Título: Vida Após o Roubo;
Autor(a): Aprilynne Pike;
Editora: Bertrand Brasil;
Número de Páginas: 264;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Novo livro da autora best-seller da série Fadas. Kimberlee Schaffer talvez fosse linda de morrer... só que ela acabou morrendo mesmo, há mais de um ano. Agora, precisa da ajuda de Jeff para resolver alguns assuntos pendentes. E não vai aceitar um "não" como resposta. Quando estava viva, Kimberlee não era apenas uma menina maldosa; era, também, cleptomaníaca. Portanto, se Jeff não quiser ser assombrado pelo fantasma dela até o dia de sua formatura, terá de ajudá-la a devolver tudo que roubou. Rapidamente, porém, ele descobre que é muito mais fácil roubar do que devolver. Pagar pelos erros cometidos adquire um significado completamente novo nesta versão moderna e inteligente do clássico Pimpinela Escarlate, criada por Aprilynne Pike.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

Após tornar-se mundialmente conhecida por sua série best-seller Fadas, Aprilynne Pike nos apresenta Vida Após o Roubo, uma mistura de contemporâneo com uma pegada sobrenatural que tem como protagonista Jeff, um adolescente recém mudado de Phoenix para a Califórnia, ainda relutante em aceitar os padrões de seu mais novo colégio. Como se não bastasse ter de lidar com sua situação de "novato" naquele mar de alunos de classe alta, porém, nada se compara a presença de Kimberlee Schaffer como fantasma em sua vida. Um ano após sua morte e a garota fantasma continua vagando sem rumo por entre os corredores do colégio em que estudara quando viva, e uma vez que Jeff é o único que parece enxergá-la daquela forma, ela rapidamente o coloca como responsável pela devolução de diversos objetos anteriormente roubados por ela, então cleptomaníaca. Mas não tratam-se apenas de alguns poucos objetos corriqueiros do corpo estudantil do colégio, e sim de milhares de caixas e pacotes endereçados às mais diversas pessoas e estabelecimentos comerciais possíveis. Ainda que à contragosto, Jeff acaba por aceitar fazê-lo, no entanto, sob a esperança de que, após cumprir essa pendência, o fantasma de Kimberlee possa enfim descansar em paz.

Confesso que Vida Após o Roubo entrou na minha lista de leituras de Dezembro de 2015 de uma forma muito repentina e inesperada. De repente o Grupo Editorial Record estava dando um cupom de desconto de dez reais em um determinado dia antes do Natal e, entre a lista dos e-books já pré-selecionados da editora para essa promoção, acabei encontrando o novo livro de Aprylinne Pike e, após ver algumas resenhas bem positivas do enredo, decidi comprá-lo e embarcar na leitura logo de uma vez. Com um início aparentemente corriqueiro, a narrativa de Pike, aos poucos, começa a firmar-se e envolver o leitor à medida que a história vai ganhando ainda mais forma e mostrando-se mais do que sua sinopse dá a entender. O sobrenatural, por parte da personagem de Kimberlee, está presente na leitura, mas com o passar das páginas e dos capítulos, isso torna-se apenas um dos detalhes que englobam o enredo desenvolvido por Aprilynne Pike.

“— As pessoas nunca veem aquilo que não querem ver, né?”

Sob o ponto de vista de Jeff, em primeira pessoa, acompanhamos seu dia-a-dia na nova escola e em casa, deparando-se com Kimberlee e aceitando aos poucos ajudá-la em seu plano para cumprir sua suposta dívida acumulada quando viva. Na casa da garota, em um ponto mais isolado que apenas ela tinha conhecimento, uma pequena caverna resguarda uma quantidade absurda de objetos então roubados por ela, e assim seguimos o pretexto da devolução sob a responsabilidade de Jeff. Admito que, na prática, esses momentos em especiais da narrativa não me soaram muito animadores e demorei um pouco para engatar na leitura, à princípio. Porém, uma vez que personagens secundários como Sera, Khail e Langdon adentram à trama, a leitura começa a avançar um pouco mais à medida que novos assuntos e conflitos, internos e externos, passam a ser abordados na história, deixando-a mais dinâmica e fluida.

