De volta com o Leiturinhas de Kindle, saindo visivelmente atrasado porque, bem, são contos lidos ainda em Fevereiro e já estamos no final de Março, mas, enfim, aos poucos vou regularizando as postagens dessa coluna, hehe. Enfim, como visto no resumo de Fevereiro, não foi um mês de muitas leituras em geral, mas as poucas feitas nele foram boas e falarei melhor delas, no caso, contos, à seguir. ;)

A sorte no Azar
por Gisele Souza
Disponível na Amazon
Conto no Skoob

Foto:

Já havia tentado ler outro livro da Gisele Souza há alguns anos, mas não havia conseguido me envolver com a história, nem sequer gostar de seus personagens, e acabei desistindo da leitura. Através desse conto recente da autora, porém, acabei por dar uma nova chance à ela e suas histórias, dessa vez, centralizada em Leo, um homem romântico e apaixonado que não tem lá muita sorte no quesito amoroso e encontra-se, no início do conto, em um bar, afogando as mágoas na bebida, após uma nova desilusão amorosa.

"Afinal, para que você possa viver você tem que querer viver."

Depois de tanta bebedeira, é July, então taxista, a responsável, naquela noite, por levar o pobre homem de volta ao apartamento onde morava. Distante, mas bem humorada como ela bem é, esconde o segredo de ser, porém, uma total desastrada, para não dizer azarada, e mesmo quando a ressaca está no seu auge, Leo ainda consegue lembrar-se da moça por quem logo se encantara, no dia seguinte. É um conto curto e rápido, portanto não há muito mais a ser comentado que não possa virar spoiler, mas é basicamente uma leitura leve e despretensiosa para se alternar entre dramas maiores. Não me envolveu como eu pensei que poderia ter envolvido, mas foi divertida e cumpriu o papel proposto de ser uma leitura breve.

Cartas de Natal
por Thati Machado
Disponível na Amazon

Foto:

De longe, o conto que mais mexeu comigo e me emocionou esse mês, quase até me fazendo chorar durante sua leitura, foi o lançamento mais recente de Thati Machado, ainda no Natal do ano passado, mas que só pude conferir agora. Ainda que seja uma leitura de certa forma temática por se passar na data, vai muito além de um simples conto natalino e embala o leitor em meio a história singular de um casal que segue enfrentando altos e baixos em prol de seu amor.

"O que torna esse dia especial é poder dividi-lo com alguém igualmente especial. Toda a magia do natal reside exatamente aí."

Nosso protagonista, Samuel, mais precisamente, é quem narra a história e enquanto escreve uma carta para sua esposa, relembra o dia em que se conheceram, quando se encantou pela energia, bom humor e carisma natural da jovem Eleonor, com quem não demorou muito a logo engatar num relacionamento. Ambos eram jovens e logo Samuel passa a contar um pouco mais aprofundadamente sobre um problema de saúde, mais especificamente uma síndrome, que acometeu a moça já tem alguns anos, com o qual desde o início eles tem lutado para enfrentar. Uma leitura sensível e singela que conseguiu me tocar e emocionar de formas tão inesperadas em tão pouco tempo. O amor de Samuel para com Eleonor transborda de suas palavras, seja na carta ou na narrativa em si, e por mais que um aperto no coração seja inevitável pela situação que eles vivem, o otimismo e respeito entre eles, apesar de tudo, foi uma das coisas que mais me marcaram e me fizeram sorrir durante a leitura. Breve, singela, mas impactante sem precisar de esforços. Definitivamente uma leitura para se fazer tanto no período natalino como, mesmo, fora dele. A mensagem final é o que importa, enfim.

Caleidoscópio
por Nina Spim
Disponível na Amazon
Conto no Skoob

Foto:

Encerrando as indicações de hoje, mais uma leitura curta, na verdade, curtíssima mesmo em comparação às anteriores. Uma leitura breve, mas envolvente e significativa que tem como protagonista um garoto cego.

"Se quer aprender sobre as janelas para o mundo e sobre confiança, feche os olhos. Sinta, não veja. Confie no seu instinto, não no que está a sua frente. Quem muito vê enxerga somente aquilo que lhe é conveniente."

A grande marca do conto é ressaltar, apesar da deficiência visual do personagem, no entanto, o quão ele permanece inabalado e segue, ainda, com reflexões diversas mas profundas sobre o que é enxergar a beleza real da vida, das pessoas. Um conto breve e singelo, mas não menos emocionante, por vezes, sobre o que é ter os olhos físicos em total escuridão, ao mesmo tempo em que, mais importante que isso, os olhos do coração seguem abertos e tão claros, mas sensíveis, como nunca antes. Um conto curtinho que eu certamente gostaria que tivesse mais algumas poucas páginas, de certa forma, mas que ainda assim conseguiu cumprir seu objetivo e me tocar de alguma forma.

Beijos,
Sâmmy

9 Comentários

  1. Olá!
    Tenho alguns livros da Gisele na minha wishlist, mas ainda não consegui ler nenhum. Uma pena que suas experiências com seus livros não foram tãaao boas.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia os livros que você fez a leitura e achei bem interessante. Fico triste, pois não posso ler nada digital até voltar a suar óculos, por isso vou ter que deixar de ler os livros citados, mesmo que alguns não foram tão bom para você! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler contos! Dessa lista o que eu mais me interessei foi A sorte no Azar da Gisele Souza, por ter elementos românticos. A capa é bem criativa também!

    ResponderExcluir
  4. OOi!
    Não conhecia nenhum dos 3 contos, mas me gostei de A Sorte no Azar, acho que leria. Sem contar que a capa ta bem bonita. Também tenho vontade de ler o da Nina. Vi uma divulgação de uns contos dela e desde então fiquei curiosa.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Eu também li em fevereiro o conto da Thati Machado. E de fato, é uma história que pode ser lida em qualquer época do ano porque passa uma mensagem que vai além da época natalina.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Tudo bem?
    Nunca li nada pelo Kindle, até porque não tenho um hahaha.
    Hmm... Não sou muito fã de romances, nem de contos natalinos, portanto, dos três, o que mais gostei foi Caleidoscópio, parece reflexivo e ao mesmo tempo comovente e é incrível que a autora tenha conseguido fazer isso em tão poucas páginas. Entendo a sua sensação de ter desejado mais hahaha. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Faz algum tempo que não leio contos e preciso desses que nos apresentou para ontem.
    O que mais chamou minha atenção foi Caleidoscópio por tratar da beleza da vida de uma forma bem interessante através de um personagem que apresenta uma deficiência visual.
    Dicas anotadas.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu não sou muito fã de contos, de nenhum tipo de texto curto, aliás, mas me interessei muito pelo segundo que você apresentou, por ter mexido tanto com você. Minha maior dificuldade com o gênero é não conseguir me envolver com ele, mas fiquei com vontade de me arriscar. Mas sou uma doida que só lê temática natalina perto do Natal, então vou levar um tempinho para conferir... rs...

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu tenho saudades de ler algo pelo Kindle, mas o meu já está todo ferradinho... vou aposentar ele... :'(
    Não conhecia nenhuma das leituras que fez. Gostei de conhecer opções novas.
    Pelo menos as leituras não foram de todas ruim. Que bom!! :D

    Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...