Título: Intueri;
Série: Devoy #2;
Autor(a): Paula Vendramini;
Editora: MODO;
Número de Páginas: 324;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob
Veja também: Kassan [Devoy #1]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Após conseguir fugir de seu destino imposto, Celebriant consegue chegar até onde queria: a Base Rebelde. Mas ela chega quase morrendo e, para curá-la, Phoebe Lynx usa de seus poderes de Curare e encontra sua marca de Oculta. Assim que descobrem quem ela realmente é, os Anciões da Base tomam uma medida drástica quanto àquela aparente intrusa entre eles. Será Celebriant capaz de alcançar o seu destino? Ou ela novamente irá se encontrar no meio de pessoas que não querem nada além de controlar o seu poder?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers!

Após seus esforços para fugir dos planos de Nicholas Moringan e ser dada como morta em meio a uma terrível nevasca, Celebriant Devoy se vê enfim na Base Rebelde. Mas uma vez estando fraca e com seus sinais vitais quase sumindo, os residentes da base acabam por encaminhá-la à Phoebe, então médica do lugar com poderes de Curare, e é quando a sua marca de Oculta é dada por conhecida. Em consequência disso, temerosos para com suas origens e poderes, Celebriant tem seu Kassan bloqueado pelos Anciões, e acaba por acordar sem quaisquer lembranças sobre toda a vida que havia levado até então. Sob os cuidados de uma das anciãs chefes, Aaminah, ela terá, então, uma chance para tornar-se uma rebelde de fato, ao mesmo tempo em que irá se deparar com pessoas inesperadas. Mas uma vez que o seu Kassan volta a revelar-se dentro de si, cedo ou tarde ela terá de encarar a verdade sobre si mesma novamente e as consequências resultantes dela.

Eu posso não ter favoritado o primeiro livro da série, mas de longe Kassan já havia apresentado um potencial altíssimo como fantasia e, portanto, eu não pude deixar de ficar curiosa com o desenrolar dos fatos para a sequência. As expectativas não eram muito altas, mas ainda assim elas foram superadas e o meu status atual está centrado, em parte, pela ansiedade em ler Curare, o terceiro livro. Porque depois de me surpreender já na introdução que foi Kassan, Intueri só se firmou ainda mais como história e apresentou uma série de rumos e personagens que me encantaram ainda mais.

Como se sua jornada até o momento já não tivesse sido suficientemente complicada e árdua, após ter suas memórias de Kassan bloqueadas, temos a chance de conhecer um lado diferente da Celebriant tão enfezada e tempestuosa do primeiro livro. Com um jeito mais meigo e cauteloso de agir, acompanhamos os seus primeiros passos na Base Rebelde enquanto aprende um pouco mais aprofundadamente sobre sua Intueri com Aaminah, alternando em seguida com novas sequentes amizades feitas no lugar. Phoebe é uma delas, desde o início acolhendo a garota e, assim como Aaminah, acreditando que ela é muito mais do que simplesmente uma Oculta que pode levá-los à ruína. Alguns outros poucos que sabem sobre sua realidade, tais como os Anciões, no entanto, ainda se sentem receosos perante à garota, e só quando seu Kassan começar a reaparecer que ela terá a chance de provar que é inocente, apesar de tudo. Ou não.

“— Prever o futuro me parece algo duvidoso.
— Bem, é incerto. Mas, ao mesmo tempo, temos um destino, mesmo que não acreditemos nisso. Temos uma missão para se realizada aqui, portanto, nossa vida gira em volta desse destino.
Aaminah sentiu que Celebriant tremeu.
— Não gosto da palavra destino.
— Então, use outra.”

Assumindo uma personalidade mais meiga e sensível dessa vez, o início da leitura segue-se em um ritmo mais leve, ainda que por entre constantes discussões e revelações entre os Anciões da base, possibilitando-a interagir de uma forma menos temperamental e agressiva com as pessoas ao seu redor, dentre os quais estão Phoebe, Aaminah, Ário e Ulisses. Uma vez que seu Kassan começa a retornar, porém, ela é assolada por lembranças constantes e amedrontadoras de seu passado tenebroso como Oculta, até chegar ao momento em que, recobrada toda a sua memória, ela precisa aprender a superar esse passado e confiar em quem ela é agora, não naquela que um dia ela fora, entre os Ocultos. Assim, de certa forma, acompanhamos um pouco de seu amadurecimento ao conviver com uma realidade totalmente diferente e conhecendo mais a fundo o impacto causado por famílias poderosas como a sua na vida das outras pessoas, e é quando ela ganha ainda mais impulso em ir contra a corrente antes imposta pelos pais e correr atrás do seu real destino rumo à verdadeira justiça.

