Título: A Princesa com Olhos de Gato;
Autor(a): Gislene Vieira de Lima;
Editora: MODO - Selo Lumus;
Número de Páginas: 253;
Ano de Lançamento: 2015 (2ª edição).
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"Tudo o que Loiane desejava era encontrar uma forma de ser aceita pelo pai. Sabia que por causa de seus olhos amaldiçoados não encontrava pretendentes, justo quando o avanço da Igreja exigia herdeiros prósperos e fortes para manter a casa dos D’Nort no trono de Rúbia. Somente algo poderia reverter a magia - a própria vida...” Conflitos e intrigas políticas e religiosas misturam-se à magia e grandes revelações num cenário de incertezas, ânsia pelo poder e desespero.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Em tempos até então denominados como Era das Trevas, o reino de Rúbia permanecia como sendo o único dos reinos a perpetuar o paganismo, em meio ao controle da Igreja sobre os demais. Também, pudera, além de ter um feiticeiro como conselheiro real, mais do que isso, temia-se pela vida da princesa, então amaldiçoada com olhos de gato que a todos afugentava e assustava. O rei, no entanto, com a idade avançada, teme pelos próximos capítulos de seu reinado, uma vez que não há sucessores após a morte de seu filho mais velho e às recusas iminentes de casamento com Loiane, sua filha. Resta-lhe, então, optar por um plano pouco agradável, que, no entanto, poderá ser burlado por Loiane com a ajuda do neto do feiticeiro, Abner, recém-chegado à Rúbia para ser aprendiz de seu avô.

A jornada conjunta de ambos, no entanto, se desenrolará das mais diversas formas e com as surpresas mais inconvenientes possíveis, em meio a segredos do passado e muita magia antiga perdida no tempo, enquanto seguem viagem rumo a uma Torre esquecida por todos. Ao mesmo tempo, alternamos a narrativa por entre conflitos religiosos e políticos no castelo, em meio a intrigas e planos ocultos diversos que podem atrapalhar as intenções da princesa. 

“— Sempre me pareceu, Abner, que não seria uma boa ideia trazer de volta uma coisa que, imagino, faria um mal maior do que um bem.
— Por que diz isso?
— Dizem que conhecimento é poder. Mas a busca por novas formas de sabedoria faz com que os homens amadureçam e aprendam com a experiência. É essa busca que nos torna melhores. Sem esta trajetória não passamos de crianças tentando realizar nossos caprichos. O homem não está preparado para ser mais do que isso: um ser com defeitos e virtudes em busca de seu próprio caminho.”
- Página 72 -

A fantasia da história é o ponto de maior destaque, alternando entre o feiticeiro Aluanã, no castelo, e Abner, seu neto, então em jornada para tornar-se seu aprendiz. Quando Loiane e seus planos cruzam-se com os do rapaz, porém, eles se veem ajudando um ao outro na intensa viagem rumo à torre que resguarda as possíveis respostas para seus questionamentos, e é quando a fantasia se faz presente de verdade em meio à fugas inesperadas e baques violentos. Em momentos alternados, assim, a narrativa oscila entre momentos de extrema fluidez, e outros de certa lentidão, à medida que termos e explicações mais aprofundadas sobre magia, política e religião inerentes à época são dadas. Com um pouco de persistência, no entanto, é possível seguir a leitura sem maiores percalços, ainda que a narrativa em vocabulário mais formal, decorrente do período central da trama, medieval, em que ela se passa, possa causar certo estranhamento em alguns momentos, mas, da mesma forma, não há maiores problemas, principalmente para aqueles que já estão acostumados com este tipo de leitura.

“— Como espera que eu desista da minha única esperança de felicidade?
— Vocês, jovens, falam de felicidade muito levianamente.”
- Página 97 -

É visível, no geral, o bom desenvolvimento da história, desde o seu início até o seu desfecho. Sem 'pulos de cena' muito abruptos, a minha principal, e talvez única real ressalva quanto ao livro, seja por conta do desenvolvimento emocional dos personagens, com os quais, mesmo no fim da leitura, não me vi envolvida de verdade com eles ou sequer senti-me simpatizar com quaisquer deles. Por melhores que eles fossem desenvolvidos no contexto fantástico da trama, dentre os quais Abner e Loiane se destacam de forma realmente positiva, no contexto real, humano, emocional de serem, ainda senti-os um pouco vagos e não consegui me envolver de verdade com a leitura. Apesar disso, ela não foi comprometida de todo, uma vez que o desfecho realmente surpreendeu.

