Título: A Luz da Redenção;
Duologia: A Chama da Esperança #2;
Autor(a): M. V. Garcia;
Editora: Arwen;
Número de Páginas: 340;
Ano de Lançamento: 2016.
Livro no Skoob
Veja também: A Princesa Renegada [A Chama da Esperança #1]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A guerra tomou rumos improváveis. Kaira está desaparecida e o Exército da Esperança precisa continuar a agir. Hawk, o antigo Capitão do 1º Esquadrão de Willford, descobre sua própria origem e sua vida não será mais a mesma. Decidido a se afastar de tudo e de todos, ele descobrirá que não é fácil fugir dos erros do passado.
A conclusão desta saga nos traz novos segredos e personagens que remontam ao início da longa guerra entre Willford e a República. Para descobrir como essa guerra termina, você precisa conhecer os dois lados da história.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: leves spoiles desse e do volume anterior.

Se a leitura do primeiro volume da duologia A Chama da Esperança, A Princesa Renegada, já havia sido intensa e frenética, foi com ainda mais impulso e vontade que emendei na leitura do segundo livro, A Luz da Redenção, tão logo houve o desfecho do primeiro, de tão ávida que eu estava por respostas e por saber como tudo iria terminar, depois de acontecimentos particularmente densos e inesperados dos capítulos finais. O saldo desse impulso inédito que até então nunca havia acontecido comigo antes, até onde bem me lembro? Bem, mais do que positivo e surpreendente, tanto quanto seu antecessor. 

Com a mesma narrativa fluida e envolvente de antes, A Luz da Redenção se inicia um pouco distante dos acontecimentos imediatos do desfecho do primeiro livro. Nos capítulos iniciais, conheceremos um pouco sobre alguns personagens inéditos do passado da história que, enfim, contribuíram de alguma forma para o estopim atual do enredo e de alguns dos nossos personagens principais como Hawk, o capitão do Primeiro Esquadrão de Wilford que outrora destinara tanto ódio aos feiticeiros, comprometendo-se a matá-los sem pudor algum durante anos, até se deparar com algumas revelações que mexem de verdade com o tão destemido mas agora tão confuso capitão. Confesso que, antes de me envolver propriamente com a leitura a partir do segundo capítulo estava um pouco impaciente para chegar logo onde o livro anterior terminara, mas a verdade é que me envolvi tanto com esses capítulos em especial e com a história que eles contam, que fiquei realmente sentida quando terminaram. Ainda que pareçam uma espécie de quebra das emoções do final anterior, foi uma história que simplesmente não poderia ter vindo em melhor momento, pois possibilitou um novo entendimento ainda maior para prosseguir com o presente do enredo de novo e, principalmente, para aproximar o leitor da visível incógnita que era Hawk Kyrie.

Porque, apesar de todo o ódio e verdadeiro massacre cometido por ele no primeiro livro, eu não o julgava de verdade como um vilão, mesmo tendo sido realmente denso engoli-lo em A Princesa Renegada. Nesse segundo volume, através dos acontecimentos inesperados do desfecho passado, temos então a chance de conhecer melhor esse capitão, longe de qualquer postura, no entanto, de batalha e encarando-o simplesmente como mais um dos personagens incrivelmente bem desenvolvidos de M. V. Garcia. De repente a imagem de monstro começa a ruir e temos a chance de encarar novas facetas e atitudes de alguém que outrora certamente causou muita repulsa em muitos leitores - dentre os quais eu me incluo, claro. E assim como ele, mais ainda, nossa protagonista, Kaira, também passará por algumas situações e dilemas inusitados depois de perder-se de seu grupo após o afogamento anterior, o que culmina em um lindo e gradual processo de amadurecimento ainda mais visível e palpável que no livro anterior, e me fazendo ser cativada ainda mais por ela e seu atual e crescente espírito de liderança. 

