E cá estamos nós no último dia de 2016, um ano que certamente deixará muitos sentimentos conflitantes à seu respeito. Assim como foi um ano marcado por muita turbulência ao redor do país e do mundo, foi, de longe, o ano mais difícil que já enfrentei. Isso porque os altos e baixos que eu vinha sofrendo na saúda desde 2015 não apenas continuaram como, também, se agravaram um pouco esse ano e precisei encarar questões como nunca pensei que fosse precisar um dia. À altura em que escrevo esse post, muita coisa aconteceu ao longo desses 12 meses e, mesmo me sentindo realmente melhor agora, ainda sigo lutando contra um problema de saúde que persiste, mas para o qual eu decididamente não vou me entregar porque sei que, acima de tudo, tenho um Deus maior do que qualquer enfermidade e que cuida de mim o tempo inteiro; se não fosse por Ele, eu certamente não teria enfrentado tanto do que passei esse ano com a cabeça erguida e a fé no coração, e só tenho a agradecer, principalmente, ao Senhor por ter conseguido enfrentar 2016 com Sua força, e pedir por um 2017 mais tranquilo e, mais ainda, cheio de saúde para mim e para toda a minha família. 

Como parte da Retrospectiva Literária em si, criado há sete anos pelo blog Pensamento Tangencial, e do qual já participo há dois anos. Em consequência dos problemas que enfrentei no decorrer do ano, acabei não lendo tanto quanto nos anos anteriores, o que não significou, porém, que deixei de ler livros bons, porque, realmente, apesar de, de certa forma, terem sido poucas, a grande maioria das leituras tiveram um saldo realmente positivo e eu não poderia estar mais feliz por isso, apesar de tudo, então sim'bora conferir algumas das leituras que marcaram meu ano literário! ;)

A aventura que me tirou o fôlego:

Já fazia tempo que eu queria A Ilha dos Dissidentes esse livro e, quando finalmente o fiz esse ano, ainda que o início tenha sido um pouco lento e tranquilo no enredo, é da metade para o final que a verdadeira adrenalina começa e foi impossível não sentir a tensão dos personagens no decorrer de uma missão tensa e perigosa em nome dos anômalos. Foram cenas ágeis e cheias de ação que só me deixaram largar a leitura quando, enfim, acabaram, mas não sem antes um desfecho cheio de mistérios para os próximos livros, concluindo-se, então, como uma das aventuras mais incríveis do ano!

O suspense mais eletrizante:

Após me encantar, ano passado, com os livros de Bianca Carvalho, foi a vez de conhecer, enfim, os livros do Harlan Coben, com Cilada que, ainda que uma das últimas leituras do ano, muito se destacou como um policial e suspense que, apesar de um igual início monótono, não demorou para que a leitura engrenasse na narrativa mais que fluida do autor e para que eu me visse tão ansiosa por respostas quanto os personagens sobre o crime em questão. E quando o desfecho chegou, me surpreendeu completamente! 

O romance que me fez suspirar:

Mais um ano, depois de 2014, com um livro da fofíssima Samanta Holtz ocupando essa linda posição. Renascer de Um Outono foi mais um de seus romances arrebatadores e intensos, cheio de emoções diversas e reviravoltas da vida que só aproximam ainda mais o leitor de seus personagens. Mais um favorito da autora, ainda que não tenha superado meu queridinho Quero Ser Beth Levitt, mas ainda assim um romance suspirante e doce que envolve e encanta na medida certa.

A fantasia que me encantou:

Depois de ter lido os dois primeiros livros da série Almakia em 2014, foi só em 2016 que pude matar a saudade dos personagens novamente e retornar à esse universo pra lá de incrível criado pela Lhaisa Andria. Instituto Dul'Maojin foi um feliz retorno não apenas à saga como um todo, bem como uma sequência muito bem desenvolvida e que certamente responde à muitas dúvidas dos livros anteriores, além de impor novas questões por serem reveladas e concluídas no desfecho a ser lançado, assim espero, em 2017 (mas sem pressão, dona Lhaisa, rs). De longe uma das fantasias mais incríveis do ano!

A saga que me conquistou:

Apesar de que, no quesito fantasia e saga em geral, 2016 também foi marcado por mais uma feliz descoberta no gênero. A Chama da Esperança foi uma duologia que só me interessou após algum tempo, mas que de imediato me cativou após ser iniciada a leitura e a qual devorei em questão de dias, os dois volumes juntos. Personagens fortes mas igualmente humanos, enredo muito bem desenvolvido, sem deixar quaisquer pontas soltas, e ainda abordando temas importantíssimos e atuais como preconceito e o perdão. Leitura mais do que recomendada, já disse!

