Só mais três dias para o fim de 2016 e começo de 2017, e já trago um Top 5 particularmente polêmico para fechar o ano. Esse foi, aparentemente, um ano complicado para muitos, em diversas questões, mas inclusive no quesito de leituras. Eu mesma li bem menos em 2016 do que eu costumava ler até 2015, então sigamos com um top 5 de livros que, não apenas esse ano, mas no decorrer dos meus anos com o blog mesmo, acabaram não me agradando em nada já no início ou, se muito foi, até a metade, e foram abandonados. Todo leitor sabe o quão chato é quando isso acontece, mas com tanto livro que poderia nos agradar muito mais por aí, não dá para se prender à uma leitura que só nos irrita e não evolui. De repente algum (ou vários, vai saber) deles podem ter funcionado bem melhor com você e outros leitores mais, e fico muito feliz por isso! Mas infelizmente não foi o meu caso, e segue o Top 5 de algumas leituras que abandonei nesses cinco anos de blog.

O que me Disseram as Flores

。Um dos primeiros livros que abandonei, para começar, foi o da Alane Brito. Com a leitura iniciada ainda numa edição antiga da Literata via Kindle, apesar do início despretensioso, não demorou para eu começar a ficar empolgada com a história. Era um dos primeiros romances de teor mais histórico que eu lia, com personagens jovens, e a narrativa, se bem me lembro, fluía bem. O problema, que não demorou muito a aparecer, no entanto, foi a premissa natural da garota prometida em casamento a um rapaz que não amava e que começa, então, a tentar afastá-lo ao máximo dela com críticas e reclamações diversas. Até aí, ok, era a sinopse do livro, mas Ângela, a então protagonista, começou a me irritar por insistir de forma tão categórica que, além de não querer casar com ele, não queria nem ao menos conhecê-lo ou sequer tê-lo por perto, passando a desprezá-lo de tal forma que eu sinceramente senti muita vergonha alheia por ela. E olha que o William não merecia nem metade desse tratamento, quase até aceitava o fato de ela não querê-lo, mas estava sempre ali, tentando estender uma mão ao menos amiga, e recebendo tapas e ofensas em retorno. Por mais desenvolvimento que a história pudesse ganhar, além disso, eu realmente não consegui prosseguir a leitura, porque eram sérios e altos os riscos de eu acabar concluindo-a com uma impressão mais negativa do que já tenho, então decidi parar por aí, infelizmente.

Deixe a Neve Cair

。Essa talvez seja uma leitura particularmente mais polêmica que a anterior, por ser tão amada por tantos, mas, se bem me lembro também, igualmente criticada por outros, então talvez não seja de todo uma grande surpresa a antologia de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle estar nesse top 5. Já faz uns dois anos que tentei a leitura, e apesar de ter gostado, de certa forma, do primeiro conto, da Maureen, que foi o mais normal e com algum clima natalino, ainda que não muito agitado, o conto do John Green foi complicado de se ler, de tão sem noção por incluir uma corrida desenfreada abaixo de neve espessa nas estradas por causa de líderes de torcida em uma cafeteria. O desfecho, em outros momentos, até teria sido legal, se os capítulos antes dele não fossem simplesmente tão chatos, e com esse saldo mediano da leitura dos dois primeiros contos, acabei desistindo do conto final, da Lauren, e abandonei de vez a antologia. 

Claro que Te Amo!

