Título: Doce Sonho Efêmero;
Subtítulo: Doce Sonho Alado #2;
Autor(a): Sheila Lima Wing;
Editora: Clube de Autores;
Número de Páginas: 267;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob
Veja também: Doce Sonho Efêmero [Doce Sonho Efêmero #1]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Neste segundo livro da saga DSA, Evangeline Maria Ayler já começa o sétimo ano no Instituto Educacional A. W. Sigma entrando em confusões e se deparando com uma novidade: a chegada de uma aluna nova, advinda de um misterioso instituto rival.
Além de precisar lidar com novos dramas no seu dia a dia, ela continua preocupada com o paradeiro do jovem Christofer Wing e com tantas outras questões estranhas que surgiram no ano anterior. Logo ela descobrirá que as coisas podem se tornar mais perigosas do que pensara a princípio, chegando à um patamar que foge da realidade. O verdadeiro inimigo começa a se tornar mais real, assim como outros aliados começam a surgir da forma mais inesperada.
Sempre com a ajuda de seus amigos, Evie precisará transpor novos desafios, decifrar um pouco dos enigmas já existentes, enfrentar seu lado mais impulsivo e descobrir que nem sempre as pessoas são do jeito que imaginamos. O que será que pode acontecer a uma pessoa que resolve seguir seu sonho mais efêmero?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers desse e do livro anterior!

O segundo livro da saga Doce Sonho Alado começa a partir de alguns meses à frente de onde terminara o primeiro livro, deixando o leitor com um ponto de interrogação sobre o que de fato havia acontecido anteriormente e como ele havia influenciado no presente momento. Agora, Evie e seus amigos retornam ao instituto para o sétimo ano do fundamental, bem como aos mistérios e questionamentos corriqueiros nos quais os professores e toda a instituição permanecem envolvidos. Somado à isso, uma nova aluna aguarda para adentrar ao instituto, vinda de um colégio rival do A. W. Sigma, que definitivamente irá causar alvoroço entre os estudantes e levantar ainda mais suspeitas sobre sua transferência repentina. Mas uma vez retomando o mistério do paradeiro de Christofer, após sua fuga no livro anterior, Evie e seus amigos se veem em um mistério cada vez mais abrangente e intrínseco, onde os pequenos detalhes podem fazer toda a diferença - para o bem ou para o mal.

A saga de Sheila Lima Wing havia chegado para mim, no ano passado, de forma despretensiosa, mas ao mesmo tempo intrigante por incitar o leitor a descobrir quais mistérios rodeiam a grande instituição de Último Wing e o que mais pode estar encoberto no passado dessa família. Se o primeiro livro, ainda que um tanto introdutório, já me deixou com um gostinho de 'quero mais' ao seu desfecho, com uma avaliação total de quatro estrelas, este segundo livro, no entanto, conseguiu ser ainda mais imprevisível e instigante, abrangendo cada vez mais mistérios e segredos que podem ou não estar direta ou indiretamente interligados à trama principal, e cabe à jovem Evangeline e seus amigos desvendarem, aos poucos, cada um deles.

“— Sabem, garotas, as pessoas desejam ser imortais, ou poder ficar invisíveis, ou voar sem a ajuda de aviões, ou ler a mente alheia; mas o melhor e mais perigoso superpoder será sempre a inteligência.”

Com uma avaliação final de cinco estrelas, Doce Sonho Efêmero me surpreendeu tanto quanto seu antecessor, ao aprofundar um pouco mais sobre os personagens, tanto os protagonistas bem como alguns dos secundários, como os amigos de Evie, e nos dar uma visão mais ampla da vida pessoal de cada um deles, levando o leitor à identificar-se senão com vários, mas ao menos um deles. Gostei principalmente, ainda, de ver que, não importa o quão certas realidades entre eles sejam distintas, a união do grupo como um todo permanece forte e, numa junção maravilhosa de personalidades diferentes,  temos um conjunto de personagens que não apenas cativam o leitor, mas que são, também, muito autênticos e marcam uma presença muito firme no enredo, cada um a seu modo e a seu tempo.

Como citado anteriormente, o mistério apresentado no primeiro volume permanece mas, agora, com ainda mais abrangência por entre outros segredos escondidos, seja entre os professores da instituição, bem como a recém-chegada do Regium Alas, Morine McAndrews, e mesmo o próprio Último Wing. Novas indagações surgem em momentos inesperados, levando nossa protagonista a meter-se, cada vez mais, em uma trama ainda mais delicada e perigosa, ao passo que muitas das respostas requeridas exigem explorar um passado que muitos dos envolvidos anteriores desejam esquecer. E isso foi algo que, em determinado ponto, muito me agradou, por retratar personagens como Último Wing não como um completo vilão, mas como um ser humano comum que, porém, esconde segredos, assim como a mãe de Evie, Aurora, e que não deseja relembrá-los ou envolver-se em nada mais do que já está envolvida. No fim das contas, personagens como eles são tão simplesmente humanos, que o enredo e seu desenvolvimento tornam-se ainda mais naturais e mesmo críveis.

