Preparados para mais uma semana cheia de novidades aqui no blog?
Como um especial exclusivo do SammySacional, damos início, com esse post, à Semana Especial L. L. Alves, com alguns especiais em homenagem à essa autora pra lá de incrível, que eu tanto admiro! Ao longo da semana teremos a tão esperada resenha de um outro livro da autora, lançado ainda em 2015, uma entrevista exclusiva e enfim divulgação de algumas novidades imperdíveis para seus leitores! E para dar início a tudo isso, nada como começar um pequeno debate sobre a importância da literatura nacional, do qual a Lu, entre muitos outros autores incríveis, fazem parte.

Quem conhece o blog há mais tempo, mais ou menos uns dois, três anos, deve lembrar de que, logo quando comecei a resenhar por aqui, ainda em 2012, eu havia começado por nacionais como Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Karen Soarele. Eu nunca fui do tipo que não gostava de ler, muito pelo contrário, eu sempre lia quando surgia uma oportunidade, mas foi só naquele ano em que, após conhecer os blogs literários, recebi certo incentivo e engatei de verdade na leitura, com essas três autoras que muito me cativaram e surpreenderam na época. Assim, o resto do ano foi regado à descobertas literárias e o meu deslumbramento cada vez mais crescente com cada leitura feita. 

Foi, inclusive, com um livro da Karen Soarele, nesse período, A Rainha da Primavera, que parei para dar uma chance de verdade à literatura fantástica e qual foi minha surpresa ao me ver totalmente surpreendida e cativada por ela? Além dos meus queridos romances adolescentes, mais um gênero se abriu entre as minhas opções, e foi por entre os autores nacionais que tive as melhores experiências possíveis nesse segmento. Desde à própria Karen, até Lhaisa Andria e Paula Vendramini, foi na literatura nacional que encontrei o meu amor pela fantasia e sigo acompanhando-os desde então. 

Apesar disso, o romance nunca deixou de ser um dos meus queridinhos, e além de Paula Pimenta, que muito me encantou na leitura de Fazendo Meu Filme em 2012, conheci novos autores, alguns deles que viraram inclusive parceiros do blog, como a Samanta Holtz, a Fabiane Ribeiro, a Tais Cortez, a Ana Faria, dentre muitos outros autores incríveis que agradeço imensamente todo o carinho para com o blog e por terem se dedicado a contar histórias tão lindas e que ainda me marcam demais atualmente.

Com isso, é simplesmente impossível me desligar dessa literatura que, acima dos romances e das fantasia, é puramente nacional, com muitas obras os quais nos identificamos de forma ainda mais especial, por entre cenários naturalmente belos de nosso país, e que vem ganhando força de uma forma muito linda nesses últimos anos. Sim, eu gostaria que eles fossem bem mais reconhecidos do que realmente são, mas um passo de cada vez, que eu tenho certeza de que o reconhecimento chegará para eles, um dia. 

Em específico à essa semana, L. L. Alves é uma das autoras que vem se destacando, não apenas pelo seu talento em desenvolver enredos intrínsecos e realmente firmes e impactantes, mas, também, pela versatilidade de migrar entre diferentes gêneros e públicos, desde o público juvenil com a saga de fantasia e ficção científica Instituição para Jovens Prodígios, até o drama infanto-juvenil de Mudanças, o público mais maduro e feminino do chick-lit As GRANDES Aventuras de Daniella, até o drama romântico New Adult Sebo Fernandes. Dessa forma, mesmo quem não lê um segmento, sente-se atraído por outro, e mesmo para quem não curte quaisquer deles, confiem em mim quando dito que vale mais do que a pena dar uma chance a suas obras. 

