Título: Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos;
Autor(a): Clara Savelli;
Editora: Amazon (Publicação Independente);
Número de Páginas: 214;
Ano de Lançamento: 2016.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Amanda foi arrastada pela melhor amiga para passar um mês em um Acampamento para Músicos em Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro. O sítio do acampamento é isolado e, ainda que pense nisso constantemente, Amanda não tem como fugir. Tudo bem que ela perde um pouco da vontade de fugir quando conhece Bruno, monitor do Acampamento que também não parece estar tão empolgado com o fato de ter que passar um mês trancafiado naquele lugar. E já que não pode fugir, por que não aproveitar tudo que for possível? Entre garotos, segredos e muita música, Amanda descobre que é mais talentosa do que pensa e que passar um mês trancafiada em um sítio isolado pode não ser tão ruim assim. Especialmente quando o sítio tem piscina aquecida, academia, água quente e um monitor lindo daqueles.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Quando as férias chegaram, Amanda definitivamente não esperava passá-las dentro de um acampamento na região serrana do Rio de Janeiro, mas ela não teve muito escolha uma vez que estava sendo arrastada pela melhor amiga e não havia mais nenhuma outra opção no momento. O Acampamento para Músicos começa se mostrando um grande martírio para a jovem, até que os pensamentos constantes sobre fuga começam a ser direcionados ao monitor gatinho de sua turma no acampamento, ao passo que novas amizades também começam a adentrar o seu cotidiano e virar sua rotina de cabeça para baixo, transformando o anteriormente fatídico mas brevemente inesquecível mês de acampamento em um misto de romance, humor, música e segredos inesperados. 

Desde a leitura de Mocassins & All Stars ainda em 2014, havia ficado claro para mim, mesmo ao fim da leitura, que continuaria a acompanhar os demais trabalhos de Clara Savelli, e não demorou muito até que eles começaram a ser divulgados e publicados no querido Wattpad ainda por volta de 2015, tornando-se, no caso específico da história de Amanda, um verdadeiro sucesso de leituras e verdadeira conquista de público. Característica marcante de seus livros, Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos é mais uma história dotada de personagens singulares, cativantes e cheios de personalidade própria, mais um desenrolar ágil e viciante através de uma narrativa que prende o leitor sem precisar de esforços.

“Meu coração se encheu de uma alegria tão genuína que eu descobri que, mesmo fisicamente só, eu não estava mais sozinha.”

Com uma narrativa em primeira pessoa, Amanda dá voz à sua história e apresenta ao leitor o mês em que sua vida mudou de formas que ela definitivamente não esperava ser capaz logo que se viu pisando no Acampamento para Músicos naquelas férias. De repente, a protagonista anteriormente apresentada como introspectiva e visivelmente mais fechada em comparação à sua melhor amiga, começa a se abrir aos poucos para a oportunidade única que é estar ali, rodeada de jovens músicos amadores e a possibilidade latente de um romance ao conhecer Bruno, então monitor do acampamento e tão bem conhecido por seu jeito galanteador. Mas nem tudo são flores mesmo quando se está rodeado de mata e plantas diversas no meio da serra carioca, e por isso mesmo ela precisará da ajuda sem igual de novos rostos como Eduardo, Anna Júlia e Igor, além de sua melhor amiga Lilla, para dar uma chance a quem ela é de verdade por trás de toda a timidez de outrora e dar a volta por cima nas rasteiras eventuais da vida.

“— Todo mundo tem o direito de errar. Mas, mais importante que isso, todo mundo tem o direito de se arrepender. Não cabe a nós negar o perdão.”

Nesse embalo, Amanda foi realmente uma personagem com quem eu muito me identifiquei, com suas inseguranças e deslizes aqui e ali, mas ainda com o jeito sincero e presente perante os amigos, mesmo quando ela não está nos melhores momentos ou com a corda até o pescoço em alguma encrenca. É uma adolescente como outra qualquer, com defeitos e qualidades em igual peso, além de um imã peculiar para se meter em situações inusitadas (leia-se encrencas mesmo), que a tornam simplesmente humana e cativante à seu modo, levando-me a torcer muito por ela ao longo da leitura. Por mais que, porém, eu ficasse sempre aliviada em reconhecer que ela estava bem acompanhada. Não apenas ela, mas seus amigos, cada um a seu modo, são igualmente carismáticos e envolvem o leitor de maneiras diferentes, mas não menos especiais, à medida que se desenvolvem no enredo. Destaque para Anna Júlia e Igor, sempre responsáveis por proporcionar os momentos mais divertidos da trama e fazer a leitura fluir ainda mais rápido. Como melhor amiga, Lilla também contribuiu muito não apenas dentro do acampamento em si, mas por se fazer presente para a amiga mesmo diante dos dramas familiares que, de certa forma, assemelham-se entre si. 

“Muitas vezes momentos que pensávamos ser ruins acabam se mostrando maravilhosos, lembranças para uma vida inteira. E, muitas vezes, acabamos perdendo esses momentos bons por conta de nosso receio deles serem ruins. Devíamos aprender de uma vez que, na vida, os acontecimentos não são originalmente bons ou ruins. Eles são simplesmente neutros. Somos nós que o classificamos como bons ou ruins. Cabe a nós escolher como interpretar e viver cada acontecimento. Eu escolhi interpretar o Acampamento como algo ruim e, no final, descobri que ele era um acontecimento bom. O melhor que já tinha acontecido na minha vida, para ser sincera.”

