Feliz 2017 para todos vocês!
Sim, essa postagem provavelmente deveria ter saído no ano passado ainda, mas como ainda é início de 2017, calma aí que tá valendo ainda, sim, rs. Mais um Top 5, dessa vez para encerrar de vez as leituras de 2016 com chave de ouro, com direito à banner novo e tudo porque não somos obrigados a permanecer com o antigo que já durava mais de dois anos... enfim. Eis o meu Top 5 com as leituras que mais me marcaram, emocionaram e envolveram nesse ano que se passou. ♥

Seguindo basicamente a ordem de leitura do ano, O Pássaro foi uma das primeiras leituras de 2016 a me conquistar. Ainda que não tenha se tornado um favorito em particular, aquele que fora o romance de estreia de Samanta Holtz conseguiu ir tanto além do que eu esperava e surpreender com reflexões tão densas e reais sobre o que é ser livre e a influência, boa ou má, que podemos ter sobre as outras pessoas ao nosso redor. A história de Caroline Mondevieu é tão agridoce, com verdadeiros momentos de tensão e angústia, mas outros iguais de romantismo e pureza que muito me encantaram durante sua leitura e não poderia ter começado o ano, uma vez que foi leitura ainda de Janeiro, de forma melhor na literatura.

O próximo a entrar nesse top 5 é uma leitura que chegou de mansinho para mim, conhecendo-a por acaso entre minhas andanças no Facebook, até firmar parceria com a autora e ter, portanto, a feliz oportunidade de conhecer Querido Desconhecido, uma história tão intrínseca com os personagens mais diversos e um aparente enfoque no romance que, porém, vai se desenrolando por tantos outros temas também e que, ao fim da leitura, me deixou realmente em choque por ter tanto conteúdo quanto eu imaginava. Uma leitura completa desde o romance ao policial, com uma narrativa por vezes poética e carregada de reflexões diversas. Mal posso esperar por, enfim, poder ler o segundo volume, ainda a ser lançado, e concluir essa duologia incrível de Ana Luísa Ricardo!

Já fazia um bom tempo que eu queria ler algo da Jennifer Brown, mas enquanto A Lista Negra possuía uma carga emocional muito mais pesada do que eu queria no momento, Amor Amargo, seu segundo lançamento aqui no Brasil, ainda de 2015, veio a mostrar-se uma ótima opção para não apenas conhecer a autora, bem como para adentrar à uma leitura que tratava de uma temática tão importante mas que só vem sendo tratada na literatura com vigor mais recentemente. Violência doméstica e relacionamentos abusivos são os pontos centrais do enredo, que mesmo sendo um pouco mais brando que o outro livro da autora, não deixa de pesar bastante na hora de fazer o leitor refletir sobre o que é de verdade vivenciar uma relação abusiva e não conseguir sair dela tão facilmente como muitos acham que é possível, além de colocar em cheque questões como o valor que damos ou não às verdadeiras amizades que temos. Leitura que, o que tem de leve em alguns momentos, tem de chocante e um verdadeiro tapa na cara de realidade em outros.

Mais um livro da Samanta Holtz entrando no ranking, mas o que posso fazer se li três dela só esse ano? rs Números à parte, Quando o Amor bater à Sua Porta foi outra leitura impactante e envolvente que começou cheia de altos e baixos pela protagonista mais irritadiça, mal humorada e impaciente da autora até agora, mas também uma das que mais evoluíram e amadureceram grandemente ao longo da leitura, além de trazer mais uma série de reflexões, principalmente mais particularmente voltado ao universo dos escritores, com os quais eu muito me emocionei e identifiquei. 

Por último, mas definitivamente não menos importante, Raio de Sol, aquela que poderia ser muito bem, inclusive, uma das, senão a melhor leitura do ano. Personagens envolventes e carismáticos, enredo ágil mas de fácil identificação e imersão, leitura fluida, desfecho emocionante e carregado de reflexões e mensagens sobre aproveitar a vida ao máximo, principalmente ao lado de quem se ama e que nos ama de volta, como a Kate Sedgwick tanto prega ao longo da história. Esta aí uma protagonista que marcou meu ano literário de 2016, além de sua história propriamente inspiradora.

Mas se vocês acharam que o post acabaria aqui, novamente, não sou obrigada a seguir as regras gerais dos Top's 5 e, imitando o post que fiz em 2014, teremos ainda uma MENÇÃO HONROSA que não poderia ser mais merecida.



💖 Como alguns sabem por entre um post e outro aqui do blog, enfrentei alguns problemas de saúde em 2016 que tornaram necessário dois períodos de internação, sendo o segundo o mais longo, de quase um mês inteiro no hospital. Já lembrando da primeira vez, eu queria algo com o qual me entreter enquanto estivesse restrita à enfermaria durante aquele tempo, e os livros de colorir foram uma ideia mais do que bem-vinda para o entretenimento por lá. Em especial o Jardim Secreto, então mostrado na fotografia, que fizeram as minhas manhãs, tardes e noites enquanto estava no hospital e foram uma ótima terapia para distrair a mente também dos problemas. Com a ajuda de Deus primeiramente, mas segundamente os livros me ajudaram bastante à relaxar enquanto estava lá, então mesmo não sendo literatura, ainda assim é uma menção honrosa muito merecida para este top 5. 