。Dói muito colocar esse livro aqui, mas está aí um livro da Tammy Luciano que infelizmente não apenas não me agradou como, também, me fez desistir de sua leitura para não ficar com má impressão dos livros dela, mesmo sem querer. Eu havia lido Garota Replay no ano anterior em que tentei lê-lo e estava com boas expectativas por ele, mas acabou não funcionando. Desde o início, Piera me irritou com seus constantes lamentos sobre a falta de sorte que tinha no amor, devido ao namorado de seis anos antes agora estar se casando com outra, e embora compreensível esse lamento inicial por presenciar o casamento dele de longe - por mais desnecessário que isso fosse -, à medida que os capítulos avançam e ela devaneia insistentemente sobre o tema e derivados um tanto melancólicos, a leitura realmente me irritou e eu quase pulei uma página ou outra de tanta enrolação. Eis que, então, aparece o Marcelo e, após se apaixonar perdidamente por ele já na primeira vez em que o vê, praticamente, não demora até ambos estarem namorando e estarem no maior clima de amor quando, na verdade, há duas semanas eles nem sequer se conheciam. Assim complica, desculpem-me, mas esses amores que são quase instantâneos me incomodam demais, e juntando o fato de a narrativa, em geral, também não estar colaborando muito, o resultado da equação, infelizmente, foi abandonar a leitura.

A Rainha Normanda

。Eu nunca tinha lido nada de teor mais histórico e medieval antes, e o fato de ainda conter um pano de fundo de conflitos políticos e de guerra, talvez insistir na leitura de A Rainha Normanda tenha sido um erro de minha parte, antes de mais nada. A história me atraiu por ter toda uma construção de famílias no poder da Normandia e uma então jovem rainha no trono deste, Emma, mas só ao avançar na leitura é que percebi o teor mais maduro da narrativa e de seu enredo, em meio a conflitos diversos desde guerras, políticas e traições, e por mais que eu ainda tenha me aproximando de seu final, faltando uma média aproximada de 100 páginas para concluir a leitura, ainda assim desisti de continuar a leitura por estar, inclusive, recebendo tanta informação do enredo que até me perdia um pouco em alguns acontecimentos e acabaria concluindo-a sem ter uma opinião muito firme à respeito.

Em Busca do Verdadeiro

。Um dos mais recentes abandonos, ainda que de 2015, o livro de Babi Barreto muito me interessou pela proposta de aparente redenção de um rapaz anteriormente muito ciumento, agora como fantasma, em missão de ajudar a então ex-namorada a se reconstruir após a morte dele e voltar a amar novamente. O início, em si, até que foi tranquilo, realmente me deixando com as atitudes do rapaz para com ela, mas logo em seguida me fazendo afeiçoar-me levemente à ele depois, ao vê-lo ansiando tanto pela melhora de sua amada, mas não demorou muito para que, em meio a convivência dos dois e as tentativas iniciais dele para ajudá-la, as coisas acabassem saindo um pouco do controle e, particularmente, assumindo um tom muito desesperado por um novo relacionamento, digamos assim, por parte da Elisa, então protagonista. O enredo, ainda bem no início, começou a seguir uns rumos e entregar algumas cenas meio perdidas e confusas naquela pouca altura da leitura, e acabei me irritando e, por fim, abandonando a leitura. Eu também não estava simpatizando em nada com a Elisa, o que complicava ainda mais minha situação, infelizmente. 

Enfim, por hoje é só! Não encarem meus comentários como afronta nenhuma, por favor, os pontos citados em cada livro foram realmente decisivos para me fazer desistir de sua leitura, é apenas a minha opinião, mas claramente há muitos outros leitores que gostaram ou que podem vir a gostar desses livros, cada um é cada um. E por isso, pergunto: pensam em ler algum deles ou já leu? O que achou da leitura? ;)

Beijos,
Sâmmy

10 Comentários

  1. Oi. Eu tento ao máximo continuar lendo um livro. Foram poucos que abandonei. Mesmo se eu parar no começo ou na metade e começar outro, depois de alguns dias eu sempre volto a ler. "Deixe a neve cair" eu comecei, mas tive que parar para ler outros livros que tinha mais urgência. Estou planejando continuar agora no começo do ano. E também outros que deixei de lado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Em 2016 não abandonei nenhuma leitura. Normalmente eu nunca abandono mesmo, vou até o fim, por mais chato que esteja, pois não gosto de abandonar, rs.
    Que bom que só um livro da lista eu queria mesmo ler, o resto não tinha interesse, então pelo menos não vou me desapontar.
    O livro de contos estava na minha meta, e que pena saber que a leitura não rendeu e você abandonou. Normalmente contos tem aqueles que agradam e outros nem tanto, né? Então talvez por isso eu dê uma chance a obra e veja o que acho.

