Título: Kassan;
Série: Devoy, vol. 1;
Autor(a): Paula Vendramini;
Editora: MODO;
Número de Páginas: 180;
Ano de Lançamento: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Existe um mundo em que sua população desconhece a existência dos nominados Ocultos. Celebriant Devoy tinha tudo para ser uma grande Oculta, só havia um pequeno problema: ela não queria ser. Mesmo nascida em uma família privilegiada com um poder raro e destrutivo, Celebriant não aparenta estar apta a representar o papel de primogênita Devoy. Quando seu pai a chama para informá-la de uma novidade nada atraente, Celebriant sente-se completamente injustiçada. Suas desconfianças e seu poder secundário a atacam com imagens perturbadoras e ela se sente perdida. Com um noivado indesejado e seu poder lhe dizendo que esse caminho não é o certo, será que Celebriant vai seguir o seu destino docilmente?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião: 

Em um mundo fantástico cujo passado fora permeado por disputas de fortes poderes, centraliza-se então uma nova era de sobrevivência, onde a calmaria visto por alto é totalmente falsa. Por dentre as camadas sociais, um grupo de famílias parte do Oculto são as verdadeiras regentes desse mundo, e a Celebriante Devoy faz parte de uma delas, responsáveis pelo poder Kassan. O único problema é que ela nunca quis participar de nada parecido, muito menos ser obrigada a casar-se com o filho da família mais poderosa do meio e se ver fadada ao domínio intenso desse universo. E é então que seu segundo poder começa a agitar-se mais fortemente dentro dela. Sua Intueri alega o perigo óbvio pelo qual ela está rodeada, e durante seu processo de treinamento, ela acaba por descobrir coisas que colocam, ainda mais, em xeque tudo para o qual ela foi criada. E agora? Ficar calada e aceitar o seu destino sombrio ao lado de Nicholas Moringan, ou desprender-se das regras e ir atrás daquilo em que ela acredita?

“Ela sabia que não iria se casar no dia seguinte, mas estar comprometida aos treze anos era um pouco cedo demais.”

À princípio, Kassan nunca passou perto da minha lista de leituras, até que eu li o livro de Lhaisa Andria, que, ao fim das contas, acabou me levando ao livro de Paula Vendramini. Confesso que, porém, até o início de sua leitura, eu ainda não estava tão cativada pelo enredo e os primeiros capítulos se seguiram em uma leitura lenta e cautelosa, mas à medida que eu ia reconhecendo os personagens e me situando melhor no enredo, já mais firmada sobre o que esperar de sua história, consegui me conectar melhor com ela, ao passo que, felizmente, me vi sofrendo as angústias e temores de Celebriante ao longo de sua trajetória como Oculta e noiva de Moringan, e concluo que, felizmente, Paula Vendramini conseguiu se firmar com seu enredo e eu fui surpreendida por uma gama tão intensa e conturbada de personagens, com as mais diversas personalidades e vivências, e muita, mas muita ação! Adrenalina é pouco para o que acontece nesse livro e, senão destrutivo - no quesito dos poderes envolvidos -, possui um traço autêntico e sagaz, intenso e marcante, que impacta o leitor com maestria, nos deixando ansiosos pela sequência.

Celebriante Devoy, em si, é uma ótima protagonista. Apesar de ter lá seus momentos meio de 'garota mimada' e ser um pouco alterada e visivelmente temperamental, ela tem uma determinação incomum e, apesar de não reconhecer isso em si própria, também é dona de um grande coração que, porém, encontra-se corrompido por todos os ensinamentos e treinamentos para o Oculto. Vive em um eterno dilema entre seus dois principais poderes, o Kassan, inteiramente destrutivo e cruel, e o Intueri, com seu senso delicado e sensível ao mundo, fazendo-a ser capaz de reconhecer detalhes e segredos que escapam aos demais, e mesmo se mostrando insegura quando trava essa guerra particular, Celebriante é uma personagem completamente digna do posto de protagonista da história, e é impossível não torcer por ela ao longo do enredo, mesmo diante de algumas situações extremas que ela enfrenta ao longo da história. Outros personagens também se destacaram no decorrer da leitura, como Nicholas Moringan, noivo de Celebriante, e Lune Devoy, irmã do meio da protagonista.

“- Como você fez isso? Como sabia o que eu ia fazer?
- Não se meta comigo, Moringan. Eu não sou uma menina boazinha.”