Então, de certa forma, até mais ou menos a metade do livro há um grande enfoque nos desenvolvimentos individuais de Kaira e Hawk, cada um a seu modo e com as devidas alternâncias na narrativa, o que novamente fez a leitura fluir e me deixar cada vez mais aflita e ao mesmo tempo triste por aproximar-se do grande final. Ainda assim, mesmo com toda essa tensão e aflição do enredo, a autora volta a tratar de temas importantes, reais e atuais,destacando não apenas o preconceito mas, também, dessa vez, uma abordagem sensível e delicada sobre culpa e perdão, sobre o que é estar arrependido de algo e sobre enfrentar as consequências pelos seus atos, bons ou ruins. Novamente, fiquei muito envolvida com a forma com a qual ela desenvolveu essas reflexões e, por isso, volto a ressaltar o quão longe A Chama da Esperança vai, não apenas como um livro de fantasia, mas trazendo também mensagens importantes por trás de um enredo que, se pararmos para pensar melhor, nem é tão ficcional assim, vai...

Enfim, A Luz da Redenção foi além do que eu esperava como desfecho dessa duologia incrível de M. V. Garcia, e conseguiu me surpreender até sua última página. Uma batalha simplesmente tensa e intensa que brincou com minhas emoções até dizer chega, e que culminou em um final ainda mais inesperado que, em um primeiro momento, me deixou em choque, para em seguida me surpreender de novo com algo que eu bem queria que acontecesse mas que não achava ser possível, rs. Mais uma série/duologia/trilogia fantástica a ser favoritada e grandemente recomendada para todos que querem uma boa história, com personagens firmes e fortes, mas ainda tão humanos quanto eu e você, leitor

7 Comentários

  1. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, e acho que também não conhecia a autora. E, como eu ainda não li o primeiro livro, dei algumas puladinhas na sua resenha, pegando algumas impressões suas. Fico feliz em saber que gostou tanto do livro, e que a autora focou bastante no desenvolvimento pessoal dos personagens, e mais ainda em saber que ela conseguiu mexer com você. Fui ler a sua resenha sobre o primeiro livro e gostei :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa duologia, e fico muito feliz de saber que você a acha incrível e que considerou esse livro surpreendente e que o final inesperado te agradou. Não conhecia a capa desse volume e achei tão linda quanto a outra, espero ter logo a oportunidade de conhecer a história. E já que o primeiro livro te deixou tão ansiosa por esse, vou começar a leitura só quando tiver os dois comigo... Rs...

    ResponderExcluir
  3. Oi Sâmella, sua linda, tudo bem???
    Não acredito que já foi lançado!!! A capa ficou linda!!!! Amei o primeiro livro e o final realmente me deixou super ansiosa pela continuação. Pela sua opinião, a autora se superou e esse desfecho é muito mais emocionante e tenso. Não vejo a hora de poder finalmente desvendar Hawk Kyrie. Adorei sua resenha e estou louca para ler!!! A autora é um amor de pessoa!!!
    beijinhos
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É tão bom quando um livro nos surpreende, quando vai além das nossas expectativas. O enredo não faz o meu estilo, mas é importante quando vemos a evolução dos personagens e quando descobrimos que o vilão não era tão ruim assim.
    Parabéns pela resenha!
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não é exatamente o meu estilo de livro, mas fiquei bem curiosa principalmente por que pelos seus comentários a leitura foi muito boa. E mais, acho difícil um livro conseguir surpreender até o final e isso faz com que esse seja mais um ponto positivo para a obra.
    Agora o que mais me chamou a atenção e que faria dar uma chance é que pela sua resenha, os personagens são fortes mas ainda assim são parecidos com a gente. Super curto isso :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy, entendo essa situação de emendar uma leitura na outra, o bom é que vc acabou pegando uma série em que a continuação já estava em mãos né. Odeio sofrer quando esse não é o caso. Pelo que entendi esse segundo livro começa esboçando a história do vilão, o tornando mais humano. Gosto quando isso acontece pois nos dá uma ideia mais ampla dos objetivos e da vida de um vilão, as vezes até ajudando a esquecermos um pouco da repulsa com relação a ele. Não conheço bem a história dessa dualogia, acho que nunca tinha lido uma resenha desses livros, mas agora estou curiosa com a leitura, principalmente pq amo fantasia

    ResponderExcluir
  7. Oi Samella tudo bem? Então, como to comentando nas resenhas que tenho lido ultimamente... to meio que passando longe desse estilo. Li sua resenha e fico feliz que tenha te surpreendido e que vc tenha adorado, mas confesso que realmente não me atraiu. Principalmente essa capa, não sei, não gostei. Mas é legal que aborde questões que levem à reflexão.
    bjos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...