Título: Um Amor, Um Café & Nova York;
Autor(a): Augusto Alvarenga;
Editora: D'Plácido;
Número de Páginas: 168;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Camila sempre teve um grande sonho: viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal: uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Já fazia um tempo que eu acompanhava os lançamentos da Editora D'Plácido e sempre ficava empolgada em conhecê-los de verdade por tamanha atenção dada aos autores mais jovens e estreantes na literatura. Dentre o catálogo cada vez mais crescente da editora, Um Amor, Um Café e Nova York era um dos que me chamavam atenção por prometer uma singela, porém romântica história de um jovem casal numa viagem que promete ser dos sonhos, e sendo assim, ao fechar a parceria, não hesitei em solicitá-lo. Qual foi minha satisfação ao me deparar com uma narrativa fluida e ágil que me fez devorar o livro em menos de 24h, o que não acontecia há muito tempo. Infelizmente, isso não evitou que eu me deparasse com alguns outros detalhes no decorrer da leitura que me fizeram baixar sua nota, e vocês já saberão quais foram eles.

O livro conta a história do casal Camila e Guilherme. Ela, uma jovem de dezoito anos recém-completados sonhadora por natureza; ele, romântico e completamente apaixonado por esta, então responsável por programar toda uma viagem de um mês para Nova York para comemorar o aniversário de sua amada e abrir seus olhos para novas e mais distantes aventuras também. Eles só não imaginavam que a viagem inicialmente tranquila e romântica poderia mostrar-se muito além e apresentar oportunidades inesperadas e consequentes decisões a serem tomadas que poderão balançar o casal se eles não estiverem preparados para enfrentá-las.

“— Eu quero acordar sabendo que tem alguém pensando em mim. Melhor ainda, eu quero dormir sonhando com alguém. Eu quero ter para quem me arrumar, para quem passar perfume, para impressionar e cativar. Eu quero realmente ter alguém.”

Naquele que fora o seu livro de estreia, Augusto Alvarenga já começa com uma narrativa leve e fluida que envolve o leitor facilmente e que, aliada a capítulos curtos, avança rapidamente, tornando-se possível concluída em pouquíssimas horas. Seus personagens são bem apresentados, e o enredo se desenvolve de forma ágil. Camila é uma garota sonhadora e romântica que, no auge dos seus recém-dezoito anos, vê-se realizada em uma viagem tão inesperada mas tão mágica e surpreendente como Nova York, ao lado de quem ela tanto ama. 

Apesar do jeito meigo e simpático da personagem, porém, confesso que um dos fatores que prejudicaram um pouco minha leitura foi, no decorrer desta, ser apresentada de uma forma tão intensa ao namorado dela, o Guilherme. Por tratar-se de uma narrativa em primeira pessoa, é normal que a protagonista descreva o rapaz com encanto e amor como bem é apaixonada por ele, mas acho que a partir de um certo ponto essas descrições e pensamentos apaixonados em torno dele começaram a parecer um pouco repetitivas ou forçadas demais. Eu já havia entendido que ele era incrível para ela e que ela o amava, não precisava reafirmar isso a cada vez que ele parecia surpreendê-la de alguma forma.

“Eu costumava ser uma daquelas pessoas apressadas. Mas, agora, a única pressa que eu tinha era a de captar todas as memórias que eu pudesse antes de partir. Se havia uma coisa uma coisa que iria me acompanhar de Belo Horizonte aonde quer que eu fosse, seria a saudade.”

E por isso mesmo, ainda que eu seja uma eterna romântica como vocês bem sabem, não me apeguei muito ao casal por achar que, em alguns momentos, algumas interações soavam um pouco forçadas. Além de que, também, apesar de ter simpatizado com os personagens em geral, não acho que o Guilherme seja 'isso tudo' que a Camila descreve; inclusive, até, acho que ele saiu descrito de uma forma que soou como se ele fosse perfeito demais, sem defeitos, o que acabou soando ainda mais forçado para mim e me distanciou um pouco da leitura.