No fim das contas, comecei a leitura esperando uma coisa, e, apesar de não encontrá-la, acabei me deparando uma história simplesmente bem construída e desenvolvida, apesar de suas leves ressalvas, e seu desfecho, depois de tudo, intrigou-me e me surpreendeu pela genialidade da autora em apresentar uma visão tão diferente da situação e fazer-se entender que nem tudo é o que parece ser, afinal. A Princesa com Olhos de Gato é, por fim, um enredo de mão cheia para os fãs de uma boa fantasia, tensa e intensa ao mesmo tempo, com personagens fortes e determinados a alcançar seus objetivos, mesmo em meio aos mais diversos obstáculos. 

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

9 Comentários

  1. Olá :)
    A história parece ser fantástica! E adoro fantasia medieval!

    Seu blog é lindo e já estou seguindo!
    Bjks,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hummm, faz tempo que não leio um livro de fantasia com uma boa dose de mistério... Esta capa é linda né, eu achei.
    Gostei bastante de sua sinceridade, assim caso a gente vá se aventurar na leitura, já fica sabendo que é sim um bom livro, mas possui suas ressalvas. Gostei principalmente do fato de a autora nos levar a pensar em um desfecho e ele se mostrar diferente, livros que me surpreendem sempre ganham pontos comigo.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Achei a premissa do livro interessante,mas fiquei preocupada com o fato de você não conseguir se envolver com os personagens.Quando isso acontece comigo, sinceramente, minha avaliação sobre o livro despenca, porque acredito que isso é fundamental. De toda forma, o fato de ser um romance medieval com mistério e ação envolvidos, já me chama atenção. E essa capa? Lindaaa<3


    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas achei a história interessante. Adoro livros de fantasia e o enredo me chamou a atenção. A única ressalva, para mim, talvez, seja que os personagens não te cativaram tanto. Quando acontece comigo fico com a sensação que a leitura não foi tão boa. Vou anotar como sugestão de leitura, porque também adorei a capa!

    Bjs,


    tamiresdecarvalho.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sâmella, tudo jóia?
    Tenho que dizer que achei essa capa melhor que a da 1ª edição! Muito mais relacionada com a história do livro.
    Tá aí mais um livro que com certeza colocarei na lista de desejados. Eu tenho uma queda com esses livros que misturam temas medievais, como reis e rainhas e o grande poder da Igreja com fantasia. Sempre sai um enredo fantástico se o autor conseguir o conduzir bem. E pelo o que vejo, com esse aconteceu justamente isso. :)
    Fique sabendo ainda que tem gatinhos nas páginas, quanta fofura <3
    Gostei. Dica anotada! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Oi Samêlla, sou fã de livros de fantasia, porém lendo sua resenha não cheguei a me interessar por esse livro. Primeiramente pq não é por um livro se passar em um período medieval que a linguagem da narrativa precisa ser levada a risca, acredito que nos diálogos até seja plausível, mas apenas nesses casos, mas nã]o sei por conta própria como se dá essa narração então talvez eu esteja enganada. Também percebi que você disse que em alguns momentos o ritmo da narrativa se torna lento e apesar de ser algo corriqueiro nesse tipo de livro não acho que me sentiria estimulada a ler esse devido a este fato. No mais nem o final surpreendente me convence

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros de fantasia, e simplesmente leria só por causa dessa capa que eu amei, mas lendo sua opinião fiquei com o pé atrás. A história me interessou, mas não gosto de leituras pouco fluídas sabe? Que é preciso persistir para continuar. Que pena saber isso, mas como o livro não é muito grande, quem sabe dou uma chance.
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy!

    Vou ser muito sincera aqui agora: pra eu gostar de verdade de um livro, eu tenho que me conectar com os personagens. Se não, pra mim não faz nem sentido continuar a leitura quando isso não acontece. Provavelmente não leria esse livro... Primeiro por causado ponto que citei anteriormente (tá, sei que pode ser diferente comigo, mas...), segundo por causa do tipo de linguagem. Não tenho paciência com narrações sistemáticas demais.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sâmella!
    A capa desse livro é meio assustadora e, ao mesmo tempo, os olhos da moça trazem imenso magnetismo! Parabéns à editora!
    Fantasia já não faz o meu gênero e, pelo que contou sobre o livro (ora a leitura flui, ora é bem lenta), fiquei bem desanimada.
    De toda forma, como parece ser uma história bacana, vou indicar às minhas amigas que gostam do gênero.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...