E voltamos com o primeiro post de 2014! \o/ Como foi a virada do ano de vocês? Comeram muito? Festejaram muito? Babaram muito com os fogos? Para mim foi tranquilo, mas bem significante. O importante, também, é passar ao lado da família e dos amigos, né? Mas, bem, vamos ao post, meio atrasado, mas, enfim. Como eu comentei no post de Retrospectiva Literária de 2013, deixei para fazer esse ano o post - este - com o top 5 de livros que marcaram minha vida literária em 2013. Claro existem muitos outros que me conquistaram e me marcaram demais esse ano, mas estes que vocês verão a seguir me marcaram de alguma forma ainda mais especial, com suas particularidades e formas de narrativa, personificação, ou simplesmente o que o enredo me provocou. E, bem, vamos conferi-los a seguir...

5º lugar | A Gente Ama, A Gente Sonha, de Fabiane Ribeiro

Não é novidade para ninguém que conferiu a resenha desse livro no início de 2013. A leitura desse livro, aparentemente leve, nos leva a refletir e se envolver com uma história incrivelmente intensa e emocionante, onde sofremos e sorrimos junto dos personagens. Meu primeiro contato com um livro de Fabiane Ribeiro fora marcado por uma leitura doce e emocionante, também conhecido como o primeiro livro que me fez derramar lágrimas por tamanha emoção e apreensão no decorrer da trama. Uma das minhas leituras mais inesquecíveis da vida, com mensagens bonitas e personagens fortes e reais. 

4º lugar | A Culpa é das Estrelas, de John Green
Resenha em breve!

Desde 2012 eu já ouvia comentários sobre a beleza que ACÉDE era como obra literária e em 2013, pude saciar a minha curiosidade para ver, de perto, a beleza descrita pelos demais. E eu não só a vi como também me apaixonei igualmente por essa obra que, diferentemente de outras que retratam um personagem com câncer terminal, focou em diferentes visões e acontecimentos, e onde os personagens reconhecem a verdade sobre suas respectivas situações e não a negam, mas procuram viver intensamente até o dia em que sua vida se esvairá. E, aparentemente, isso também pode não ser grande coisa, mas a partir da forma como John Green explorou e desenvolveu o enredo, eis que temos uma obra que mexe com nosso psicológico e nos faz, mais uma vez, acreditar no amor, em todas as suas formas, mesmo quando se é jovem. Uma obra inteligente e sensível que me levou às lágrimas e que me marcou completamente.

3º lugar | Série Crônicas de Myríade, de Karen Soarele
Resenha [livro um] - livro dois em breve!

E, opa, livro de fantasia no top 5? Pois é, gente. Quem me visse em 2012 nunca pensaria que isso fosse acontecer, mas aconteceu. E estou feliz por isso. Apesar de já conhecer a Karen desde 2012, só em 2013 fui definitivamente cativada por suas histórias fantásticas e toda a terra de Myríade e seus personagens. O enredo, começando pelo primeiro livro, Línguas de Fogo, já é ótimo, os personagens tem personalidade e caráter forte, e o desenvolvimento se dá em um ritmo muito agradável e ágil. No segundo livro, Tempestade de Areia, então, tudo isso cresce de uma forma incrível. Além de ser uma leitura ainda mais alucinante e intensa, os personagens estão mais maduros e usam e abusam da força de vontade e coragem, e a história começa a se desenrolar num ritmo ainda mais elaborado e cheio de ação. Preciso urgentemente do terceiro livro, e aí, como fica, Karen?

2º lugar | Sussurros da Alma, de Mandy Porto
Resenha em breve!

Como o romance misto de sobrenatural e um pouco de policial como bem é, Sussurros da Alma não poderia ficar de fora do top 5. Esse livro me cativou, especialmente, por assumir alguns acontecimentos divergentes do que a história parecia oferecer, à princípio, e ele não é inteiramente focado no romance, já que a protagonista também está determinada a descobrir quem é o serial killer que anda fazendo vítimas em sua universidade, e apesar de termos o personagem clichê bad boy que passa a mudar de atitude ao lado da mocinha, Danny também é um cara de atitude e cabeça dura, de todas as formas, mas é visível o seu amor pela moça. E, no fim de tudo, uma ressalva: Mandy Porto também fugiu a regra e soube, com elementos clichês, criar e desenvolver uma história inovadora e atraente, onde cada página chama pela outra e onde o leitor sofre por cada situação vivida pelos personagens. Além de que, claro, ela soube mesclar vários estilos à trama, trazendo não só o romance e o sobrenatural, como também um pouco de policial, mistério e o envolvimento sincero e forte de Brooke com sua família. 

1º lugar | O Caminho para Casa, de Kristin Hannah

Vocês não acharam que esse livro iria ficar de fora, não é? Mesmo se eu quisesse isso, não poderia. Esse livro chegou sorrateiro até meu conhecimento e, durante sua leitura, ele não quis apenas me emocionar e me marcar; ele me impactou de tal forma que até hoje, quando penso em sua história e personagens, sinto um aperto no coração e os olhos ameaçam encher-se de lágrimas novamente, tudo porque é tudo muito forte, mas tão sincero, bonito e emocionante que é impossível falar desse livro e expor, com precisão, o quão a história é valorosa. Isso porque temos um enredo que foca no tema sobre o 'perdão' e, dessa forma, temos personagens cujas histórias se entrelaçam de formas normais mas que são interrompidas pelo inevitável. A personagem principal, Lexi, é a personagem mais incrível que já conheci na literatura; com a postura de uma pessoa humilde e insegurança, ela é internamente uma guerreira que reconhece que nada nessa vida é fácil, dona de um coração puro e forte, e sabe que mesmo com as lutas e os momentos de desesperança, a sua vitória chegará. Foi uma leitura feita às lágrimas, com muita intensidade e apreensão, mas com um final que, definitivamente, ressalta o quanto o ato de perdoar pode nos libertar

Essas leituras me marcaram bastante, mas e com vocês? Já leram algum deles e concorda comigo? Ou não? Quais livros te marcaram, te impactaram, te ganharam em 2013? Conte nos comentários! Vou adorar conhecê-los!

E, só um aviso: a promoção de aniversário do blog ainda está rolando, mas está em suas últimas semanas! Corre para participar, clicando aqui. Até o dia 15 de Janeiro, não percam!

Muitos beijos...

3 Comentários

  1. A Culpa é das Estrelas foi o livro que me marcou em 2013.
    Realmente, eu leria até a lista de compras do John Green.
    Ele foi incrível criando esse livro, em vez de focar somente no câncer; ele focou em outras partes importantes do livro.
    Foi realmente incrível!
    Beijos, Cléo ♥

    ResponderExcluir
  2. Acho que a A Culpa é das Estrelas marcou muitos leitores em 2013! Estou com o livro Línguas de Fogo na estante, espero gostar da leitura.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum desses. Tenho "A Culpa é Das Estrelas" mas até hoje não peguei pra ler, na verdade está emprestado. E já disse que acho a capa de "Sussurros da Alma" linda, né?! (:

    Beijos.
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...