Título: Inverso;
Autor(a): Karen Alvares;
Editora: Draco;
Número de Páginas: 136;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?
Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer. Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser. Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.
Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

O mais recente romance de Karen Alvares segue nos apresentando Megan, uma garota de 14 anos que vive com o pai e a irmã mais nova, Mina, desde a morte prematura da mãe há alguns anos. Ainda abalados pela perda iminente, os três esperam, a partir da mudança para uma outra casa, seguir em frente com suas vidas, restando apenas as memórias boas de Marina antes de ser levada por um tumor cerebral. Assim, eles seguem a vida, Megan particularmente alternando entre o papel de estudante no colégio, com o único apoio de seu melhor amigo Daniel, e a atual responsabilidade em ser o consolo constante da irmã caçula, que tem a irmã quase como uma mãe. Tudo continuaria bem se, no entanto, Megan não acabasse por se aproximar-se do espelho no quarto dos pais e ir parar em uma realidade paralela que ela sequer pensava que existisse.

Do outro lado do espelho, porém, a vida é protagonizada por Megami, uma verdadeira cópia de Megan senão pelo estilo patricinha e rebelde, e a personalidade inflamável que afronta a todos ao seu redor, inclusive a própria família. A diferença é que nessa nova dimensão, Marina ainda está viva, mas não se dá nem um pouco bem com a filha adolescente desde um incidente misterioso o qual ninguém ousa falar. Enquanto se vê presa no corpo da outra, Megan acaba por visualizar uma vida completamente oposta à sua, e passa a recriminar a garota por insistir com as afrontas à mãe, mas é em meio à essa realidade paralela que Megan começará a refletir se sua vida teria sido melhor ou se seguiria o mesmo curso daquela nova se, por um acaso, Marina tivesse sobrevivido.

“Anos depois, seu pai estava ali, à sua frente, triste e vulnerável. Megan o abraçou e os dois choraram juntos. Era aquilo que eles compartilhavam. Era com aquilo que a maioria das garotas de sua idade não tinha que lidar. Era aquilo que os machucava, mas também os tornava fortes.”

Já havia conhecido a escrita da autora através de alguns contos curtinhos e havia gostado do que encontrei anteriormente. Uma vez que seu principal gênero literário resume-se ao terror e ao suspense, no entanto, evitei muitas de suas obras, mas ao mostrar-se diferente dos demais, Inverso atraiu-me rapidamente, principalmente à medida que vi cada vez mais elogios direcionados à Karen. Trata-se de uma quase espécie de thriller psicológico, ao meu ver, que, no entanto, mostra-se ainda mais no decorrer da leitura, ao apresentar questionamentos tão reais e confrontas sentimentos e pensamentos que muitos um dia já tiveram ou que certamente ainda terão. Questões essas permeadas pelo tão famoso "E se...?" que deixa brechas e dúvidas sobre como certas coisas poderiam ter se desencadeado se pequenos ou grandes detalhes fossem modificados.

“Nem sempre as coisas são como parecem. Às vezes o mundo é um imenso teatro.”

Apesar da perda da mãe, Megan seguia firme e forte em apoio ao pai e a irmã caçula, que veem nela como uma espécie de retrato da falecida mãe, e então porto-seguro de ambos. Ainda que com seu estilo um tanto quanto radical e diferente, abandonando as madeixas loiras herdadas da mãe por um simples preto coberto por mechas roxas e o uso de roupas mais despojadas, Megan segue como uma irmã e filha exemplar que só quer o bem daqueles que ama, e por isso, ela rapidamente me cativou, já nas primeiras páginas da leitura. Semanas antes da mudança, porém, durante a arrumação dos pertences restantes da mãe, ela acaba por encontrar um diário velho de Marina e, mais ainda, aproximar-se sutilmente do espelho que seu pai pretende abandonar na casa logo que saírem, e atraída pelo seu reflexo, ela vai parar na dimensão de Megami, sujeitando-se à tornar-se mera telespectadora de uma vida que poderia muito bem ser a sua, se não estivesse tão inversa à tudo em que ela acreditava até então.