    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. O "Claro que eu te amo" com seu romance repentino com certeza também me irritariam, essa é uma das coisas que não consigo lidar de jeito nenhum.
    Para ser bem sincera, de todos os livros que você falou eu não leria nenhum. Não somente pelos pontos negativos que você abordou, mas também pelo fato de que as histórias não chamaram muito a minha atenção.
    O livro de contos com o Green eu até pensei em ler um dia, mas por algum motivo desanimei :/


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Uma pena que tenha abandonado essas leituras que parecem ser bem interessantes. Claro que cada um reage de uma forma diferente com cada obra, mas fiquei bem intrigada com todas e as capas são maravilhosas! Anotei as dicas porque quem sabe para mim funcione.
    Um dos livros que infelizmente abandonei foi O diário de Anne Frank, não foi nem por me desinteressar, mas sim por conta de ser uma edição bem antiga e as letras serem muito pequenas e nada espaçadas, tornando a leitura muito desagradável. Mas pretendo tentar novamente com outra edição!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OOi Sâmmy!
    Não li nenhum desses livro, e o único que eu conheço é esse do John Grenn. Tenho vontade de lê-lo, mas sabe, tem tantos na frente...
    Esse ano não abandonei nenhum, com exceção de 2 que eu deixou para outro momento antes de chegar a 20ª página.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ainda não li nenhum deles e o único que está em minha lista é "Deixe a neve cair". Mas te dou uma dica por experiência própria: às vezes, o momento em que estamos não é propício a alguma leitura, então, deixe passar um tempo e tente novamente. Quem sabe funciona?

    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sâmmy, sua linda, tudo bem?
    Eu não consigo abandonar um livro, é mais forte do que eu. Entretanto, já aconteceu com um autor super aclamado e muito amado: Stephen King. Achei a narrativa extremamente detalhista, muito parada, não aguentei. Dos livros que você citou, a Tammy Luciano é muito polêmica, já li várias resenhas negativas dela e algumas positivas, por isso não tive vontade de ler seus livros. Que pena que não gostou das leituras. Mas acontece mesmo. Cada livro tem o seu leitor.
    Beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy,
    Eu também já abandonei alguns livros e olha, não e facil. rsrs
    Esse da Tammy luciano até tenho mas depois de "sou toda errada" e "garota replay" eu não consegui mais ler nada da autora, eu adoro a Tammy ela é uma pessoa incrível mas como autora realmente o estilo dela não me agrada e pra não dizer que é ruim, prefiro não ler mais rsrs é uma pena, mas não me conquista. Esse da neve eu nunca tinha lido nada, mas gosto da Maureen Johnson, nem o conto dela presta? =/
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Oiee Sammy ^^
    OMG O QUE ME DISSERAM AS FLORES? Eu também odiei a Ângela boa parte do livro (não tem como não odiar, né?), mas estava tão encantada pelo William que consegui chegar ao final, e me apaixonei ainda mais pela história. Uma pena que não tenha dado certo para você :/
    Também não gostei de "Claro que te amo!", e, como foi o primeiro livro da Tammy que eu li, meio que desisti das obras dela *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Sâmmy.

    Eu não sou de abandonar livros. Dou oportunidade a história de mudar e me conquistar até a última página, mas tem alguns personagens que irritam demais. Em 2016 quase abandonei dois livros por causa do livro ter muita repetição e sem desenvolvimento e outro porque a personagem era cansativa. Eu não li nenhum dos livros que você mencionou, mas tenho muita vontade de ler Deixe a Neve Cair porque é contos e adoro ler histórias curtas. Outro que tenho vontade é o A Rainha Normanda porque é medieval e tenho pouquíssimos livros da época.

    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...