Terceiro post da coluna mensal Essential Book, e eu não poderia estar mais particularmente animada com o tema desse mês! Depois do empenho para os posts anteriores do projeto, eis que temos agora um que me deixou bem empolgada pelas várias interpretações a serem alcançadas com ele, os quais vocês já conferem a seguir!

O tema do mês de Abril foi a essência da capa favorita, então representada pela minha mais recente leitura, Amor Amargo. Como a resenha foi lançada ainda nessa semana, não vou me prolongar muito sobre a sinopse dele, mas vocês podem conferir a resenha na íntegra aqui. É a história de Alex, uma garota americana aparentemente comum, não fosse a desestrutura em que se encontra sua família desde a morte da mãe há alguns anos, e acaba por encontrar um refúgio no relacionamento com o recém-chegado ao colégio Cole, que por mais romântico e atencioso que seja a princípio, irá se provar alguém nada agradável no decorrer de uma relação que abrirá os olhos da jovem para a realidade dos relacionamentos abusivos e a violência doméstica

Apesar da diagramação simples, a Editora Gutenberg está de parabéns por tamanho cuidado com a obra como um todo, com uma capa tão caprichada que logo ao ver o tema do mês, pensei justamente nela para apresentar, e a seguir vocês conferem as fotografias desse mês e um pouco sobre o que eu quis passar com cada uma delas.


Para iniciar o post com um clima mais nostálgico e leve, reuni alguns álbuns de fotos de quando eu era pequena e representei um pouco do que a Alex almeja para sua família. Após a morte da mãe quando criança, a família da personagem afundou numa total disfunção familiar, e restou-lhe apenas, como lembrança, uma caixa de sapatos com fotos antigas dos pais quando eram adolescentes e dela própria e suas irmãs quando ainda eram muito novinhas. Essas fotografias eram o seu refúgio particular, do qual apenas ela tinha conhecimento, e assim resolvi representar essa questão da importância da família real que ela queria e deveria ter tido na história.


À seguir, uma foto visivelmente mais pesada que a anterior, talvez, essa foi a forma que encontrei para representar, de certa forma, a 'prisão' que é o relacionamento vivido pela Alex com o Cole, em que por mais que ela reconheça, à princípio, que as atitudes dele não são boas, ela ainda continua presa à ele como em uma espécie de carência por nunca ter se sentido amada de verdade por ninguém antes dele.


E por fim, mas definitivamente não menos importante, temos o desenho da vez. Não ousei muito esse mês porque andei com um pouco de tendinite, mas fiz esse esboço singelo para representar o momento em que, não apenas a Alex, mas todos aqueles que estavam 'aprisionados' de alguma forma, homens e mulheres, em um relacionamento abusivo e/ou de violência doméstica, encontram-se enfim libertos para buscar e construir a própria felicidade, sem as garras de alguém que fazia tão mal antes.

E por hoje é isso que temos! Espero que tenham gostado de mais um post do projeto, espero também estar indo bem com as fotos e tudo o mais, rs. Já perceberam, inclusive, a constante presença de um desenho em cada post? Pois é, já fazia tanto tempo que eu não parava para desenhar, mas com esse projeto, eu meio que comecei, ainda que de forma indireta, a integrar desenhos meus nele também. Dos mais simples aos mais caprichados, veremos se vou evoluir nesse quesito ou não ao longo do ano, rs.

Acessem os outros blogs participantes para conferir suas fotos do projeto também!

Larissa | Estefânia | Raphael | Karla | Carol | Karoline | Vanessa | Nívine | Mayara | Nina

Beijos,
Sâmmy

10 Comentários

  1. Sammy, que descrição maravilhosa da capa, é tão reflexivo e profundo. Parabéns ficou incrível, beijos.

    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo!! :) Adorei a escolha do livro flor. Achei interessante as propostas que você trouxe nas fotos. Muito bacana.

    *-*
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Aaai que vontade de ler este livro!!! Estou ensaiando esta leitura desde que ele foi lançado.
    Adorei as fotos, eu sempre gosto de fotos que envolvem livros, ainda mais com estas capas lindas.

    Um beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, moça!

    Ainda quero muito ler esse livro, pois o tema me interessa muito. Acho que precisamos falar mais sobre abuso, em qualquer âmbito de relacionamento (não só amoroso), porque, realmente, é sempre uma prisão e a sua ilustração sobre a liberdade é muito representativa. Parabéns por escolher esse livro e por conseguir debatê-lo e trazer a importância do tema pra cá! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Adorei a ideia desse projeto! Eu não conhecia esse livro, mas me senti parte dele enquanto via suas fotos e lia seus comentários a respeito de cada uma. É muito bacana como cada livro nos faz sentir coisas tão maravilhosas e diferentes. Vou acompanhar os demais posts do projeto! (e seus desenhos ♥)

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!

    Adorei o projeto primeiro por você ter explicado,muitas vezes só colocam as fotos. Mas li todo o contexto e ficou lindo!
    As fotos ficaram ótimas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oii Sammy!
    Sabe que eu acho genial esse projeto? Se eu fosse um pouco mais criativa ia adorar participar também, rsrs.
    Achei as fotos lindas, você captou bem a mensagem do livro. Eu li a obra e é bem intenso e envolvente. Fiquei com raiva da garota deixar tudo ir tão longe, mas não posso julgar precipitadamente, né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy!
    Gostei muito da primeira foto, você pareceu captar bem a essência daquilo que a personagem imaginava como família. E gostei também do seu desenho, acho legal você interagir desenhos com fotografia, fica mais pessoal ainda ^^
    Já a segunda foto, me desculpe, mas não conseguir entender qual era a cena, além da capa do livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oiiieee! Ai gente que capa lindaaaa <3 Eu sou dessas que conto com a capa do livro pra avaliar o todo kkkkk então, fica mais do que claro que essa me conquistaria. E é claro que vou ler a sua resenha pra saber o que você achou. Super legal essa sua ideia dos desenhos mas não sei desenhar nadica de nada kkkk Bjos

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ia comentar justamente sobre os desenhos e você já explicou hahaha ia perguntam se era uma obrigatoriedade ou um padrão seu mesmo.
    Achei bem legal a coisa das fotos, já que tem isso no livro, nada melhor do que apresentar as suas fotografias.
    A segunda foto infelizmente não entendi muito. Quer dizer, entendi o que você quis passar, só não entendi esse pedaço de pau (?) É que talvez você não tenha na sua casa, mas um portão gradeado ou grade da janela representação melhor a "prisão" que é o relacionamento.
    E por final, tendinite novinha assim menina? Ai ai ai, se cuida!
    beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...