Título: Versos Sombrios;
Subtítulo: Trilogia das Cartas #2;
Autor(a): Bia Carvalho;
Editora: EraEclipse;
Número de Páginas: 290;
Ano de Lançamento: 2012.
Livro no Skoob
Veja também: Jardim de Escuridão [Trilogia das Cartas #1]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"O bem e o mal conectados por palavras e um destino"
A segunda carta de Lolla Dewitt é revelada, com seu último desejo para Cailey DeWitt.
Cailey tem o dom das palavras. Quando escreve, ela consegue transmitir sentimentos, se conectar com a história de qualquer pessoa e até curar corações partidos. Porém, seu dom pode se tornar um pouco mais obscuro que isso.
Lolla pede que ela envie uma de suas belas poesias a Jayce Hernandez, um detetive amargurado que perdeu a mulher amada e se afundou em escuridão. Por mais que Cailey não o visse com bons olhos, atendeu ao pedido da avó, e sua mensagem trouxe uma nova esperança para o policial. Contudo, Jayce logo tem a oportunidade de retribuir a ajuda de Cailey, que se vê perseguida por um assassino perigoso, capaz de se comunicar telepaticamente com ela através de seus textos. Tentando se salvar de um homem obcecado, Cailey precisa contar com Jayce para proteger-se. Mas o que ela não contava era que os segredos que iria descobrir poderiam mudar sua vida para sempre.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: leves spoilers do livro anterior.

Após muito me surpreender positivamente com a leitura de Jardim de Escuridão, dando continuidade à leitura da Trilogia das Cartas, em Versos Sombrios iremos acompanhar a jovem Cailey, caçula das mulheres DeWitt, e tão conhecida por sua personalidade alegre mas ainda visivelmente irresponsável e festeira, que, porém, encontra-se um tanto quanto reclusa depois de certos acontecimentos turbulentos decorridos anteriormente. Incerta sobre como recomeçar, segue com um relacionamento sem grandes emoções, mas no qual ela acredita ser verdadeiro, até se deparar, enfim, com a chegada da carta de Lolla para ela, pedindo que usasse seu então dom com as palavras para escrever algo especial e capaz de confortar o coração do policial Jayce Hernandez, ainda abalado pela perda do seu grande amor. Não muito empática com o rapaz, ela inicialmente reluta, mas acaba por fazer o que a avó pediu, dando, assim, início a um ciclo de recomeço tanto para ela quanto para ele, à medida que também irá viver um jogo delicado e intenso nos quais as palavras podem ser letais.

No segundo volume da trilogia de Bia Carvalho, o leitor é envolvido por uma história que vai além de uma simples narrativa, e que enaltece o poder das palavras desde a intenção mais singela e pura até a mais invejosa e perigosa. Apesar dos dons serem algo natural para as mulheres DeWitt, é com surpresa que o dom de Cailey é reconhecido pela irmã e a prima, que apesar da inicial postura despreocupada, irresponsável, namoradeira e por vezes até um pouco infantil de antes, acaba por amadurecer gradualmente no decorrer da história e assumir uma postura tão firme, determinada e responsável que muitos duvidavam que ela tivesse. Outrora intitulada como 'garota problema', acaba atraindo a atenção de Jayce, que será então o primeiro a conhecê-la de verdade por trás do julgamento alheio, e a quem ela, igualmente, irá ajudar a reerguer-se de novo na vida.

“O ‘Poeta Sombrio’, nome que Jayce escolhera naquele exato momento para denominar o assassino, era apenas um louco... mais um naquele mundo podre, que tentava justificar sua falha de caráter culpando o amor.”

Novamente, após muito me envolver e gostar do mistério apresentado em Jardim de Escuridão, com Versos Sombrios não poderia ter sido diferente, por apresentar personagens visivelmente mais problemáticos do que Faith e Rowan no primeiro volume, em meio a uma perseguição para descobrir um misterioso assassino que, no entanto, não dá às caras tão facilmente, mas faz suas vítimas tão sutilmente quanto é habilidoso e perigoso ao comunicar-se telepaticamente com Cailey e virar a cabeça e a vida da protagonista ao total avesso. De repente toda a adrenalina do volume anterior acaba se tornando pouco se comparado à alta tensão e delicadeza com que a situação de Cailey se desenrola, após o então Poeta Sombrio tanto atormentar a mente de Cailey, que apesar da postura inicial visivelmente mais frágil, vai ganhando mais força no decorrer do enredo e se mostrando uma protagonista particularmente ainda mais forte e cheia de atitude quanto Faith já havia sido no outro livro. E uma vez que Jayce se encontra a par da situação e do dom da moça, eles seguem na luta para descobrir quem está por trás do Poeta Sombrio, que mesmo com o passar das pistas sobre ele, tem sua identidade ficando cada vez mais complexa, uma vez que ele poderia ser qualquer um ao seu redor, não necessariamente apenas um homem, como também uma mulher, dificultando ainda mais a investigação.

“[...] as palavras têm um poder maior do que qualquer dom. Elas são capazes de mudar o mundo, mudar uma pessoa... dependendo de como forem interpretadas, podem causar a paz. Ou uma tragédia. Uma vez que a palavra está escrita em um papel, ela é eterna.” 

Por si só a história estava se desenvolvendo muito bem, até, no entanto, desandar um pouco com relação ao romance. Assim como no livro anterior, apesar de toda aquela coisa de 'casal predestinado a ficar junto' e tal, novamente senti que o romance se desenvolveu um pouco rápido, embora um pouco menos em comparação a como foi em Jardim de Escuridão, mas ainda assim um pouco irritante. É inegável, sim, que Cailey e Jayce tenham uma dinâmica ótima, e mais ainda uma química mesmo com traços de personalidade um tanto quanto diferentes em alguns momentos, mas uma vez que eles inicialmente não se davam bem um com o outro, gostaria que esse relacionamento tivesse sido desenvolvido de forma mais gradual. Ainda assim, incrivelmente, ele não deixa de ser crível, então, mais uma vez, dá para relevar.