Ainda assim, Um Café, Um Amor e Nova York foi uma leitura leve e despretensiosa que conseguiu me satisfazer de alguma forma, ainda que não tenha sido realmente o que eu esperava, mas não deixa de ser uma boa história. Só acho que fiquei com um pé atrás com algumas atitudes dos protagonistas no final, com relação a decisões que precisavam ser tomadas de uma forma mais séria e consciente, e não seguindo simplesmente o pensamento de que 'era o certo a fazer e pronto', mas, ok. Recomendo a e leitura para quem procura uma história sem grandes dramas e que seja envolvente na medida certa.

12 Comentários

  1. Oiii lindinha, como vai?
    Confesso que fiquei bastante interessada em realizar a leitura dessa obra, ultimamente estou precisando de algo assim, sempre estou lendo algo de terror, isso as vezes cansa, então com toda certeza anotei a dica.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Sâmella! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas o autor sim! Fiquei interessada, por mais que o livro tenha deixado a desejar, gosto de livros assim para ler depois de uma leitura mais densa. Não sei se leria agora, mas a dica está anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e logo de cara adorei essa capa! Mas fiquei com o pé atrás, personagens perfeitos demais sempre me incomodam, essa coisa dela ficar descrevendo o Guilherme como se fosse o ser mais incrível do mundo a ponto de ficar repetitivo e forçado também me deixaria um tanto quanto irritada, então prefiro nem tentar ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem??
    Gostei da capa do livro e ainda não tinha visto ele por ai, não sei se é uma leitura que eu faria, mas é uma pena que as descrições do namorado se tornem muito repetitivas, isso acaba com a leitura e deixa a leitura chata, então por isso vou passar essa dica de leitura.
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sâmella!
    Já tinha visto uma outra resenha mais positiva desse livro. Ele me parece ser fofo num todo, mas não vejo muito assunto pra história.
    É uma pena que a personagem fiquei babando o livro todo pelo seu namorado, isso normalmente me irrita, ninguém é perfeito assim e os autores n]ao deveriam tentar faze-lo.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que só de ser uma leitura fluída já vale por tudo, né? Claro que seria bom sem as partes que te fizeram dar uma nota menor ao livro, mas pelo que eu percebi essa é uma obra que mesmo assim vale a pena ser lida e que vai entreter bem o leitor. Eu li o livro do autor junto com o Vinicius Grossos e gostei bastante, estou curiosa para conferir um livro solo dele.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Que pena que o casal não te conquistou, não suportooo quando isso acontece.
    Tenho até vontade de ler o livro, mas você não e a primeira que diz que o casal não é la essas coisas, isso me desanima bastante. Não sei se vou ler, mas, se por acaso eu arriscar, espero que eles me conquistem.
    Ótima resenha!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Quando eu li esse livro, fiquei mega animada, mas Camila me fez largar a leitura duas vezes. Ninguém é tão perfeito assim é nem tão cegamente assim hahaha. Se Tornou fake e forçado como você mesmo disse.
    Estou com o segundo livro aqii e espero ler em breve e que o autor tenha amadurecido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sammy!
    Me encantei pela capa, achei meiga e bonita, de verdade, mas admito que seus pontos negativos me desmotivaram além de ter ficado com a impressão de ser um tanto leviano.
    Beijos,
    Ana.
    www.umlivroenadamais.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sâmella!

    Ah bem chato quanto o romance passa essa sensação, entendo bem seu ponto de vista, pois mesmo que o casal seja bonitinho, se não for algo natural, fica muito forçado mesmo e prejudica a leitura de uma modo geral. Como ainda vou ler, espero mesmo gostar, mas acredito que vou acabar curtindo, afinal, como citado é uma leitura tranquila. :)

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    É tão chato quando o personagem que narra a história fica enfeitando os outros personagens, né? Já faz um tempão que eu estou de olho neste livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Parece ser muito bom, vi coisas ótimas a respeito dele... Mas é uma pena que a história não tenha te conquistado 100%. Quando os personagens não nos conquistam, não adianta, né? A história não chega nos 100%.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Oie, Samêlla!
    Eu acho que já vi esse livro, mas nunca dei muita atenção.
    A história parecer ser bem fofinha e tal, mas pelo que você disse tenho a impressão que eles são um casal muito meloso, algo que geralmente me incomoda. Saber que o livro te entreteve melhorou um pouco minhas expectativas.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...