Título: Confissões On-line #1;
Subtítulo: Bastidores da minha vida virtual;
Autor(a): Iris Figueiredo;
Editora: Generale;
Número de Páginas: 240;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio.
Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog "Marinando". Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser a protagonista novamente.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Foi em Dezembro de 2014 que tive a oportunidade de conhecer a narrativa de Iris Figueiredo pela primeira vez como romancista. Dividindo Mel, ainda que com suas breves ressalvas, foi uma leitura que muito me agradou na época e divertiu por entre os dilemas e confusões amorosas de Mel, e agora volto a falar sobre mais um livro da autora, dessa vez trazendo como protagonista a irmã da Melissa do livro anterior, a Mariana Prudente, que de prudente não tem nada, diferente do que anuncia seu nome. Vivendo o que se pode chamar de um verdadeiro giro de 360 graus na vida que ela tão bem conhecia, ela retorna das férias escolares sob os julgamentos silenciosos, mas não menos pesados e constantes de seus colegas de classe que pensam mal de sua índole após um grande mal entendido envolvendo o seu agora ex-namorado e a garota que ela acreditava tanto ser sua melhor amiga, mas que agora só se prova cada vez mais o contrário.

Até então, a vida já estava bastante complicada para a adolescente que, porém, ainda tem de lidar com o sonho de intercâmbio indo por água abaixo com o casamento iminente da irmã mais velha, as pressões constantes do vestibular e de um certo distanciamento que tem sofrido de sua única melhor amiga, Carina, em meio a novos conflitos que geram ainda mais pressão no mundo de Mariana. A forma de descarregar um pouco tudo isso? Um canal despretensioso no youtube e o vídeo pra lá de inédito e inesperado com as histerias da irmã durante uma prova de vestido de noiva, resultando em um sucesso na web que será apenas o começo da jornada a ser vivida por ela. Um clichê adolescente, talvez você diria com uma premissa dessas, e eu até quase pensei dessa forma antes de iniciar a leitura, mas a verdade é que fico feliz em dizer que me surpreendi muito com o enredo elaborado pela Iris e já digo o porquê.

“Por mais que ela quisesse, não havia solução possível. Era fácil plantar uma mentira, regá-la e fazê-la vingar, se espalhando como erva daninha. Quando o  mundo acreditava em uma história, era difícil convencê-lo a respeito da verdade. Reconstruir castelos após duras batalhas sempre seria mais difícil que destruí-los e, após um ataque, eles nunca mais seriam os mesmos. Transformaram meu castelo em um amontoado de pedras quebradas e eu não sabia como reerguê-lo.”

Primeiramente porque, após a leveza com que Dividindo Mel foi escrito e lido, nós então nos deparamos com Confissões On-line que, ainda que com seu teor leve e jovem, traz uma carga bem considerável de temas importantes do universo adolescente a serem discutidos constantemente, como o vestibular, relações familiares, amizades boas ou más, amor, além de alguns um pouco mais sérios como distúrbios alimentares e anorexia, que apesar do que muitos pensam, estão mais presentes na vida de muitos adolescentes do que podemos perceber, infelizmente, e é preciso estar atento, portanto, a qualquer sinal de um amigo, filho, irmão ou sobrinho que esteja demonstrando tendência a adquirir esses males. Mais do que tudo, Iris acaba por usar um pano de fundo aparentemente de adolescente dramática para, no entanto, mostrar que nem tudo é só drama adolescente e que, por vezes, coisas muito sérias e intensas acontecem por trás e precisamos, sim, dar atenção e importância a alguns deles antes que problemas ainda mais densos venham como consequência por tê-los ignorado.

