Título: Acima de Nós;
Autor(a): Tais Cortez;
Editora: Ágape;
Número de Páginas: 302;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob
Compre direto na Editora


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Laura e Rafael não poderiam ser mais diferentes. Ele nasceu em uma das famílias mais ricas da cidade de Catalina, e sempre teve tudo o que quis. Já ela é de origem humilde, e seu grande sonho é conseguir uma vida melhor. Mais do que isso, a visão que ambos têm de Deus é oposta: Laura o vê como um Deus de amor, enquanto Rafael não entende como Ele pode permitir que tantas coisas ruins aconteçam, incluindo uma tragédia que o assombra. Quando o comportamento dele começa a preocupar seus pais, ele é forçado a encontrar um emprego. A partir daí, esses jovens se encontram e a vida deles nunca mais será a mesma. Ela estava ocupada demais para se apaixonar, e ele sequer sabia que era capaz de sentir algo assim, mas, quando os planos de Deus são traçados, estão sempre acima de nós.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

No mais recente lançamento de Tais Cortez, conhecemos Laura e Rafael, dois jovens de mundos opostos, ainda que habitantes da mesma pequena cidade. Ele, nascido em uma das famílias mais ricas da região, sempre teve tudo o que quis e nunca lutou realmente por nada em sua vida. Ela, por outro lado, almeja uma vida melhor para si, sua tia e prima, então única família, após a perda dos pais há alguns anos, passando então a trabalhar para sustentar a casa. Suas crenças, da mesma forma, não poderiam ser mais diferentes: enquanto ele não compreende como Deus permite que tantas coisas ruins aconteçam, ela o vê como um Deus de amor. A partir do momento em que Rafael tem seu mau comportamento comprovado pelos pais, porém, terá de encontrar seu próprio emprego para sustentar-se, e os caminhos de ambos se cruzam, enfim, e de uma relação vista com descrença por muitos, a vida de ambos não será mais a mesma.

Com uma narrativa leve e fluida, o primeiro romance cristão de Tais Cortez nos apresenta e envolve por entre o cotidiano de dois personagens tão distintos, mas que se completam de uma forma que nem eles mesmos pensavam ser capaz. Sensivelmente, somos conduzidos por entre a história de ambos e suas lutas diárias, até o momento em que passam a conhecer não apenas um ao outro, mas vivências completamente diferentes. Rafael vê em Laura uma realidade conturbada e árdua, e tudo o que deseja é ajudá-la. Presentes caros, no entanto, não são nada comparado ao verdadeiro anseio da garota que, por mais árdua que seja sua caminhada diária para manter a família, quer terminar os estudos e crescer com seu próprio mérito, mas não sem antes colocar Deus em primeiro lugar em sua vida.

“— Sim, Cristo transforma nossas vidas, mas saiba que, às vezes, Ele acalma as tempestades e, às vezes, Ele as enfrenta conosco.
— Como assim? — Ficou séria.
— Desafios podem vir. As tribulações podem ser até maiores do que as que você viveu antes, mas não desanime. Ele estará com você em cada passo que der. E Deus nunca nos dá mais do que podemos aguentar.”

Os personagens por si só são bem criados e desenvolvidos, com personalidades palpáveis cuja identificação com o leitor é imediata, por entre uma caminhada de erros e acertos frequentes partes do dia-a-dia. Laura é uma jovem doce e carinhosa, muito dedicada àquilo em que acredita e gosta, e alterna seus dias entre o trabalho no hospital, a família e a participação na igreja da comunidade, desde que se convertera há um ano. Rafael, por sua vez, também é um rapaz carismático e doce por dentro, mas já há algum tempo tem tais características encobertas pelos resultados de más escolhas e a influência de más amizades em sua vida, que o fizeram adentrar ao mundo das drogas e das bebidas ainda muito cedo. Ao ser confrontado pelos pais, o colo generoso de antes acaba e ele passa a ralar por si próprio para reconquistar não apenas a própria dignidade, mas também a mesada, por meio da confiança dos pais. No momento em que conhece Laura, porém, suas convicções começam a cair por terra, e seguimos a narrativa acompanhando o amadurecimento do personagem e sua aproximação com Deus, por meio de Laura.

