Título: A Revelação;
Série: Instituição para Jovens Prodígios #3;
Autor(a): L. L. Alves;
Editora: (Publicação Independente);
Número de Páginas: 353;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob
Veja também: A Seleção [Instituição para Jovens Prodígios #1]
                       A Traição [Instituição para Jovens Prodígios #2]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Lara está em busca de respostas.
O que ela mais temia aconteceu: sua atitude inconsequente resultou na notícia mais aterradora que poderia ter recebido após longos meses fora do Brasil. Apesar disso, ela tenta se recuperar do choque e da traição, enquanto batalha para não deixar os acontecimentos recentes a impedirem de seguir com a sua vida. Em meio a amizades inesperadas, Lara fará de tudo para descobrir o plano insano dos poderosos mantenedores da Instituição para Jovens Prodígios. Afinal, por que eles foram colocados ali, com habilidades sobre-humanas e capazes de se transformarem em animais? Quais os papeis de Irene, Hugh, Claire, Akira, Patrick, e tantos outros jovens? O que o futuro lhes reserva? O que o passado diz sobre cada um deles?
Lara questiona sua vida e suas escolhas, como nunca antes, mais madura e muito mais consciente de sua habilidade mental. Aos poucos, ela se juntará a novos aliados e, lado a lado, eles não serão apenas alunos montando um quebra-cabeça – em breve se tornarão um exército de prodígios com habilidades únicas e inexploradas.
Finalmente Lara descobrirá tudo o que mais anseia – mas será que ela estará preparada para ouvir todas as verdades? Afinal, quem é Lara Müller?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers desse e dos livros anteriores!

Quem leu a minha resenha dos livros anteriores deve ter percebido o quão gradual, mas ao mesmo tempo frenético, que foi a fixação da saga de L. L. Alves como uma das poucas que já conseguiram me cativar de verdade até hoje. Mais ainda, quem leu tais resenhas deve ter reparado no quão minhas expectativas para cada volume foram superadas e eu definitivamente me surpreendi com ambos. Agora, neste terceiro livro? Os conceitos imaginados até então sobre a saga caíram por terra. E isso vai soar tão clichê quanto as resenhas anteriores, mas A Revelação foi ainda mais do que eu esperava, e eu estou realmente ansiosa para descobrir, enfim, como tudo vai terminar no último livro, porque, honestamente, L. L. Alves e sua imaginação não tem limites nessa saga. 

Depois das fortíssimas emoções vividas em A Traição e algumas descobertas sombrias envolvendo o instituto e as relações estabelecidas até então, o terceiro livro da saga Instituição para Jovens Prodígios se inicia em um prólogo inesperado que, no entanto, só será abordado no final da história. Enquanto isso, deparamo-nos com uma Lara ainda perdida, confusa, lutando consigo mesma para absorver os últimos acontecimentos decorridos em sua vida até então. Confianças quebradas, desconfianças por todos os lados e para com todos... É nesse clima que acompanhamos Lara em meio a seu restabelecimento para enfrentar o mistério cada vez mais complexo que ronda a instituição e seus mantenedores; ela só não sabe em quem confiar de verdade agora, mas, aos poucos, ela se verá formando um grupo de aliados dispostos a impedirem os planos de Ilo e seus parceiros.

“[...] a verdade e a dureza do mundo não lhe agradavam. Ela vivia no seu perfeito conto de fadas e nem por um segundo quis acreditar que tudo podia desmoronar.”

Diferentemente dos livros anteriores, porém, nesse terceiro volume da saga temos um maior destaque aos personagens secundários, o que particularmente agradou-me muito. Em capítulos alternados de presente e passado, temos a chance de conhecer a história mais aprofundada não apenas de personagens como Hugh, Patrick e Irene, mas inclusive sobre os demais, Akira, Claire, Cassandra, Robert, dentre outros novos que, cada um a seu modo, adentram ao enredo e complementam a trama de forma singular.

É dessa forma que, mesmo por entre a ação do plot principal, temos um volume que definitivamente aprofunda sobre os demais personagens e nos dá a chance de conhecê-los melhor; muitos dos quais influenciados por passados conturbados, e outros por realidades difíceis, mas ainda assim valiosas. Passamos a compreender, então, muitas atitudes e personalidades de vários deles no presente da história, e até torcemos por sua conversão do mal para o bem, no caso dos antagonistas. Isso foi, de longe, uma das coisas que mais gostei na leitura, por apresentá-los, no fim das contas, como se não fossem exclusivamente mocinhos ou vilões, mas simplesmente humanos que cometem erros e acertos, e que possuem defeitos e qualidades. A identificação, nesses momentos, então, acabou por ser inevitável, ainda que em detalhes pequenos, mesmo com os mais arredios, e a leitura fluiu ainda mais forte.

Mas mesmo com todo esse enfoque maravilhoso, o plot principal da história continuou a desenvolver-se com maestria, sempre com muito suspense rondando os personagens e suas tentativas de desvendar o que há por trás de Ilo e sua instituição. A ação, por vezes, também foi inevitável, em alguns momentos de adrenalina que intensificaram ainda mais a leitura, ainda que com frequências mais espaçadas, uma vez que é preciso agir com cautela. Respostas são obtidas na mesma medida em que novas perguntas se formam, e é impossível não vibrar a cada descoberta referente à instituição ou à Ilo, e uma vez formado um grupo maior de aliados entre os demais estudantes no instituto, Lara e seus amigos começam a, enfim, encaixar as peças do quebra-cabeça que é toda a instituição.

“— Você está me ameaçando? — chiou aquela voz irritante.
— Não, Rose. Longe disso — Lara respondeu, [...]. — Eu só estou dizendo que o mundo gira. E quando você menos esperar, todas as suas maldades virarão contra você.”

O final, porém, chega para abalar as estruturas dos leitores com um desfecho inusitado mas realmente coerente e por vezes incrível e assustador em mesmo nível para os personagens. L. L. Alves foi ousada em apostar numa reviravolta tão impactante, mas isso certamente contribuiu ainda mais para o sucesso da leitura; de repente, temos uma desmistificação total de Ilo, e é quando nos damos conta de que, por mais que nos livros anteriores ele tenha sido o vilão frio e ousado em destaque, apesar das breves aparições, mas ainda forte influência sobre o instituto, ele era apenas a ponta do iceberg de más intenções acerca do instituto e seus prodígios, tendo outros mantenedores por trás de sua atuação e que certamente não cederão com tanta facilidade.

Com tantas surpresas e detalhes minuciosos, mais uma vez, L. L. Alves se mostra firme com seu enredo e volta a reafirmar o seu talento e minha consequente admiração por uma autora que sabe não apenas como contar uma história, mas em moldá-la de uma forma tão real e instigante que é impossível não se envolver com o enredo e seus personagens. Mal posso esperar para ler o desfecho dessa saga, apesar de já saber que irei me surpreender muito ainda com os rumos finais do enredo e sentir saudade dos personagens depois de tantas emoções, ao fim da leitura. Por isso, fica a dica para quem gosta de uma boa literatura de fantasia e ficção científica! Mas mesmo para quem não gosta, de repente, dê uma chance mesmo assim e apaixone-se por esse enredo inusitado mas tão incrível que é Instituição para Jovens Prodígios!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Um Comentário

  1. Meu Deus, Sammy!! <3 Que resenha perfeita! Muito muito muito obrigada por ter dado essa chance para IJP! Fico muito feliz por você amar tanto a minha série querida e por ver que ainda consigo surpreendê-la e não deixar "a peteca cair" kkk. Uma das resenhas mais bem escritas que já li. Você arrasa! Beijos, linda!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...