O nacional que adorei:

Já queria conhecer os livros da Lavínia Rocha desde o ano anterior, e foi através da parceria com a Editora D'Plácido que pude, enfim, não apenas conhecer, mas propriamente me encantar e ser cativada por seu enredo, nesse caso, De Olhos Fechados. História leve, com uma protagonista que, apesar de cega, não deve ser subestimada e tem um senso de humor todo trabalhado, além de um grupo de amigos e familiares que muito divertem e cativam em igual peso na história. 

O livro que me fez refletir:

E eis que temos a leitura mais densa, impactante, surpreendente e emocionante do ano. Por mais que eu tenha me interessado pela leitura devido aos bons comentários e resenhas que via à respeito, Raio de Sol se mostrou muito mais do que eu esperava e, ainda com seus altos e baixos naturais de todo new adult, me marcou principalmente pela presença de uma protagonista tão forte e carismática, e ainda de muito bom humor. Muitas reflexões sobre o amor, amizade, família, saúde e perdão que definitivamente muito me marcaram.

O livro que me fez rir:

Eu não sou realmente fácil de se fazer rir através da leitura, então quando isso acontece a história merece um verdadeiro mérito. Nesse caso, Mentira Perfeita, não surpreendentemente uma história de Carina Rissi, autora esta que sabe tão bem desenvolver enredos e personagens que, apesar da seriedade e carga naturais da vida adulta, não deixam de divertir o leitor através das situações mais cômicas e inusitadas possíveis. Em especial dona Berenice, nesse livro, que muito me cativou, ao longo de sua relação também muito linda com a filha, Júlia. 

O livro que me fez chorar:

E por ter me marcado tanto de diversas formas, da mesma forma que muito sorri e me diverti ao longo de sua leitura, Raio de Sol também me emocionou de tal forma a arrancar lágrimas nos momentos mais inesperados e intensos possíveis. 

O livro que me decepcionou:

Verdade seja dita: eu não realmente grandes expectativas para esse livro mesmo antes de iniciar sua leitura, estava mais mesmo era curiosa com seu enredo envolvendo um mundo distópico e futurista com personagens cujas personalidades são um tanto distintas e singulares em comparação a tudo o que já tinha lido antes. Porém, quão grande me surpreendi ao me ver envolvida com a leitura durante a metade até quase seu desfecho, tão à vida por saber no que toda aquela aventura iria culminar, até, justamente naquela que fora o penúltimo capítulo do livro, ver as coisas se desenrolarem de tal forma corrida até chegar em um epílogo que não respondeu à praticamente nenhuma das questões que permeavam o final anterior. A história que tinha um potencial tão incrível acabou por concluir-se de forma tão rasa e confusa que não poderia ter sido mais decepcionante, depois de tudo.

O livro que me surpreendeu:

Mais uma leitura que chegou para mim de forma despretensiosa, mas que me surpreendeu muito no decorrer de seu desenvolvimento e maior firmação dos personagens em seu enredo. Adultos em torno dos 26-33 anos que possuem a essência do que um dia foram na adolescência, juntos, mas ainda amadurecendo de uma forma nada superficial e muito real. Um chick-lit divertido e leve, também tratando de temas importantes como confiança, amizade, família, amor, como há muito tempo eu não lia.

O livro que devorei:

Como comentado no quinto tópico, a leitura da duologia A Chama da Esperança foi toda ágil e fluida, mas a de A Luz da Redenção, volume dois, foi particularmente ainda mais intensa e frenética do que a do livro anterior, levando menos de um dia devido ao quão imersa eu estava no enredo e entre seus personagens, além de muito ansiosa por descobrir como tudo aquilo iria terminar. 

O livro que abandonei:

Eu havia lido os dois primeiros capítulo de Silêncio, da Richelle Mead, ainda em Setembro desse ano, mas pausei para me dedicar à outras leituras e, quando enfim a retornei para uma maratona que aconteceu nesse mês de Dezembro, o flop da leitura não poderia ter sido maior. Cheguei quase na metade da história, com muito custo, porque por mais que o enredo seja até visivelmente curiosa por se passar em um mundo um tanto distópico onde a audição já não existe para ninguém, a história toda demora demais a acontecer realmente e mesmo quando a aventura dos personagens começa a narrativa é lenta, não flui muito bem e cansa rapidamente. À medida que eu ia avançando, de certa forma, o enredo que antes me deixara curiosa também começou a me desinteressar e acabou sendo abandonada com a maior facilidade, infelizmente.