E fim do top 5! A partir do próximo post já começamos à engatar nos livros da meta de 2017, mas, por hora, o que acharam das escolhas do meu ano de 2016 na literatura? Algum desses livros te marcou nesse ano que passou também? Se não, quais o fizeram? ;)

Beijos,
Sâmmy

12 Comentários

  1. Oiee Sammy ^^
    Eu ainda não li "O pássaro", mas é uma obra que eu venho querendo ler há séculos...haha' eu também adorei "Quando o amor bater à sua porta", é incrível, né? Tenho curiosidade de ler "Raio de sol" também, vi algumas resenhas muito bacanas e positivas a respeito dele, e o mesmo serve para "Amor amargo". Eu já li "A lista negra", então estou com expectativas altas para "Amor amargo"...hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum desses que você listou. O mais perto que cheguei foi de ter lido 'A lista negra', da Jennifer Brown e não gostei muito porque - não sei por qual motivo - pensei que iria pela linha do 'Precisamos falar sobre o Kevin', e não foi bem assim.

    Confesso que fiquei curiosa quando vi 'O jardim secreto'. Há livros que nos marcam justamente pelo momento em que entram na nossa vida. Que bom que ele te ajudou de alguma forma.

    Desejo sucesso e muita saúde pra você nesse ano de 2017.

    Andressa Lima do Blog da Also

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Que postagem maravilhosa!!
    Adorei saber os títulos que mais lhe agradaram no decorrer das leituras de 2016 e me alegra saber que dois títulos que quero ler muito estão classificados dessa forma por você. São eles Quando o amor bater à sua porta (que li resenhas incríveis e só aumentaram minha vontade pela leitura) e Amor amargo por causa da premissa e da capa que acho muito bonita.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li O Pássaro e chorei horrores, quero muito ler Quando o Amor bater à Sua Porta, da mesma autora. Esse ano pretendo ler Raio de Sol e A Lista Negra, mas é bom saber que Amor Amargo também é bom, minha irmã tem ele e talvez eu pegue ele.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que os livros de colorir tenham te ajudado a passar pelas internações, pra mim não daria certo, eles me deixam meio nervosa... Rs... Dois livros do seu top 5 eu li e amei: Raio de sol, que me fez desidratar de tanto chorar e Quando o amor bater à sua porta, que foi meu primeiro contato com a encantadora escrita da Samanta. Pretendo ler O Pássaro esse ano, tenho o livro com a capa antiga, que é minha preferida. :)

    ResponderExcluir
  6. Oii, Sammy!
    Eu li Amor amargo, e também entrou para os melhores do ano, simplesmente amei a leitura. Realmente ultimamente que estão tratando mais sobre relacionamento abusivo nos livros, e isso é muito importante.
    Raios de sol eu tenho visto em vários posts do tipo, juro que nunca tinha me interessado em saber mais sobre a obra, nem imaginava que era tão boa assim, fiquei muito curiosa para conferir.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy!

    Tenho "O Pássaro" na minha estante e ainda não li, já "Quando o Amor bater à Sua Porta" não me conquistou totalmente, para mim foi uma leitura cheia de altos e baixos, com passagens lindas, mas alguns momentos meio forçados, sei lá. Os livros de colorir lançados pela Sextante são lindos, que bom que te ajudaram num momento difícil da vida.

    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  8. Oi Sâmmy, sua linda, tudo bem?
    2016 também foi um ano difícil para mim, por isso lhe entendo. Espero de coração que esteja melhor e lhe desejo muita saúde em 2017!!! Samanta Holtz é uma autora que eu preciso conhecer, percebo pelas resenhas que ela fala com uma intensidade que tenho certeza que irá me tocar bem fundo. Raio de Sol é outro livro que foi muito elogiado esse ano, parece ser unanimidade entre os leitores. Estou louca para ler. Adorei seu top!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Primeiramente, quero lhe desejar um 2017 cheio de muita saúde! Sei o quanto deve ter sido difícil o ano que passou, foi um dos anos mais difíceis para mim também no setor saúde. Mas tenho certeza absoluta de que este ano será repleto de coisas boas para nós!! Adorei seu Top! Embora não tenha lido nenhum dos livros que você citou, O Pássaro está na minha lista de desejados, assim como "Quando o Amor Bater à sua Porta". 2016 li apenas coisas que me fugissem da realidade, pq também não estava preparada emocionalmente para a carga de certas estórias. Eu bem que gostaria de ter mais paciência para relaxar colorindo esses livros tão lindos, mas não consegui ainda. Bjs e que leituras maravilhosas venham por aí!!
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. De todos esses, um que eu gostaria de ler com certeza é Amor Amargo, pela temática que ele aborda. Acho importantíssimo falar sobre relacionamento abusivo usando a literatura, ainda mais agora que temos mais abertura para discutir temas assim. E sendo o público da autora uma galera mais jovem, melhor ainda. Saber que está entre as melhores leituras do ano passado me deu um incentivo a mais :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sou louca para ler os livros da Samantha, mas ainda não decidi qual ler primeiro KKKK. Eu tenho esse livro para colorir também, já pintei alguns mas ando sem paciência e tempo para colorir outros. Ao invés de "acalmar" eu acabo ficando mais irritada quando pinto e não fica do jeito que eu queria, sabe? KKKKK

    ResponderExcluir
  12. Oi Sammy lista recheada de romances, mas o que me chamou atenção é que todos parecem ter histórias densa ou ao menos assuntos que levam a esse caminho. Não li nenhum dos citados e passei longe dos livros de colorir, acho que iria me estressar mais do que acalmar rs. Espero que o balanço do ano seja positivo

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...