No início, pensei que Nicholas Moringan se tratava de mais um mocinho conturbado que aflora sua sensibilidade no decorrer da narrativa, mas ele é realmente uma incógnita no que diz respeito a seus sentimentos e batalhas internas. É claro no decorrer da narrativa sua ambição em se tornar o próximo Imperador e conquistar povos e batalhas entre os Ocultos, além de que, com seu Imperi, ele se garante no alcance de adentrar a mente de seus inimigos e assim desarmá-los mentalmente; apenas Celebriante não está tão ao seu alcance como ele gostaria, e é difícil dizer se, por isso e por outros motivos semelhantes, ele queira tanto conquistá-la e tê-la inteiramente para si, apesar de ela deixar claro que não o suporta. Em um relacionamento de fachada e totalmente conturbado, ele seria capaz de destruir Celebriante, e vice-versa, mas ele acaba não o fazendo de todo, me deixando com sérias dúvidas sobre sua real personalidade. Não são esperanças de que ele passe para o lado bom da guerra iminente, mas talvez ele não seja tão ruim como parece. Mas, bem, só talvez. Ainda é cedo para dizer qualquer coisa. Quanto a Lune Devoy, não tenho muitos comentários a fazer, a não ser que ela consegue ser dona da personalidade mais cruel e insensível de todas, sendo, também, dona de uma mente muito perversa e cheia de grandes planos para ocupar o lugar da irmã, que ela sempre achou estar assumindo um lugar que não devia ser seu.

No entanto... nenhum personagem me intrigou mais do que a jovem Saori. Como a filha mais nova dos Devoy e a única a não possuir um poder principal além do segundo poder de Speed, ela é, na maioria das vezes, ignorada pelos próprios pais e a irmã Lune, recebendo apenas a atenção e amor incondicional de Celebriant, que vê na pequena a única pessoa capaz de compreender seus anseios, temores e segredos. Se eu já havia gostado bastante dela apenas por sua personalidade sensível e doce, além de sua forte e sincera relação com a irmã mais velha, Saori ainda consegue surpreender em vários momentos com uma mentalidade e inteligência por vezes madura e sensata, e é aí que percebemos que ainda há muito a ser descoberto sobre ela no decorrer da série Devoy. Ela, assim como Celebriante, é uma personagem marcante e cheia de presença, e eu mal posso esperar para descobrir os outros segredos que ela tem a esconder. Sua importância na trama e em toda a jornada de Celebriante só é maior do que parece.

“- Intueri não são muito bem aceitos por aqui, não é mesmo?
- E somos aceitos em algum lugar?”

No mais, só posso concluir que Kassan foi uma leitura intensa e impactante, dotada de muita ação, segredos e dramas particulares que só ressaltam ainda mais o brilho da obra. A autora foi feliz em criar e desenvolver seus personagens e todos os pontos do enredo, e o final é de tirar o fôlego de qualquer leitor. Felizmente, o segundo livro já foi lançado, Intueri, da mesma forma que, notícia boa ou ruim, a autora anunciou recentemente que a série, que antes seria de apenas quatro livros, agora ganhara um quinto, o que, particularmente falando, só me deixa ainda mais aflita sobre tudo que pode acontecer no decorrer de cada um dos livros. Se o primeiro já fez estrago, imagina os outros... Mas livro bom é assim; te enche de grandes emoções durante sua leitura e a ansiedade e expectativa para os próximos volumes só cresce. Espero que os demais sejam tão bons quanto este, e que possamos acompanhar bem toda a trajetória desses personagens tão incríveis.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

19 Comentários

  1. Adorei sua resenha cheia de detalhes haha

    Beijos, Katharine Santos

    http://party-fantastic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Palavra de quem já leu os outros livros e acompanha o desenvolvimento da história junto com a autora: só melhora xD

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que resenha mais maravilhosa!!!

    *-*

    Muito obrigada por todas as palavras! Fico muito feliz que tenha gostado! Espero que continue acompanhando! \o/

    Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  4. Alguns livros são mesmo uma surpresa né? Quantos não me conquistaram exatamente dessa forma. Eu vou dizer, também não pegaria esse livro pra ler, mas sua resenha colocou em mim um ponto de curiosidade! Hehevou procurar mais sobre essa obra!
    Valeu a dica. Anotada.


    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sâmella.
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas me interessou. Adoro livros do gênero. Mas não vou ler por agora, prefiro começar novas séries quando já estão com todos os livros lançados, que já me aconteceu de pararem de lançar os livros eu eu fiquei a ver navios hehe. Achei os nomes bem complicados, a começar pela protagonista, mas depois que a gente acostuma, a leitura flui hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Eu não conhecia a obra e nossa que enredo!
    Começamos pela capa que é linda demais né?? Adorei! O que eu mais gosto das suas resenhas é que sempre consigo me visualizar na leitura! Parece que sou eu que estou lendo a obra!
    Achei muito interessante essa obra ser tão completa assim, a unica coisa que me incomodou um pouco foi o numero de livros. Pra que tantos? hahahah
    Outra coisa que esse genero tem que é chato, são os nomes dos personagens, sério! Pra que nomes tão complicados?
    Não gosto!!

