Título: De Olhos Fechados;
Autor(a): Lavínia Rocha;
Editora: D'Plácido;
Número de Páginas: 253;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"Ignorar é a solução" foi o que pensou Cecília quando alguns papéis começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu.
Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago - o garoto novo da escola - começa a balançar seu coração e a faz com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza.
Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir - e entender - um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Desde pequena Cecília sabe o que é viver no escuro - afinal, é cega de nascença. Mas tal deficiência nunca empatou a garota de ser ela mesma. Com seu jeito teimoso e eventualmente irônico de agir e falar, o que ela mais quer alcançar cada vez mais é independência para viver ainda mais novas experiências, o que acaba começando de forma um tanto quanto inusitada e atrapalhada ao conhecer Tiago, recém-chegado no colégio onde ela estuda, já se encantando pela garota e engatando em uma amizade da qual nem ela, com toda sua teimosia, poderá escapar. E a partir do momento em que a confiança entre ambos surge, acompanhada de novos sentimentos, a aventura se dará início com uma série de mensagens estranhas e misteriosas que Cecília anda recebendo aleatoriamente, e que podem trazer revelações e englobar questões maiores do que eles imaginam.

Já tinha muito tempo que eu queria conhecer os livros da Lavínia, desde que havia descoberto este como sendo protagonizado por uma personagem com deficiência visual. Não sei se vocês sabem ou se eu já comentei por aqui, mas gosto muito de histórias com essa temática, principalmente se fazem uma apresentação real e cheia de superação do personagem, ultrapassando suas limitações, o que é bastante o caso de De Olhos Fechados. Cecília é uma personagem que desde o primeiro momento, apesar de às vezes ser um pouco arredia e irônica, cativa o leitor de um jeito único, fazendo a leitura fluir de forma ainda mais rápida e leve.

O início é mais uma apresentação do cotidiano da personagem, por entre o colégio, com os melhores amigos Bianca e Diego, a chegada de Tiago e a vida em casa, com o pai super-protetor e a irmã caçula Luna, de quem tem sido o modelo quase materno da família desde a morte da mãe há alguns poucos anos. Desde então, ela já recebia papéis aleatórios cujas mensagens misteriosas já confundiam sua mente, mas ela só vai dar real atenção à elas após sua amizade com Tiago se firmar ainda mais e ele próprio incentivá-la a descobrir o que os papéis significam, uma vez que elas começam a ficar ainda mais ameaçadoras conforme o tempo vai passando, deixando um tom de suspense e mistério na narrativa que só aumenta à medida que eles passam a procurar pistas dentro das charadas contidas nas mensagens, descobrindo, porém, que tudo só é mais perigoso do que eles achavam à princípio.

“— Eu sinto a falta dela, Luna. E você sabe que isso que sentimos quando pensamos nela nunca vai passar. É uma ferida. Mas nós ainda estamos vivas, com o mundo à nossa espera, não podemos fechar as portas para a felicidade que quer entrar.
— Que ela entre pela janela.
— Acontece que as suas janelas estão fechadas também.”

É assim que a trama vai ganhando nuances, ora cenas mais leves e descontraídas em família e amigos, ora com momentos mais tensos e cheios de adrenalina por entre as escapadelas dos personagens para correr atrás de pistas e descobrir o que tudo significa. E, gente, eu definitivamente não esperava nada do que esse mistério todo reservava à sua revelação; a autora, no fim das contas, trabalha com um plot tão diferenciado e intrínseco, mas igualmente bem desenvolvido e coerente com a história que, realmente, meus parabéns à Lavínia! De repente as coisas se revelam como algo tão único, ao menos para mim, que não tive como não me surpreender e me satisfazer com o desfecho da história, que conseguiu encobrir até mesmo um pouco das visíveis cenas no decorrer do livro como um todo que transcorreram ou mudaram de uma para outra de uma forma muito abrupta, mas que não atrapalharam realmente a leitura.

Assim sendo, De Olhos Fechados conclui-se como uma leitura que leva o leitor das risadas à tensão, dos suspiros às revelações mais inesperadas, com um elenco de personagens muito cativantes e divertidos, mais um romance que me deixou toda boba e com o qual eu tanto me identifico, além de uma protagonista que, por entre seus defeitos e qualidades, destaca-se por ser simplesmente humana, e por procurar ir além de suas limitações! Uma leitura que eu recomendo demais, e mal posso esperar por ler mais da autora!

