Título: Nada Dramática;
Autor(a): Dayse Dantas;
Editora: Gutenberg;
Número de Páginas: 320;
Ano de Lançamento: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Camilla Pinheiro conseguiu passar sua vida escolar praticamente ilesa, sem se envolver em dramas adolescentes. Isso é uma grande vitória para ela, que sempre foi muito aplicada nas aulas. E pretende continuar assim, agora que está no terceiro ano do ensino médio do colégio Coliseu, um dos mais puxados e concorridos de Goiânia. Sempre organizada, seus planos para o último semestre se resumem a um só objetivo: passar no vestibular com as melhores notas.
Porém, graças a uma confusão amorosa envolvendo seu melhor amigo, Camilla vê seus dias calmos de estudos se transformarem, em meio a revoluções escolares, brigas familiares, intrigas na turma, dúvidas sobre o futuro e até uma inesperada paixão, que ela insiste em negar para si mesma. Para se abstrair do mundo real, agora virado de cabeça para baixo, ela posta em seu blog as aventuras da “Agente C”, sua identidade nada secreta para quem a conhece e sabe o que é viver um dos períodos mais intensos da vida.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Em seu livro de estreia, Dayse Dantas nos apresenta Camilla, uma jovem aparentemente como outra qualquer, com uma família estável, bons amigos e as notas sempre tão impecáveis no Colégio Coliseu. Em pleno terceiro ano do Ensino Médio, no entanto, a pressão do vestibular aumenta, e à medida que alguns novos conflitos, familiares, escolares e amorosos surgem em sua pacata rotina, sua única chance de distrair-se um pouco mais é através do alter ego ficcional "Agente C", devidamente publicados em um blog de conhecimento entre os seus amigos, narrando o cotidiano nada pacato de uma agente secreta não muito convencional, mas não menos habilidosa e sarcástica.

É com muita descontração que avançamos por entre a narrativa fluida e leve de Dayse e conhecemos os seus personagens de personalidades distintas, mas não menos cativantes, em um enredo que, por mais clichê que pareça por sua sinopse, se mostra um young adult contemporâneo nada bobinho mas muito interessante, envolvente e por vezes divertido. Com o passar da leitura, alternamos entre a história propriamente dita e alguns pequenos contos da Agente C, que apesar de parecerem uma interrupção na leitura, são momentos de descontração realmente divertidos e que, na verdade, complementam a trama principal de uma forma bem singular.

“Sempre foi meio que nossa marca registrada, os não dramas românticos da adolescência.”

Os personagens, em um pano de fundo geral, são muito carismáticos e mesmo cativantes. Muitos deles, logo em suas primeiras aparições já foram capazes de me arrancar sorrisos, como o João, o Thiago, a Carol, a Fran, a Marcela e mesmo a Jorges, que está presente apenas nos e-mails trocados com a Camila durante o livro; cada um se apresenta a seu modo, mas o que todos eles tem em comum, felizmente, é a presença forte na história. Não importa se são personagens secundários, à todo momento em cena eles se fazem notar e interagem com a protagonista de uma forma muito natural e não menos sinceras e envolventes.

“— Não, Marcela, olha. Juro. Você não está perdendo nada. Sério, sua ignorância com dramas é um dom e você deveria se aproveitar dele enquanto durar, porque não acho que você vai conseguir evitar dramas pelo resto da vida.
Marcela observa Fran na varanda, conversando ao telefone. Parece cansada.
— Eu só não quero ser insensível com os sentimentos de ninguém.
— Você não é, eu juro. Só um pouco ignorante. Mas acho que todo mundo é ignorante em relação aos sentimentos dos outros. Às vezes a gente é ignorante até com nossos próprios sentimentos.
— Tipo você e essa negação ridícula com João.
Eu rio.
— É. Tipo isso.”

A Camilla, da mesma forma, é uma protagonista com uma presença tão natural, mas não menos firme, que a narrativa se seguiu tão convincente para mim a ponto de, em outras circunstâncias, poder ser quase real. Mas, na verdade, ela tem sim muitos toques de realidade. A naturalidade com que tudo transcorre, em meio aos conflitos do dia-a-dia e os consigo mesmos, são tão bem apresentados que cheguei a me identificar com a personagem e o enredo como um todo em vários momentos. Outra coisa de que particularmente gostei muito na protagonista foi a ausência dos típicos 'mimimi's adolescentes. Sim, conflitos inesperados na família, entre os amigos, na escola e com a pressão do vestibular são devidamente retratados na história, mas em nenhum momento eles são apresentados de forma exagerada ou maçante. A própria Camilla, por si própria, não é adepta de grandes dramas - por mais filosofa que ela possa soar em alguns e-mails, rs - e é muito prática e sincera em suas opiniões e interações. Nada forçada, apenas uma personagem com uma atitude um tanto quanto despojada com quem me identifiquei em muitos momentos. 