Mas não será apenas de muita ação e intensas aventuras que viverá nossa protagonista. Enquanto segue na base, à medida que depara-se com pessoas e realidades totalmente novas, Celebriant terá a chance de conhecer melhor o próprio coração ao surgir de um sentimento inesperado que abala um pouco as estruturas da personagem. Ulisses, então um dos soldados da tropa de defesa da base, também responsável por cuidar de Ário desde que o irmão mais velho do garoto, Erik, partiu da base, acaba por aproximar-se de Celebriant, provocando coisas até então desconhecidas para ela. Nesse ponto da história, porém, admito que fiquei um pouco irritada pela forma um tanto quanto rápida com que o romance se deu, e por mais que Ulisses seja, sim, um bom personagem no geral, ainda achei-o um pouco instável e influenciável demais, e decepcionei-me seriamente com ele no decorrer da leitura. No todo, também não senti nenhum sentimento verdadeiro envolvendo ele e Celebriant, o que fez o romance acontecer de forma quase indiferente para mim, em muitas das vezes.

“— Mas você não tem medo? Não gostaria de poder escolher qual caminho percorrer?
— Bom... Eu não acho que vai ser algo fácil e sem complicações, mas eu não tenho medo.”

Esse, porém, foi o único ponto real que me incomodou na história. No mais, tudo se desenvolve muito bem, inclusive os demais personagens. Phoebe e Aaminah, ambas com seu jeito protetor, servindo quase como um verdadeiro porto seguro para Celebriant em meio a sua chegada na base, além de Ário, outro personagem criança que se mostrou, assim como a pequena Saori, ser muito mais do que aparenta e contribuir de uma forma tão madura e centrada para com o enredo. Por falar nela, à propósito, ainda que não estando presente em igual força quando comparação ao primeiro livro, também evoluiu bastante e ela volta a reafirmar, neste segundo volume, a sua importância ainda maior dentro da série Devoy. Uma vez sem qualquer aconchego em casa, com a irmã do meio, Lune, assumindo o lugar deixado por Celebriant com Nicholas Moringan e a constante ausência dos pais, a menina, inteligente e ágil como bem é, virou-se tão bem longe da irmã que ela realmente me surpreendeu nesse volume. O único personagem que dividiu opiniões para mim foi o Jean Vandreisen, então responsável por resgatar Celebriant da nevasca de outrora e seguir responsável por ela em seus primeiros dias na base, quando longe da presença de Phoebe. Ele ainda é uma incógnita para mim depois de tudo, mas de alguma forma única e inesperada, afeiçoei-me a esse personagem de um modo tão repentino que estou realmente receosa de estar shippando o casal errado no livro, mas o que posso fazer? Ele me ganhou ainda que com seu jeito meio irritadiço e distante, mas tão corajoso e batalhador quanto o próprio Ulisses, que caiu no meu conceito tão rápido a leitura avançou.

Assim, por entre uma jornada intensa e imprevisível, desde a chegada até a Base Rebelde, até o momento de correr atrás de fazer acontecer no mundo em que vive, seguimos com Celebriant por essa leitura fluida e intrínseca que é Intueri, conhecendo mais a fundo os antigos e mesmo alguns dos novos personagens, reconhecendo ainda mais a dimensão do conflito entre os Ocultos e os rebeldes de tal forma que quando o livro acabou, eu já queria desesperadamente o terceiro, cuja previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2016. Eu, ansiosa? Imagina. Só MUITO. Talvez DEMAIS DA CONTA, mas sem pressão, hein, Paula Vendramini? Leitura mais do que recomendada para os fãs de uma boa fantasia nacional com uma protagonista que, apesar dos altos e baixos, permanece determinada a fazer a diferença, ainda que muitos não acreditem nela; ainda.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Mas, opa, não vai embora ainda não! Como parte da resenha premiada, estarei sorteando dois kits de marcadores contendo três marcadores cada, dentre os quais se encontram quatro integrantes do Selo Lumus, do qual a série Devoy faz parte, cuja imagem você confere logo a seguir.



REGRAS:
- Residir em território nacional;
- Na opção 'Visit...", curtir a página do blog no Facebook;
- Na opção 'Visit...", curtir a página da série Devoy no Facebook;
- Preencher uma das entradas do formulário com um endereço de e-mail válido para entrarmos em contato depois;
- Comentar na resenha do primeiro livro da série Devoy, Kassan, aqui. ATENÇÃO: Serão válidos apenas comentários com conteúdo condizente com o post, mostrando que leu a resenha. Situações como "gostei", "legal", "quero ler", entre outros, serão desconsiderados e a participação será anulada;
- Em caso de não cumprir alguma das regras acima, o participante será desclassificado e será feito um novo sorteio;
- Em caso de cumprir as entradas extras, caso os ganhadores sejam sorteados por alguma delas, seriam avaliada se foram devidamente cumpridas e, em caso negativo, o participante também será desclassificado e o sorteio refeito.

SOBRE O SORTEIO:
- A duração será de hoje, 10 de Março, até 30 de Março de 2016;
- O resultado sairá nesse mesmo post entre os dias 31 de Março e 2 de Abril de 2016;
- Os ganhadores terão um prazo de 72h (três dias) para responder ao e-mail que lhes será enviado, com seus respectivos dados. Caso não responda no tempo limite, um novo sorteio será feito;
- O blog terá o prazo de 40 dias úteis para envio dos prêmios;
- O blog não se responsabiliza por eventuais extravios dos correios.