13 Comentários

  1. Quanto tempo que eu não venho no SammySacional. Gostei da sinopse do livro e não conhecia ele até agora. Contudo, pelo que você disse ele tem revelações inesperadas me interessei muito por ele. Então ele já ta numa listinha aqui. haha

    Abraços, Ricson Ronny.
    www.depoisdamoderacao.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sammy, parece ser um livro bem interessante, apesar de ja ter lido muitos sicklit, e acho que esse não é o caso desse livro, nunca li um livro em que a personagem principal fosse deficiente visual e fiquei bastante curiosa para conhecer a história dessa protagonista. A questão das mensagens parece ser bem misteriosa e isso me instiga a querer saber como isso irá se desenvolver. Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  3. Oi sammy, tudo bem lindona? Confesso que embora a temática seja bem envolvente eu não havia fisgado a ideia do livro. Só quando vc falou que envolve mistério chamou a minha atenção kklkkk adoro obras nacionais e assim que tiver tempo vou dar uma conferida! Bjosssssss

    http://porredelivros@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A sinopse me lembrou um pouco a série Pretyy Little Liars. Cecília é o nome da personagem de um livro que estou escrevendo, muito bonito por sinal. A história parece ser bem gostosa de ler, não conhecia esse livro, mas fiquei super interessada pelos dois motivos que citei no início deste comentário hahaha. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu acabei de vim de uma leitura ótima quee traz os personagens surdos e cegos, então eu conheço esse livro e fiquei bem interessada na leitura.
    Enfim, gostei dos elementos que a obra traz e espero gostar como você.
    Adorei sua resenha ;)

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy!

    Ai, que história linda! Eu também gosto muito de livros com essa temática. Esses dias pra trás li um que o personagem principal era surdo... Morta de curiosidade aqui para saber como esse romance vai se desenrolar, principalmente porque deve ser diferente, né? O título do livro é a coisa mais linda do mundo, gente... E fiquei curiosa com esse misteriozinho em volta dessas mensagens que a Cecília recebe.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy, sua linda, tudo bem?
    Eu nunca li um liro com um personagem cego e já adorei esse jeitinho da Cecilia, ela poderia ser alguém amargo ou fraco, mas não. E Tiago? Já vi que irei me apaixonar por ele. Agora, para tudo: o que são essas mensagens com charadas e ameaças? Fiquei mega curiosa para desvendar esse mistério. Não conheci ao livro, mas não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro suas resenhas, são sempre cheias de emoção e bem escritas, dá prazer ler algo assim, sabia? :O E sobre a premissa, eu não lembro se já li uma história com este tipo de deficiência, mas confesso que fiquei muito curiosa para ler. Esse livro em questão parece ter tudo o que me agrada em uma obra, e pelo jeito é uma leitura excelente, vou querer conferir com certeza.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Sammy, como vai?
    Menina confesso que você me prendeu de jeito nessa história e creio que seria uma ótima pedida nesse momento, todo esse lance do mistério no começo me deixou instigada e depois quando o garoto entrou, achei mega fofo. Gostei que a historia possui diversas fases e até então eu leria para dar belas risadas, como tu mesmo falastes.
    Dica super anotada e parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do fato da protagonista ser deficiente visual e de isso ser bem trabalhado, mas algo me interessou ainda mais do que isso: o fato de se passar na minha cidade, Belo Horizonte, que vi na sinopse e a capa deixa claro pela presença de alguns monumentos importantes da cidade. Com certeza vou querer ler!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Achei super interessante essa temática, pois tenho um grande amigo que é deficiente visual e acompanho de perto a sua rotina, suas dificuldades e sua superação! Um livro que conta um pouco da rotina, vida com amigos e familiares, além de uma aventura envolvendo esse personagem deve ser muito bom! Se o enredo é bom e coerente, mas especial, me interesso bastante!
    Vou procurar para ler. Obrigada pela dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sâmella!

    Agora fiquei triste por não ter solicitado esse livro, rs. Bem, eu gostei da proposta da história, saber que é um livro tão cativante e maravilhoso, intenso e ao mesmo tempo até delicado, me faz querer ler, gosto de história assim que ganham nossa simpatia, que faz o leitor sentir as emoções do personagem, saber que autora conseguiu esse feito me deixou animada! Enfim, espero poder ler De Olhos Fechados em breve!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  13. Ola, Sammy. Achei a capa desse livro muuuito linda. A história me parece ser super interessante, me chamou bastante a atenção, fiquei com vontade de conhecer a história da Cecília e o seu romance. Fico feliz que tenha gostado do livro!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...