Título: O Garoto que só Queria ser Amado;
Autor(a): Tony Lucas;
Editora: Autografia;
Número de Páginas: 88;
Ano de Lançamento: 2017.
Livro no Skoob

Foto:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"O garoto que só queria ser amado" reúne 33 poemas que falam desde o incessante desejo do autor do livro de ser amado, passando pelo real significado da felicidade, a dor ao se deixar levar pelo amor, e a chegada da maturidade.
São versos melancólicos, por vezes sarcásticos, que trazem reflexões acerca do amor e tudo que está atrelado a ele.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Há alguns anos, em um blog mais voltado à escritos em geral, eu costumava me aventurar pelas poesias e arriscar alguns versos aqui e ali. Com o tempo, acabei deixando essa prática de lado para tentar me focar mais na escrita do meu livro propriamente dito, mas sentia saudades das poesias de outrora. O impulso para retornar à elas, porém, nunca reaparecia de verdade, até que recebi um incentivo indireto à leitura do mais novo lançamento de um autor aqui da minha cidade, igualmente talentoso e habilidoso com as palavras, sobre o qual irei falar um pouco mais a seguir.

Após a estreia com o conto Miguel & Manuela ainda em 2016, Tony Lucas lança seu primeiro livro físico como um compilado de vários poemas escritos por ele ao longo do ano que se passou, inspirados desde o nascimento de um novo amor, até a decepção deste e consequentes novos pensamentos e temas recorrentes no coração de todo homem e toda mulher, assuntos que ao mesmo tempo em que alegram o coração, também o deixam dolorido e ressentido por cada nova queda, mas sempre com a iminência de um novo amanhã para recomeçar sua jornada.

"Ah, menina...
Pra que tanto sorrisão?
Essa é uma maneira
De esconder o frio que há em seu coração?"

O Garoto que Só Queria ser Amado pode ser uma leitura rápida com menos de uma hora para os mais apressados, ou uma leitura lenta e suave para ser degustada aos poucos por aqueles que desejam aventurar-se calmamente em cada poema, tendo a chance de conhecer um pouco do autor por entre seus devaneios e desabafos, além de, porém, também dar-se uma chance e conhecer um pouco a si próprio mesmo, por entre a identificação quase que imediata com um poema ou outro.

"Sozinho
Calado
Deitado
Pensando
Surtando
Paro
Respiro
Peço forças a Deus
Não piro
E sobrevivo"

Identificação esta que aconteceu principalmente com dois poemas para mim: Coração de Gelo, curtinho mas com um retrato por vezes realista de uma garota que apesar de exalar animação e sorrisos, tem lá suas dores e friezas no coração, ainda que não se deixe abalar por elas de todo, resistindo e encarando a vida de cabeça erguida apesar delas. O outro foi Observador, sobre ser alguém que observa o que há ao seu redor na tentativa de esquecer ou mesmo fugir das próprias dores, dedicando-se então a imaginar e consequentemente criar histórias para os personagens reais, isto é, as pessoas que encontra no dia-a-dia.

Enfim, uma leitura rápida e leve, mas não menos profunda ou sensível a seu modo, que alterna entre o amor, as aflições, as dores e as alegrias do dia-a-dia para envolver o leitor em poemas singelos mas não menos belos. Sem muitas rimas mas muito sentimento e inspiração, com certeza. Recomendo demais a leitura!

7 Comentários

  1. Oi Sammy.
    O meu primeiro blog também foi mais voltado para colocar meus escritos, dentre eles contos e poemas, que foi como comecei a me aventurar por esse mundo da leitura/escrita.
    Mas a medida que fui amadurecendo, acabei deixando um pouco de lado.
    Não sou muito de ler poemas, mas confesso que sinto falta de escrevê-los.
    Vou anotar a dica deste livro, e quem sabe não acabe me inspirando a voltar a escrever?

    Uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sammy! Você é sensacional mesmo, hein? Fiquei emocionado lendo suas palavras sobre meu livro. É tão bacana quando alguém consegue captar a essência de um escrito seu, ainda mais um tão pessoal... É nessas horas que sinto que tudo valeu a pena. Obrigado pelo apoio, carinho e a felicidade que me proporcionou. Amei saber que meus poemas te inspiraram a querer escrever poesia novamente! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
  3. Normalmente tenho sérios problemas com a leitura de poemas, por isso evito ler.
    Mas sabe que esse segundo que você colocou conseguiu me atingir? Por isso talvez eu leia, de repente o livro consegue se comunicar comigo... Rs... Fico feliz que tenha curtido tanto e recomende a leitura!

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu não gosto muuito de poemas voltados para o amor. Sei lá, acho que acabam caindo em clichê, sabe? Não daria uma chance a esse livro por esse motivo, gosto de temas mais elaborados quando se trata de poemass porque aí surgem coisas novas MESMO! :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o autor, mas achei a premissa do livro bem interessante.
    Infelizmente, eu tenho um problema quando o assunto é poesia. É um gênero que não consigo gostar mesmo mas a temática me interessa, por isso acho que não leria esse.
    Mas adorei a sua resenha e acredito que, para quem gosta de poesias, deve ser uma ótima leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sâmmy
    Que delícia encontrar resenha de um livro de poesia, por aqui. É um estilo que gosto muito mas que não vemos tanto na blogosfera.
    Gostei de conhecer esse livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Hey!

    Eu não conhecia o livro, sou apaixonada por poemas, acredito que eles consigam transmitir algumas sensações nem mesmo a fala alcança, fiquei muito interessada na leitura, vou adicionar na minha listinha.

    Bjos
    Fonte Literária

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...