O livro que comecei, mas não terminei:

Peguei O Cobiçado para ler em uma promoção na Amazon, curiosa com como seria a estruturação de reality show que a Mari Scotti daria para a história, e juntando ao fato de que a personagem que criei foi escolhida pela autora para integrar a sequência, através de um concurso que ela fez em Setembro, acabei iniciando a leitura não muito certa do que esperar do enredo além do que a premissa dizia, mas acabei gostando da narrativa da Mari e rapidamente avancei e me envolvi com a leitura. Acabei pausando, porém, devido a ter me internado e as leituras terem ficado em pause durante o período, e quando retornei agora em Novembro já não estava mais no mesmo feeling da leitura. Mas ainda pretendo finalizá-la sim, espero que em 2017.

O thriller psicológico que me arrepiou:

Ok, não é um livro propriamente de thriller, acho, mas envolve questões psicológicas de uma forma tão densa que era o mais se encaixava nessa questão. Não apenas Inverso, bem como toda a duologia Espelhos, foram leituras densas e que me envolveram muito na leitura, sendo o primeiro livro realmente o melhor entre os dois, dando início a trama de uma forma tão misteriosa, culminando em respostas ainda mais densas no segundo que, realmente, não havia escolha melhor para essa categoria.

A frase que não saiu da minha cabeça:

"FAÇA ÉPICO!" - Kate Sedgwick

O lema principal da queridíssima Katie Sedgwick em Raio de Sol, sempre tão presente durante a leitura e que, mesmo sendo uma frase simplesmente tão curta de duas únicas palavras, consegue carregar muitas reflexões sobre não deixar-se abalar pelos problemas e procurar sempre dar o seu melhor rumo ao que você deseja, não deixar de sonhar e ser quem você é sempre. 

O(a) personagem do ano:

E já é a quarta vez, mas o que eu poderia fazer? Raio de Sol está definitivamente dominando a retrospectiva desse ano depois de me marcar tanto como leitura e, nesse caso, com Kate Sedgwick, a personagem mais incrível que conheci na literatura ao longo desse ano, a qual muito me apeguei e pela muito torci ao longo da leitura; tão forte, ainda que não menos humana e que carrega dores e erros passados assim como qualquer outra pessoa, apenas não deixando se entregar à nenhum deles e buscando, sempre, aproveitar a vida ao máximo

O casal perfeito:

Casal ternurinha do ano, Marcus e Júlia, de Mentira Perfeita, que mesmo entre os altos e baixos das diferentes personalidades, harmonizam tão bem juntos, além de serem uma grande comédia ambulante também, por toda a espontaneidade de Marcus e o jeito meio desastrado da Júlia.

O(a) autor(a) revelação: M. V. Garcia

Depois de ter desenvolvido uma fantasia e personagens tão incrível, sem dúvida alguma M. V. Garcia se firmaria como uma das revelações do ano para mim. Além de ser também uma simpatia em pessoa, e com qual eu muito discorri com reações diversas ao longo da leitura dos livros da duologia, rs, não esquecendo, também, do talento que ela é para criar, ainda, os próprios personagens no papel. O pacote completo de revelações de uma vez só.

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Samanta Holtz

2016 foi o ano em que eu mais li Samanta Holtz, marcando presença com três leituras diferentes, o que foi realmente incrível porque todos os livros, cada um a seu modo, me cativou e envolveu de modos muito especiais e únicos! Não à toa é uma das minhas escritoras preferidas, e com o qual o estilo e histórias eu mais me identifico também.

O gênero literário que mais li: 

Romances, sempre, e muita fantasia também.

O gênero literário que preciso ler mais: 

Repetindo a resposta do ano passado, novamente o romance policial, pois só li dois esse ano, estou em falta com o gênero ainda, rs.

Li em 2016 32 livros.

Meio que metade do que eu estava acostumada a ler nos anos anteriores, mas ainda assim com um saldo mais que positivo em boa parte dessas leituras, então permaneço igualmente satisfeita com essa marca.

A minha meta literária para 2017 é:

Assim como foi meta de 2015 para 2016, para 2017 continuarei a prezar pela qualidade antes da quantidade, porque pude perceber que, ao me focar em leituras mais específicas esse ano, que eu já tinha uma ideia de que poderia gostar, acabei realmente sendo surpreendida positivamente pelos enredos e com um saldo tão positivo de opiniões, em geral, espero continuar a ler histórias incríveis em 2017 e, claro, compartilhá-las com vocês também!

Um FELIZ ANO NOVO para quem fica, e um 2017 muito abençoado por Deus, com muitas felicidades, sorrisos, paz, saúde, amor e conquistas lindas para todos nós!