Sem querer desvalorizar a literatura internacional, porque eu mesma sou apaixonada por muitos livros e autores igualmente incríveis dentre os estrangeiros também, mas uma vez que a literatura brasileira, seja a clássica ou a contemporânea, ainda é tão subestimada e alvo de preconceito por parte, muitas vezes, dos próprios brasileiros, é crucial valorizá-la agora para que venha a ser impulsionada ainda mais e atingir seu reconhecimento tão merecido assim como todos os outros. E no meio dos blogs literários de atualmente, fico feliz em saber que não sou a única a pensar dessa forma. Para aqueles que ainda sentem certo preconceito para com essa literatura, ainda, segue abaixo alguns depoimentos especiais de blogueiras que, assim como eu, são apaixonadas por esse acervo literário brasileiro.


Sammysam Rosa (Da Imaginação a Escrita)
"Nossa literatura é rica, seja a clássica ou a atual, temos autores de qualidade, com histórias incríveis, somente esperando por você. Mas digo mais, ler um é poder viver uma aventura aqui pertinho de você, saber que aquele seu personagem favorito andou em lugares que você conhece, é ter em suas mãos a nossa cultura e acima de tudo, ler um nacional é fantástico! Dentre os inúmeros que já li, a série As Crônicas dos Mortos, de Rodrigo de Oliveira, é uma aventura maravilhosa, que se passa em um local em que vivi boa parte da minha vida e ler uma história com essa ambientação nacional foi uma experiência única."


Nina Spim (Nina é uma)
"Eu acredito, na verdade, que a literatura não deveria ser segregada. A literatura é universal, mas, falando especificamente da literatura brasileira, creio que ela deveria ser mais incentivada, porque é uma forma de aprendermos sobre a nossa cultura, nossa diversidade, nossa vivência enquanto brasileiros. Não podemos nos intitular brasileiros se não conseguimos nos identificar e nos relacionar com a literatura local, uma vez que esta é, também, parte do que nos compõe. Um livro que recomendo é Uma vida para sempre, da autora Simone Taietti."


Neyla Suzart (Coisas de Meninas)
"Sempre gostei muito de ler livros nacionais. Quando era adolescente, lia todos aqueles livros paradidáticos que os professores passavam e todos eram de autores nacionais. Depois que cresci foi natural continuar conhecendo mais autores brasileiros e, em minha jornada de leitora, já encontrei muitos livros e autores incríveis. Acho importante valorizar os autores do nosso país, ainda mais com tantos talentos despontando. Muitas vezes, por preconceito ou receio, acabamos por perder a chance de nos aventurar em histórias maravilhosas e muito bem escritas. Entre os meus preferidos estão:  A Bandeja (Lycia Barros), A Odisséia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo (Gustavo Rosseb) e a série Foi Assim que te Amei (Adriana Brazil)."

Agora me digam vocês, aí nos comentários, sobre suas experiências com a literatura nacional, autores que lhes surpreenderam de alguma forma, um livro que você tinha receio mas que acabou gostando depois... vamos bater um papo nos comentários! E esse é apenas o começo dessa semana mega especial aqui no blog!

