E hoje é dia 8, Dia Internacional da Mulher, e como não poderia deixar essa data tão singela e ao mesmo tempo tão importante passar em branco aqui no blog, como já fizera nos anos anteriores, rs, temos um Top 5 com cinco protagonistas femininas que mais me cativaram, surpreenderam e, por vezes, me marcaram na literatura até agora em 2017! Teria bem mais opções, na verdade, mas decidi colocar aquelas que fazem parte das leituras mais recentes, no máximo, de alguns meses atrás. Enfim, vocês já vão conhecê-las - ou revê-las, rs. Confiram a seguir! Mas só para deixar claro, não há nenhuma ordem de preferência, rs. ;)


A primeira personagem que me veio à mente ao pensar nesse top 5 foi ela, claro, Kate Sedgwick, de Raio de Sol. Não bastava ter sido, de longe, uma das minhas melhores leituras de 2016, a protagonista em si também dá um show, não apenas de carisma e bom humor, mas, principalmente, de positividade, por inspirar todos ao seu redor à seguirem rumo à seus sonhos e a ver sempre o lado bom da vida, mesmo em meio às tempestades. Uma moça ainda jovem, que ainda nem havia alcançado os vinte anos mas já tinha a maturidade de uma vida inteira de muita luta e consequentes lições aprendidas para serem repassadas aos outros agora. 


Kaira foi outra personagem jovem que me encantou em sua história. A então protagonista da duologia A Chama da Esperança, então com quinze anos, começa o primeiro livro ainda com muitas atitudes impulsivas e infantis que, no entanto, vão amadurecendo ao longo da leitura e culminando em uma versão mais centrada e dedicada no segundo livro, evolução esta que, no entanto, acontece de forma leve e natural, sem maiores saltos na personalidade da personagem, que mantém a essência inocente de outrora ao lado da mentalidade mais ágil e adulta em meio a guerra iminente que precisa enfrentar, mesmo com tão pouca idade. Mais uma personagem feminina que me marcou e cativou muito em 2016!


Vocês já devem estar cansados de me ver falar sobre a série Almakia, mas que posso fazer se é, além de uma das minhas séries fantásticas preferidas, uma leitura de altíssima qualidade no gênero? E os personagens não poderiam ficar para trás do enredo. Garo-lin Colinpis, nesse caso, é a protagonista desse enredo permeado de muita aventura e jornadas intensas com rumos cada vez mais inesperados, e ainda que ela comece a série com muita insegurança e complexo de inferioridade diante dos almakins e, principalmente, dos Dragões de Almakia, é notável não apenas o amadurecimento dela ao longo dos livros como, mais ainda, o crescimento de sua confiança em si mesma, passando, aos poucos, a estar no mesmo nível que os Dragões e ser uma das principais líderes em meio à ação dos personagens. Não é das mais carismáticas desse top 5, mas é uma das mais fortes e habilidosas sem dúvida alguma.


Voltando aos livros contemporâneos de novo, na trilogia Encantados de Raiza Varella temos várias personagens femininas cheias de atitudes, ainda que por entre eventuais dramas e dúvidas do dia-a-dia, mas no segundo livro em especial, O Garoto que Tinha Asas, temos Anna, que acabou por se destacar para mim por ser uma personagem tão sofrida, então fugitiva de um passado obscuro e precisando mudar-se constantemente de cidade em cidade para manter a si e à seu filho à salvos de um grande perigo. Só lendo a história para sentir a dimensão de tudo o que ela já precisou enfrentar na vida, mesmo sendo tão jovem, igualmente abaixo dos vinte e um anos, mas nunca deixando de lutar bravamente, chegando, por vezes, a fazer quase o impossível em prol de si e da criança


E por fim, mas não menos importante, mais uma adolescente, ou jovem adulta para ser mais específica com a idade que ela tem no segundo livro da duologia Confissões On-line, de Iris Figueiredo. A resenha sai em breve aqui no blog, mas já de antemão ressalto que uma das coisas que mais gostei em Confissões On-line 2: Entre o real e o virtual foi o amadurecimento pelo qual Mariana Prudente, nossa protagonista passou, ainda que não deixando de ser uma jovem com suas inseguranças naturais da fase e algumas lutas internas por serem vencidas no decorrer de sua jornada nesse segundo livro. É uma das personagens com quem mais me identifico nesse top 5, inclusive, e a representação de que, mesmo em meio aos dramas da vida adolescente, que não deixam de ser importantes e sérios cada um a seu modo, é possível vencê-los e continuar em frente principalmente rumo à realização dos nossos sonhos. 

E chegamos ao fim do Top 5! O que me dizem? Lembraram de alguma outra personagem forte que marcou vocês na literatura? Concordam com alguma das que citei? ;) Enfim... e um parabéns especial à todas as mulheres, leitoras ou não, mas igualmente guerreiras nesse grande dia! 

Beijos,
Sâmmy

8 Comentários

  1. Oi Sâmmy!

    Eu amo a Liesel, de A menina que roubava livros e também as protagonistas da Sarah J Maas. Das que você escolheu, acho a Kate fantástica. Lembro que adorei o primeiro volume de Almakia quando li mas não me lembro do que achei da protagonista... Rs...

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Nossa eu não conhecia nenhuma delas acredita? Mas fiquei bem curiosa com a Anna de O Garoto Que Tinha Asas e Kate de Raio de Sol. Minha favorita é Hannah Farr de Doce perdão!

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Eu não conhecia nenhuma delas, mas achei super legal o post, a Kaira foi quem mais me chamou a atenção, ela me fez pensar mais na personagem do meu livro, Clarity, que é uma menina de 12 anos que também amadurece bastante.
    Parabéns!

    Sucesso.
    Fonte Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy, sua linda, tudo bem?
    Adoro a duologia a chama da esperança e também a trilogia Encantados da Raiza. Só li o primeiro livro de ambas, mas estou louca para ler os outros. Você não é a primeira pessoa a elogia confissões on-line, vou colocar esse livro na minha lista. Muio legal você homenagear as protagonistas femininas nesse dia.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia nenhuma dessas personagens e só conhecia um livro...
    fiquei bem chateada... real! Preciso conhecer todas o quanto antes!
    No momento eu não tenho nenhum personagem feminino para tentar encaixar nessa sua lista, mas gostei bastante da Anna; Porque além de ter esse nome LINDO, tem uma historia comovente.
    Parabéns pelo post e obrigado pelas dicas!!

    beijinhos

    Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Das personagens que você citou a única que conheço é a Kate de Raios de Sol!
    Achei bem interessante essa postagem e porque você escolheu cada personagem para construí-lo!
    Adorei saber um pouco mais sobre cada uma e, claro, anotei algumas dicas rsrs

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Não conheço nenhuma das personagens que você citou! Das que falou, fiquei bem curiosa para conhecer Kate, com seu carisma, bom humor e positividade. Fiquei bem curiosa com a Anna e com o próprio livro! Eu encaixaria aí também a Jane Eyre e Hermione Granger rs
    Adorei a lista!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Das personagens citadas a única que conheço e já acompanhei foi a Kate de Raio de Sol, que ganhei há pouco tempo. Já a minha personagem favorita é a Babi, de Três Metros acima do céu, que aliás é o meu livro favorito. Gostei do post e da homenagem. Obrigada pelas dicas. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...