Em um contexto geral, Nada Dramática é o que o próprio título sugere - uma história sem maiores dramatizações, apenas uma boa dose de realidade de um ponto de vista mais jovem e descontraído, mas não menos natural. Um enredo com o qual muitos vão se identificar, e personagens que estão longe da perfeição, sendo, então, simplesmente humanos, vivendo suas vidas da forma mais tranquila possíveis, com doses alternadas de fortes emoções ou surpresas naturais da fase que certamente me envolveram e conquistaram! Leitura recomendadíssima!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

11 Comentários

  1. Olá :)
    Eu amo esse livro, mas não vejo muito gente comentando sobre ele, adorei sua resenha!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro mas gostei de conferir como você apresentou a história na resenha, Sammy. Fiquei curiosa para conhecer a Camila e a escrita de Dayse.

    Beijos,
    Mari
    http://magialiteraria.net

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu conheço a Dayse Dantas,mas ainda não li seu livro. Eu acho a capa muito linda e gostei dos pontos que você falou sobre a história.
    A leitura me parece ser leve e divertida, mas com um toque de realidade. Legal saber que os personagens são cativantes, isso me agrada muito.
    Dica mais que anotada e ótima resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  4. Gostei do nome da Protagonista kkkkk
    Isso é um YA né? Não é meu genero favorito, mas quando elogiado assim, me deixa curiosa. Vou procurar mais sobre essa obra. Adorei a capa também. Parece bem jovem...

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sâmella. tudo bem?
    Tenho lido muitos livros YA ultimamente mas confesso que esse enredo não me atraiu muito. Sua resenha destaca muito bem os pontos fortes da trama e até achei bem legal o fato de, obedecendo ao título, ela não ser igual à maioria dos personagens, principalmente dos YA's, que temos visto por aí.
    Tô bem traumatizada com um dos últimos livros que li, ahahahah.
    Não sei se clichê seria a palavra, até porque o destaque dos personagens secundários me atrai muito, mas achei a história um pouco igual.
    Talvez esteja muito acostumada com os livros fantásticos ou com a realidade sendo retratada de forma extremamente brutalizada mas prefiro acreditar que só não me senti "fisgada" mesmo. :)
    De qualquer forma valeu a resenha, ainda não conhecia o livro nem a autora e é sempre bom conhecer novos escritores, não é?

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy!
    Esse livro já esteve na minha lista de desejados na época que lançou, mas acabou que perdi a vontade de ler, porém acho linda essa capa. Se eu ainda estivesse nessa época de vestibular, eu leria o livro como uma forma de me encontrar, ajudar ou até mesmo para esquecer dos problemas. Adoro quando não só os personagens principais ganham voz, nos dá a chance de gostar e se deixar envolver pelos secundários. E percebe-se que a autora soube dosar no aparecimentos destes. Ah, então eu iria gostar do livro, não curto personagens com mimimi e também não sou adepta a fazer drama. Depois da sua resenha fiquei com vontade de ler o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!!

    Eu não conhecia esse livro e já curti!
    Gosto desse estilo de livros e sou uma das poucas que curte um drama ou mimimi hahahaha.
    Sua resenha está muito bem escrita, descritiva e sem spoiler. Parabéns!

    PS:eu gostei da capa tbm hahaha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu não conheço o livro e adorei. Sério. A sinopse e a capa me atraíram e eu fiquei bastante curiosa. Gostei da sua resenha, achei muito bem escrita e me deu mais vontade de ler.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  9. Oi Sâmella, tudo bom?
    Ótima resenha! Achei muito interessante a autora não deixar a história mimizenta e fazer bons personagens, isso é muito legal num YA. Mas, ainda assim, não é um livro que me interesse muito, não faz muito "meu estilo", entende?

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sâmella
    Estou precisando de uns livros nacionais assim, bem contemporâneos e sem muito mimimi (como o próprio título já diz).
    Eu já conhecia a obra da Dayse, mas nunca tinha parado para ler resenhas nem nada. Mas, agora já quero ler.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All Pop stuff

    ResponderExcluir
  11. Oi Sâmella!

    Adorei saber que o livro não tem nada daqueles dramas e mimimi, sinceramente, não gosto quando isso acontece, sei que essa fase adolescente é assim, mas tem uma história que isto é tão forçado e chato que fica complicado ler! Enfim, tenho apreciado bastante os YA e gostei da proposta de Nada Dramatica, acho que vou curtir esse livro! :D

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...