“— Eu não tenho as respostas que você procura — disse Laura, serena. — [...] Tudo o que eu tenho é a minha fé. A fé em um Deus que me ama e que também ama você. Um Deus cujos planos eu posso não entender, porque estão acima de mim, acima de nós, mas que eu sei que são perfeitos e bons.”

Por mais diferentes que sejam, ambos se completam de uma forma tão natural e delicada que é impossível não torcer por eles e o romance que os envolve! Por mais que seu início tenha se dado um pouco apressado e por entre o incentivo da tia de Laura, Renata, é notável o sentimento nascendo e crescendo entre eles no decorrer de suas interações na história, e é com um peso no coração que acompanhamos as turbulências vividas pelo casal. Provações densas e inesperadas surgem em seu caminho, mas é através delas que Tais reafirma a sensibilidade da narrativa retratando uma verdade tão real e bela de que os planos de Deus são maiores do que podemos imaginar, que talvez nós possamos não compreendê-los agora, mas lá na frente o resultado pode nos surpreender de uma forma ainda mais inesperada mas não menos positiva. Além do que, mesmo nas turbulências da vida, Ele segue conosco, e que por maior que seja a luta, é porque Ele sabe que, com Ele, nós somos capazes de vencê-lo, e que a vitória, lá na frente, fará tudo valer a pena.

Todas essas emoções incríveis já estavam sendo vivenciadas desde a metade do enredo, quando as coisas começaram a se desenvolver de forma mais intensa e contínua, mas eu definitivamente não estava esperando por aquele final que me surpreendeu, impactou e emocionou das mais variadas formas. Não teve jeito, eu chorei abertamente no desfecho, dividida entre a surpresa e uma esperança latente de que o final, qualquer que fosse ele, seria lindo, seria perfeito. Mas foi além do que eu esperava, e, no fim das contas, apaixonei-me pelo terceiro livro de Tais Cortez da forma mais incrível e inesperada possível. Não que eu não esperasse gostar do livro; mas a história se mostrou tão mais, e teve um desfecho simplesmente tão lindo e maravilhoso que o livro acabou tornando-se mais um dos meus favoritos, ganhando um lugar especial no meu coração e entre as minhas leituras, não apenas de 2015, mas da vida! Uma leitura mais do que recomendada!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

6 Comentários

  1. Sâmella....que resenha maravilhosa!!!
    AMEI <3 Obrigada!
    Vc descreveu os personagens e os principais aspectos do enredo de maneira incrível!
    Foi perceptível o quanto ficou emocionada e foi tocada pela história.
    Fiquei muitoo feliz q tenha gostado e me sinto honrada por considerar Acima de Nós um dos favoritos de sua vida! :)
    Obrigada pelo carinho!
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sammy!

    Então, apesar de o enredo ser interessante, pelo menos aparientemente, não sei se leria. O único romance cristão que li foi Um Amor Para Recordar e acabei me decepcionando muito, então fico meio pensantiva. É bom mesmo a gente se aproximar de Deus e encontrar alguém que ajude nessa aproximação. Nem li e fico torcendo por Rafael e Laura. Mas enfim, como eu disse antes, não é muito bem meu estilo de leitura...

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu estou vendo muitas resenhas desse livro da Tais e fico cada vez mais curiosa, pois ela pegou um enredo que poderia bem ser clichê e deu um toque bem especial com lições e ensinamentos.
    Por ser uma obra com toque mais religioso, confesso que não fico muito interessada a ler, mas anoto a dica pois tenho vários parentes que irão adorar.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sâmella
    Nunca li livros cristãos, e, pra falar a verdade, não tenho muita vontade de ler. Quer dizer, não sei o que esperar de um romance assim kkk Mas, obrigado pela dica. Não conhecia a autora nem seu trabalho, mas é tão bom quando um livro nos entrega mais do que pedimos, né? ♥

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All Pop stuff

    ResponderExcluir
  5. Que lindo sua resenha, é tão bom ver quando um livro nos tranforma!!!
    Eu amo romances baseados nos principios cristãos, eles tem muitos a nos ensinar, conheci o livro da Tais no skoob e já entrou na minha lista de leitura!!


    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  6. Linda resenha, Já tinha visto o livro, mas não tinha lido nenhuma resenha. Da autora mesmo não li nenhum livro e sua resenha me deixou extremamente curiosa, gosto de livros assim cristãos, espero poder ler.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...