Beijos,
Sâmmy

9 Comentários

  1. Olá, Sammy.
    Primeiramente eu queria desejar toda a saúde do mundo para ti. Sei que vai se recuperar. Eu adorei a TAG e estou pensando em responde-la. Dos livros que você sitou, conheço um ou dois apenas. Só queria acrescentar que O Cobiçado é incrível.
    Um grande beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Adorei o post!! Adoro essas retrospectivas literárias. Pena que agora já foi, mas para esse ano vou fazer no blog.
    Desses eu li Cilada e adorei também, o final é de surpreender mesmo.
    Quero muito ler Raio de Sol!!!

    bjs
    Fernanda y.
    Pacote Literário

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa tag, e eu também li poucos livros [abaixo da minha meta] mas foram ótimas as leituras que fiz. E você lendo Harlan Coben <3, meu autor favorito, e Cilada foi o primeiro livro que tive contato do autor, é um ótimo livro e deixa o leitor vidrado até as últimas páginas. Um feliz ano novo para você, cheio de ótimas leituras, paz e saúde.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  4. Feliz ano novo! Espero que tenha sim muita saúde esse ano, que vença todos os problemas!

    Todo ano penso em fazer essa retrospectiva mas sempre esqueço qual é o blog organizador e acabo ficando de fora. Olha, acho que Raio de Sol merece mesmo todas as citações que teve. Achei esse livro incrível, chorei de um jeito que nunca tinha chorado em livro nenhum e não tem mesmo como a gente não se encantar pela protagonista! 2016 foi o ano em que li meu primeiro livro da Samanta, espero ler muitos mais em 2017.

    ResponderExcluir
  5. Helloo, Sâmmy! Tudo numa nice?!
    Ah, feliz ano novo para você. Que você tenha mais saúde esse ano e se sinta cada vez melhor. Eu li muitos livros esse ano e me decepcionei com vários, mesmo aqueles que eu imaginava que gostaria. Meu gênero favorito da vida é fantasia e li muito esse tipo de livro além de muitos clássicos. Eu quero ler esse livro da Mead mesmo com muita gente murmurando e falando sobre o mesmo problema, quero tirar minhas conclusões, sabe? Eu lia Ilha dos Dissidentes e achei bom, mas não isso tudo, é tanto que não senti vontade continuar com a trilogia, e olhar que antes da leitura eu estava realmente animada para conferir a estória. Só não funcionou para mim.
    Enfim, pelo que notei seu saldo foi MUITOOOS romances. Pode não parecer, mas não sou romântica, só uma vez ou outra que leio romances ahaha.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  6. Oii, Sammy! Tudo bom?
    Poxa, que pena saber que sua saúde estava ruim em 2016, espero que nesse ano novo você fiquei muito melhor! E continue postando aqui no blog, e interagindo com a gente!
    Sua retrospectiva está ótima, mesmo lendo poucos livros vários do que você indicou são mesmo ótimos, e outros sempre tive vontade de ler.
    A ilha dos dissidentes é de um gênero que eu adorooo, mas ainda não tive oportunidade de ler, espero poder mudar isso esse ano. :(
    Nunca li nada da Samanta, você falou tão bem dela que preciso conferir alguma de suas obras também!
    Um excelente 2017, saúde, e ótimas leituras!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum dos livros citados, acredita? hahahaha. Já tentei Harlan Coben e infelizmente não funcionou... Li Quebra de Confiança e achei muito previsível, depois tentei Jogada Mortal, mas nem cheguei ao final, acabei desistindo do autor :/
    Livros distopicos também foram uma grande decepção para mim no ano passado, até dei um tempo no gênero por conta disso.
    Ah, e também prezo qualidade, tanto que nem estipulo meta, o que vier tá ok hahaha. Espero que esse ano seja ótimo para você, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  8. Super retrospectiva!!!!
    E Raio de Sol me pareceu predominar o que me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro - que ainda não li por não me sentir emocionalmente preparada...
    Que pena que você não curtiu Silêncio... Confesso que estava bem empolgada para ler o livro, mas a sua opinião junto com uma outra resenha que li me deixam pensando que devo arriscar com um pouco menos de expectativas...
    Quero muito ler cobiçado.... aproveitei a promo da Amazon, mas ainda não consegui encaixar o ebook na lista de leituras...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Sammy! Adorei a sua retrospectiva!
    Eu também não li muito em 2016, mas - como você disse - o que importa não é a quantidade e sim a qualidade. Antes, eu lia um monte de livros adolescentes que a gente lê em um piscar de olhos. Hoje, procuro livros com maior valor literário. E esse tipo de leitura costuma ser mais demorada.
    Espero 2017 seja um ano repleto de leituras maravilhosas!! :D
    Beijos e obrigada por ter participado de mais uma Retrospectiva Literária! \o/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...