Título: Eternas Escamas;
Trilogia: No Fundo do Amor, vol. 2;
Autor(a): Tera Lynn Childs;
Editora: iD;
Número de Páginas: 280;
Ano de Publicação: 2012;
Livro no Skoob
Veja também: No Fundo do Amor [No Fundo do Amor #1]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Aos 18 anos, Lily Sanderson vai se tornar simplesmente uma... garota. Ela ainda será uma sereia, mas, ao assinar sua renúncia ao trono de Thalassínia, vai apagar completamente a princesa Lily e dar vida à plebeia Lily. Com seu namorado, Quince, ao seu lado, um humano, Lily está feliz com sua decisão. Mas logo a maré começa a virar. Seu pai envia Dosi, a prima encrenqueira, para morar com ela em terra. O que Dosi teria aprontado desta vez para ser exilada e ficar presa em sua forma humana - algo que ela odeia? As ondas trazem ainda um garoto-tritão direto do seu passado. Sua chegada e um pedido a deixam confusa, e ela já não tem mais certeza do que quer. Lily se vê no meio de um tsunami de decisões: seu futuro com Quince versus a lealdade ao reino. Será possível conciliar amor, dever e sonhos?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers.

Depois das fortíssimas emoções - e confusões - ocorridas na vida de Lily Sanderson em No Fundo do Amor, voltamos a nos encontrar com a protagonista metade humana, metade sereia, em suas poucas semanas antes completar seus tão sonhados dezoito anos, mesmo dia em que assinará a renúncia ao trono de Thalassínia, para então dedicar-se exclusivamente a sua vida na terra, ao lado de Quince e todos os terráqueos que tanto ama. Bem, esses eram seus planos iniciais... Até que sua prima encrenqueira, Dosínia, bate em sua porta repentinamente. A sereia então exilada pelo pai de Lily de seu Reino, acabará por lhe gerar uma nova onda de conflitos, preocupações e decisões na vida de nossa protagonista, ao limite de fazê-la refletir não só sobre as decisões que beneficiariam a si mesma, mas também a sua gente Thalassiniana como um todo.

Ao contrário do livro anterior, não irei começar a resenha relatando o quanto eu detestei a escolha do título em português, já que Eternas Escamas tem mais nexo com Fins Are Forever do que no caso do anterior, e a escrita da autora continua a mesma, simples e leve, uma leitura que flui rapidamente. Mas a protagonistas continua meio irritante... Ah, esquece isso, esse é o menor dos problemas nesse livro...

Nesse segundo livro da trilogia (ou série) Fins, a vida de Lily fica ainda mais carregada de preocupações e grandes decisões. Como se não bastasse os exames normais da universidade e o fim de ano escolar, ela ainda tem que lidar com a encrenqueira da Doe, sua prima, que particularmente parece viver apenas para atormentá-la. E quem acaba sendo, digamos assim, vítima da garota nesse livro é... bem, o Brody. Fiquei um tanto surpresa com o relacionamento da Doe com ele, e acho que foi uma coisa boa, levando em conta de que ela odiava os humanos, mas que logo se apaixonara por um próprio humano! Quince, por outro lado, continua o mesmo garoto incrível do livro anterior, mais, na verdade, já que ele e Lily enfim estão em um relacionamento, e ela admite com unhas e dentes que o ama de verdade. 

Mas o mar definitivamente não está para peixe - piada legal, #fail -. Um novo personagem entra na história, Tellin, e ele trará consigo uma proposta decisiva para a protagonista, em nome de seu Reino e o de Thalassínia, de forma que Lily ficará suspensa entre duas decisões que, qualquer que seja, será a responsável por fazer a sua vida dar um giro de 360 graus. Literalmente. Ela já tem a ideia toda do quanto suas responsabilidades aumentam a cada vez mais, e a cada momento em que elas eram postas em jogo, eu ficava ainda mais intrigada e ansiosa com a narrativa, totalmente perdida em saber qual e como seria o desfecho. E, bem... Caramba, que final! 

Eu esperava mais uma coisa do que a outra, mas temia que aquilo que aconteceu pudesse realmente acontecer. Não que tivesse sido ruim, nem mesmo bom, mas a julgar pelo decorrer do livro, a maneira como Quince se comportava, os pensamentos que rodeavam a Lily... Eu fiquei meio dividida entre o que pensar daquele desfecho, foi algo surpreendente mas, simultaneamente, previsível e... bem, não sei explicar, mas foi o que foi, e leiam por si próprios para compreender a história! 

No geral, Eternas Escamas foi uma leitura boa, tirando a protagonista irritante de sempre que é a Lily, e depois daquele desfecho pra lá de incrível - tanto no ruim quanto no bom sentido - estou aqui, ansiosa pela sequência, intitulada no original como Just For Fins, que, pelo o que eu saiba, já até estreou no exterior, mas que não tem data prévia de lançamento para o Brasil ainda :( Bom, o jeito é esperar, mesmo - ou ir correndo comprar o livro em Inglês mesmo no Book Depository, só que não, rsrsrsrs.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

3 Comentários

  1. Sâmmy,que livro perfeito. Meu ponto fraco é livro de seres sobrenaturais.
    Me apaixonei. Indo para a listinha :)
    Ah,você é super fã de Fazendo Meu Filme né? Eu estou terminando a leitura do primeiro,e já vou comprar os outros 3. Você já leu o diário de Fani?
    Beijos

    Cherry Girls

    ResponderExcluir
  2. Haha, espero que goste de Eternas Escamas, também! ^-^ Mas vale ressaltar que ele faz parte de uma série, é a continuação de "No Fundo do Amor", viu? :) E eu amo FMF, já li toda a série, menos o Diário do Fani. =( Mas ainda vou adquiri-lo também.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Preciso urgentemente dessa série.
    Estou bastante curiosa em relação a ela.
    Espero poder ler ela em breve.
    Adorei sua resenha ;D

    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...