Título: Apaixonada por Palavras;
Autor(a): Paula Pimenta;
Editora: Gutenberg;
Número de Páginas: 160;
Ano de Lançamento: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Na crônica-título deste livro, Paula Pimenta se confessa apaixonada por palavras. O que a autora não pode confessar, por modéstia ou timidez, é que ela é também apaixonante por meio das palavras. Não é preciso mais do que um parágrafo para que você seja arrebatado pelos encantos literários dela. 
Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula encanta com o cotidiano de seus personagens. Já nas crônicas de “Apaixonada por palavras”, o encantamento se dá pelo próprio dia a dia de Paula: sua família, seus amigos, seus sonhos, seus pensamentos, suas viagens, seus amores... suas paixões. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um belo personagem inventado, mas por uma bela pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras. (Eduardo Loureiro Jr. - Editor do site Crônica do Dia).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Paula Pimenta tornou-se conhecida e muito querida pelos leitores a partir de suas séries juvenis Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série, envoltas em histórias ternas e encantadoras sobre amor, amizade e família com os quais todos podem se identificar. Antes disso acontecer, porém, a autora, já envolvida com as palavras, escrevia crônicas diárias no site Crônica do Dia, que cativaram de igual forma muitos dos que a acompanharam em tal período. Agora, já algum tempo depois, Apaixonada por Palavras reúne algumas das principais crônicas da autora escritas entre 2000 e 2009, convidando o leitor a deliciar-se por uma narrativa que não conta a história de nenhuma outra personagem senão a própria Paula Pimenta.

“É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido mas que já existia em mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe alguém que pensa exatamente como eu.”

Quando tive a, enfim, chance de conhecer um pouco mais as crônicas de Paula Pimenta, ainda no ano passado, já havia uns bons meses que eu não lia nada da autora e, de repente, esta não poderia ter sido uma leitura mais indicada para voltar a lê-la. Já nas primeiras crônicas o impacto pela leveza e doçura da escrita da autora já me envolviam por completo, e foi uma leitura que se seguiu lenta para mim para poupá-la ao máximo, fazendo a leitura de uma à três crônicas por dia, alternadamente, para tentar fazê-la durar mais.

Ao longo da leitura, é perceptível, desde a primeira à última crônica do livro, respectivamente de 2000 e 2009, a evolução da escrita de Paula, começando de uma forma leve e descontraída, até assumir um teor mais romântico, sensível e por vezes doce em seus textos mais recentes. Foi bom acompanhar diferentes situações e pensamentos da autora vivenciados ao longo dos anos, por vezes me identificando com alguns deles, em algumas crônicas que definitivamente muito me agradaram e com o qual muito me identifiquei, como Ai, que vergonha, que retrata bem a realidade de uma pessoa que é tímida por natureza - no caso, como eu bem sou, para quem não sabe, rs -, ao passo que já me distanciava um pouco de alguns outros, e por aí vai. 

“Antes derramar lágrimas do que um rosto constantemente seco e um coração sem sentimentos. Antes atravessar uma tormenta que nos sacode e nos faz pensar do que passar pela vida anestesiados. Porque só quem sente a tristeza tem vontade de obter a felicidade. E os poucos momentos em que a alcançamos compensam todas as lágrimas que derramamos no caminho.”

É uma leitura tipicamente leve para ser feita em momentos de descontração ou quando se quer algo curto, porém gostoso de se ler, e eu simplesmente mal posso esperar por fazer a leitura de Apaixonada por Histórias e ler mais algumas crônicas da autora, que conseguiram me envolver em diversos momentos sem precisar de grandes esforços. Ao término da leitura, a sensação é que nos passamos a conhecer um pouco mais da Paula romântica, sonhadora e amiga que tanto cativa leitores ao redor do Brasil e, aos poucos, do mundo, e eu certamente recomendo sua leitura, seja para aqueles que são leitores da autora, bem como, simplesmente, para quem gosta de crônicas leves e descontraídas. 