“Sonhos são, acima de tudo, a perdição daqueles que fogem da realidade e a força daqueles que tem a legítima coragem de lutar por eles.”

Mas conhecendo bem a Evie, isso não era toda a ponta do iceberg. Uma outra parte dela, não satisfeita, continua metendo-se, também, em encrencas no próprio instituto, chegando a bater de frente com Último e arriscar sua estadia no colégio e sua bolsa de estudos. Mas, uma vez determinada, ela permanece irredutível de suas ações e, mesmo compreendendo os riscos que ela corre em geral, Evie não abaixa a cabeça e se mantém ainda mais atenta e desconfiada à qualquer pista ou descuido ocasional. Admito que, por causa disso, diversas vezes tive vontade de gritar com ela para refrear-se um pouco mais e agir menos na impulsividade, porque por vezes as coisas pareceram sair de verdade dos trilhos, mas a verdade é que nossa protagonista, por mais criança que ainda possa ser, tem mais maturidade para enfrentar os fantasmas do passado dos que a rodeiam do que eles mesmos, e aos poucos, ganhando a confiança de mais alguns adultos em meio a instituição, ela acaba por desencadear uma verdadeira comoção atrás de respostas, ainda que de forma inicialmente tímida e sutil.

O desfecho, por outro lado, vem para estilhaçar as emoções do leitor, com algumas revelações inusitadas e acontecimentos inesperados que resultam em um único questionamento: o que vem a seguir? Se o primeiro livro já havia me deixado curiosa por este segundo, Doce Sonho Efêmero terminou da forma mais surpreendente possível, e eu não poderia estar mais ansiosa pelo terceiro volume da saga, Doce Sonho Letal, ainda sem previsão de lançamento. Definitivamente, Sheila Lima Wing não apenas evoluiu sua escrita, tão ágil e fluida quanto no primeiro livro, como, também, aprofundou ainda mais o pano de fundo geral do enredo e o que vejo a seguir é um mistério mais intrínseco do que o anteriormente imaginado, mas não menos bem construído e desenvolvido. Leitura da saga mais do que recomendada, sem dúvidas!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

18 Comentários

  1. Oi, Sammy!

    Nossa, fico sempre tão emocionada quando leio palavras assim! Sobretudo me sinto muito realizada quando as pessoas gostam dos meus personagens, meus filhinhos de papel que tanto lutei para que ficassem bastante únicos! E que logo venha o DSL, porque já estou morrendo de vontade de saber sua opinião sobre ele...

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Como eu comento esse post?! Hahahahaha
    Tenhi que dar uma olhadinha no primeiro que acho que não conheço. De qualquer forma, me parece uma saga fofa. Essa capa é linda. Adorei!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que pensar, li a resenha mas apesar de ter entendido que você adorou eu acabei ficando na mesma. Não conhecia a série, mas algumas coisas ressaltada na sinopse e na resenha já me fizeram compreender que este livro não é para mim, por exemplo o fato da protagonista ser muito jovem, não tenho mais fôlego para livros juvenis assim. Agora me explica uma coisa, a autora colocou o sobrenome dela no rival da narrativa? Estou confusa!

    ResponderExcluir
  4. Uau Sammy, arrasou na resenha!
    Não conhecia o livro e me interessei bastante. Tenho fugido de séries/trilogia, mas não sei se consigo escapar dessa. Gosto de histórias com mistérios, sabe? Acho super bacana aquele clima de suspense nos capítulos, ando carente de livros assim (tenho lido só romances e mais romances, tá na hora de dar uma diversificada pra não enjoar - hahaha).
    Vc leu em e-book? Vou catar lá na Amazon e se estiver com um preço legal, pego logo os dois. Esepro que o terceiro não dempore a ser lançado.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  5. Oi Sammy...
    Não conheço esta saga... Teria que ler um pouco sobre o primeiro livro para entender melhor este... mas parece ter um bom mistério, já que tem no primeiro e permanece no segundo...
    Que bom você gostou...

    Belas terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  6. Gente, que escrita maravilhosa! Fluida e informal, mas muito séria também! Não sou muito de ler livros com personagens tão novinhos (voc mencionou sétimo ano ali), mas gostei da história. Não acho que leria, mas deve agradar muitos leitores!

