Dando continuidade à Semana Especial L. L. Alves, após a publicação da resenha de Sebo Fernandes ontem, vamos agora à tão esperada entrevista com a autora! Sempre fofa, a Lu respondeu às dez perguntinhas diversas que vão desde o andamento de seus livros já lançados, até aqueles que estão por serem (re)lançados esse ano. Confiram à seguir!

SS: Primeiramente, obrigada por conceder a entrevista, Lu! 
L. L.: Muito obrigada pelo convite, Sâmella, é um prazer estar aqui!

SS: Sua estreia literária se deu com o primeiro volume da série Instituição para Jovens Prodígios, publicado em 2013. Quais foram as principais inspirações para o desenvolvimento de uma saga tão intrínseca e cheia de surpresas como IJP? Como foi desenvolver personagens principais como a Lara e o Hugh?
L. L.: Bom, apesar de Instituição para Jovens Prodígios ser minha estreia literária, eu já tinha produzido três romances anteriormente. Escrever esta saga não foi moleza, mas amei cada segundo! Eu queria evoluir, me desafiar a criar um enredo mais complexo, então foi quase um ano de preparo. A ideia veio de um sonho e o restante desenvolvi nos meses seguintes: pensei nas personagens, avaliei o que aconteceria em cada livro e como seriam dadas as respostas tão esperadas, sempre me inspirando em tudo que via e presenciava, na vida em si. Todas as personagens têm um toque de fantasia e realidade, o que faz com que os leitores se identifiquem de imediato. Lara, a protagonista, tem muito da minha personalidade, não posso negar, enquanto os demais são recortes do que observo ao meu redor, sejam amigos, conhecidos ou mesmo nas artes (televisão, literatura, etc.). Eles basicamente vieram “prontos” na minha mente, apenas lapidei suas personalidades e os fiz amadurecer com o passar do tempo. Para mim, eles existem, em algum lugar aí. É impossível pensar de outra forma.

SS: No terceiro volume de Instituição para Jovens Prodígios, além dos personagens principais Lara e Hugh, tivemos abordagens ainda mais aprofundadas e minuciosas sobre os demais presentes no corpo estudantil principal do enredo, tanto dentre os mocinhos como os supostos vilões. Foi difícil moldar tantas personalidades e vivências tão distintas entre si, mas, algumas, tão problemáticas e sofríveis? Há algum dentre esses personagens que surgiu para você na história de uma forma mais simples mas que surpreendeu à você mesma no decorrer da evolução da trama, ao ganhar mais atitude e destaque em determinadas situações?
L. L.: Sim! Apesar de IJP ter sido estruturado antes mesmo de eu começar a escrever, muitas personagens me surpreenderam no decorrer da história. É engraçado, pois algumas simplesmente não aceitaram o que escrevi e me interromperam, dizendo na minha mente: “Não, não é nada disso! Na verdade...”. Foi assim com a Casandra, por exemplo. Quando comecei a escrever A Revelação, a ideia de apresentar o passado de alguns personagens já estava formada, apenas não sabia ao certo o que esperar do processo. Desvendar o passado problemático da Casandra foi surpreendente, mesmo para mim (que sou a autora!), e me vi compreendendo suas atitudes, tal como as ações do Robert, de forma diferente do restante da série. Foi uma forma de humanizar as personagens, mostrando que nem tudo é como aparenta ser. Sinto que outras personagens ficaram um pouco de lado, principalmente devido à quantidade de jovens que eu trouxe para a trama, mas acredito que consegui passar a mensagem que precisava.

SS: Por fim, ainda sobre o terceiro livro da saga, ele foi lançado ainda em 2015 e já causou comoção e fortes emoções por entre os leitores, após todas as descobertas vivenciadas em A Revelação. Muitos personagens certamente surpreenderam além do esperado, seja para o lado bom ou para o lado ruim da trama. Assim, o que os leitores podem esperar do volume final da saga? Alguma previsão de lançamento?
L. L.: Fico feliz em saber disso! hahaha A ideia era exatamente essa! Não há previsão no momento :( Infelizmente não sei se conseguirei publicá-lo na Amazon esse ano ainda, pois várias edições e revisões precisam ser feitas com calma, para não deixar nenhuma ponta solta.