Como protagonista, Jeff, no entanto, não é que possa se chamar de mocinho. Ele é um personagem comum, com uma vida normal e opiniões próprias e sinceras de tal modo que, apesar de alguns deslizes, ele continua a agir e ser como ele é de verdade, sem maiores disfarces, principalmente no decorrer de sua narrativa. Não é essencialmente carismático, mas também não chega a ser antipático, apenas diferente, ao menos do que estou acostumada a encontrar em algumas leituras. Ao deparar-se com Kimberlee, naturalmente, porém, ele acaba por perder-se um pouco em alguns de seus conceitos, e como agnóstico, Jeff não tem muita opinião formada à respeito da condição da garota, o que acabando gerando conflitos entre os dois, somados aos momentos costumeiros em que ela persiste em agir como a garota sarcástica, irônica e impaciente de antes, o que fora, de certa forma, um dos motivos pelos quais ela não se destacara tão positivamente na escola e entre os estudantes em geral. Dentre eles, surge então Sera, interesse amoroso de Jeff desde sua primeira aparição e uma das principais estudantes a manter sua aversão perante à falecida Kimberlee, por motivos que só serão descobertos e melhor abordados no decorrer da leitura.

Admito que, para quem esperava uma simples história envolvendo um fantasma e a devolução dos objetos por ele roubados quando em vida, eu realmente me surpreendi com o enredo de Aprilynne Pike. Além desse pretexto inicial, como já citei acima, novos assuntos surgem no decorrer da trama, à medida que nos deparamos com novos personagens que marcam uma presença firme no enredo e cativam o leitor de certa forma, cada um a seu modo. Durante a leitura, seguimos com cada um deles em meio aos seus dilemas internos, muitos dos quais secretos até mesmo para os demais ao seu redor, e que são muito bem abordados com o desenrolar da narrativa. Sera, particularmente, destaca-se pela postura de boa-moça-pós-passado-turbulento, que apesar de estar sob o conhecimento de muitos, ela decide ignorar em seu momento presente, buscando superá-lo. Ao seu lado, está Khail, seu irmão, que possui algumas questões inacabadas com Kimberlee, pouco antes desta falecer.

“— A culpa é minha por ter nadado naquela correnteza traiçoeira.
— Todos nós cometemos erros.
— Nem todos morremos por causa deles.
— Não, mas alguns acabam se sentindo infelizes pelo resto da vida.”

E, falando dela, por vezes, no decorrer da leitura, eu quis que a Kimberlee pegasse um pouco mais leve em seus discursos ou até mesmo que sumisse em alguns momentos específicos, mas essa primeira impressão negativa com a personagem acabou transformando-se de tal forma no decorrer da leitura que eu simplesmente fui pega de surpresa, mais uma vez. Com sutileza e sagacidade, a autora foi muito habilidosa e paciente ao aprofundar à respeito dessa personagem em particular de uma forma mais espaçada, possibilitando ao leitor, por um momento, conhecer apenas a imagem exterior até então odiada por muitos dos estudantes do colégio, inclusive por Sera, para, aos poucos, explorar as questões internas da personagem e representá-la como ainda mais do que uma simples adolescente rebelde e cleptomaníaca que até então ela se fazia entender. E nesse último detalhe, principalmente, a autora foi sutil, mas não menos realista e por vezes intensa, de certa forma, ao retratá-la de forma tão humana e tão simplesmente regida por um distúrbio que muitos não levavam à sério como deveriam.

É nesse ponto da história que percebemos não tratar-se de apenas mais um YA contemporâneo com uma pegada sobrenatural, mas que vai além disso; retrata personagens iguais em essência, seres humanos comuns que cometeram erros no passado, tenham sido influenciados ou não, de diversas formas, e que mesmo ainda com seus defeitos e imperfeições no presente, buscam superar esses dilemas e se darem uma chance novamente para buscarem o que desejam, o que querem ser de verdade. Foi uma leitura realmente despretensiosa que, no fim, surpreendeu-me além do que eu esperava, e ainda que não tenha fechado as cinco estrelas, que eu ainda tenha ficado com uma vaga sensação de 'faltou algo a mais para finalizar', é, sem dúvida, mais uma história que eu recomendo para quem quer algo leve mas ao mesmo tempo denso e com uma visão e abordagens mais diferenciadas por entre os personagens.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

11 Comentários

  1. Nossa!

    parece ser muito bom.
    Vou adicionar na minha listinha.