    Www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sammy
    Pulei a resenha porque ainda não li o livro anterior, e você disse que poderia ter spoilers..
    Enfim. Mas, é bom saber que a autora evoluiu em sua escrita. Muito bom quando isso acontece. Tomara que o próximo venha ainda melhor.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All Pop Atuff

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Fico feliz que você tenha gostado do livro, me deixou animada para lê-lo. Li o primeiro e gostei, mas não chegou a ser um dos meus favoritos, isso porque eu não gosto muito do gênero dele, e também não sou muito fã de personagens tão novinhos, sabe? As capas estão muito lindas, especialmente essa segunda ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, é muito bom quando o livro nos deixa com essa sensação, fico feliz que tenha gostado. Eu ainda não li o primeiro livro e por isso eu não li a resenha completa pra não pegar nenhum spoiler, li um pouquinho e quando vi que estava começando a entrar num spoiler eu pulei :) mas tomara que você goste tanto do terceiro volume

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sâmella. Tudo bem?
    Li em algum outro blog a resenha do primeiro livro e lembro de ter achado que a protagonista tinha mais idade do que realmente tinha, nessa sua resenha tive a mesma impressão. Parece que a autora conseguiu criar uma personagem bem madura mesmo nova.
    Sobre o enredo fiquei um pouco confusa, esse tanto de mistério que cerca a Evie parecem beeeeem maiores do que as confusões comuns de escola.
    Sobre o amadurecimento das personagens: nossa, é tão bom quando isso acontece! Quando a gente consegue acompanhar a mudança do protagonista (e seus amigos) a gente cria uma sensação de proximidade e avanço sem igual.
    Fico feliz que o livro tenha superado suas expectativas!

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  11. Oi Sâmella,tudo bom?
    Que bom que nesse livro a autora evoluiu! Fiquei com a impressão de que o forte da história são os personagens, que foram bem construídos, to certa?
    Ainda não é uma saga que me chame a atenção mas fico feliz que você tenha gostado tanto.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Sâmella!

    Comecei a ler o primeiro, mas acabei tanto um tempo na leitura, pois não me envolvi, mas lendo sua resenha do segundo livro, fiquei mais animada para retomar a leitura, que aliais esta na minha meta, você sabe, tenho um problema quando o livro não engata logo de cara, não que a história tenha sido ruim, longe disso, mas não fluía sabe? Mas espero mudar isso logo, e continuar de vez para ler esse segundo livro!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sammy,
    Enfim a resenha do livro que vi em outro post (acho que vi em outro post ou estou doida?), pelo visto lhe agradou. Para ser um bom YA com clima de mistério, suspense. É ótimo ver que as autoras nacionais estão melhorando cada vez mais em seus livros pela resenha percebe-se que a autora não perdeu o jeito e lhe envolveu de tal forma a dá cinco estrelas. Se um dia eu ler pode ter certeza que irei dá uns gritinhos na protagonista, não curto muito as impulsivas. HAHAHA, pelo fato que sou muito pé no chão, penso duas vezes antes de falar ou fazer alguma coisa. Parabéns pela resenha, até me deixou curiosa com a saga. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. OI!
    Confesso que fiquei sem entender do que se trata o livro, só percebi que é um YA e já torci a cara, porque geralmente não tenho paciencia pros dramas dessa idade hahahaha.
    Mas achei bem bacana você ter avaliado ele em 5 estrelas, deve ser realmente bom ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  15. OIii!

    Eu não conhecia a obra e peço desculpas mas pulei o inicio da resenha para pegar mais a sua opinião sobre ele.
    Cinco estrelas :O Deve ser ótimo! Acho que é ótimo quando o autor consegue evoluir durante uma série. mostra o amadurecimento dele.
    Eu gostei dessa obra e já anotei na listinha!
    Espero que o proximo livro seja tão bom quanto esse e que lancem logo né? hahah

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Achei a capa desse livro uma graça e bonita! Mas cono é sequência não sei ao certo do que se trata, exceto o que vc citou na resenha sobre ser um instituto e um jovem estar desaparecido. Ando fugindo de séries, já que acompanho muitas atualmente, então não sei se lerei essa, ainda mais por ter um mistério que já vai para o terceiro livro sem ser desvendado, não gosto quando o clímax é postergado em demasia.
    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  17. Parece uma leitura gostosa!! Alem de percebe que o enredo é bem intenso onde leva o leitor para dentro do livro, percebi que o livro é cheio de segredos, o que despertou ainda mais curiosidade!!! O melhor é a personagem principal ser uma criança, mas que ao mesmo tempo parecer alguem bem jovem e vivido!! Estou bastante interessado neste livro!!
    Parabens pela resenha!!


    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  18. Olá mocinha, tudo bem?
    Já vou logo dizendo que não li a sua resenha. Pois você mencionou que pode contar spoiler dos livros anteriores. Como essa é uma série que pretendo ler, preferi não ler a sua resenha. Mas espero gostar da mesma forma que você gostou.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...