“Aquela garota estúpida tinha sorte de ter uma mãe. Não devia tratá-la assim, não importava o que tivesse acontecido entre elas. Megan ficava imaginando como seria sua vida se Marina não tivesse morrido em seu mundo. Não podia ser daquele jeito. Seria diferente, ela tinha certeza.
Seria?”

Com maestria, em meio as alternâncias de Megan e Megami entre ambas as realidades paralelas, Karen Alvares nos brinda, através de uma fluida narrativa em terceira pessoa, com uma história curiosa e intrigante sobre como detalhes podem ser cruciais em mudar nossa vida por completo. Megami protagoniza uma vida em meio a um lar completamente desconexo e problemático, com um pai ausente, uma mãe que resguarda segredos e vive em constante pé de guerra com a própria filha, além de uma irmã caçula tão mimada que nem parece a doce Mina que Megan sempre conheceu. Assim, tomando conhecimento da realidade mais leve da outra, Megami acaba por se mostrar uma antagonista verdadeiramente sutil e perigosa, que em meio a turbulência da própria vida, espera roubar a vida daquela que julga ser melhor. Nesses momentos, por mais ruim e problemática que ela fosse, não deixei de sentir certa pena de sua postura, por estar subjugada a uma realidade que, mesmo por trás de toda sua indiferença, a machuca e angústia tanto quanto a Megan, embora seu orgulho seja grande demais para que ela admita propriamente. Assim, as convicções de nossa protagonista caem por terra, e à medida em que eu compartilhava de sua angústia e medo pela situação vivida, desenvolvida de forma tão real e séria por Karen, ela segue em uma luta para reassumir a própria vida, longe da intervenção perigosa de Megami, levando-a a travar uma batalha interna que poderá deixar sequelas muito mais sérias e inesperadas do que ela pode imaginar.

Ela só não esperava dar-se conta de que o velho diário de sua mãe talvez resguardasse segredos que podem ou não estar relacionado ao perigoso espelho. Assim, com o passar das páginas e capítulos, a leitura fica cada vez mais intrínseca e intrigante, e acompanhamos os questionamentos da protagonista em meio a uma situação por vezes assustadora, relembrando a própria mãe e temendo descobrir qual ligação há entre ela e aquela realidade paralela. Uma vez juntas, Megan e Megami acabam por travar uma batalha interna que abala as estruturas do leitor, e faz-nos ansiar cada vez mais pelo desfecho, ávidos por descobrir como tudo se resolverá. Tratando-se de uma duologia, porém, as respostas não tendem a vir com facilidade, o que me deixa ainda mais empolgada e ansiosa por saber o desfecho de tudo em Reverso, que promete tantas emoções e surpresas quanto as obtidas em Inverso, que conseguiu ir além do que eu esperava e me apresentar uma história tão envolvente e instigante. Uma leitura certamente recomendada para os fãs de um suspense mais jovem, mas igualmente bem desenvolvido e estruturado, com personagens tão intrínsecos em meio a rumos cada vez mais instáveis e inesperados.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

12 Comentários

  1. Eu amei essa resenha, é maravilhosa! Obrigada pelo carinho! Espero que curta Reverso também, sai esse ano na Draco. :)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! nossa o livro parece ser muito bom, engraçado que pela capa eu não dava nada por ele, não gostei da capa, achei bem estranha mas a história despertou meu interesse. Achei o enredo muito bom e a maneira como você falou do livro me deixou ainda mais curiosa

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sâmella!
    Adorei a sua resenha, apesar de não curtir muito histórias surreais! Mas essa dá para imaginar os detalhes da realidade paralela em que a personagem vai viver!
    Vamos aguardar a continuação para saber como termina essa história!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sâmella.