SS: Longe do universo de IJP, você tem outros três romances publicados, cada um deles abordando temáticas e apresentando personagens em fases e situações distintas da vida. Desde a jovem Verônica, de Mudanças, à boca suja e independente Daniella Fagundes, de As GRANDES Aventuras de Daniella, até a mais recente e conflituosa das protagonistas, Luciana Prestes, de Sebo Fernandes, como foi desenvolver histórias e personalidades tão distintas, aventurar-se em gêneros literários diferentes? Elas possuem algo de você ou surgiram baseadas em outras pessoas e histórias?
L. L.: Todas as minhas personagens, querendo ou não, se baseiam em minha personalidade, às vezes um pouco mais, às vezes menos. Estou tentando me desligar, mas não é um trabalho fácil, pois escrevemos aquilo que sabemos, que convivemos, que sentimos e acreditamos. É impossível nos afastar totalmente! Para não ficar maçante, procuro desenvolver outras facetas que não tem relação à minha vida. Apesar de ser apaixonada pela fantasia, como escritora percebi que não posso me restringir a um gênero ou a um tipo específico de história. Escrevo o que preciso escrever no momento, seja para falar sobre gordofobia, família ou depressão, por exemplo. É uma necessidade “tirar” isso de dentro de mim e apresentar ao mundo. Então dependendo da obra e do meu objetivo, me basearei em minhas próprias experiências ou na vida de amigos, conhecidos, familiares, etc.

SS: O primeiro livro da saga Instituição para Jovens Prodígios fora publicado originalmente de forma independente pela Editora Biblioteca24Horas, posteriormente indo para a Amazon, em e-book. Longe deles, seu outro romance, Mudanças, foi lançado em 2014 pela Editora MODO. Por entre essas alternâncias de publicações físicas e digitais, como você vê o cenário literário atual para autores iniciantes? Acha que meios como a Amazon tem sido positivos para a literatura nacional em geral ou que ainda há muito a ser melhorado no cenário literário?
L. L.: Ainda está muito difícil, infelizmente. Não há suporte no meio literário para o autor desconhecido ou mesmo aquele que já tem alguns fãs; não há oportunidades, ninguém quer arriscar, independente se o autor tiver potencial ou não. “Migrei” para a Amazon exatamente por esse fator. Apesar de até o momento lidar somente com e-books e receber pouco, foi a melhor forma que encontrei para alcançar meus potenciais leitores e divulgar as minhas obras. Muuuita coisa ainda tem que ser melhorada. Escritores devem ser julgados pelo seu potencial/talento/obra (como queira chamar) em vez de o quanto eles podem arcar para ser publicado. Ainda temos um longo caminho...

SS: Nesse ano de 2016, seu primeiro chick-lit, As GRANDES Aventuras de Daniella, passa da publicação digital para a Editora Arwen. Como estão as expectativas para esse relançamento? 
L. L.: Sinceramente, não sei o que pensar! hahaha Prefiro não pensar para não ficar muito ansiosa. Meu desejo é que muitas pessoas leiam e aprendam algo com a doida da Dani! rs

SS: Além do relançamento anterior, o que mais os leitores podem esperar de sua autoria para esse ano? 
L. L.: Olha, darei uma parada com as publicações em 2016, especialmente com o lançamento de AGAD marcado. Preciso sentar por um momento, respirar fundo e analisar as minhas opções.

SS: Como leitora, quais escritores vieram a inspirar-lhe de alguma forma, seja na escrita ou simplesmente pelo amor à literatura? 
L. L.: São vários! Para falar a verdade, todo livro que leio me inspira, sendo assim, todos os autores já me ensinaram alguma coisa. Contudo, tem alguns escritores que me marcaram um pouco mais que os demais e são: J. K. Rowling, Machado de Assis, Neil Gaiman, Cassandra Clare e Cornelia Funke.