Sobre a protagonista, também, foi mais um ponto em que a autora acertou de cheio. Se eu havia ficado um pouco com um pé atrás com relação a Mariana em Dividindo Mel, por ela ter sido apresentada simplesmente como a irmã caçula irritante da Mel, foi ótimo poder conhecê-la melhor agora em uma narrativa que, por sem em primeira pessoa, deixa o leitor completamente por dentro do que ela pensa, sente e vive, aproximando ainda mais a leitura e possibilitando um envolvimento de tal forma maior que nos vemos tensos e angustiados junto com ela durante os conflitos enfrentados no colégio, após ser acusada de trair o namorado em um total mal entendido, e por toda a pressão de se ver perdida ainda quanto ao vestibular e sobre os próximos rumos a tomar em sua vida, após o término do ensino médio. Ela é uma garota simplesmente doce e meiga, determinada quando põe uma ideia na cabeça, mas ainda insegurança sobre como agir em alguns momentos, evoluindo um pouco mais, porém, com o avançar do ano, à medida em que ela vai conhecendo pessoas novas e começando a enfrentar seus problemas mais de frente, ao ganhar mais confiança em si mesma e disposta a não se deixar mais abalar por eles.

Quanto aos demais personagens, o mérito continua, ainda que eu não tenha me apegado tanto a eles como foi com a Mari. Carina, entre eles, é a então melhor amiga que a protagonista tem de verdade, uma garota determinada e segura de suas ações, com exceção da pressão igualmente sofrida só que pela mãe, que exige o sucesso absoluto da filha no vestibular e, consequentemente, no meio de tamanhas exigências, acaba levando ela a contrair hábitos alimentares cada vez mais escassos e restritivos, sem dar-se conta do mal que faz a própria filha. Nesse ponto, a vontade que eu mais tinha era de adentrar ao enredo e falar umas poucas e boas para a mãe dela, e só de pensar que essa ainda é uma realidade para muitos, meninos ou meninas, é de apertar o coração. A forma como Carina negava tais problemas perante os questionamentos de Mari sobre sua saúde, porém, eram quase tão dolorosos quanto as atitudes da mãe, quando ela mesma se via em perigo mas não conseguia aceitar que precisava de ajuda, levando-me a torcer muito pela melhora da personagem ao longo da leitura.

“Me surpreendi ao perceber que não estava abalada com seu comentário. Pela primeira vez, as mentiras que ela disparou contra mim não tiveram efeito. Eram apenas isso: mentiras. Não precisava me sentir mal com palavras que eu sabia não serem verdadeiras.”

Outro personagem que merece certo crédito também é Arthur, que chegou de mansinho e foi conquistando a protagonista aos poucos, com uma inicial amizade que logo mais vem a mostrar-se um romance em potencial. O romance, no entanto, foi um dos únicos pontos que deixou um pouco a desejar para mim, uma vez que eu não consegui me envolver pelo personagem do Arthur, ainda que tenha, sim, simpatizado com ele, mas não ao ponto de suspirar por ele e nem mesmo de ser convencida de seu romance com a Mari. Para mim ainda faltou um pouco mais de sentimento, não ficou tão convincente por ter acontecido de forma que soou um pouco automática para mim, mas também não é como se os próprios personagens levassem o relacionamento tão à sério, uma vez que tudo se inicia ainda de forma despretensiosa para só no final se firmar um pouco mais. Ainda assim, não foi de todo ruim e não atrapalhou realmente a leitura, uma vez que o foco, apesar de tudo, acaba sendo mais voltado à Mari e seu amadurecimento ao longo do último ano do colégio.

Assim sendo, Confissões On-line - Bastidores da Minha Vida Virtual, acaba tornando-se mais uma leitura que recomendo fortemente para aqueles que gostam de um bom livro juvenil, mas que apesar da faixa etária de seus personagens, carrega abordagens importantes e sérias que fazem parte do universo adolescente e precisam estar em constante discussão e observação por parte de todos, além de trazer momentos divertidos e leves por entre personagens que, mesmo no auge dos conflitos do dia-a-dia, conseguem parar para ver o lado bom da vida e sorrir pelas pequenas coisas. Mal posso esperar por ler o segundo volume da duologia, Confissões On-line 2 - Entre o real e o virtual, e acompanhar um pouco mais nossos personagens rumo à realização de suas vidas.