Boa sorte aos participantes!

ATUALIZAÇÃO: 02 DE ABRIL DE 2016

E dentro do prazo estipulado para o resultado, vamos aos ganhadores! Antes de anunciá-los, porém, gostaria de dizer que ainda fiquei chateada com algumas participações, que não cumpriram as regras exatas especificadas anteriormente. Teve gente que deixou e-mail, curtiu as fanpages, mas não comentou na resenha de Kassan, e tiveram outros que ao invés de comentar na resenha desse primeiro livro, comentaram aqui mesmo na de Intueri e não preencheram a entrada de resenha nenhuma no formulário. O preenchimento dele também é parte das regras, afinal, é por ele que sorteio os ganhadores e foi chato desclassificar duas pessoas antes. Mas, bem, sem mais delongas, vamos aos ganhadores, cujas entradas foram devidamente conferidas e seguidas. 

Meus parabéns Julio Cesar e Suelen Mendes! Um de contato já foi enviado para vocês, que tem até 72h - três dias, basicamente - para responder, ou do contrário, terei de refazer o sorteio se o prazo for ultrapassado. 

Para quem ganhou, não fiquem tristes! Novos sorteios e resenhas premiadas estão por vir, e é só seguir as regras direitinho para garantir sua participação e mesmo o prêmio depois, hein. ;) Obrigada a todos que participaram com vontade! ^_^

Beijos,
Sâmmy

12 Comentários

  1. Time Jean! Ulisses para a fogueira! \o/
    Falando de metida em nome da autora: vc pegou exatamente o que se queria com o romance, Sammy xD Celebriant precisa errar para consegir acertar depois, já que ela não é exatamente uma mocinha que teve exemplo de valores na vida xD

    ResponderExcluir
  2. Sandy, quase chorei aqui. *-* Fiquei emocionada com sua resenha e muito feliz por ter gostado tanto! Eu estou tendo alguns problemas com o capista de curare e por isso ainda não saiu, mas logo logo ele sai, prometo!!!
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu não conhecia essa série, por isso fiquei bem curiosa para conferir. Li sua resenha, mas por ser o segundo volume, fiquei com alguns questionamentos na cabeça. Enfim, vou procurar mais informações a respeito da primeira obra publicada. Muito obrigada pela dica. Desejo boa sorte aos participantes do sorteio. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  4. Ai que vergonha! Sou apaixonada pelo primeiro livro da série e nunca tirei a vergonha da cara para ler o 2º.
    Vou reler o primeiro para ler esse!
    Amei sua resenha, estava com saudades da série.

    Beijos

    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ei, tudo bem?
    Não conhecia a série e fiquei extremamente curiosa para ler agora. Adoro fantasia e sua opinião me deixou com boas expectativas. Fora a capa que é maravilhosa. Com certeza vou procurar o primeiro volume para ler.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  6. Sammy!
    Não conhecia o livro, entretanto saber que a ficção é carregada de ação e aventura, vivida pela protagonista, me deixou bem interessada.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy, tudo bom?
    Infelizmente eu não li o primeiro livro, mas pelo que você falou da continuação é uma fantasia que eu leria com certeza, e não tenho dúvida de que irei amar a leitura. Achei a capa muito linda! E sua resenha, como sempre, está perfeita, você descreve muito bem tudo o que achou da história. :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente amo livros de fantasia, de fato foi esse gênero que garantiu meu ingresso no mundo leitor há tantos anos atrás. Não conhecia essa série e portanto, não li o primeiro volume. A premissa parece ser muito convidativa, até porque pelo que pude perceber, a narrativa construída pela Paula traz uma mitologia desse universo fantástico bastante completa, o que por si só já é um mérito que merece atenção. Obrigado pela indicação, entrou para a listinha de leituras.

    juliocesar_2103@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu conhecia essa série por alto, e confesso que li sua resenha em partes porque pretendo ler o primeiro.
    Mas o que li me deixou bem animada, claro que o livro não é perfeito e tem suas "peculiaridades" mas mesmo assim estou bem interessada, sem falar que amo ler autores nacionais e essa capa é diva.
    Espero conseguir tê-los em mãos o mais breve possível.
    Bjokas!

    ieda.cavalcantee@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, Sâm! A primeira coisa que chamou atenção foi a capa, porque oh coisinha linda! kkk
    A premissa é muito boa e como eu fiquei interessada na história tive que pular algumas partes da resenha. Mas pelo que pude perceber você super recomenda, apesar das ressalvas acerca do casal.
    Bom, eu vou procurar o primeiro e provavelmente dar uma chance a história.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia esse livro, mas a capa está me chamando bastante a atenção, é linda!
    Embora tenha gostado da resenha, não pretendo dar início em mais uma série, já tenho muitas pra terminar e dar início. Mas é sempre bom conhecer mais livros e autores nacionais.
    Beijos
    suelenmendes27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Fiquei mais interessada ainda de conhecer este poder e a luta dela.Vou colocar como Favorito com certeza.....https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=561925307319586&id=100005063656680&substory_index=14.Participando liviaandre74@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...