E depois de um longo inverno sem tags literárias por aqui, estamos de volta com uma fresquinha em ritmo de lançamento do livro da Mari Scotti, Híbrida, em sua segunda edição! Para comemorar, nada como criar uma tag em homenagem aos personagens já desenvolvidos pela autora, e após ser indicada pela Sammy, do Da Imaginação a Escrita, cá estou eu para dar as minhas respostas às perguntas da tag! Vamos lá? ;)

ELIZABETH
Um livro que você leu (emprestado ou alugado) e nunca mais achou outro exemplar.

Eu costumava pegar muitos livros na biblioteca da escola quando estava principalmente no quinto e sexto ano, e Unidos pelo Vexame é um dos que eu me recordo com humor por ter me deixado encantar pela ilustração da capa, no auge dos meus 10, 11 anos, e ter achado que era uma história simples para se fazer uma prova de literatura. O resultado foi que eu não consegui ler o livro, não entendia a linguagem, e na verdade lembro mais de trechos de política e economia em geral do que o pretexto de três amigos e suas aventuras de cada dia que a sinopse sugere, e acabei tirando nota baixa na prova. A boa notícia é que recuperei depois, mas, olha, que livro mais confuso, viu?

ELLENE
Um livro que você estava indeciso se seria uma boa leitura, mas foi até o fim para descobrir.

Em 2013, quando comecei a participar de sorteios literários, alguns eu meio que ia no impulso, o que acabou sendo um pouco o caso da promoção em que concorri aos dois primeiros livros da trilogia Os Defensores, que por mais chamativa que seja a capa, não faziam muito o meu estilo literário da época. Ainda assim, quando os ganhei e os livros chegaram, não demorou muito para eu dar uma chance à leitura e acabei me surpreendendo ao me ver envolvida pelo enredo e seus personagens! Tanto é que, enfim, finalizei a leitura da trilogia em 2015, em um ritmo surpreendentemente mais acelerado ainda de leitura do terceiro livro do que quando foi nos dois anteriores. Uma trilogia cuja leitura eu recomendo muito!

HEIDY
Um livro com um vilão que você detestou e torceu para que ele morresse.

A verdade é que eu não presto muita atenção aos vilões, mesmo quando eles são realmente muito maus; prefiro focar em torcer pelos mocinhos, mas eventualmente alguns se sobressaem por uma mistura de atrevimento e ousadia, e é impossível não pensar na Kronar Dul'Maojin, de Almakia II - Além dos Segredos, para esse tópico. A mãe do Krission e da Kandara é tão sem coração que não é à toa os próprios filhos se revoltarem contra ela em alguns momentos, principalmente a filha mais velha. Esta aí uma personagem que eu não me importaria de saber que sumiu magicamente da história e deixou-a fluir com os outros personagens que, sob suas influências, já estão causando o caos suficientemente em Almakia.

NICOLAE
Um livro com um personagem secundário importante para a trama e de quem você não sabia se confiava ou não.

Desde o primeiro livro da saga Doce Sonho Alado, pairava o mistério sobre quem era de verdade Último Wing, então diretor do Instituto A. W. Sigma. A mãe de Evie, Aurora, sempre alertava a filha para não confiar no diretor, que, em contrapartida, tentativa se aproximar um pouco da garota, mas também apresentando a si próprio como alguém em quem ela não podia confiar, o que consequentemente me deixou com um pé atrás durante todo o livro. Nos volumes seguintes, no entanto, começamos a ter mais certeza sobre um dos lados dessa história, mas uma vez que todos os personagens do enredo são simplesmente humanos, eles comentem erros e acertos em igual modo e nem sempre dá para continuar confiando em certas pessoas.

MILOSH
Um livro com um protagonista destemido, porém depressivo.

Pensei muito nessa resposta, mas como não cheguei a nenhum personagem específico que se encaixasse nela, vou dar a mesma resposta que a Sammy deu no post dela, afinal, já li o livro e concordo que a Victoria, de A Linguagem das Flores, é uma personagem forte, principalmente depois de ter passado por tantos abandonos que, no fim das contas, tornou-se natural para ela própria abandonar as outras pessoas, que é então onde surge esse pequeno traço de depressão, de insegurança, de provável ansiedade. Eu queria tanto entrar na história e ajudá-la no decorrer dos desafios que enfrentava, mas ao mesmo tempo puxar sua orelha por, na verdade, ter escolhido passar por certas dificuldades em alguns momentos. Uma leitura que, apesar de não ter me cativado por completo, ainda me marca de alguma forma pelas emoções tão naturais com as quais a leitura foi conduzida.

JACÓ
Um livro com um irmão mais velho ciumento.

E de repente não me veio nada que não fosse Lágrima de Fogo e Desmond, o irmão do Draco. Diferentemente do irmão que era designado como protetor de Anne, a protagonista, Desmond queria mandar e desmandar em todos ao seu redor, inclusive na própria Anne, claro, e já faz muito tempo desde que li o livro, mas lembro bem de me irritar com todas as suas aparições em cenas. Pensa num personagem insuportável! E apesar de ter sido uma boa leitura na época, devido ao tamanho da série e o fato de mais nenhum volume ter sido lançado desde 2012, acabei desistindo dela, infelizmente.

CAROL
Um livro que te deixou curioso e você deseja ler em breve.

Já tinha muito tempo que uma curiosidade nascia para com a duologia da M. V. Garcia, A Chama da Esperança, e quando a parceria foi fechada, não pude vibrar menos! Com uma capa linda dessas, postagens diversas da autora na fanpage do livro com diálogos divertidos entre os personagens e a criação de funkos de papel e tudo mais... fala sério, quer marketing melhor que esse para chamar a atenção de alguém? E isso porque nem falamos da história ainda, que tem toda uma pegada de aventura, fantasia, amizade. Estou esperando estar na vibe certa para lê-lo, mas muito ansiosa por fazê-lo, com certeza!

