Título: A Guardiã e o Despertar do Espírito #1;
Autor(a): Beatriz Kono;
Editora: Baraúna;
Número de Páginas: 455;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

“Nada é o que parece ser, lembre-se disso”. Se Bruna Lima pudesse escolher uma frase que definisse sua própria vida, com certeza escolheria essa. Quando ela, o irmão gêmeo (nem um pouco idêntico) e os pais se mudam para a casa da avó, no Rio de Janeiro, tudo começa a mudar. Quem diria que uma simples pulseira pudesse ser a chave para descobrir a sua verdadeira identidade?
Com a ajuda de uma fada tagarela que não para de sorrir, de uma amiga que se diz estilista e de seu mais novo e indesejado guardião, ela descobre que todos esses dezesseis anos de sua vida foram uma farsa. Bruna é a última herdeira do trono do reino dos lynnos, criaturas fantásticas com orelhas pontudas que podem ou não ter poderes da natureza. Justo ela que nunca quis ser princesa! Havia ainda uma previsão mágica a qual dizia que ela deveria encontrar os quatro espíritos guardiões para salvar sua mãe e seu povo de uma nova guerra, seguindo a lenda do reino. Porém ela sabia que isso seria um risco de vida. Teria ela que assumir o trono de uma vez e encarar a morte de peito aberto? Poderiam os espíritos guardiões ancestrais dizer qual caminho seguir e ajudar a despertar seu próprio espírito de guardiã?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers!

Bruna Lima não conhecia outra vida que não fosse a de ser uma garota normal. Mas é quando ela precisa mudar-se, com os pais e o nada idêntico irmão gêmeo, para a casa de sua avó, no Rio de Janeiro, que sua vida começa a mudar. Tudo começa com uma pulseira aparentemente inofensiva que a ligará, enfim, ao reino de Lynnos e todos os segredos que esse mundo mágico esconde. Ela só não esperava, no entanto, descobrir-se como princesa do lugar, e ter todos os seus dezesseis anos questionados até então. O que é verdade e o que não é? Quem é amigo e quem é inimigo? Só adentrando à esse universo para saber...

Foi em 2013 que eu conheci, entre as minhas andanças no Twitter, a Beatriz, e logo em seguida, as suas histórias. Não tardou para que eu passasse a acompanhá-las com afinco e ansiasse cada vez mais pelos próximos capítulos, quaisquer que fossem os projetos escritos por ela naquela época. Ainda lembro da euforia das primeiras histórias, das tensões, dos suspiros - #Erina4Ever, please -, e eis que dois anos depois, A Guardiã e o Despertar do Espírito marca a estreia literária de uma autora que, apesar de jovem, sabe contar boas histórias e envolver o leitor desde os personagens mais marcantes até os mais despretensiosos que, no fim, acabam por nos surpreender. 

No primeiro livro de uma série, iniciamos a leitura acompanhando a mudança de Bruna e sua família para a Cidade Maravilhosa. Nesses primeiros capítulos, a narrativa se dá um pouco lenta e distante, até que, aos poucos, conhecemos os demais integrantes da família e o novo cotidiano que os aguarda no Rio, e começamos a nos envolver melhor com os personagens. Bruna, juntamente com o irmão, Bernardo, iniciam as aulas na nova escola e novas amizades surgem já nos primeiros momentos, e tudo transcorria bem até alguns comportamentos estranhos por parte da avó e dos pais fazerem-na crer que há algo por trás da aparente normalidade de sua vida que, no entanto, todos insistem em esconder dela. Eis que, porém, um incidente com Bernardo, envolvendo sua nova pulseira, a levam para o reino dos Lynnos, e a verdade, enfim, começará a ser revelada. 

Ainda nas cem primeiras páginas, a verdade sobre Bruna e sua família começa a ser revelada, e vamos acompanhando com ela as descobertas sobre um mundo totalmente inédito, habitado por fadas, trolls, e os então lynnos, provando-se, a cada página, um universo onde a magia e a natureza convivem lado a lado, em total harmonia. Bruna é uma daquelas protagonistas carismáticas e determinadas que, no entanto, ainda leva um certo tempo até conseguir digerir os fatos sobre sua real história. Mas ela acaba por não ser a única atrás de respostas, uma vez que Bernardo, ao descobrir-se como não sendo seu irmão, almeja conhecer a própria história. Juntamente com Charlee, então fada da primavera, eles se unem para desvendar os segredos e, logo mais, enfrentar uma aventura inusitada por entre os reinos de Lynnos, em busca dos guardiões dos quatro elementos da natureza, parte de uma lenda local.

Em alguns desses momentos, a leitura teve seu ritmo alternado, com algumas partes mais ágeis e fluidas do que outras, cuja leitura fora um pouco mais lenta. Os personagens, em especial os protagonistas, se desenvolvem de forma vagarosa no decorrer da história, mas cativam o leitor aos poucos. Foi o caso de Bernardo. Apesar de ter gostado muito do jeito animado de Charlee - ignorando apenas o dom um tanto quanto inconveniente de ler os pensamentos de todo mundo sem qualquer bloqueio -, de longe o meu personagem preferido foi o Bê, pela espontaneidade e sinceridade com o qual agia tão intensamente. Ainda que um pouco desatento em certos momentos, mas sempre muito protetor para com Bruna, a quem ama muito, ainda que não sejam irmãos como sempre acreditaram. Foi, ainda melhor, acompanhar seu desenvolvimento na história; no início, imaginamos que Bruna será o foco total da história, e ainda que isso aconteça, gostei de ver o destaque que Bernardo, aos poucos, foi ganhando no decorrer da narrativa.

