura. Saber que esse fora, originalmente, o primeiro livro escrito pela autora em sua carreira, inclusive, só ressaltou o quão talentosa ela é desde tão jovem. Claro que o livro passou por algumas revisões desde o rascunho original, mas a própria Sam declara, em uma nota no próprio livro, que procurou não mudar muita coisa no enredo para não tirar a essência do seu eu de anos antes, quando pensou nos personagens pela primeira vez, ainda que com uma igual essência do seu eu de agora, pela narrativa doce e sensível de que tanto gosto.

“— [...] às vezes, Deus coloca situações em nossa vida que, de início, parecem ser um castigo. Porém, se formos fortes e seguirmos acreditando, logo encontramos o bem que estava reservado para nós dentro dessa provação.”

Diferentemente dos seus outros dois livros já lançados, O Pássaro e Quero Ser Beth Levitt, a história de Anna Hills segue numa narrativa em primeira pessoa pela nossa personagem de dezoito anos. Já começando com sua demissão após um mal-entendido na lanchonete onde trabalhava, ela se vê um tanto quanto sem rumo após perder a única estabilidade que tinha na cidade, começando a pensar constantemente sobre retornar à sua casa na pequena Mountain Valley. Ao se deparar com a oportunidade de ser babá da pequena Lauren, porém, ela está disposta a quebrar as barreiras da menina, que, por sua vez, não vai facilitar em sua nova vida na mansão onde ela e o tio residem. Com toda essa pressão, ela tende a mostrar-se um pouco insegura e teimosa de início, mas com o passar da história logo conheceremos melhor a protagonista, como a garota tímida, mas determinada que é, e que não foge dos problemas - da maioria deles, pelo menos - e não hesita em falar o que pensa, ainda que com sua delicadeza natural de alguns momentos. Dessa forma, é meio inevitável não simpatizar com ela e envolver-se tão rapidamente com seus dramas e lutas diárias, de modo que eu precisava fazer pausas durante a leitura para digerir com calma certos acontecimentos, assim como ela mesma, rs.

“— Mas não escolhemos o rumo que nossa vida irá tomar. Só o que podemos fazer é entender, aceitar e mudar o ritmo da dança quando o destino muda a música.”

Essas pausas não querem dizer, porém, que a narrativa é lenta, muito pelo contrário. Depois de pegar o ritmo após os primeiros capítulos era até difícil parar, de tão fluida e leve que ela é, ainda que abordando eventuais temas fortes como a perda dos pais e sobre como lidar com crianças visivelmente problemáticas como Lauren. Aliás, tanto Lauren como os demais personagens também são um outro ponto de que gostei muito no livro. A começar pela garotinha, por mais arredia que ela fosse e me irritasse um pouco de certa forma, quando agia tão fria e indiferente perante os esforços de Anna, é impossível não entender suas ações de alguma forma - ainda que não concorde com elas, é claro. Afinal, o trauma vivido pela menina ainda tão jovem, perdendo os pais de uma forma tão repentina em um acidente, rega lembranças ruins daquela noite e de todos os momentos difíceis a seguir, nada fáceis de serem digeridos até mesmo para um adulto, mas, ao mesmo tempo, também é discutido o quão não se pode deixar crianças nessa situação persistirem em tais atitudes por tanto tempo, porque chega uma hora em que é preciso conformar-se de um jeito ou de outro e evitar que essas emoções negativas saiam ainda mais de controle.

“— Acredito que não é o amor quem provoca sofrimento, e sim a falta dele — falei. — É a ausência do amor que causa decepções e tristezas. O amor cura, liberta... e somos nós que erramos ao chamar de ‘história de amor’ qualquer relacionamento envolvendo duas pessoas, pois o fato de estarem juntas não significa que seus corações também estejam. E o contrário também vale...”