O holofote maior, no entanto, depois da Amanda, claro, fica por conta dos pretendentes à romance da jovem. Bruno começa o enredo envolvendo o leitor de tal a forma a verdadeiramente nos chocar quando sua máscara cai e percebemos o quão errados, não apenas a Amanda, mas mesmo nós, leitores, estávamos à seu respeito, decepção essa que, no entanto, não dura muito até que a vaga comece a ser preenchida pelo ruivo mais amado e querido do Wattpad, Eduardo, que com seu jeitinho tímido e meigo de ser, mas não menos firme e com atitude quando quer, ganhou não apenas o coração da protagonista, mas os das leitoras mesmo, dentre as quais eu me incluo. E o melhor ainda é ver que, mesmo com todo esse charme, Eduardo passa longe da imagem da perfeição, e permanece sendo um rapaz com o qual muitos podem e vão se identificar, cometendo erros e equívocos vez ou outra, mas sempre procurando melhorar e acertar na próxima vez, principalmente no que diz respeito à Amanda e seu coração momentaneamente partido pela desilusão do Bruno. Está aí um casal que me conquistou de verdade, ainda mais com um embalo musical maravilhoso de outro ruivo incrível, Ed Sheeran, ao som de Thinking Out Loud. Sério, não tem mais como ouvir essa música e não lembrar desse casal.

Mas não pense que tudo isso se desenrola de forma fácil ou qualquer, muito pelo contrário. Por trás dessa premissa central aparentemente clichê, Clara Savelli explora muitos outros temas igualmente importantes de serem discutidos no cotidiano, desde os pormenores dos relacionamentos, à atividades ilegais e mesmo os dramas familiares tão presentes na vida das duas amigas, principalmente no que diz respeito ao casamento dos pais de Amanda, então responsáveis por me emocionar muito no final, não por ser uma família perfeita, o que eles realmente não são, mas por serem simplesmente humanos e permitirem-se ao perdão e à superação acima de tudo. Enfim, Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos conclui-se como mais uma leitura imperdível do acervo mais do que cativante naturalmente de Clara Savelli e mal posso esperar por continuar, sempre, a conferir mais e mais histórias suas! 

8 Comentários

  1. Que resenha mais gracinha, Sâmella! Amei saber o que você achou do livro! E, realmente, não dá para ouvir a música sem lembrar deles! Eu começo a rir sozinha quando estou em algum lugar e a música toca, rs!

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Esse livro parecer ser bem gostosinho de ler. É muito bom quando a gente se identificar com o personagem.
    Gostei também pelos temas que abordar, principalmente dos dramas familiares. Adoro isso em um livro.
    Vou levar a dica e ler o mais breve.

    bjs
    Fernanda
    Pacote Literário

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?
    É a segunda resenha que leio desse livro e isso contribui ainda mais pra eu querer ler. O livro parece ter uma leitura leve e descontraída, do tipo que prende o leitor e ainda aborda um tema musical bem legal, além dos dramas familiares de cada um. Gostei dos personagens e já vou adicionar a minha listinha de leituras.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas só pelo título e pela capa já fiquei interessada nele. E ser nacional é um fator bem importante também.
    Tenho a impressão de ser um livro bem fácil e rápido de ser lido! Por adorar dramas, gostei bastante de saber desses problemas familiares, rsrs.
    Dica anotada!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Apesar de já ter visto a "cara" desse livro por aí, ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, até agora rs. Gostei de saber que a história se passa em uma cidade do meu amado Rio de Janeiro. Essa me parece uma trama bem gostosinha de ler. Os temas abordados pela obra são interessantes, e a sua opinião sobre a trama me deixou bastante curiosa. Já anotei a dica, e espero em breve poder realizar a leitura.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da autora, mas já ouvi falar muito do Mocassins & All Stars. Essa obra eu ainda não conhecia, mas depois da sua resenha passei a achá-la interessante. Como a protagonista, eu só iria arrastada para um acampamento desses, mas fico feliz que ela tenha se surpreendido quando chegou lá. Adoro protagonistas que se metem em encrencas e acho que a Amanda também me cativaria fácil.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não tenho o hábito de ler no WattPad e como sempre vejo as pessoas indicando obras que me deixam com vontade de adotar a plataforma para a vida, pretendo mudar essa realidade em breve.
    Gostei bastante da sua resenha, adorei saber mais sobre a Amanda e imagino que assim como você se identificou com a personagem eu também irei me identificar, já que todos que são ou já foram adolescentes vivem um misto de sentimentos bem semelhantes aos citados, principalmente a insegurança. Outro ponto que me chamou a atenção foi justamente o fato do personagem surpreender a todos, isso prova que a escrita da autora é realmente convincente.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy!
    Toda vez que venho aqui acabo descobrindo livros novos bem fofinhos para ler. Adoro!
    Esse aí já me chamou atenção pelo título. Antes de começar a ler já imaginei vários jovens músicos, daqueles bem "desritmados", sendo levados para um acampamento para melhorar seus dons artísticos e se transformarem em popstars. Veja como sou imaginativa. Hahahaha
    Quando comecei a ler a resenha, e vi que não tinha nada a ver com as loucuras que imaginei, já fiquei interessada. O cenário, os protagonistas (que parecem ser muito divertidos) e a evolução da Manada foi o que mais me chamou atenção. Acho incrível perceber as mudanças nos personagens, o quanto eles amadurecem no decorrer da trama e como vão ficando mais seguros, e aparentemente isso aconteceu com ela, né?
    Eu adoro romances, mesmo que sejam clichês (ok, gosto de um clichê bem escrito, assumo) e como vc disse que ele vai além disso já me despertou a vontade de ler.
    Anotei o nome pra ver o e-book daqui a pouco. Obrigada por mais uma dica de leitura. ;) Certeza que vou adorar! <3
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...