Assim, ainda que com algumas breves ressalvas com relação ao romance, Versos Sombrios se apresenta como uma sequência tão intensa e impactante quanto seu antecessor na Trilogia das Cartas, destacando novamente a sagacidade e destreza com a qual Bia Carvalho conduz seus enredos e envolve o leitor em tramas que, mesmo com o teor sobrenatural, são tão reais e com os quais tanto podemos nos identificar com seus personagens. Mais uma leitura devidamente recomendada por aqui! 

14 Comentários

  1. Oie...
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia essa série, porém, ao ler sua resenha fiquei imensamente interessada, pois, não é toda hora que esbarramos em uma resenha tão elogiosa assim ;)
    Achei a premissa e personagens bem legais também, e adorei saber da existência de personagens problemáticos, pois, adoro essa caracteristicas nos livros.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sâmela, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa do livro, mas não fazia ideia que era parte de uma trilogia. Fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre as cartas e a relação delas com a família DeWitt (acredito que deve ser explicado no primeiro volume), parece ser uma boa leitura. Gosto de livros em que a tensão se mantei sempre alta como você descreveu na resenha, já anotei a dica de leitura e vou ler a resenha do primeiro volume para saber mais sobre essa trilogia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Já conheço a Bia, ela é uma fofa, pena não ter podido ainda conferir essa série. Pelo que tenho lido parece ser maravilhosa e com certeza vou querer conferir :) Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não gosto desses romances que se desenvolvem muito rápido não, realmente me irritam, e normalmente não só um pouco... rs... Que bom que mesmo assim você conseguiu achar o relacionamento crível, já é um ponto muito a favor. E que ótimo que achou o livro intenso e impactante, mas ele não me atraiu, não é bem meu tipo de leitura, então passo a dica.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Sãmella, sua linda, tudo bem?
    Eu conheço a autora de um evento, ela é um amor de pessoa, muito simpática. Quando ela apresentou essa série eu fiquei super interessada. Sou louca por tramas policiais e essa ainda mistura sobrenatural, fiquei bem empolgada. Mesmo com a questão do romance, não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Eu acho que teria alguns problemas com esse livro por causa do romance entre o casal. Eu não gosto de relacionamentos que acontecem muito rápido, mesmo que o livro diga que eles são destinados a ficarem juntos ou algo do gênero. É algo que sempre me irrita durante as leituras que faço, então... :\
    E a capa desse livro sempre me confunde com aquele da Darkside, que não me recordo o nome. Chega dar uma aflição só de olhar. rs
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gente essa autora é tudo de bom!
    Eu a conheci por causa do livro Horas Noturnas e confesso para você que estou louca para ler essa trilogia. Pela sua resenha os livros parece serem tão bons quanto.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Olá! Acho muito legal quando o autor do estilo sobrenatural consegue nos prender à história, ainda mais com um romance. Às vezes acho difícil de imaginar a cena que acontece, mas realmente essa parece uma história forte e que se desenvolve bem. Fiquei curiosa para ler e saber qual o dom da personagem e como a autora o trabalha na trama.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sâmella!

    Realmente, eu bato também na mesma tecla, o romance apresentado tanto em Versos, quanto no Jardim, foram muito rápidos, por mais que tenha aquela química, não consegui sentir um apresso por esse sentimento, pois fica complicado acreditar em um amor tão instantâneo assim, mas realmente, dá para relevar e apreciar o bom mistério que a obra tem, nisso a Bia capricha. Estou louca para ler o último livro e o conto que ela publicou no Wattpad. :D

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  10. Oiii Sammy, tudo bem?
    Eu já conhecia essa obra, mas ainda não tinha tifo oportunidade de ler uma resenha e confesso que me apaixonei de cara logo pela sinopse, acho que choraria rios pelas personagens, e me envolveria com toda certeza. O amor é algo bem dificil de se acreditar, a gente nunca sabe quando é realmente verdadeiro, e sobre curar corações partidos achei um encanto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Sempre bom elogiar tão bem construída!
    Amei esse quote que você selecionou e concordo, a palavra tem um poder tremendo, pode machucar e também suavizar uma grande dor.
    Como a Sil falou ali em cima, a capa também me incomoda porque fico achando que é o livro da Darkside rsrs.
    Mas sobre a história, eu até fiquei curiosa viu, relacionamentos rápidos só me incomodam se eu não tiver uma ligação previa com o personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu fui cativada ao saber sobre assassinato, simples assim. hahaha E ao mesmo tempo, desanimei um pouco de saber sobre o romance rápido, simplesmente não curto, mas fazer o que. Dependendo dá para relevar. Gostei muito da sua resenha, ficou perfeita e bem escrita. Me fez ter curiosidade de iniciar a série.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sâmella!
    Acho que por ter essa coisa do destino, dos casais serem predestinados, a autora pode ter achado que não precisava desenvolver tanto assim o começo do rmance, afinal, ta escrito que é pra eles ficarem juntos né, pra que enrolar? Creio eu que esa possa ser uma possibilidade, mas concordo com você, nãocurto romance miojo. Legal saber que a personagem amadurece, isso é sempre bom.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem??
    Pelo que li na sua resenha parece ser um livro de romance, apesar de ter gostado bastante da capa, não sei se leria no momento, mesmo porque você cita que o romance não é tão bem desenvolvido, quem sabe no futuro eu leia, e também ainda não tinha conhecido a autora ainda. Parabéns pela resenha.
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...