    hahahah a resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oiee Sammy ^^
    Ainda não conhecia esse livro, e a capa dele não me conquistou muito, mas fiquei curiosa com a sua resenha. Olha, eu não sou muito fã de histórias fantásticas, sabe? Exceção para uma ou duas que acabam me conquistando, então eu fiquei meio que assim com esse livro, mas ver que você gostou me deixou um pouco animada para lê-lo, porém eu vou esperar todos os livros da série serem lançados antes de ler o primeiro...hehe'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É a primeira resenha que eu leio. Menina, adoro vir ler resenhas no seu blog, sempre conheço autores/obras novas! <3 Curti bastante a capa, e ao saber melhor sobre a trama me interessei muito mais. Pena que o início é lento, mas pelo jeito é compensado depois. Não sei se vou gostar dessa personagem mimada, acho que vou querer matá-la só um pouquinho.. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha, fiquei louca de vontade de ler esse livro novamente!
    Vou ler, em breve!
    Sou apaixonada por esse livro, já estava com saudades de ver coisas sobre ele.
    Mil beijos
    Moda E Eu

    ResponderExcluir
  10. Oieee! Assim como você, eu não pensaria em pegar esse livro porque não faz muito o meu estilo,mas lembro que a primeira vez que li uma distopia, por exemplo, fiquei encantada com o livro, então quem sabe assim como você, eu me surpreendesse com a leitura? Atualmente tô correndo de séries porque estou com muitasss empacadas, mas eu daria uma chance ao livro sim! Parabéns pela resenha. Bjosss


    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sammy!
    Gosto muito dos livros no estilo deste, onde os protagonistas nos conquistam aos poucos, tem muita fantasia, política e outros elementos que agradam e chamam atenção, além de toda aventura.
    “A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Fiquei bastante encantada com a capa que eu achei bem diferente. Também gostei muito da sinopse e a princípio me pareceu ser um livro meio clichê, mas depois de ler a sua resenha eu vi que estava enganada. Estou super curiosa e vou adicionar ao quero ler.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  13. Oie!!
    Resenha boa, parabéns!!
    Tenho visto muitos autores nacionais investindo em livros de fantasia, imagino que pra quem gosta bastante desse gênero, deve estar sendo ótimo.
    Bem, pra mim ler livros de fantasia são grandes desafios, esse livro não me chamou muita atenção. Mas adorei saber que tem uma personagem chamada Saori, bateu nostalgia de Cavaleiros dos Zodíacos. *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Eu amo fantasia e já gostei da capa.
    Pelo visto o inicio é um pouco parado, mas conforme a leitura avança a adrenalina vai tomando conta, gosto de fantasia com muita ação, deixa o leitura mais envolvente.
    Nossa você se envolveu mesmo com a história e personagens e isso me deixou curiosa.
    A protagonista parece ser bastante intrigante e quero poder ver o que ela vai fazer e poder conhecer mais de suas irmãs.
    Gosto quando termino um livro de uma série e o final me deixa louca pela continuação, isso é um sinal de que o livro é mesmo muito bom.
    Vou procurar mais informações sobre esse.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  15. Nossa!! Que bacana meu Deus!! Fiquei com vontade de ler, achei a história com um toque parecido com a Sétima Torre, de Garth Nix, que eu amo e já li umas cinco vezes...Eu estava procurando um livro que fosse parecido com a Sétima Torre...Quero ler esse livro!! \O/

    ResponderExcluir
  16. Uau! Adorei a resenha super detalhada. Achei a capa linda. Agora bateu a vontade de ler o livro :)

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente, tem muita literatura nacional de qualidade rolando por aí. Não que não existisse antes, mas parece que cada vez mais consegue um espacinho nesse mercado tão concorrido que é o mercado editorial. Apesar de todo preconceito e ressalva que os autores nacionais enfrentam ainda (principalmente dentro do gênero da fantasia), estes vêm mostrando a que vieram.

    Particularmente gostei de ler sobre a presença de ação no enredo, apesar do início tranquilo, é sempre ótimo ler uma história com reviravoltas e tudo o que tem direito em relação a acontecimentos, é sempre uma emoção a mais. Também me interessei pela descrição do Morigan, porque faz jus ao "vilão" que costumo curtir, aqueles que possuem determinadas atitudes ou posturas que por um momento parecem irracionais, mas que possuem todo um respaldo baseado em mistérios e passado. Afinal, não dá pra ser simplesmente bom ou ruim, não é?

    Espero poder conhecer a obra brevemente

    Julio Cesar
    juliocesar_2103@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. A premissa da série é boa,adoro fantasias e distopias, a capa me chamou bastante a atenção( mesmo achando a capa do segundo bem mais bonita), e embora tenha gostado da resenha e de conhecer mais uma autora nacional, não me interessei pelo livro. Estou dando um tempo de séries. Ultimamente tudo vira série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Com Certeza vou amar ,adoro romances mesmo que sejam ficticios

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...