Título: Instituto Dul'Maojin;
Série: Almakia #3;
Autor(a): Lhaisa Andria;
Editora: Selo Lumus (MODO Editora);
Número de Páginas: 300;
Ano de Lançamento: 2016.
Livro no Skoob
Veja também: A Vilashi e os Dragões [Almakia #1]
                      Além dos Segredos [Almakia #2]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A nova missão que se estende para Garo-lin e os Dragões agora tem duas direções: eles precisam encontrar os verdadeiros Dragões – para Kanadi enfrentar o seu oposto – ao mesmo tempo em que precisam entrar no coração de Almakia e convencer os almakins sobre um perigo eminente. As descobertas continuam através dos mistérios que as edificações do Instituto Dul’Maojin escondem. Ainda, algo se movimenta Além-Mar, e aos poucos traz para o Domínio verdades que deveriam ser esquecidas. Um pensamento antigo precisa ser retomado e renovado, para que o futuro de Almakia possa existir.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: leves spoilers dos volumes anteriores.

Já faz dois anos que a leitura dos primeiros volumes da série Almakia foram lidos e devidamente resenhados aqui no blog e, desde então, eu mal podia esperar pelo terceiro. O volume que seria lançado em 2015, porém, acabou sendo adiado para 2016, o que só aumentou minha ansiedade e as minhas expectativas com relação à série e o desenrolar da história a partir de acontecimentos e revelações particularmente tensas e delicadas no segundo volume, e eis que venho, finalmente, contar o que achei dessa leitura que não apenas seguiu-se ágil, após um período denso e longo sem leituras no ano passado, bem como, ainda, que conseguiu me envolver ao enredo e personagens da mesma forma familiar e gostosa como havia sido com os livros anteriores.

No terceiro volume da série fantástica Almakia, Garo-lin e nossos queridos Dragões precisam encontrar aqueles que seriam os verdadeiros donos do título, cada qual em seu elemento almakin, ao mesmo tempo em que precisam conseguir o apoio dos alunos no Instituto Dul'Maojin sobre a realidade que os cerca envolvendo a Capital de Fogo e, em especial, Kronar Dul'Maojin. Durante o tempo tentando controlar o instituto, eles descobrirão segredos anteriormente guardados à sete chaves, além de receber visitas ilustres, algumas antigas, outras novas, de personagens que, apesar de aparentemente despretensiosos, podem ter muito a contar e mesmo a influenciar nos próximos passos dos Dragões rumo ao futuro de Almakia.

“O que para orgulhosos almakins e pessoas de Almakia podia parecer dias tranquilos, para ela era uma corrida em que tudo o que lhe era importante estava em perigo.”

Assim como os livros anteriores, Instituto Dul'Maojin começa de forma aparentemente tranquila com Krission e Garo-lin sobe incumbências de conseguir medicamentos para Vinshu em Rotas. Não demora muito, porém, conhecendo nosso querido elenco principal, até que uma pequena confusão se inicie e as coisas comecem a correr na típica adrenalina da história, e vamos seguindo a partir daí, ora no que acontece em Kodo com um grupo distante de personagens, ora com os dragões planejando a tomada do instituto. De cara já percebemos o quão maduros muitos deles estão, ainda que com os traços de costume sempre em destaque. Krission, sempre mandão, mas particularmente mais centrado agora e reconhecido como um dos líderes da ação, ainda que, da parte mais técnica e histórica do conflito em geral, Garo-lin assuma uma posição de maior força. Apesar da timidez eventual e ainda uma visível insegurança sobre agir ou não em determinadas situações, é notável o crescimento da personagem, principalmente no que diz respeito a não mais deixar-se ser inferiorizada por qualquer um e ter, sim, certa determinação para agir em algumas outras ocasiões. 

“— Não tem confiança?
Era o ponto.
— Não — Garo-lin foi sincera.
— Entende o significado que você pode dar para esse feito? Não se trata exatamente de derrotar, de ganhar ou perder. Somente estando lá e se esforçando você quebrará paradigmas. Não se esqueça de que não retornou como uma aluna. Retornou como uma líder.”

