Título: A Mais Pura Verdade;
Autor(a): Dan Gemeinhart;
Editora: Novo Conceito;
Número de Páginas: 224;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

Aparentemente, Mark é uma criança normal. Na companhia constante de seu cachorro, Beau, e de sua melhor amiga Jessie, é amado incondicionalmente pelos pais. Ele também é um garoto muito inteligente e tem um talento enorme para escrever haicais. E tudo estava bem na vida de Mark, até que uma doença que o assaltara quando menor, volta em plenos seus 12 anos, e ele se vê sem chão. Decidido a não causar mais dores nos pais e na amiga, ele resolve fugir com Beau até o Monte Rainier, em um plano de escalada que ele pretende alcançar à todo custo, nem que seja a última coisa que ele faça. Em meio a essa jornada inusitada, perigos aparecerão e pessoas boas e más darão as caras em seu caminho, e à medida que ele estará, a cada passo, cada vez mais próximo de seu objetivo, Mark também terá uma série de verdades a reconhecer ao longo de sua jornada.

É engraçado como um livro, às vezes, pode aparecer despretensiosamente na sua fila de leitura e, no fim das contas, te conquistar por completo. Mais ainda, é engraçado perceber que a tal história vai além de sua proposta, e que depois disso tudo, você só quer recomendá-la para todo mundo. A Mais Pura Verdade, de Dan Gemeinhart, foi uma leitura que certamente me pegou um pouco de surpresa, mas que me cativou de tal forma que me vi imersa na leitura e na jornada de Mark e Beau, compartilhando de suas angústias, medos e anseios, bem como os de sua família também, à espera de respostas sobre seu paradeiro. É uma leitura que certamente tem seus ângulos próprios; pois, se de um lado eu chorei e me emocionei muito com os personagens, por outro lado, também me diverti muito com eles e me apeguei à eles. E vocês já vão entender o porquê.

A princípio, é comum que encaremos a jornada inusitada de Mark como um ato impulsivo demais ou simplesmente uma tolice sem tamanho. Iniciei a leitura tentando ser o mais neutra e receptiva possível, mas cheguei a duvidar do personagem por tomar uma medida tão extrema para, supostamente, privar os pais de mais sofrimento durante o seu tratamento e, mais adiante, sabemos, também, que ele já estava cansado desse mesmo sofrimento. Pela primeira vez na vida, Mark queria poder tomar suas próprias decisões e ser decisivo nisso, e apesar de ter, sim, um pé atrás com relação ao extremo optado por ele, ao longo da leitura, pude compreender melhor o personagem. Não que eu tenha apoiado e concordado com sua fuga mais do que arriscada, afinal, os perigos eram incontáveis em sua jornada, e ele ainda chegou a passar por maus bocados durante o enredo. Ainda assim, porém, consegui compreender o sentimento de liberdade pelo o qual ele tanto buscava. A jornada até o Monte Rainier, no fim das contas, não se resumia a uma rota de fuga cheia de furos, mas a uma última tentativa de ter controle sob sua própria vida, ao mesmo tempo em que, de certa forma, tem a chance de esquecer as dificuldades anteriores e se concentrar em algo diferente.

Porque, no fim das contas, não importava qual era o objetivo de Mark, mas tudo que ele enfrentaria até lá. As pessoas, boas e más, com as quais cruzou pelo caminho, todas elas, mesmo que indiretamente, influenciando de alguma forma na jornada do garoto e fazendo-o se dar conta, aos poucos, dos verdadeiros tesouros que ele já tem em sua vida, tesouros estes que, já há algum tempo, se encontravam apagados em seu íntimo depois de focar tanto em algo tão negativo quanto o seu câncer. Sendo assim, a jornada até o Monte Rainier é uma verdadeira autoconhecimento de Mark sobre si e os demais ao seu redor, mesmo aqueles a quem ele acabou de conhecer, mas que já provaram e se destacaram por atitudes ou diálogos diversos. Dessa forma, à medida que os acontecimentos ganhavam ritmo e a jornada de Mark, aos poucos, chegava ao seu objetivo, vi-me avançando na leitura, e muito embora quisesse ver o sofrimento de seus pais, pela sua ausência, terminar, não pude deixar de torcer para que Mark alcançasse a tão almejada linha de chegada.

Só posso concluir que, em meio à acontecimentos conturbados e instáveis, A Mais Pura Verdade é mais do que uma história boba sobre um garoto que foge de casa com seu cachorro. É muito mais, inclusive, do que uma história sobre um garoto que tem câncer e que quer fugir de seu sofrimento. Tem a ver, de certa forma, com o crescimento do personagem, mesmo em um espaço relativamente curto de tempo, mas que acaba por ser significativo dadas as situações que ele enfrenta no decorrer de sua jornada. Dan Gemeinhart foi certeiro ao fazer abordagens tão diretas, mas ao mesmo tempo tão sensíveis, sobre a vida, a família, as lutas externas e internas de cada pessoa, o que realmente importa, na voz de uma criança que, mesmo em um ato aparentemente tão impulsivo, tem tanto a nos ensinar sobre o valor de pequenas coisas, pequenos gestos, poucas palavras. Foi, sem dúvida alguma, uma das leituras mais marcantes do meu ano de 2015 até agora, e eu recomendo sua leitura para todos!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

2 Comentários

  1. Olá Sammy,

    quanto tempo que eu não vinha aqui, né? Saudades! Desculpe por isso, é que a vida anda meio corrida demais... Enfim, adorei tua resenha! Porém, não compartilho de mesma opinião sobre a obra. Até entendo o que tu quis dizer sobre a atitude de Mark, mas mesmo levando tudo isso e até mais coisas em conta, foi uma atitude completamente egoísta.
    Mas concordo que o autor não quis passar somente a história de um garoto bobo que foge, mas sim o valor das coisas, principalmente, o de pequenos gestos!
    Novamente, sua resenha foi maravilhosamente bem escrita, e assim que der passarei por aqui de novo.
    Beijos,
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Sammy!

    A cada resenha o meu amor por esse livro aumenta, mesmo sem tê-lo lido! <3 O autor realmente foi incrível e fico feliz que ele tenha escrito essa história!
    Ainda não tive a oportunidade de ler A Mais Pura Verdade, mas, pelo pouco que vi, tenho certeza que será um livro que me marcará de alguma forma e entrará para a lista de preferidos!

    Já está na minha lista de desejados e espero poder lê-lo em breve! <3

    Parabéns por sua resenha!

    Beijos e até! :*

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...