TOMÁS
Um livro que você amou e te decepcionou no final.

Quem acompanhou o Resumo Mensal de Fevereiro aqui no blog deve lembrar desse livro. Já havia tido outras decepções com livros antes, mas geralmente elas diziam respeito a vários pontos soltos por toda a história, enquanto que em A Cidade Flutuante isso aconteceu apenas nas últimas vinte páginas e me deixou desolada e insatisfeita com um desfecho vago e sem graça que não condisse com nada entre tudo o que havia acontecido para chegar até ali. Decepção total...

Espero que tenham gostado do post! Não vou taguear ninguém porque sinceramente não sei que gosta de respondê-las e nem quem já está respondendo essa tag, mas quem quiser fazê-la, avisa aí nos comentários para eu ver depois, ok? ;) Mas e aí, concordam com as minhas respostas? Já leram ou querem ler algum dos livros?

Beijos,
Sâmmy

12 Comentários

  1. Gente o DSA ali -^.^-
    Estava olhando no Google e achei sua tag, Sammy, obrigada por se lembrar do Último! Muito sucesso para o Sammysacional!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Hum...adoro tags porque assim conhecemos vários livros de uma vez só. Queria muito ler A cidade Flutuante, mas vejo que te decepcionou aii fico com um pé atrás. Os defensores é outro que me chama muito atenção.Já estou te seguindo... passa lá no blog.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Oi Sâmella!

    Fico feliz que tenha respondido a Tag! A Vitoria foi a única personagem que consegui pensar, até costumo ir no Skoob olhar os livros que li para tentar encaixar nas tags, mas nesse caso, A Linguagem das Flores foi o primeiro que me veio em mente. Estou para terminar A Chama da Esperança, acredito que você vai curti muito! Estou louca para ler a continuação de Almakia, agora já vou preparada para essa vilã, rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sammy, como vai?
    Eu tenho linguagens das flores, porém ainda não li, confesso que diante do que ele foi colocado, meio que me abalou, adorei a tag menina <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, adoro TAGs, e acho que vou fazer no meu blog tbm. Em relação aos livros, a maioria não conhecia, eu só tenho A Linguagem das Flores, e fiquei surpresa por ele ter um protagonista depressivo, pois nunca pensaria nisso, o que me deixou intrigada e curiosa para ler a obra.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Sâmella. Tudo bem?

    Também respondi essa TAG na semana de divulgação de Híbrida e foi muito divertida.
    Não li nenhum dos livros que indicou mas o meu livro que não achei mais o exemplar também foi da escola, diferente de você, no entanto, eu adorei a leitura dele <3

    Fiquei muito curiosa pela trilogia Os Defensores, já vou procurar saber mais sobre, com certeza (e olha que eu prometi não me comprometer mais com série nenhuma esse ano, ahahahaha).
    Estou muito ansiosa pra ler DSA e postagens que citem o amorzinho que são os personagens me deixam ainda mais curiosa, acho que o que mais vejo distribuírem elogios nas resenhas são eles <3

    Pela capa fiquei interessada em ler A Cidade flutuante mas com o que você falou do final desisti de qualquer aproximação, HAHAHAH, ainda bem!

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  7. Hey, tudo bem?
    Primeira vez que vejo essa tag e eu adorei! Tag's são formas rápidas de sabermos as impressões de vários livros diferentes, então eu as amo.
    Irei ler as resenhas dos livros que achei interessante, beijos

    ResponderExcluir
  8. Não sei dizer se concordo ou não com as suas respostas porque não li nenhum dos livros que você escolheu... Rs... Mas li o primeiro Almakia e estou louca pela continuação, e tenho muita curiosidade de ler A linguagem das flores e a série Os defensores.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço Hibrida, então a tag não fez muito sentido para mim em questão a relacionar os personagens, mas gostei das suas respostas!
    Dos citados só li Os defensores, e é um juvenil muito fofinho e rápido de ler, estou com o segundo livro na estante e ainda esse mês irei ler!
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Helloo! Tudo numa nice?!
    Eu conheço o livro Híbrida, mas não de ler e sim porque já vi em vários blogs. Porém acho que nunca tinha visto a tag antes. Dos livros que você citou eu não li nenhum, mas tinha curiosidade por Cidade Flutuante por parecer diferente, e é claro, porque essa capa que a Marina fez é divosa demais. Eu gostei dos livros Os Defensores, tive uma impressão sobre a obra, só não sei se é o gênero que estou pensando, mas parece ser interessante. Sobre o livro Lágrima de Fogo. Foi publicado pelo selo Talentos da Literatura Brasileira, no geral o autor precisa desembolsar uma quantidade exorbitante para publicar o livro e se não teve o resultado esperado com o marketing e retorno financeiro para compensar os gastos, pode ser que a autora optou por não continuar com a série ou publicar por outras plataformas. É o meu palpite porque já vi isso acontecer.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  11. Olá! Primeiramente Parabéns pela tag super criativa. Eu adorei! O único livro citado que conheço e tive oportunidade de ler foi o a linguagem das flores, com o qual me decepcionei muito. A personagem principal me fez muita raiva por escolher sempre os caminhos mais errados, então, tomei antipatia e custei a finalizar a leitura. Os demais anotei os detalhes para analisar e ver se entram na lista.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi fiz essa Tag também, me diverti bastante montando. Dos livros que você citou o único que li foi Os Defensores, mas no meu caso eu não gostei muito, e só li esse mesmo, não quis continuar a série. Dos outros alguns eu ouvi falar outros não, mas é sempre bom conhecer livros novos

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...