Beijos,
Sâmmy

19 Comentários

  1. Oiee.
    Bem, antes que criar meu blog (há mais de 06 anos) eu lia alguns clássicos nacionais, mas pouco sabia dos autores contemporâneos, com o fato de conviver diariamente neste mundo literário, pude enfim conhecer excelentes autores nacionais, alguns são hoje amigos queridos. Claro que existem autores não tão bons assim, mas existem (graças a Deus) os expetaculares. No momento por exemplo estou lendo um livro da Lucy Vargas e estou completamente apaixonada!!!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada pela literatura nacional, seja ela clássica ou contemporânea. Os Novos escritores estão arrasando levando lendo preciosidades por conta do meu blog. Agradeço muito por isso.
    Essa autora eu ainda não conheço, mas vc elogiou tanto que já fiquei curiosa!!! Vou dar uma investigada! Valeu essa super dica.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Sammy!
    AMEI a postagem! <3 <3 <3
    Adorei ver o ponto de vista das meninas e poder dividir o meu também. Muito obrigada pelo convite.
    Acho que eu teria passado o post todo falando de autores nacionais que me surpreenderam. Escolhi esses 3 por terem sido livros que amei, mas deixei de fora autores como Keila Gon, Raiza Varela, Landulfo Almeida, Carol Sabar, Paula Vedramini, Lhaisa Andria, Cinthia Freire... temos autores maravilhosos no nosso país que merecem muito sucesso e que são extremamente talentosos.
    Parabéns pelo post. Vou acompanhar. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sâmella, sua linda, que surpresa e tanto!!!! Menina, não sei o que falar, honestamente :') Obrigada por todo o apoio e carinho, obrigada por apoiar a literatura nacional, por criar posts tão bem escritos e maravilhosos como esse. Palavras não são suficiente para demonstrar o quanto fiquei emocionada! De verdade! Uma das demonstrações de carinho mais marcantes na minha carreira <3 Te adoro muito!!!
    Conheço a maioria das autoras que você mencionou no post e elas arrasam mesmo! Sou super fã, em especial da Lhaisa e da Paula na literatura fantástica. Poderia nomear outros escritores, mas a lista é longa e não quero deixar ninguém de fora rs

    Beijos e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sâmmy.
    Sempre é bom valorizar a literatura nacional. Eu cresci com a minha avó lendo muitos clássicos. Ela ama Jorge Amado, Machado de Assis... E teve um tempo que desejava ficar longe desses livros e desejava apenas literatura estrangeira. Mas os novos autores estão trazendo várias histórias sensacionais e tão boas ou até melhores que os livros estrangeiros que eu retornei para literatura nacional totalmente encantada por ela.Ainda não conheço a escrita da Paula Pimenta, mas já li várias resenha positivas e não velo a hora de ter a oportunidade de conferir.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?

    O post está lindíssimo! Devemos sim valorizar a nossa literatura, temos tantos talentos na nossa terrinha. rs Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra citada, na verdade, algumas eu nem conhecia. Mas já anotei tudo.

    Beijos,
    Dai | Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  7. Oi Sâmella!

    Adorei ter participado do post! Acho nossa literatura tão boa, claro que tem uns bem ruins, como na estrangeira, mas temos sim autores incríveis, como a Rosa Mattos, o Rodrigo Oliveira (fiquei em estase com a história se passando na minha cidade Natal!), Mari Scotti, Adriana Vargas, dá para fazer uma lista enorme de bons nomes da literatura nacional, que esta tão pertinho da gente! Acho que quem não curte nossa literatura, é porque não encontrou o livro, pois assim que o fizer, verá o quanto é maravilhosa nossa literatura!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  8. Oie!!
    Então eu li poucos autores brasileiros até hoje, bom por livre e espontânea vontade, já li Paula Pimeta, Carolina Munhoz, Helder Caldeira e Rafael Teixeira, Lycia Barros e FML Pepper. Da maioria desses autores li apenas um livro as exceções Paula Pimenta e FML Pepper.
    Acho que autores brasileiros possuem a mesma capacidade de um autor internacional em construir uma história maravilhosa, mas tenho um pequeno problema, eu não gosto de todo e qualquer gênero, meus gêneros preferidos são YA, LGBT e Fantasia, literaturas que há pouco tempo veem ganhando destaque entre os brasileiros, porque sempre houve preconceito o gênero principalmente o gênero de fantasia e não falo somente por parte dos leitores, mas também com a alto escalão da literatura do país, que sempre prezou por clássicos, o que hoje em dia o povo só lê pra fazer vestibular e acham um saco.
    Então o problema não está somente nos leitores e também no sistema!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  9. Oi!!


    Gostei muito da sua postagem, até mesmo pq assim como você acredito que a literatura nacional merece mais destaques. Temos escritores fabulosos que ficam no anonimato por falta de maior divulgação ou mesmo por não ter o espaço nacional. Parabéns pela iniciativa e um grão de areia já é uma diferença.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que homenagem mais linda!!! :)
    Adorei ver meu nome mencionado aí também. Muito obrigada!