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

15 Comentários

  1. Eu sou apaixonada por crônicas e amo a capa deste livro, é muito linda e caprichada, leria numa boa, até imagino uma tarde tranquila, um chimarrão e este livro...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sâmella
    Da Paula Pimenta, só conheço aquele conto que ela publicou no 'O livro das princesas', sabe? E, devo dizer que adorei o que eu encontrei lá, tanto que já comprei mais dois outros livros dela, aqueles que a Galera vem lançando, que são releituras das princesas.
    Mas, enfim. Como tenho gostado muito de ler crônicas ultimamente, vou anotar a sua dica. E fico feliz que essa evolução na escrita dela seja notável.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
  3. Oieee
    Eu gosto muito de ler contos e crônicas e faz tempo que eu quero ler algum livro da Paula Pimenta, como nunca li nada da autora, acredito que seria muito bom começar por esse livro com seus contos, assim eu teria a oportunidade de ver a evolução na escrita da autora. Ótima dica, mesmo o livro tendo sido lançado em 2012 eu nunca tinha escutado falar dele

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy,
    Nunca li nada da Paula Pimenta mesmo ela sendo reconhecida e tendo várias leitoras. Não por não gostar, só não tive a oportunidade. Mas quem leu e gosta ressalta a leveza, romantismo, adoro livros para descontrair, espero um dia ler em breve. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Eu nunca li nada da Paula Pimenta, então não poderia fazer esse comparativo com suas obras e suas cronicas. Mas já que as cronicas foram feitas ao longo de 9 anos teria uma base. Geralmente não leio livros assim, mas acho que por não conhecer a autora até arriscaria a leitura para ter uma nova experiencia. Essa capa me deu uma vontade de comer MMs.

    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?

    Parabéns pela sua resenha... e a capa do livro é bemmmm bacana!! Apesar de ser um gênero diferente do que eu costumo ler, apaixonados por palavras realmente deve ser um livro interessante! Quem sabe não abro uma exceção para ler crônicas ;-)

    Bj
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia

    ResponderExcluir
  7. Oi. Apesar de eu não ser velha assim, o publico alvo da Paula acho que não sou eu e por isso nunca senti vontade de ler nada dela, como continuo não sentido. No mais, achei interessante as crônicas se passarem num longo período de tempo. Com certeza ela amadureceu a escrita e como pessoa nesse tempo, talvez mudou seus gostos e isso se reflete nas palavras. Deve ser muito interessante.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy!

    Adorei a resenha, principalmente porque não conhecia o livro. Aliás de não ter lido nada da Paula. Vou deixar anotada a dica para conhecer a narrativa dela.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sâmella!

    Ainda não tive contato com as obras da Paula, mas estou interessada em começar pelos contos dela, fiquei encantada quando vi que ela escreveu um para O Livro das Princesas, rs. Bem, como Apaixonada por Palavras traz crônicas escrita por ela, me deixou curiosa, fora que é uma boa forma de conhecer o estilo da autora, sua linguagem e escrita. Espero poder ter a chance de ler em breve!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie!!
    A Paula é uma autora maravilhosa né? Eu a conheci no livro O Livro das Princesas, depois li princesa adormecida e fiquei encantado pela escrita dela.
    Eu não tinha conhecimento desse livro de crônicas dela, conhecia Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série, mas sinceramente não tive vontade de ler esse.
    Vou ver se encontro o primeiro capitulo de Apaixonada por Palavras, para ver se gosto e quem sabe eu leia né?!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  11. Só li o primeiro livro de Fazendo meu filme, mas me apaixonei de cara pela trama e escrita da autora. Gostei de saber desse livro de crônicas, pois eu adoro ler de vez em quando crônicas, e achei bacana você citar que é possível ver o amadurecimento da escrita da Paula. Fiquei encantada com tudo e espero poder ler em breve a obra.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sâmella, nunca vi críticas negativas a essa autora e estou curiosa para conhecer sua escrita, acho que esse livro seria um bom começo, apesar de não gostar muito de livros juvenis acho que não faz mal algum dar uma chance. O mais interessante parece ser poder acompanhar a evolução na escrita da autora, adorei!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sammy!

    Eu nunca li nada da Paula, mas ela é tão elogiada na blogosfera que dá até uma curiosidadezinha. Acho que o mais intetessante em livros de crônicas no geral, ainda mais quando escritas em espaços de tempo grandes como esses, é a evolução da escrita do autor. É bom demais ver como a pessoa passa a se dar melhor com as palavras. Eu não sou muito fã de livros de crônicas, não é muito meu estilo, mas é realmente uma boa pedida quando queremos algo mais leve.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Sou outra louca por crônicas e me apaixonei por esse livro. Confesso que fui ler meio descrente, sem botar muita fé... Que surpresa boa! Até hoje lembro da minha preferida, eternamente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Acredita que nunca li nada da autora, até tenho os seus livros e marcadores, mas acabei deixando na estante, até por pensar que era muito it girl pra mim, mas pela tua resenha parece que desde o começo ela passou a evoluir e vou dar uma chance já que é bastante elogiada.
    Xoxo

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...