Além dela, temos Ricardo, seu então tio e responsável pela guarda da menina desde a morte da irmã e seu esposo, mesmo ainda jovem e há pouco tempo de formado e estabelecido profissionalmente. Esse, por outro lado, é um daqueles personagens que cativam desde o primeiro aparecimento na história, com uma personalidade e postura sempre tão viva e carismática, ainda que depois de enfrentar tantos momentos difíceis. Disposto a fazer Lauren se abrir mais, deposita sua esperança em Anna, com quem acaba por desenvolver uma amizade tão singela e bonita que deixei de prestar atenção no mocinho e fiquei aos suspiros com ele mesmo, rs. E falando em mocinho, eis que temos o John, antigo conhecido de Anna dos tempos do colégio e recém-chegado na cidade. Ele também é um amor e desenvolve uma relação igualmente bonita com a protagonista, apesar de, mesmo com toda a sua simpatia e timidez, não ter me cativado tanto quanto o Ricardo, mas isso não impediu que fosse um personagem igualmente marcante na narrativa. Da mesma forma, os secundários como os amigos da protagonista e sua própria família também cumpriram seus papéis, ainda que um tanto breves no enredo, com igual simpatia e firmeza.

Eu só realmente esperava que o romance tivesse se desenvolvido de um jeito mais calmo, ainda que ele também não tenha sido às pressas. Mas sinto que não me apeguei tanto a ele quanto queria no começo, o que mudou mais, porém, à medida que algumas revelações surgiam e eu passei a ficar com o coração apertadinho durante a leitura. Era uma angústia tão grande acompanhar Anna naqueles momentos, queria tanto poder abraçá-la, mas certas coisas são inevitáveis. Eu só não esperava que, a partir daí, a história adentrasse numa série de reviravoltas cada vez mais intensas, culminando em um final que, apesar das circunstâncias, foi exatamente o que eu queria mesmo sem saber, concluindo a leitura de Renascer de Um Outono em um doce e positivo saldo de cinco estrelas + favoritado, como mais uma feliz surpresa com os livros de Samanta Holtz; e sigo no aguardo de sua mais nova história a ser lançada pela Editora Arqueiro neste mês de Agosto de 2016, Quando o amor bater à sua porta.

14 Comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Adorei a sua resenha, você escreve muito bem, gosto de ver nas resenhas os sentimentos que a leitura provocou no leitor, e você passa isso com perfeição.
    Já vi esses livros em alguns blogs, mas sabe quando você vê, e não dá bola? Mas decidi vir conferir a sua resenha, e que bom que fiz isso, me interessei belo livro.
    Por qual livro você me indica dessa autora?

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Aline,

      Que lindo saber que a resenha da Sam despertou seu interesse pela leitura!! Realmente, está muuuuuito linda e bem escrita, não é? :)

      Espero que tenha a oportunidade de ler e se apaixone pela história!
      Se quiser conhecer meus outros títulos, tem em meu site: www.samantaholtz.com.br

      Beijão! :*

      Excluir
  2. Querida Sam

    Que resenha liiiiiiiiinda, linda, linda! Tão bem escrita, tão detalhada, tão cheia de carinho! Obrigada por dividir sua opinião sobre "Renascer de um Outono" de forma tão atenciosa e detalhada... fiquei muito feliz em saber que classificou o livro com 5 estrelas + favorito! E espero que "Quando o amor bater à sua porta" a encante ainda mais :)

    Beijos no coração,
    Sam

    ResponderExcluir
  3. Que linda resenha e muito bem escrita! A Samanta é mesmo um amor em todos os livros. É bom ter um pouco do coração puro do autor descrito em um livro.
    Amei muito a forma como resenhou, tão linda e doce quanto merece uma leitura dessas.
    Beijos.