Em paralelo com a forma como se deu o desfecho do segundo volume, Além dos Segredos, porém, foi com surpresa que descobri que nem tudo que ainda ficado subentendido no final anterior realmente aconteceu, seja para o bem, seja para o mal. Da mesma forma, uma série de novas revelações se faz presente nesse volume que, ao mesmo tempo em que responde diversas pontas soltas dos anteriores, abre algumas novas para serem fechadas no volume final que, espero eu, seja lançado agora em 2017, mas, enfim - sem pressão, dona Lhaisa, rs. Assim, é com muita agilidade que algumas cenas se desenvolvam, ao mesmo tempo em que outras sejam um pouco mais lentas à medida que aprofunda o leitor, juntamente com os personagens, sobre todos os mistérios e revelações obtidas principalmente do passado de Almakia, desde a descoberta gradual sobre quem são os reais Dragões procurados por Kanadi, bem como a conhecer um pouco melhor sobre alguns outros elementos que não parecem estar tão extintos como muitos pensam, além do real preço dentro do uso dos Segredos dentro de cada uma das famílias guardiãs e seus membros

Foi uma leitura ainda mais densa, mas não menos cativante, que os anteriores, mas que surpreendentemente conseguiu fluir ainda mais rápido e culminar numa série de respostas que se ligavam tão bem entre si e os acontecimentos anteriores que, sem dúvidas, admiro ainda mais a autora por tamanha construção da narrativa e do universo de Almakia em geral, tecendo tudo com tanto cuidado e coerência que eu realmente estou com medo de onde tudo isso irá parar no quarto e último volume da série - o que não quer dizer que eu esteja com menos vontade de lê-lo para ontem, que fique claro. Mais uma vez, fui surpreendida e envolvida com o enredo fantástico de Lhaisa Andria que volta a reafirmar-se como uma das minhas fantasias nacionais preferidas, senão A favorita mesmo. Com personagens humanos, cheios de erros e acertos por cometer, e dilemas a resolver, mas que ainda conseguem cativar e mesmo ter identificação com o leitor por entre eventuais descontrações e, claro, os velhos conflitos internos do coração que, hora ou outra, vêem à tona. Leitura mais do que recomendada, claro, e já quero o próximo! 

8 Comentários

  1. Olá,
    Desconhecia a trilogia, mas de cara já fiquei bem interessada por causa dessa capa maravilhosa e também por possuir uma premissa cheia de ação, reviravoltas e com seres que amo que são os dragões!
    Adorei saber suas impressões e fiquei feliz pelo fato de ser uma leitura que flui muito bem e é cativante.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  2. Apaixonada por fantasia que sou, achei super interessante a série. Parece ser uma leitura de tirar o fôlego, muito envolvente com esses mistérios e revelações.
    Fiquei bastante curiosa, pois não conhecia os livros. Espero ter a oportunidade de lê-los.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Sâmella, até o momento eu não tinha conhecimento dessa trilogia, e ao ler sua resenha, algumas coisas não fizeram tanto sentido para mim. Mas, mesmo assim, o que li aqui foi o suficiente para me instigar. Eu amo fantasia, esse é um dos meus gêneros favoritos. A premissa da história me cativou muito, e se surgir uma oportunidade, farei a leitura com certeza. Obrigada pela dica! ;)

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  4. Oi Sâmella.

    Eu conhecia as capas dos livros pela editora, mas resenha até o momento não tinha lido e gostei da sua resenha, pois você trouxe informações que deixou vontade de ler os livros. Mesmo não sendo muito fã de fantasia, acho que vou dar uma chance quando eu tiver uma oportunidade, quem sabe ele consiga me surpreender.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Primeiramente: eu AMO suas resenhas! Você escreve muito bem e consegue trazer a essencia da obra para o post e isso é lindo! Eu não conhecia a obra e nem sei se leria pois não curto muito o enredo, mas eu gostei da sua resenha e por isso acabaria dando uma chance sim...
    Parabéns pela postagem :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy
    A história parece até ser realmente interessante, ainda mais por ter te cativado tanto, mas fico me perguntando, porque os autores criam uns nomes tão complexos assim? =/ isso particularmente me tira a vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não é meu gênero favorito, mas parabenizo a autora por criar uma trama tão intrínseca - eu particularmente, me confundi em alguns momentos - e super bem feita! Adorei sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro de ter visto o primeiro livro.... E agora já está no terceiro??? Uhulll
    Melhor ainda é saber que mesmo ele sendo denso, foi emocionante, envolvente e conseguiu fluir ainda mais rápido. Para mim, isso mostra o quando a autora acertou na mão na hora de escrever e me deixa ainda mais empolgada e querendo conhecer os livros - mesmo que não tenha lido muitos do estilo....
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...