8 Comentários

  1. Oi Sammy!

    Não costumo mais ler livros desse gênero, mas acho super importante os temas tratados nele, principalmente vestibular e os distúrbios alimentares. Gente, quer época que a gente passa mais nervoso que vestibular? E sobre mães que cobram muito dos filhos: sei bem como é, até hoje minha mãe acha que pode escolher o que devo ou não fazer em relação à minha profissão, mas sigo ignorando. A verdade é que faz mal sim, de um jeito ou de outro. Quero saber também esse mal entendido em que a Mariana está envolvida, coitada, pra todos ficarem pensando mal dela assim. :(

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sammy!
    Quando li Confissões On Line lembro que super me identifiquei com a Mariana porque estava passando por uma situação um pouco conturbada (problemas com a suposta melhor amiga, hoje ex-melhor amiga) e que tinha super a ver com o drama da personagem.
    Fiquei mega apaixonada pela história, pela Mari e pela escrita da Iris, que é leve e super fluida.
    A trama é bem gostosinha e tem aqueles elementos bem clichês das tramas mais juvenis. Mas mesmo assim eu adorei! Quero muito ler o segundo, mas sei que não farei isso esse ano. Antes quero reler esse primeiro livro pq tem muita coisa que não lembro mais.
    Concordo contigo em relação ao romance. Estava esperando mais, sabe? Acabei achando mecânico e não senti tanto o sentimento em si. Mas em suma, é um livro muito legal e fico feliz que tenha gostado. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Acho bem interessante livros que tratem da temática adolescente e tudo que envolva essa realidade como, por exemplo, os dramas vividos na escola e o inicio da busca pela independência.
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora, mas parece ser bem agradável e fluida. Gostei bastante da resenha e fiquei curiosa para saber o que aconteceu com o agora ex-namorado de Mariana e quem ela considerava sua melhor amiga.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sammy! É tão bom quando encontramos livros juvenis que exploram os conflitos adolescentes que muitas vezes são tratados como bobagem, não é? Conheço a Íris e já conhecia o seu livro, mas ainda não conhecia a história a fundo ou havia lido uma resenha sobre ele.Também achei a questão dos distúrbios alimentares bem relevante e uma grande sacada costurar personagens de um livro para outro. Nós dá a chance de ter outar visão sobre um personagem que, em outro momento/enredo, poderia ficar esquecido simplesmente. ;) Muito bom!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Sammy!
    Eu ainda não li nenhum livro da Iris Figueiredo e não é por falta de curiosidade. Desde que vi o lançamento de Confissões On-Line, fiquei bem curiosa.
    Apesar da trama trazer um pouco do clichê foi bom a autora não destacar só o drama adolescente e abordar temas mais intensos. Gosto muito de livros juvenis e já vou colocar esse na minha lista de leitura. Eu já tinha visto comentários a respeito de Dividindo Mel e é legal saber que a protagonista dele aparece nessa história também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Foi o primeiro livro que eu li da autora, e confesso que me apaixonei de cara. Adoro tramas jovens assim, ainda mais quando falam desse período da adolescência, confesso que sinto falta dessa época, hahaha. A trama tem uma carga dramática bastante impactante, mas que consegue ser leve com a narrativa da autora e dos personagens cativantes. Eu quero muito ler mais obras da Iris!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Iris, mas conheço ela quase ao mesmo tempo que você e esse ano pude participar de um bate papo que ela foi como convidada, onde gostei muito de saber sobre o processo de escrita dela e tal.
    É muito bom quando a gente se surpreende com uma história, né? Confissões On-line eu gostaria de ler, porque além de ter aquela carga leve (que de vez em quando eu adoro ler) também discute temas importantes.
    Uma pena quanto ao desenvolvimento do romance, mas ainda sim eu percebi como a leitura foi boa para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ainda não conhecia a autora e já adorei o que você contou sobre o livro. Uma adolescente que precisa enfrentar tantos problemas e mudanças de uma vez, amizade e dramas de família me interessam muito em uma história.

    Adoro quando o autor nos aproxima dessa forma do personagem principal e o leitor passa a compreende-lo bem, tornando a leitura fluida e gostosa.

    Vou procurar saber mais sobre o livro e incluir em minha lista de leitura. Valeu a dica!



    Beijos!
    Karla Samira

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...