Apesar de ter gostado muito desses pontos da história, tenho algumas ressalvas quanto ao desenvolvimento geral do enredo. Ainda que os personagens tenham sido bem trabalhados, senti que algumas cenas, por outro lado, foram um pouco desnecessárias, ou determinadas descrições foram um pouco extensas demais. Para um saldo de 455 páginas, acredito que esse número ainda poderia ter sido um pouco reduzido, dadas alguns momentos do enredo que não pareceram interferir diretamente na trama. Em contrapartida, algumas outras breves cenas se desenrolaram um pouco rápido demais, como o final, que achei que, depois de tudo o que havia acontecido até então, aconteceu de forma não muito aprofundada e pareceu um pouco abrupto para mim.

No fim das contas, A Guardiã e o Despertar do Espírito é uma estreia boa para a autora, e uma vez com a promessa de grandes aventuras para os próximos livros, ela só tem a melhorar! Ainda que com suas ressalvas, é bem escrito e por vezes a leitura assume uma boa fluidez, e definitivamente tem a conquistar com seus personagens ativos e carismáticos, bem como com um universo realmente encantador e bem desenvolvido. Uma boa pedida para os leitores de fantasia e infanto-juvenil.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

8 Comentários

  1. Menina, você escreve super bem uma resenha! E estou elogiando porque quando vi sua carinha (parece mais nova do que é), fiquei apreensiva para ler a resenha. Parabéns! Me deixou curiosa e com vontade de conhecer a autora também. Adoro fantasias como essa, é uma trama meio clichê (ela ser princesa e tal), mesmo assim, me atrai bastante. Vou logo conferir e colocar na lista de leituras.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Sâmella.

    Gostei muito da sua resenha porque indicou um livro que não conhecia. A capa é bacana, a sinopse é interessante e sua resenha desperta a curiosidade ainda mais sendo fantasia. Dica super anotada.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sâmella, tudo bem?
    A primeira coisa que olhei foi a capa, achei linda, esse efeito com borboletas e céu estrelado. O que achei interessante são os seres sobrenaturais e místicos presentes no livro, mas serei sincera, não sei se eu leria apesar da fantasia o enredo não me chamou muita atenção. Talvez se tivesse visto em outro momento o livro e não lido a sinopse e resenha, eu compraria por causa da capa. Mas gostei da sua sinceridade, falou os pontos positivos e negativos do livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy!

    Minina, e teve um baita de um spoiler mesmo, nossa sem ora! Para mim foi tudo okay porque não pretendo ler o livro, mas ainda bem que você deixou o aviso, viu. Agora vou explicar o porquê de o livro não me interessar: primeiro, estou um pouco saturada de literatura fantástica no geral. Para mim, o autor tem que se superar muito para criar uma história original e ultimamente tenho visto muito do mesmo, o que me deixa receosa. Segundo: fico bastante irritada quando cenas desnecessárias são descritas, tenho sensação de que a pessoa só queria encher linguiça, sabe? Não sei não... E a nota que você deu também me desanimou bastante, então, né? Mas é bom ver autores nacionais se sobressaindo no mercado, de qualquer forma. E concordo com a Cah, a capa é bem linda mesmo!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. É ruim quando lemos algo que tem muitos detalhes desnecessários, né? Acaba "estragando" um pouco a leitura, e confesso que eu fico bem desanimada. Eu achei a capa desse livro linda e a história incrível, então fiquei dividida entre querer ler ou não essa obra por causa das suas ressalvas, ai... Acho que vou dar uma chance mesmo!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Já eu gosto de livros detalhados, fã de Stephen king falando, né HAHAHAHA
    Mas, apesar de gostar de Fantasia, esse livro não me chamou atenção não.
    Sobre os spoilers, cuidado. Mesmo avisando no inicio, seria bom destacá-los no texto, assim a gente não fica com medo de ler a resenha HAHAHAHAA
    Mas, nesse caso, de boa, não lerei mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, Sâmella! Bom, gostei da premissa e estou curiosa para saber como funcionou o enredo. Só é uma pena que a narrativa tenha tido esses probleminhas, mas a autora vai amadurecê-la com o tempo. Agora, tive que ler a resenha pulando alguns trechos para fugir dos spoilers, foi bem engraçado.
    Bjuus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy, tudo bem?

    Eu gosto muito de fantasia, mas essa não me chamou muito a atenção. Talvez pela narrativa não seguir um padrão, sendo por vezes lenta e com cenas desnecessárias e as vezes rápida demais, deixando algumas coisas não tão bem desenvolvidas. Mas que bom que os personagens em geral foram bem construídos. Achei essa capa linda!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...