    Beijos no coraçãoooooooooooooooo! :*

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sammy. Bem legal a sua iniciativa. Apesar de muuuitos blogs divulgarem nacionais poucos se dedicam a realmente falar sobre eles.
    Eu antes não lia muitos livros nacionais, sempre me atentando aos lançamentos que vinham de fora. Depois que comecei com os blogs acabei prestando mais atenção e com as parcerias acabaram vindo algumas leituras. Cada vez estou lendo mais nacionais e gostando deles; Mesmo aqueles livros que não curto acabo me surpreendendo de alguma forma.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    A literatura nacional está crescendo, tem muita coisa boa para os leitores.
    Nunca li Paula Pimenta, mas sei que muitos leitores amam.
    Eu amo os livros da L.L.Alves, principalmente a série Instituição para jovens prodígios, outro autor que amei conhecer é o Bento de Luca da trilogia O príncipe gato.
    Tem tantos autores que eu poderia citar aqui, que me fizeram enxergar a literatura
    nacional com outros olhos.
    Devemos valorizar cada vez a literatura nacional.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Samêlla!
    Adorei a ideia de fazer essa semana pra autora e começar justamente falando sobre a literatura nacional. Um dos primeiros livros que li na vida foi nacional, um clássico, Capitães da Areia, e amei mas mesmo assim, eu não gostava de livros nacionais, acredita? Eu era uma defensora ferrenha de que os livros nacionais contemporâneos eram ruim. Ainda bem que eu cai do cavalo. Quando comecei a acompanhar blogs literários a uns anos minha visão começou a mudar e quando criei o blog mudou de vez. Hoje eu tenho parceiros maravilhosos e amo nacionais. O que eu mais li ano passado foi nacional, quando não li nada de fora. Amo nacional, sou nacional e defendo nacional.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?? Muito legal este post, desta autoras que citou só conheço Paula Pimenta, mas nunca li nada dela!

    Acho importante lermos nacionais, mas tenho a impressão que a maioria dos livros são destinados ao público mais jovem e as histórias acabam não me chamando muito atenção!

    Claro que tem autores nacionais para todos os gostos, mas a maioria dos blogs que eu sigo e comento, os livros nacionais sempre partem da mesma premissa e acabo me desanimando um pouco pra ler!!!! =/

    Mas gostei do post e vou procurar mais livros nacionais para ler e resenhar no meu blog! =)

    Bj
    kEYLA - http://www.blogleituraterapia.com.br/2016/02/sessao-pipoca-review-do-filme-o-regresso.html

    ResponderExcluir
  15. Sammy o livro que iniciou minha 'vida literária' foi O Código da Vinci, na época era suuper moda, eu adorei a leitura. Depois veio Anne Rice com as crônicas vampirescas.
    Existe livros nacionais ruins sim, isso têm em qualquer país, certo? Mas as pessoas me falaram taanto que livros nacionais eram chatos (inclusive na escola) que eu coloquei essa ideia na cabeça, mesmo sabendo não ser totalmente verdade.
    Eu nunca fui de ler muitos livros nacionais por conta desse pré-conceito, como você disse. Ano passado resolvi quebrar paradigma e estou adorando. Lerei cada vez mais livros nacionais! Ainda não leio tantos quanto eu gostaria, pois recebo muitos livros e acabo não tendo tempo para ler o que eu realmente 'preciso' (precisoo no sentido cultural), maaas... estou incluindo pelo menos um livro nacional por mês.
    Ultimamente tenho visto muuitos blogs resenhando livros nacionais, mas ainda é preciso ler os clássicos, que na realidade não são assim chatíssimos.

