Título: Flor de Cerejeira;
Autor(a): Alana Gabriela;
Editora: Amazon (Publicação Independente);
Número de Páginas: 322;
Ano de Lançamento: 2016.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

“Qualquer um pode cometer um erro.”
Yoko sempre teve uma vida relativamente boa e estável, participava da organização do Festival Cherry Blossom, tinha amigos com quem contar na escola, tocava violino e estava treinando para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon quando tudo começou a dar errado. Seu pai se envolveu num grave acidente, que acabou matando um pai de família e, foi parar na prisão. Sem a referência paterna, e com todos os problemas financeiros que se acumulam, o distanciamento da mãe, Naomi, que está a cada dia mais se afundando em trabalho, Yoko vê o que sobejou, de sua família, totalmente desestruturado. Em meio à dor da perda, Yoko conhece Aidan Hirsch, um garoto que parece tão desestruturado quanto ela, taciturno e solitário, e que é capaz, acima de tudo, de não julgar, simplesmente ouvir. Aos poucos, um sentimento singelo e inefável ganha forma, surgindo uma história delicada de autoconhecimento, arrependimento, culpa e superação que poderá mudar a vida desses adolescentes se assim escolherem.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

No mais novo romance de Alana Gabriela, voltado a um público mais juvenil, mas cujas temáticas não são menos sérias e reais, temos Yoko, uma adolescente que levava sua vida na mais pura normalidade até se ver em uma espiral de mudanças logo após seu pai atropelar e matar um pedestre ao dirigir alcoolizado e ainda fugir do local do acidente, resultando em sua prisão. Com não apenas a relação entre pai e filha abalada e instabilidade financeira em casa com a mãe, Yoko ainda tem de lidar com a rejeição e bullying sofridos no colégio e mais as ameaças vindas do filho da então vítima do acidente, que desconta sua fúria pelo ocorrido na garota. Seus dias só não são mais complicados do que, aparentemente, a vida misteriosa de Aidan Hirsch, colega de turma reconhecido por ser um problema e atualmente solitário, com quem acaba, porém, iniciando uma estranha e instável amizade que poderá ajudar mais do que ela pensa a encarar a nova realidade.

Foi de forma inusitada que tomei conhecimento desse livro e, mais ainda, sua oportunidade de leitura pela própria autora, e não pude deixar passar. Ainda que com em um ambiente mais juvenil do high school, Flor de Cerejeira apresenta o cotidiano de uma simples adolescente virando do completo avesso por um crime cometido pelo seu pai, mas que acaba afetando e marcando negativamente a jovem perante mesmo os seus colegas de classe e a vizinhança onde mora. Com uma narrativa singela mas não menos densa em certos momentos, Alana Gabriela trata desde preconceitos diversos ao bullying e as consequências do ato de um crime na vida não apenas daquele que o cometeu, bem como na vida de sua família e em seu dia-a-dia.

Descendente de japoneses, Yoko é uma adolescente tranquila e boa filha, mas desde o julgamento de seu pai ela tem se sentido mais vulnerável e insegura perante o bullying sofrido no colégio e o atual conflito em que se encontra pelo abalo e consequente distância na relação com o pai, a quem costumava ser tão apegada. Por vezes a narrativa segue numa fluência mais lenta, à medida que a protagonista vai digerindo os acontecimentos e pensamentos recorrentes em seu cotidiano, então algumas pausas durante a leitura acabam sendo naturais para o leitor se envolver aos poucos com ela, uma vez que logo de início ela permanece mais fechada e distante, motivo pelo o qual demorei a me prender à leitura. Com o passar dos capítulos e a aparição de Aidan na trama, no entanto, o rumo da história já começa a se fazer mais firme e seguimos junto da protagonista para desvendar a incógnita que o rapaz é.

“— Não é bom mergulhar de cabeça numa coisa somente para poder se esquecer de todos os problemas anteriores. — ele pousa o cotovelo no gramado de modo que apoia sua cabeça enquanto me fita. — Você deve enfrentar.”

Porque, por trás de toda a carranca taciturna e hábitos solitários no colégio, e apesar dos eventuais boatos de brigas e instabilidade, Aidan se mostra alguém tão conhecedor do que é uma vida difícil quanto Yoko. À medida que vão se conhecendo, ele mesmo aprende, também, a deixar as amarras um pouco mais frouxas para experimentar uma amizade real pela primeira vez e deixar-se viver um pouco mais, ainda que mantenha seu jeito visivelmente quieto e fechado de outrora, mas ainda assim se mostrando um bom amigo e que se importa muito com Yoko. Nesse ponto, porém, um pequeno romance começa a surgir no enredo e apenas nesse quesito me senti ainda um pouco distante e não muito convencida ou pelo menos não muito cativada pela relação amorosa que se forma, diferentemente da amizade inicial que, essa sim, me convenceu e por vezes, até, emocionou pela sua firmeza e, de certa forma, naturalidade.

No fim das contas, Flor de Cerejeira conclui-se como um romance delicado, com temas densos e momentos particularmente emocionantes e que mexem com o leitor no decorrer da leitura, mas ao mesmo tempo com um tom leve parte do público mais juvenil, mas não menos sério e bem escrito. Uma leitura com abordagens reais, mas ainda com seus eventuais momentos de descontração em meio ao universo visivelmente pesado de dois jovens que encontram não apenas um no outro, mas, logo mais, principalmente, em si mesmos, um jeito de seguir em frente todos os dias e superar, aos poucos, os dramas e obstáculos da vida. Leitura mais do que recomendada!

6 Comentários

  1. Helloo, Sammy!! *-*
    Nossa, eu vou ali desmaiar ahahaha que resenha ágil e bem escrita. Sério.
    Muito obrigada por ter gastado um tempo fazendo a leitura do livro e fico feliz que tenha gostado.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  2. A vida dos personagens mudou radicalmente do nada! Nossa, adorei a ideia do livro, sério mesmo! Fiquei encantada! Sua resenha está muito boa e vou tentar ler esse livro assim que possível!

    ResponderExcluir
  3. Oi, amo esses YAs que falam sobre temas importantes e pouco abordado. Desde o inicio do ano, eu conheci o gênero e não paro de lê-lo depois disso. O que acho mais importante não é só o bullying, mas a forma de mostrar o quanto o acidente influenciou na vida da personagem. Uma boa resenha.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy.

    Flor de Cerejeira apenas fiz divulgação e lendo sua resenha, eu fiquei com muita vontade de conferir a história. Ainda mais sabendo que o livro contém temas densos e emocionantes. Deve ser um romance bem delicado que merece atenção.


    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu já conhecia o livro da Alana, mas não sabia sobre o que se tratava. Agora que entendi a história, fiquei extremamente curiosa por ela trabalhar com o tema de superação, bullying e amizade. Vou correndo ler o e-book. Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Eu não li nada da autora ainda, mas conheço ela por causa dos blogs. Pelo o que eu pude perceber, a capa condiz com o enredo.
    Acho que obras que tratam de temas como bullying são importantes pois nós aprendemos e refletimos mais.
    Gostei da sua resenha e espero ter oportunidade de ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...