SS: No cenário literário atual, muitos autores novos vem surgindo, dentre vários estilos literários possíveis. O que você acha disso? O que você acha, também, do crescente apoio dos blogueiros literários aos autores, também muito recentes, por entre a internet e a literatura nacional?
L. L.: Acho maravilhoso! Precisamos muito disso: de autores se apoiando mutuamente e blogueiros dispostos a nos ajudar. É lindo e emocionante! Cada vez mais vejo pessoas incríveis (como você), que apoiam a literatura nacional, sem preconceito ou distinção. São pessoas que realmente amam as nossas histórias e estão mais que felizes em gritar para o mundo o quanto gostaram e o quanto as indicam. Precisamos MUITO disso. Sem esse apoio, não seríamos nada.

SS: Novamente, muito obrigada pela entrevista, Luene! Que cada vez mais leitores venham a conhecer suas histórias e encantar-se por seus personagens incríveis e enredos cada vez mais intensos! Gostaria de deixar um recado para os leitores do blog?
L. L.: Eu que agradeço, Sâmella! Amei as perguntas, muito originais e criativas! Gostaria de agradecer a todos que leram até aqui, que acompanham o blog ou a minha carreira e que me apoiam nessa luta incansável, junto com tantos autores nacionais incríveis. Obrigada por estarem ao nosso lado! Vocês são os melhores <3 p="">

Ela não é um amor de pessoa? 
Espero que tenham gostado da entrevista! E sintam-se recomendados por mim, novamente, a ler os livros dela, hein? 

Beijos,
Sâmmy

9 Comentários

  1. Que fofa, já vi algumas opiniões positivas sobre o livro 'Mudanças' e confesso que adoraria lê-lo. Ela é super nova e já com tantos livros publicados. Eu como blogueira, sou da opinião que os autores só tem a ganhar com o apoio dos blogs literários, eu mesma costumo me guiar muito pela opinião dos blogueiros.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O post ficou muito lindo, Sammy <3 Amei responder as suas perguntas, foram bem originais e criativas!! Obrigada mais uma vez por essa Semana tão linda *---*
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    A Luene é uma fofa, gosto da maneira que ela trata os parceiros, sempre com carinho e atenção.
    Eu li o primeiro volume de IPJP e amooo, vou ler os outro livro em seguida, Mudanças é um livro muito bom, mas As grandes aventuras de Daniella é show.
    É sempre bom conhecermos um pouco mais sobre os autores.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa entrevista! Infelizmente o cenário para publicação de novos autores é complicado, mas conhecer pessoas que estão correndo atrás para divulgar os seus trabalhos é motivador! No final, as boas histórias acabam sendo conhecidas, lidas e amadas, como está sendo o caso da entrevistada.

    Bjs,

    http://tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Samêlla!
    A autora é muito simpática, adorei a entrevista! Suas perguntas foram muito boas.
    A maioria dos autores que eu conheço tiveram a J.K como influência, minha diva é rainha mesmo viu hahaha
    Tenho muita vontade de ler os romances da Luene, agora que ela vai lançar pela Arwen talvez eu leia AGAD.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que autora fofa, adorei a entrevista com ela! Sabe que eu quero muito ler essa série dos prodígios? Só vejo elogios, então estou bem ansiosa! Eu não sabia que ela ia ter um livro lançado pela Arwen, parabéns à autora!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Um ano de preparação? Bastante tempo.
    Eu também tenho muitos sonhos inspiradores que dariam um bom livro, o problema é que sempre esqueço dos detalhes mais legais.
    Gostei das inspirações dela, adoro o Gaiman e Cassandra Clare!
    Adorei a entrevista!

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu achei incrível a autora desenvolver o passado dos personagens secundários nesse livro, foi uma das coisas que eu mais gostei nesse volume. Sem contar que eu passei a odiar menos (ou quase não odiar) certos personagens...hehe' Como grande fã da Luene, eu AMEI essa postagem ♥ Estou doida doidinha para ler o quatro volume de Instituição \0/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Li várias resenhas sobre a série jovens prodígios e estou começando a me interessar por essa série, pois adoro fantasia! E que legal que a autora se aventurou no chick-lit! Adoro esse gênero também e com certeza leria a obra ^^
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...