Título: O Canto do Cisne;
Autor(a): Bianca Sousa;
Editora: (Publicação Independente);
Número de Páginas: 200;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Elena vê sua vida virar de cabeça para baixo quando espetáculo e vida real se misturam.
Nos palcos: ela interpreta a princesa Odette, de “O lago dos cisnes”, que, enfeitiçada, tem como sina se transformar em cisne todas as manhãs.
Na vida real: tal como ocorre na história que protagoniza, torna-se vítima do mesmo feitiço, e agora precisará encontrar o tal do amor verdadeiro para findar a maldição, sob o risco de perder o papel do espetáculo – e a própria vida.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Em O Lago dos Cisnes, Odette acaba por ser enfeitiçada sob o encargo de virar cisne todas as noites, até ser libertada pelo poder do amor verdadeiro. Em O Canto do Cisne, Elena, uma jovem atriz, vê-se alcançando a tão sonhada oportunidade para interpretar a personagem em uma versão de opera rock do clássico, até se ver enfeitiçada da mesma forma que sua personagem, tendo que conciliar as noites para os ensaios e viver seus dias como um cisne. Assim como na história, só o amor verdadeiro poderá libertá-la, mas de repente ela nunca se viu tão incerta sobre isso. Terá ela a chance de encontrar esse amor ou irá transformar-se em cisne para sempre?

Uma das memórias mais vívidas da minha infância, sem dúvida nenhuma, eram as repetidas vezes em que a animação A Princesa Encantada deteve minha atenção e eu mergulhava, pela primeira vez, nesse enredo tão antigo e tão singelo. Dessa forma, já conhecendo a base da história, não tardou para que eu me interessasse pela leitura de O Canto do Cisne, que não apenas reunia o clássico, mas mesclava com um romance que prometia ser tão singelo e belo como na história, com a diferença de passar-se nos dias atuais. Pelos comentários já dirigidos à história, então, esperava me envolver com o enredo e seus personagens, mas isso infelizmente não aconteceu de todo.

“— Às vezes você até que é esperta.
— É, amiga, só às vezes.”

O início da história desenvolveu-se muito bem, com uma fluidez que me fez avançar as páginas sem perceber, e isso particularmente foi um ponto muito positivo para a narrativa, claro. Ao passo em que Elena inicia os ensaios e o feitiço de cisne acontece, no entanto, senti que tudo aconteceu de uma forma um pouco abrupta demais. A forma como foi apresentado sua transformação na história soou pouco crível e brusco demais para mim, por mais que fosse uma situação que eu já esperasse, pela base no conto original, mas penso que essa transformação poderia ter sido melhor fundamentada no enredo. Não é como se qualquer pessoa pudesse chegar e transformá-la em cisne todas as manhãs como se fosse algo comum, corriqueiro.

Partindo desse ponto, temos os antagonistas, em especial, a colega de elenco de Elena, Aline, que tanto almejava o papel principal para si, mas que acaba por ganhar o papel da vilã da própria história, Odile. No início já ficou bem claro que ela seria uma perfeita estraga-prazeres para Elena, mas no decorrer da trama achei que a personagem foi desenvolvida de forma forçada e em alguns momentos fraca, falando e agindo sem motivos mais palpáveis. Ela não foi a única personagem secundária, no entanto, a me desanimar no enredo. Fica subentendido, também, que haverá um triângulo amoroso na história, com Samuel e Diego, mas este segundo é desenvolvido de uma forma tão fraca que desaparece da história de forma tão rápida quanto apareceu.

“As duas histórias, a do palco e a sua própria, desafiavam a lógica, a fé e o mal.”

O que restava, no fim das contas, era o romance, que eu particularmente estava ansiosa por ver como a autora o desenvolveria, mas senti que, infelizmente, ele se desenvolveu da mesma forma apressada que os pontos anteriores. De repente eles estavam se conhecendo, e alguns dias depois já estava rolando uma tensão e discussão sobre ser um relacionamento ou não, e soou, novamente, forçado para mim. No entanto, apesar disso, tive minha atenção detida mais calmamente durante um capítulo em especial que explorou um pouco mais sobre o passado de Samuel. Gostei dos assuntos abordados pela autora com esse personagem, e gostaria que tivesse sido ainda mais falado na história.

Enfim, não consegui envolver-me por completo com o romance de Bianca Sousa; realmente gostaria de ter me envolvido mais com seus personagens, mas os pontos apresentados acabaram por não me convencer muito quanto a isso, mas, no geral, isso não significa que O Canto do Cisne seja uma história ruim, ele apenas não funcionou comigo, mas certamente poderá funcionar com outras pessoas mais. A narrativa por si só é ótima, o que valorizo muito em um livro a ser recomendado, e para quem procura algo breve mas ao mesmo tempo satisfatório para entreter e descontrair, o romance de Bianca Sousa é uma ótima pedida.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

6 Comentários

  1. Olá,
    gostei bastante da sua resenha, por ser clara, objetiva e sincera. Eu não sou muito fã desse tipo de leitura, mas vou colocar na lista para que eu posso ler e tirar as minhas conclusões também.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Denise
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa linda. Me lembra muito balé. As cores lindas também.
    Nunca li essa história e nem sei se leria, não faz meu tipo.
    Não gosto muito de romance, e se você gosta e não se envolveu tanto com a história, acho que eu iria sofrer com a leitura mais ainda.
    Mesmo assim, acho que muitas pessoas comprariam pela capa :)

    Como você pediu no final do post, estou te seguindo no skoob para saber as novidades :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha, pelo que você disse não acho que o livro funcionaria bem para mim também não... Não gosto quando um enredo não me convence, e coisas que acontecem de forma abrupta normalmente não parecem mesmo nem um pouco críveis para mim, seja um romance ou um feitiço. Também não curti nem um pouco o desenvolvimento fraco de alguns personagens. É uma pena, gosto muito da história original, mas não acredito que lerei esse livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sinopse e me interessei pelo livro. Gostei dos seus comentários sobre o livro, mas mesmo tendo pontos negativos na sua opinião, tenho interesse em ler o livro. Porém não sei quando lerei, pois a lista é grande!

    ResponderExcluir
  5. Oiii!!

    Que resenha linda e sincera! Adoro e as vezes sinto falta disso na blogosfera.
    Não conhecia o livro e achei interessante o enredo mas fiquei um pouco chateada em.ver que não foi tão bem trabalhado quanto imaginei que seria.
    Justamente por isso, vou deixar passar no momento.
    Mas adorei sua sinceridade!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona, tudo bom? Que pena que você não se envolveu tanto como gostaria com o livro. Particularmente acho que não me chamaria a atenção e assim que comecei a ler a sinopse associei involuntariamente ao filme cisne negro (que eu gostei muito por sinal) :/ mesmo assim,como você mesma disse, o livro tinha tudo para ser bom! Bjossss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...