    Gostei muito da sua resenha, ainda mais pelo fato de saber que consta diário na história. Eu adoro histórias que contém diários e os personagens precisam ler eles para desvendar segredos do passado. Anotei sua dica e fiquei curiosa para ler este livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi *--*

    Não conhecia o blog ainda, adorei o cantinho.
    A capa do livro me lembra bastante os livro New Adults, mas lendo sua resenha vi que é um triller psicologico. Não sou a maior fã do gênero. A premissa do livro me lembra a uma serie que eu assistia, era a mesma vida só que ao contrario, essa premissa é bem interessante pois pode chegar a varias vertentes no final. Acho que daria uma chance ao livro já que você é só elogios á autora.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sâmella!

    Tenho um apreço muito grande com as obras da Karen, adorei todas! Mas Inverso é meu queridinho, li em cerca de cinco horas e fiquei encantada com tudo que li, a Karen tem uma leitura fluída e sem igual, me envolvi demais e estou ansiosa para ler Reverso! O tema em si, a vida paralela é algo que acho curioso e foi isso me deixou ainda mais interessada em Inverso, mas não esperava gostar tanto! Enfim, espero que a Karen traga logo Reverso! Se tiver a oportunidade, leia Piratas, tem um conto da Karen lá e é incrível! <3

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que coisa mais louca isso de atravessar o espelho e ir parar numa realidade paralela... que difícil se deparar com a mãe viva lá e ainda pensar em como seria sua vida se ela tivesse sobrevivido. É muito bom saber que a história é tão envolvente e instigante, e fiquei bem curiosa para ler, mas como se trata de uma duologia vou querer ler os dois livros em seguida.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Sâmella!
    A Karen é uma das minhas autoras amorzinhos, primeira parceira lá do blog! Adoro a escrita dela e acho Inverso incrível!
    Achei interessante você falar que parece ter um pouco de thriller psicológico, nunca pensei por esse lado mas agora refleti e discordo de você hahah apesar de que isso seria suuuper a cara a Karen, acho que eu não considero ter isso no livro, pra mim é mais um YA bem fantasioso mesmo.
    Adoro a Megami, melhor vilã haha Não vejo a hora dela lançar Reverso!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Gostei dessa capa. Já vi algumas divulgações sobre esse livro, mas não consigo lembrar se essa é a primeira resenha que leio, mas acho que é.
    Imagina ela se vendo em outra realidade e com uma personalidade completamente diferente, só por isso eu já estou imaginando que a leitura é instigante.
    Esse 'E se...?' sempre me deixa apreensiva, prefiro até não pensar no 'E se...?'.
    Thriller psicológico sempre prendem a minha atenção, sempre fico envolvida com os personagens e já estou querendo procurar por esse livro.
    Eu gosto quando tem diários envolvidos na história e pelo visto o diário trará algumas revelações.
    Por se tratar de uma duologia já que conquistou mais ainda, quero conhecer a história de Megan e Megami e ver como isso vai terminar.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Samêlla, assim como você tenho evitado até hoje algumas obras da Karen porque a maioria segue o estilo suspense/terror e não sou muito fã deste estilo, mas os vários elogios Que já li sobre a autora me chamam bastante atenção e quando vi Inverso tbm pensei em dar uma chance, mas agora sabendo que é um tipo de thriller psicológico já fiquei com o pé atrás tbm pq não curto o estilo. PORÉM A TRAMA PARECE SER BEM INTERESSANTE E FIQUEI CURIOSA PARA SABER COMO VAI SE DESENROLAR.

    ResponderExcluir
  11. Nossa que livro complexo, me lembra um internacional que li antes, tem esses dois mundos e duas vidas completamente diferentes. Mesmo gostando da temática acho que não leria, é muito complexo e me deixaria confusa assim como o outro ne deixou. Mas aguardo a resenha do segundo volume vai que por ele eu goste.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  12. Ei, tudo bem?
    Adorei a premissa do livro e fiquei bem interessada em lê-lo. Adoro histórias com realidade paralela e é interessante ver como a vida da personagem é diferente nas duas perspectivas. Já tinha visto vários comentários positivos acerca desse livro, agora estou mais animada ainda.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...