    Blog Jovens Mães / Instagran / Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Aaah eu sou doida para ler esse livro! Conheci a escrita da Samanta em "Quero ser Beth Levitt" e me apaixonei completamente ♥ Só vejo coisas boas a respeito de "Renascer de um outono" e "O pássaro" (outro que eu também quero muito ler), então estou bastante animada para conhecer ambas as histórias. Aah, esses livros que deixam a gente angustiado e querendo que tudo fique bem logo kkk'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sammy, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra não me traiu muito não, não consegui gostar nem da premissa, mas sua resenha está linda, parabéns por isso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui, mas ainda não li. Comprei ele na Bienal de 2014 e ainda peguei autografo da Samanta, porém ainda não fiz a leitura. Eu já li O Pássaro e amei, agora antes de ler Renascer de um outono vou ler o que a autora está sendo lançado pela Arqueiro.
    Assim que minha pilha diminuir um pouco eu leio Renascer de um outono.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Que resenha mais linda, Sammy!
    Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro da Samantha. Sei que, pela sinopse, a gente já percebe que a história é bem clichê, mas eu amo um bom clichê! E se é bem escrito então, melhor ainda.
    A história parece ser bem delicada, daquelas que a gente devora as páginas e ainda quer mais.
    Super te entendo em relação a romances que acabam acontecendo de maneira rápida demais, muito embora esse não pareça ter sido o caso desse livro. Acho que o fato de não ter se apegado tanto ao romance pode ter sido também pelo fato do drama da garotinha falar um pouco mais alto.
    Quero muito ler e espero gostar muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro da Samanta Holtz, mas após ler a sua resenha fiquei com a sensação que já devia ter lido a muito qualquer livro dela, parece ser uma leitura muito gostosa de se fazer.
    Eu fiquei bem curiosa para conhecer a história de Anna e como ela lida com as turbulências que a vida a impõe. Compreendo bem fato de você ter deixado de lado o John e ter se apegado mais ao Ricardo, isso acontece com frequência quando estou lendo. É uma pena que o desenvolvimento do romance não seja tão calmo quanto o esperado.
    Vou anotar a dica aqui e espero poder ler em breve algum livro da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sammy. Tudo bem?

    Não sei se o meu comentário foi registrado por isso vou fazê-lo novamente :)

    Já conhecia a obra O Pássaro da autora e o tenho, inclusive, salvo no meu kindle para ler futuramente mas não conhecia exatamente o estilo de escrita dela.
    Você descreve o livro com tanto amor e admiração que é impossível não se contagiar e imaginar o trabalho de escrita maravilhoso que envolve essas obras... Resenha empolgante!
    Tratar dos sentimentos de uma criança que perdeu os pais recentemente já deve ser um enorme desafio, imagino fazê-lo circulando o romance...
    A respeito do John: Não sei se sua resenha que me direcionou para isso por ser o Ricardo o seu preferido ou se eu também simpatizei mais com ele por ele ter uma "história de vida mais nobre" mas ele me conquistou mais do que o John.
    Fiquei curiosa para saber, como o John retorna à vida de Anna?
    Já coloquei em minha listinha <3

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sâmella!
    Nunca li nada da autora mas sempre tive curiosidade, agora tenho mais ainda depois dessa ótima resenha.
    A Anna já passa por poucas e boas sendo bem nova né? Coitada.
    O enredo é bem clichê mas é um clichê que chama a atenção por parecer ser fofo, afinal, sempre que tem criança no meio - mesmo ela sendo irritante/fria/teimosa - da um ar diferente na trama.
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro e poder conhecer o romance, e espero que a pequenina tenha se aberto mais!

    ResponderExcluir
  11. Oii!!

    Eu não consegui ler nada da autora ainda, mas morro de vontade de conhecer a escrita dela.
    Gosto desse estilo de obra e mesmo tendo sido muito rápido parece que é um livro bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que resenha linda <3 Sempre ouvi falar bem da autora, porém ainda não tive oportunidade de ler nada dela. Sua resenha despertou meu interesse por isso irei adicionar na lista <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem??
    Gostei da sua resenha, mas essa dica vou deixar passar, pois não é o meu gênero de leitura, nesse fim de semana da Bienal, pude conhecer a autora pessoalmente e achei ela super simpática e ganhei o novo livro dela, pode ser que eu venha a ler para saber como é a escrita dela!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...