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Eu comecei a ler nacional por causa do blog! Realmente é mais complicado quando não conhecemos muitos livros já que a divulgação é pouca para eles. Mas hoje é nitido que podemos comparar alguns autores nacionais com gringos que eles dariam muito bem ou até mesmo melhor.
    Tirando a Meg cabot, meus autores favoritos são nacionais e tenho muito orgulho disso.
    Gostei bastante do post e mesmo discordando com algumas coisas acho que valeu para abrir a discussão por aqui!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oie, Sâmmy! Eu conhecia poucos nacionais atuais, mas quando criei o blog há alguns anos eu descobri o mundo de uma literatura extremamente rica e cativante. Hoje não vivo sem. Acho que temos muitos talentos em diversos gêneros (também amo os romances kk) e muitos são melhores que alguns Best Sellers estrangeiros.
    Beijooos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  18. Oii Sâmmy, tudo bem?

    Gostei bastante do post e acho sempre importante falarmos sobre literatura nacional. Que por mais que agora esteja sendo mais amplamente difundida, ainda vemos certos preconceitos... as vezes vejo alguns comentários de autores no meu Facebook que não acredito que tenha gente que ainda menospreze a nossa literatura.

    Meu contato com os livros se deu primeiramente na escola, e eu sempre lia aqueles livros paradidáticos e alguns eu gostei muito. Como "Dom Casmurro" por exemplo. Mas comecei a me tornar uma leitora mais ávida mesmo quando pude começar a comprar meus próprios livros, e isso foi em 2012. Confesso que no início dava mais prioridade aos livros internacionais, mas depois que eu comecei a ter o contato com a literatura nacional contemporânea, não quis parar mais. E hoje, mais de um terço das leituras que faço em um ano, são de nacionais. Um número que pretendo aumentar ainda.

    Gosto muito de poder ter esse contato maior com os autores, poder conversar com eles a respeito da sua história, perturbar se for o caso para uma continuação. É sempre bom podermos ir a uma Bienal ou a um evento e ver o próprio autor falar do seu livro, tirar foto, pegar autografo. Gosto especialmente de livros ambientados no nosso país, e quando me deparo com um que se passe em algum lugar onde eu já estive é ainda mais legal, pois torna o personagem ainda mais real, digamos assim. Mas claro que gosto das fantasias, e tenho adorado ver a criatividade dos nossos autores ao criar universos fantástico e que não deixam nada a desejar em relação aos internacional. Aliás, as melhores fantasias que eu já li foram nacionais.

    Dos livros mencionados no post, eu gosto muito da série "Fazendo Meu Filme", só li o primeiro, mas achei tão amorzinho e estou doida para ler os próximos. Tenho muita vontade de conhecer a série "As Crônicas dos Mortos", nunca li nada sobre zumbis, mas só vejo elogios aos livros e fico muito curiosa. E da autora L.L. Alves, tenho vontade de conhecer a saga "Instituições para Jovens Prodígios" e "As Grandes Aventuras de Daniella".

    Amei o post!! E espero que ele tenha ajudado aos leitores que ainda tem um certo receio com a nossa literatura.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Parabéns pelo post!
    Já li um livro da autora e gostei bastante do seu enredo, uma pena essa série mais forte dela ainda não ter sido publicada por nenhuma editora, mas o Chick Lit está pra ser lançado pela Arwen e não vejo a hora de poder ler.
    Uma das coisas que sempre falo que aumenta o fato do leitor brasileiro ainda não se interessar pelos autores nacionais, é um pouco a falta de divulgação e interação do autor. Não que seja o caso da LL Alves, mas repare pra você ver, muitos autores nacionais não respondem mensagens, não tiram dúvidas dos leitores, e alguns quando você faz resenhas não positivas caem matando em cima do pobre blogueiro, isso desmotiva ler algo nacional, saber que alguém de você não poder dar sua opinião, será humilhado por alguns.
    Como disse não são todos, tem alguns peixes pobres no meio, mas espero que esses aspectos e a divulgação pelas editoras melhorem, pois só assim os autores nacionais vão ser mais valorizados no nosso país, que precisa tanto melhorar e aumentar o gosto pela leitura.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...