    Ótima resenha.

    Abraço,
    Gi.

    Surtando com palavras

    ResponderExcluir
  2. Oi Sâmella tudo bem?

    Eu não fiquei sabendo do lançamento desse livro e sinceramente ainda não conhecia a autora, mas achei a premissa do livro interessante, já vários livros de temáticas sobrenaturais e apenas um dos que li possuía fantasmas e gostei muito e lá pra cá ainda não consegui encontrar outro com fantasmas, acho que esse seria um boa pedida.
    Acho que entendo o porque do protagonista ser tão normal, já havia um personagem excêntrico, que no caso era o fantasma da Kimberlee e como eles iriam se relacionar não cabia excentricidade nos dois personagens.
    Uma pena que você tenha ficado com a sensação que faltou algo sei bem como é, e sei que é chato!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu já conhecia o livro e mesmo com seus comentários positivos sobre a obra, infelizmente, o livro não me chama atenção. Já havia visto alguns comentários sobre ele mas nada que me desperte interesse. Não curti muito essa capa e a premissa não me atrai. Mas que bom que pra você foi uma boa leitura, e pra quem esperava menos, se surpreender assim é muito bom.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Não conhecia esse livro e já amei a capa.
    Pela premissa, eu imaginei um livro super divertido, mas vejo que ele não é bem isso. Mesmo assim fiquei muito interessada pela história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sâmella. Tudo bem?

    Eu gosto de livros dessa maneira. Que começa a leitura não tendo muita expectativa e a leitura surpreende. Pela sua resenha é isso que aconteceu. Para ser sincera eu já tinha visto a capa e a sinopse desse livro e não tinha chamado a atenção, mas lendo a resenha vou dar uma chance para o livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy!
    Menina, essa semana eu li uma resenha desse livro que me deixou doida pra ler! Eu conheço a Aprilynne da série Asas e gosto bastante da escrita dela.
    O que eu mais me chamou atenção nesse livro foi o enredo diferente. A gente sabe que YA tem sempre uma mesma pegada de história e, apesar de amar, as vezes sinto necessidade de algo diferente. E esse tem justamente isso, um diferencial.
    Imagina se vc se bate com um fantasma pedindo ajuda? hahahaha Eu caía dura na hora!
    Espero ler em breve. ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  7. Oi Sâmella!
    Não li esse livro ainda mas depois dessa sua resenha, posso querer um simples história de devolução dos objetos roubados e só? hahaha achei essa trama interessante, nunca vi um livro tratar dessa doença antes, e acho-a bastante curiosa. Mas no todo, só isso que me chamou atenção mesmo.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu li ano passado o livro, e foi minha primeira experiência com a autora. Eu também me surpreendi bastante com a obra, pois esperava mesmo um simples enredo com fantasmas e tal. Mas a autora criou algo único. O final realmente deixa uma sensação de vazio e que faltou algo, mas a leitura toda valeu a pena. Kimberlee foi uma personagem que me irritou muito no início e que eu pensei "mereceu morrer", mas quando fui conhecendo melhor sua história fiquei muito compadecida.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!!
    Não conheço a autora e nem seus livros, mas sua resenha me surpreendeu bastante!! Eu nunca li nenhum livro sobrenatural, e esse livro me deixou bastante curiosa, vou procurar saber mais sobre ele!!
    Gostei da forma como você falou sobre o livro, deu a perceber que busca traços da realidade em que vivemos e com uma pitada de algo impossivel, o sobrenatural.
    Excelente resenha!!

    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Eu ainda não conhecia esse livro mas já adorei a premissa. Acho importante YA que trazem aos leitores não só uma história boba mas algumas "lições". Fiquei curiosa em relação a Jeff, ele parece ser um personagem que acaba gerando vários tipos de sentimentos ao leitor, com esse jeito que parece até como um anti-heroi ou sei lá.
    Ótima dica. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Oie!!! Não conhecia o livro, e muito menos a autora , mas deu para perceber que é bom livro, mas infelizmente não me chamou atenção, então to passando
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...